Ir para conteúdo

SP - 1º de julho tem festa junina no Minhocão


Notícias

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fonte: Jornal da Tarde

http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/festa-junina-vai-ocupar-o-minhocao/

 

CRISTIANE BOMFIM

No dia de 1º de julho, um trecho de 1,5 km do Minhocão, entre as estações Santa Cecília e Marechal Deodoro, será ocupado por homens de camisa xadrez e chapéu de palha e mulheres com vestidos estampados de chita. A ideia de fazer a festa junina (mas já em julho) na via surgiu de um comentário em uma comunidade no Facebook.

Ganhou colaboradores virtuais que se organizaram pela internet e conseguiram arrecadar, também pela rede, mais de R$ 9 mil para a custear da festa, que será aberta e gratuita. “A proposta é repensar o espaço urbano. As ruas são para dançar, para serem ocupadas”, afirma a analista social e colaboradora do grupo Ana Luísa Medeiros, de 26 anos.

As reuniões virtuais começaram em maio, após a sugestão na rede de um participante do Movimento Baixo Centro, que organizou um festival no Minhocão com atrações culturais entre 23 de abril e 1º de maio. “Uma pessoa escreveu que poderia rolar uma festa junina no Minhocão e eu respondi que seria o maior túnel do mundo”, explica a arquiteta Grasi Drumond, de 32 anos, fazendo referência à dança da quadrilha.

O assunto ganhou força e ela chamou todos da comunidade para uma reunião em sua casa no fim daquele mês.

“Apareceram 11 pessoas que eu não conhecia. A cada reunião o número de participantes ia crescendo. Criamos uma página no Facebook para convidar as pessoas e organizar o evento”, conta a arquiteta.

Hoje já são mais de 70 colaboradores. A página Festa Junina no Minhocão teve, até a noite de ontem, a confirmação de 5.145 pessoas no evento. A ocupação junina no elevado está prevista para começar ao meio-dia e vai até as 20h.

Terá brincadeiras clássicas para crianças, como a pescaria e corrida de saco, além de teatro de rua, correio elegante e apresentação de bandas que vão homenagear os 100 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Haverá ainda quadrilhas de crianças e adultos.

Mas a festa não terá barracas de comidas e bebidas. Por isso, às 15h, será realizado um piquenique coletivo. Para arcar com gastos, como a locação de som e divulgação, o grupo inscreveu a ideia em um site de arrecadação voluntária de fundos para projetos culturais. Foram arrecadados R$ 9.480. O dinheiro será usado ambém como ajuda de custo às dez bandas que se ofereceram para participar.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...