Membros de Honra edver carraro Postado Dezembro 7, 2008 Membros de Honra Postado Dezembro 7, 2008 vlw haole! Vou fazer em 2 dias mesmo, com acampamento no Sino... Também não sou muito fã da pressa, mas nessa tenho que abrir excessão!!! A trilha tá bem demarcada??? Tu teria algum esboço dela??? Eu baixei um tracklog pra GPS e queria ver se é isso mesmo... Um abraço Citar
Membros de Honra haole Postado Dezembro 14, 2008 Membros de Honra Postado Dezembro 14, 2008 Bem demarcada da portaria de Petrópolis até o açu...do açu pro sino dá pra se perder fácil em alguns pontos e do sino até a portaria de Teresópolis está bem demarcada(neste ponto, apenas descendo do cume do sino pode complicar um pouco mas é fácil) Esboço? tenho não... Abraço Citar
Membros Marcelo Noia Postado Dezembro 21, 2008 Membros Postado Dezembro 21, 2008 Olá pessoal! Se puder ajudar de alguma forma, a sede do PNSO (parque nacional da serra dos órgãos), que fica na parte do parque em teresópolis, possui cartas topográficas de todo o parque em escala de 1:10000 (bem detalhada), em folhas A3 ou, salvo engano, até maior que isso. Quem morar no RJ e puder ir à sede do PNSO conseguir a carta do trecho da peterê, é uma excelente ferramenta. Fiz a 1ª travessia na semana santa de 2005, sem nunca ter ido lá nem conhecer ninguém que a fez. Fui na sede e cederam a carta topográfica (mediante retenção de documento de identidade) para tirar cópia na cidade (fica bem perto da sede do parque) e, com informações e croquis baixados da internet, tracei a trilha nessa carta, sempre buscando as maiores elevações como referência. Vale lembrar que aqueles que utilizam cartas topográficas, devem plastificá-las com "contact", pois na peterê o tempo vira repentinamente e, pode-se correr o risco de molhar e perder sua carta. O trecho de maior dificuldade é o compreendido entre o Açú e o Sino, por ser basicamente na crista da serra. mas um pouco de conhecimento em navegação com bússola e essa carta do parque permitem chegar ao destino final. Grande abraço e boa sorte a todos. Marcelo Noia. Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Dezembro 21, 2008 Membros de Honra Postado Dezembro 21, 2008 puts, marcelo, essa é uma boa dica! Citar
Membros de Honra peter tofte Postado Janeiro 5, 2009 Autor Membros de Honra Postado Janeiro 5, 2009 Aí gente! Não estava conseguindo acessar o site nas últimas semanas, daí o silêncio. Como mencionei anteriormente, o livro Trilhas de Petrópolis do Waldyr Neto é uma boa opção. Mas não tem mapas, tem croquis da trilha. O interessente é que o texto vem acompanhado de fotografias (P&B) mostrando os pontos críticos e respectiva orientação, mostrando até como passar o Cavalinho. Quem vai pela 1ª vez, além de ter bom material para navegação, mais importante ainda é olhar a previsão de tempo, para ir com bom tempo. Além de facilitar muito a orientação, também curte mais o visual, que é o ponto forte e mágico da trilha. Abs, Peter Citar
Membros waldyrneto Postado Fevereiro 24, 2009 Membros Postado Fevereiro 24, 2009 Ola Pessoal, sobre acampamentos, segundo o regulamento do Parque são permitidos no Açu e no Sino. Outras áreas como o Vale das Antas e Geladeira não são permitidos, a não ser que se comprove que o acampamento foi montado devido a uma emergência. Vale lembrar que o Parque tem aplicado multas. Tenho tentado negociar com a direção do Parque uma alternativa para favorecer quem faz a Travessia em dois dias, mas até vale o regulamento. []´s Waldyr Neto Citar
Membros de Honra peter tofte Postado Fevereiro 26, 2009 Autor Membros de Honra Postado Fevereiro 26, 2009 E isso aí Waldyr! Estávamos discutindo sobre bons lugares para acampar na trilha Peterê e esquecemos que o PNSO só permite acampar no Açu e no Sino. Eles adotam uma teoria de gerenciamento de reservas naturais que concentra em poucos locais as áreas de acampamento para minimizar o impacto em outras áreas. Já no PN Chapada Diamantina não há esta restrição. O problema, como vc notou, é que para fazer o trajeto Portaria Bonfim-Portaria Teresópolis em dois dias, o Açu fica perto, ou seja, o segundo dia fica muito puxado. O PNSO poderia permitir um outro local para acampar, intermediário entre o Açu e o Sino. Poderia ser até no riachinho que fica depois do morro da luva (sentido Bonfim-Sino), pois lá é laje e não há mata, assim o impacto é menor. Na geladeira há mata e um córrego que poderia ser contaminado. Gostei do seu livro. Vou usá-lo para fazer a travessia Ventania-Cobiçado. Espero que escreva outro sobre outras trilhas do Rio, sem ser em Petrópolis. Abraços, Peter Citar
Membros waldyrneto Postado Fevereiro 26, 2009 Membros Postado Fevereiro 26, 2009 Ola Peter, Uma alternativa, mesmo que não seja ideal, é permitir a entrada na sexta a noite até a meia noite. Isso daria mais condições para quem vem de fora fazer a subida noturna. Ai ficaria um acampamento no Açu e outro no Sino, mesmo num final de semana simples. Também tenho negociado isso com o Parque. []´s Waldyr E isso aí Waldyr! Estávamos discutindo sobre bons lugares para acampar na trilha Peterê e esquecemos que o PNSO só permite acampar no Açu e no Sino. Eles adotam uma teoria de gerenciamento de reservas naturais que concentra em poucos locais as áreas de acampamento para minimizar o impacto em outras áreas. Já no PN Chapada Diamantina não há esta restrição. O problema, como vc notou, é que para fazer o trajeto Portaria Bonfim-Portaria Teresópolis em dois dias, o Açu fica perto, ou seja, o segundo dia fica muito puxado. O PNSO poderia permitir um outro local para acampar, intermediário entre o Açu e o Sino. Poderia ser até no riachinho que fica depois do morro da luva (sentido Bonfim-Sino), pois lá é laje e não há mata, assim o impacto é menor. Na geladeira há mata e um córrego que poderia ser contaminado. Gostei do seu livro. Vou usá-lo para fazer a travessia Ventania-Cobiçado. Espero que escreva outro sobre outras trilhas do Rio, sem ser em Petrópolis. Abraços, Peter Citar
Membros de Honra edver carraro Postado Março 26, 2009 Membros de Honra Postado Março 26, 2009 Olá Waldyr! Onde posso encontrar o teu livro? Fiquei interessado, pois é a primeira vez que vou fazer a travessia e to meio confuso ainda... Na verdade to entre Pico Paraná e a travessia, mas acho que Petro-Terê vai ganhar Lendo os comentários do Peter e do Haole, fiquei meio preocupado em conseguir fazer em apenas 2 dias e em que local acampar... O Haelo falou também das tempestades de raios... Nessa época é comum por lá? Acontece com muita frequência? Grande abraço Citar
Membros waldyrneto Postado Março 28, 2009 Membros Postado Março 28, 2009 Ola Edy, já estamos entrando em abril. Assim a questão das chuvas e raios fica menos crítica. Se fizer a Travessia em dois dias é melhor subir o Açu no primeiro dia, acampar e fazer a Travessia e a descida no segundo dia. Fica meio puxado mas é viável. Se você tentar esticar no primeiro dia, vai acabar acampando no Vale das Antas. Nesse caso, se for questionado, tem que ter uma boa justificativa. Sobre o livro - http://trilhasdepetropolis.blogspot.com Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.