Ir para conteúdo

Colômbia > Equador > Peru + ou - 37 dias

Posts Recomendados

• Membros

Fala galera.

Viajarei com meus pais e depois sozinho, totalizando uns 37 dias. Sairemos de Brasília dia 07 de setembro.

Estaremos juntos por aproximadamente 20 dias na Colômbia, uma viagem mais família mesmo. Depois faco sozinho um mochilão saindo de Bogotá, descendo pelo Equador e chegando ao Peru.

a ideia de roteiro na Colômbia é o seguinte (quantidade de dias entre parenteses):

Bogotá (4) > Ibagué (1) > Armenia (2) > Pereira (1) > Manizales (1) > Medellin (2) > Cartagena (3) > San Andres (3) > Bogotá (2). Total = 19 dias

Mochilão seria:

Bogotá > Cali (1) > Quito (2) > Guayaquil (1) > Lima (3) > Cusco (2) > Machu Pichu, incluindo a trilha inka (5) > Puno (1) > Arequipa (2) > Lima (1). Totalizando = 18 dias

Minha grande dúvida é em relação ao tempo de viagem de Bogotá ao Equador (Quito e Guayaquil), de lá para Lima, e de Arequipa para Lima. Creio que são trechos grandes e possivelmente perderei várias horas dentro de ônibus, e tenho medo que esta programação de dias em cada cidade fure por conta do tempo "perdido" no deslocamento de um lugar para o outro.

Quem se anima em fazer esta parte do mochilão comigo? alguém tem alguma sugestão neste roteiro?

valeu e abraços

Edson Alves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...
  • Membros

olá Edson!

Bem, eu poderei ajuda-lo apenas no 1° trecho Bogotá - Quito.

Salvo o engano eu levei mais ou menos 34 horas diretão, comprei a passagem Bogotá- Ipiales (fronteira da Colombia com Equador)

chegando na rodoviária peguei um taxi para Imigração que geralmente reúne um pessoal pra rachar o táxi. Depois de passar por lá e só atravessar a ponte a pé,

fazer os trâmites já no Equador, ai pega um taxi pra rodoviária de Tulcan. Eu achei os onibus do Equador péssimos, são lotados, param toda hora, é um teco teco rsrs e entra cachorro, periquito e papagaio.

Só uma dica: Cuide muito bem da sua câmera no Equador, nunca vi povo da mão mais leve..

furtaram minha cam e fiquei sem fotos :-( . E isso aconteceu com todos meus amigos!

Boa sorte, e espero que consiga a resposta dos outros trechos!

Se precisar é só falar.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Edson,

Fiz, de busão, Quito x Punta arenas(chile), fui descendo e conhecendo as cidades e atrações nesse trecho, foram 60 dias no total, mas seguem algumas dicas sobre suas duvidas:

equador:

.Tem ônibus direto entre quito x Lima(Ormeño, não sei a quantidade de horas e nem preço); pois fiz de forma diferente: saí de Quito e fui conhecer a laguna de quilotoa, depois baños...cuenca...loja....norte peru(piura)... lambayque....trujillo............lima.......

Pelo pouco tempo que dispoem, sugiro tirar quayquil do roteiro, pois não vi nenhum interesse turístico, e a cidade é muito perigosa, trocaria por cuenca ou quilotoa.

Não esqueça que as estradas, principalmente na cordilheiira, tem muitas curvas....os busões são lentos e param váriasss vezes....considere isso.

.Na colômbia seu roteiro consta(armenia, manizales, pereira), essa região é muito bonita, mas creio que 2 dias conhecerá tudo, inclusive o parque do café de armenia(muito legal);

Creio que seria mais fácil para vc, sair de armênia e partir direto para quito, senão terá que perder tempo em retornar a bogotá;

Inclusive acho que vc poderia tirar alguns dias de bogotá e aproveitar mais em san andres(maravilhoso - 5 dias no mínimo);

No Perú

.Se vc curtir museu, no norte do perú, lambayque, tem o museo sr sipan - imperdível;

.pode tentar encaixar uma visita a trujillo, ótimas opções

.Lima 2 dias é suficiente;

.Puno, acho que vc poderia deixar para uma próxima vez.

Qualquer coisa estamos por ai.

Link para o comentário

• Membros
olá Edson!

Bem, eu poderei ajuda-lo apenas no 1° trecho Bogotá - Quito.

Salvo o engano eu levei mais ou menos 34 horas diretão, comprei a passagem Bogotá- Ipiales (fronteira da Colombia com Equador)

chegando na rodoviária peguei um taxi para Imigração que geralmente reúne um pessoal pra rachar o táxi. Depois de passar por lá e só atravessar a ponte a pé,

fazer os trâmites já no Equador, ai pega um taxi pra rodoviária de Tulcan. Eu achei os onibus do Equador péssimos, são lotados, param toda hora, é um teco teco rsrs e entra cachorro, periquito e papagaio.

Só uma dica: Cuide muito bem da sua câmera no Equador, nunca vi povo da mão mais leve..

furtaram minha cam e fiquei sem fotos :-( . E isso aconteceu com todos meus amigos!

Boa sorte, e espero que consiga a resposta dos outros trechos!

Se precisar é só falar.

Valeu Pelas dicas Edna,

Consegui comprar pela Copa um trecho múltiplo que inclui Bogotá-Cali, então saiu bem barato este trecho e "ganhei" 08 horas de viagem, pois saindo de Bogotá ao Equador de todas as maneiras passa por Cali, e por avião é pouco mais de 1h. Ainda terei algumas horinhas para conhecer Cali, pelo que me disseram em 4 horas conheço os principais pontos da cidade. Que pena que não ficarei para uma festa regada ao estilo Salsa que é bem famoso nesta cidade.

Então, não precisarei ficar tanto tempo assim dentro do bus.

Só 2 dúvidas:

1 - Vale a pena ir a catedral de Ipiales? Pensei em passar por lá 1 hora.

2 - Me aconselharam a visitar o Cemitério de Tulcan, pois dentro dele tem um lindíssimo parque verde com esculturas de todos os estilos e formatos. Vi fotos muito bacanas mesmo (http://www.flickriver.com/photos/alejopq/2284958470/), pensava em passar 1 hora lá também antes de seguir para Quito. O que acha?

abração ::cool:::'>

Link para o comentário

• Membros
Edson,

Fiz, de busão, Quito x Punta arenas(chile), fui descendo e conhecendo as cidades e atrações nesse trecho, foram 60 dias no total, mas seguem algumas dicas sobre suas duvidas:

equador:

.Tem ônibus direto entre quito x Lima(Ormeño, não sei a quantidade de horas e nem preço); pois fiz de forma diferente: saí de Quito e fui conhecer a laguna de quilotoa, depois baños...cuenca...loja....norte peru(piura)... lambayque....trujillo............lima.......

Pelo pouco tempo que dispoem, sugiro tirar quayquil do roteiro, pois não vi nenhum interesse turístico, e a cidade é muito perigosa, trocaria por cuenca ou quilotoa.

Não esqueça que as estradas, principalmente na cordilheiira, tem muitas curvas....os busões são lentos e param váriasss vezes....considere isso.

.Na colômbia seu roteiro consta(armenia, manizales, pereira), essa região é muito bonita, mas creio que 2 dias conhecerá tudo, inclusive o parque do café de armenia(muito legal);

Creio que seria mais fácil para vc, sair de armênia e partir direto para quito, senão terá que perder tempo em retornar a bogotá;

Inclusive acho que vc poderia tirar alguns dias de bogotá e aproveitar mais em san andres(maravilhoso - 5 dias no mínimo);

No Perú

.Se vc curtir museu, no norte do perú, lambayque, tem o museo sr sipan - imperdível;

.pode tentar encaixar uma visita a trujillo, ótimas opções

.Lima 2 dias é suficiente;

.Puno, acho que vc poderia deixar para uma próxima vez.

Qualquer coisa estamos por ai.

Fala Marioluc,

Fiz algumas alterações no meu roteiro, me falaram que não poderia deixar de conhecer Montanita, que fica no litoral Equatoriano, pois é lugar de super curtição, baladas todos os dias, e cheio de turistas para o surf. Nunca surfei, mas colhendo algumas informações soube que tem até escola de surf por lá. Vamos ver, de repente pego algumas ondas.

Guayaquil vou manter, mas apenas como ponto de chegada e saída, haja vista que ir para Montanita é obrigatório passar por lá. E desde lá também tem mais opções para chegar ao Peru, e já que passarei por lá não custa nada dar uma voltinha pela cidade.

Na Colômbia, tirei Manizales do roteiro, lá tem atracões bem interessantes, como uma das maiores catedrais do mundo, o mariposario e o Nevado del Ruiz. Mas, considerando que vou com meus pais eles não aguentariam subir o nevado, e o mariposario irei no de Armenia, decidi tirar esta cidade da rota.

Já não poderei sair de Armenia direto para Quito, pois já comprei os trechos internos múltiplos (Cartagena > San Andres > Bogotá > Cali).

Em Bogotá será o nosso "porto seguro", pois como compramos as passagens para chegar a Colômbia e voltar ao Brasil desde o Aeroporto de Bogotá, tive que fazer o itinerário votando por lá, até mesmo porque tenho que "despachar" meus pais com segurança e sem ter aquele pensamento: "será que deu tudo certo para eles voltarem ao Brasil?". E como o clima de Bogotá é muito diferente dos demais, algumas coisas deixaremos em Bogotá mesmo, e não precisaremos levar tudo para as outras cidades, e mais ainda para mim que tenho material para a trilha até Machu Pichu.

Realmente queria aproveitar mais dias em San Andres, mas como tenho um grande amigo que mora em Bogotá e ele irá nos receber e que nos intimou a passar pelo menos uma semana lá não tivemos como negar.

Peru

Não sou muito de curtir museu não, mas valeu a dica.

Lima passarei 2 dias mesmo.

Puno eu tirei na rota também, pois como vou fazer a trilha Salkantay de 5 dias, não daria para conhecer outros lugares, inclusive Trujillo, fica para uma próxima oportunidade.

No Peru só me falta fechar o trecho Lima>Cusco>Lima. Meu voo de volta ao Brasil sai de Lima, entao o ultimo destino tem que ser lá mesmo.

Estive vendo algumas possibilidades:

1: chegar de noite em Lima, vindo de Guayaquil, e na manha seguinte ir a Cusco, voltando 2 dias antes da minha viagem ao Brasil para conhecer a cidade. achei alguns voos por US$160.

2: chegar de noite em Lima, vindo de Guayaquil,ficar 2 dias,ir a Cusco e só voltar no dia anterior ao meu voo ao Brasil.

3: Ir Direto a cusco (não sei se tem como saindo de Guayaquil) e de lá para Lima.

Obs1.: não pretendo passar por outros lugares para não atrapalhar os dias para a trilha

Obs2.: Em bus de Guayaquil a Lima são 21 horas, e de lá a Cusco outras 21 horas. Ou seja, "perderia" 63 horas só dentro de bus para estes trechos (considerando também 21h Cusco > Lima).

O que me sugere?

valeu

Ps.: Colocarei o roteiro novo em seguida.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Edson,

Realmente Montanita é muito legal, muita curtição, festas..... gostei muito de lá.... Então vc fará: Quito x montanita x guayquil, é isso. se for, vc ganhará mais tempo, pois passar, via cuenca, perderá muito tempo, devido as estradas terem muitassss curvasssssssss

Na volta cuzco x Lima vc fará de busão? se for, não seria melhor vc voltar para o Brasil, via Acre?

Sobre ida Lima x cuzco: Creio que a prioridade de vc no Perú é MP, então acho melhor vc já chegar em Lima e tentar embarcar o mais rápido possível para cuzco..... na volta vc conhecerá Lima, e vc sabe, Lima é uma cidade linda(gostei muito de lá.

OBS.: quando fui de Lima prá guayaquil(pela ormeno), gastamos mais de 27 horas(saimos as 15 horas e chegamos no outro dia quase 19 horas.... viagem super-cansativa, a comida que é servida é muito ruim além do busão ser meio velho.

NOTA: veja se consegue uma promoção de passagem aerea prá locomover dentro do Perú, ganhará muito tempo com isso.

Edson,

Nesse meu relato de viagem, veja a parte sobre o equador: america-do-sul-de-carro-mochila-no-verao-de-2007-a-2012-t25689-270.html que fizemos de mochilão..... tem também a parte da colômbia/perú........

Link para o comentário

• Membros
Edson,

Realmente Montanita é muito legal, muita curtição, festas..... gostei muito de lá.... Então vc fará: Quito x montanita x guayquil, é isso. se for, vc ganhará mais tempo, pois passar, via cuenca, perderá muito tempo, devido as estradas terem muitassss curvasssssssss

Na volta cuzco x Lima vc fará de busão? se for, não seria melhor vc voltar para o Brasil, via Acre?

Sobre ida Lima x cuzco: Creio que a prioridade de vc no Perú é MP, então acho melhor vc já chegar em Lima e tentar embarcar o mais rápido possível para cuzco..... na volta vc conhecerá Lima, e vc sabe, Lima é uma cidade linda(gostei muito de lá.

OBS.: quando fui de Lima prá guayaquil(pela ormeno), gastamos mais de 27 horas(saimos as 15 horas e chegamos no outro dia quase 19 horas.... viagem super-cansativa, a comida que é servida é muito ruim além do busão ser meio velho.

NOTA: veja se consegue uma promoção de passagem aerea prá locomover dentro do Perú, ganhará muito tempo com isso.

Edson,

Nesse meu relato de viagem, veja a parte sobre o equador: america-do-sul-de-carro-mochila-no-verao-de-2007-a-2012-t25689-270.html que fizemos de mochilão..... tem também a parte da colômbia/perú........

Olá Mario,

Isto mesmo, quando eu atravessar a fronteira Colômbia-Equador, viajo a Quito > Guayaquil > Montanita > Guayaquil > Lima

Cusco > Lima: eu tinha visto busão (21h) US$70, e não tinha pensado na possibilidade de voltar via Acre, até mesmo porque eu comprei no início através de milhas apenas a passagem de ida (Bogotá 07/09) e volta (Lima 13/10), ai fui ajustando os roteiros e destinos internos nestes países. A principio tinha a vontade de voltar via Bolivia, passando por Puno, Copacabana e La Paz, mas a TAM não tem voos saindo de La Paz, apenas de Santa Cruz de la Sierra, mas é muito "em baixo" e aí ficaria muito corrido em relação a tempo para visitar cada um dos lugares.

Então consegui uma passagem aérea pela StarPerú Lima > Cusco > Lima por US$202. Então ganhei várias horas deixando de ir de ônibus para ir de avião.

Lima x Cusco: Foi realmente isto que pensei, me equivoquei no post anterior, de Guayaquil a Lima são 28h, e não 21h, saio de Guayaquil as 14h00min e chego no outro dia as 18h00min, e só na manha seguinte 05h00min viajo por avião a Cusco. Na pior das hipóteses tenho umas 10 horas de "margem" se o ônibus atrasar e ficar comprometido o embarque. na volta fico 2 dias em Lima, que creio que seja suficiente para conhecer a cidade.

Vou ler o seu relato do mochilão mais tarde, percebi que tem muito conteúdo para ver...

Quando eu chegar em casa envio o roteiro final para você dá uma avaliada

abração e uma vez mais muito obrigado.

Link para o comentário

• Membros

Como prometido, segue o roteiro final da viagem:

01 Dia - 07/09/12 – Sexta – Viagem Brasília 05h00min > São Paulo 06h00min. Viagem São Paulo 12h40min > Bogotá 16h40min.

02 Dia - 08/09/12 – Sábado - Bogota

03 Dia - 09/09/12 – Domingo – Bogota

04 Dia - 10/09/12 – Segunda – Bogota

05 Dia - 11/09/12 – terça – Viagem Bogotá 15h30min > Ibague 20h30min

06 Dia - 12/09/12 – quarta – Viagem Ibague 17h00min > Armênia 20h00min

07 Dia - 13/09/12 – quinta – Armenia

08 Dia - 14/09/12 – sexta – Viagem Armenia 19h00min > Pereira 19h50min

09 Dia - 15/09/12 – sábado – Viagem Pereira 15h15min > Medellin 21h15min

10 Dia - 16/09/12 – Domingo - Medellin

11 Dia - 17/09/12 – Segunda – Medellín

12 Dia - 18/09/12 – terça – Viagem Medellin 10h10min > Cartagena 11h20min

13 Dia - 19/09/12 – quarta - Cartagena

14 Dia - 20/09/12 – quinta – Cartagena

15 Dia - 21/09/12 – sexta – Cartagena

16 Dia - 22/09/12 – sábado – Viagem Cartagena 13h20min > San Andrés 14h45min

17 Dia - 23/09/12 – domingo – San Andres

18 Dia - 24/09/12 – segunda – Viagem San Andres 14h36min > Bogotá 16h42min

19 Dia - 25/09/12 – terça – Bogotá.

20 Dia - 26/09/12 – quarta – Viagem Bogotá 05h50min > Cali 06h59min. Viagem Cali 22h00min > Ipiales

21 Dia - 27/09/12 – quinta – Chegada Ipiales 07h00min. Rodoviária Ipiales > Rumichaca. Van Rumichaca > Tulcan 10min. Viagem Tulcan > Quito 6h. Quito > Mitad Del mundo 40min.

22 Dia - 28/09/12 – sexta – Viagem Quito > Guayaquil de noite.

23 Dia - 29/09/12 – sábado – Guayaquil.

24 Dia - 30/09/12 – domingo – Guayaquil > Montanita 4 horas

25 Dia - 01/10/12 – segunda – Montanita

26 Dia - 02/10/12 – terça – Viagem Montanita 08h00min > Guayaquil 12h00min. Viagem Guayaquil 14h00min > Lima 28h.

27 Dia - 03/10/12 – quarta – Chega em Lima 18h00min.

28 Dia - 04/10/12 – quinta – Viagem Lima 06:55 > Cusco 08:05

29 Dia - 05/10/12 – sexta – Cusco

30 Dia - 06/10/12 – sábado trilha

31 Dia - 07/10/12 – domingo – Trilha

32 Dia - 08/10/12 – segunda – Trilha

33 Dia - 09/10/12 – terça – Trilha

34 Dia - 10/10/12 – quarta – MP – Aguas Calientes – Cusco

35 Dia - 11/10/12 – quinta – viagem cusco 08:45 > Lima 10:05

36 Dia - 12/10/12 – sexta –Lima

37 Dia - 13/10/12 – sábado – Viagem Lima 12h40min > São Paulo 19h30min. Viagem São Paulo 21h25min > Brasília 23h03min.

É isto.

se tiver alguém afim de se juntar nesta aventura...

Link para o comentário

• Membros de Honra

Edson,

Uma pena vc não poder ficar mais dias san andres(vc não pode tirar um dia de cartagena)!

Sobre Equador,

Quito, não deixe de conhecer as igrejas e o centro histório, tem o teleférico..... cuidado com a segurança, principalmente nos ônibus articulados;

Ainda acho que para ir a montanita tu vai "perder" muito tempo(quase 4 dias), acho que poderá, quando chegar lá, verificar outras alternativas, pois depois de san andres não é qualquer praia que vc vai gostar(mas a agitação de montanita e demais); No trecho entre quito x guayaquil tem a laguna quilotoa, riombamba(trem); baños(muito legal)....... não conheço as praias do norte do perú, mas vc poderá aproveitar alguns dias lá...... Ou seja, comprar passagem de guayaquil até o norte do peru, curtir as prais(tem surf também), depois descer prá Lima. Fica a sugestão.

Algumas dicas:

.No equador o US$ é moeda corrente;

.Na saída de Lima, no embarque para o brasil(aeroporto), antes de entrar na fila para o check-in, vá até um guiche e procure pegar um carimbo para lhe insentar, pois tem uma taxa para embarque internacional(mesmo o comprado aqui no brasil);

.Mesmo em san andres, procure chegar com bastante antecedência no aeroporto, o embarque comigo foi super enrolado;

.Em Lima tem que chegar com pelo menos 3 horas de antecedência.

Curta bastante a viagem.

Link para o comentário

• Membros

Então Edson, a respeito das sua perguntas!

1 - Eu achei a igreja de Ipiales bem bonita, parece um castelo de conto de fadas rsrs Acredito que vale a pena.

2 - Não sabia da existência desse cemitério, mas ele parece bem diferente, verifique se não fica longe da sua rota, pra não perder muito tempo, já que

sua viagem é longa.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...