Ir para conteúdo

DESABAFO de um mochileiro "interiorano"

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Galera, segue aqui um pequeno desabafo (bem humorado, claro) sobre algumas coisas que a gente lê com certa frequência em tópicos e que sempre causam um certo desconforto pra quem é do interior.

Vou citar 3 exemplos e se mais alguém do interior tiver outros fique à vontade para partilhar!!

1 - É comum em relatos de viagem para países sulamericanos o mochileiro dizer: "em tal país o horário é uma hora a menos que no Brasil" - O ideal seria dizer "uma hora a menos que Brasília", afinal boa parte do Brasil tem fuso com uma hora a menos (caso do MS, onde moro);

2 - Em vários relatos de viagem ao exterior, quando de passagem por um estado brasileiro, são raros os casos que o autor descreve, com certa atenção, os detalhes dos lugares, culturas e curiosidades daquele lugar (ainda dentro do Brasil) antes de partir para as informações sobre a viagem ao exterior. É comum escreverem nomes errados e passar informações desencontradas, o que é uma pena, visto que existe muita coisa legal e não muito divulgada....

3 - Esse talvez seja o exemplo que mais incomoda.... Sempre leio frases do tipo: "em tal lugar existem golpes, mas pra quem mora em (nome da cidade grande) é fácil se safar..." - Quando leio isso tenho a impressão que, para os moradores das grandes metrópolis, o morador do interior é aquele sujeito que cai em tudo quanto é armadilha.... Citando mais uma vez o exemplo do estado onde moro: somos fronteiriços com 5 estados do Brasil e mais 2 países (Bolívia e Paraguai). Infelizmente, golpes e trapaças são coisas corriqueiras e não nos cansamos de ver pessoas vindas de grandes centros serem vítimas por essas bandas aqui!!

É isso aí galera, em tempos atuais, em que a tecnologia e a informação já não encontram mais barreiras, os interioranos tb tem acesso ao mundão todo!!!

Grande abraço!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Min kära vän

Acho que isso é reflexo de inexperiência e falta de interesse de muitos jovens hoje em dia.

Não todos claro!

A redação nos tempos modernos está cada vez mais "abreviada" ou inexistente.

E o que mais me assusta é que os mesmos jovens que lêm essas abreviadas redações entendem. ::ahhhh::

Puss och kram ::kiss::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Concordo Joyce!! ::otemo::

Por isso eu valorizo os relatos bem escritos, com detalhes interessantes que tratam com dignidade os lugares por onde se passa (não necessariamente a pessoa é obrigada a gostar dos lugares, mas fazer suas observações com imparcialidade e respeito é uma coisa que mostra sabedoria!!)

E viva nóis do interiorrrrrr!!! hehehhehehehe ::hahaha::

kramar och kyssar till dig också! ::kiss::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Suas observações são bastante pertinentes Péricles, mas infelizmente questões insolúveis em um fórum livre e com tamanha participação, a não ser que se queira engessá-lo, com regras excludentes.

Uma das razões, senão a principal de existir o sisteminha de pontuação abaixo de cada Avatar é justamente para valorizarmos aqueles que contribuem de uma forma que mais nos agradam e enriquecem o fórum com maior qualidade nas informações e que propiciem a colaboração.

Quando eu leio um relato que se torna enfadonho ou ruim pelo acumulo de erros, por desleixo, ou idéias fúteis eu simplesmente paro de ler e vou investir minha atenção em outro que valha a pena.

Abraço. :)

Link para o comentário
  • Colaboradores

DAVI CONCORDO EM PARTE COM VC. SÓ DISCORDO EM RELAÇÃO AOS COMENTÁRIOS EM RELAÇÃO A QUEM MORA EM CIDADE GRANDE NÃO CAIR OU CAIR MENOS EM GOLPE. CREIO Q POR MORAR EM CIDADE GRANDE ONDE A VIOLÊNCIA É MAIOR FAZ COM Q NÓS TENHAMOS A FALSA IMPRESSÃO DE Q ESTAMOS PROTEGIDOS DE CAIR EM GOLPE OU DE SERMOS ASSALTADOS, CREIO Q QUEM MORA EM CIDADES DO INTERIOR E CONVIVE COM MENORES ÍNDICES DE VIOLÊNCIA TALVEZ NA CABEÇA DE NÓS MORADORES DE CIDADES COMO RJ E SP QUE CONVIVEMOS A TODO MOMENTO COM VIOLÊNCIA E GOLPES, PASSE ASSIM A FALSA IMPRESSÃO DE ESTAR ACOSTUMADOS COM ISTO. QUANTO A DIZER HORA DO BRASIL, CREIO É APENAS COSTUME OU POUCA EXPERIÊNCIA COMO VIAJANTE. ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Opa, valeu Sandro e Trota Nando!! Achei muito bom o que vcs escreveram!! ::otemo::

Concordo contigo Sandro, a respeito de não haver como criar regras engessantes.

O legal é isso, o debate legal, sadio, inteligente!!

O tópico é como eu disse, apenas um desabafo, pq às vezes é frustrante ler algumas coisas escritas de um jeito que inferioriza algumas categorias, não só os moradores do interior...

O que vale a pena é ver que tem uma galera que tem aquele espírito mochileiro de verdade e que vai fundo pra se inteirar a respeito dos lugares por onde passa!

Convido vcs a conhecerem um pouco mais sobre o MS que é onde moro a muitos anos (detalhe: sou de Guarulhos-SP)

Grande abraço!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

1 - É comum em relatos de viagem para países sulamericanos o mochileiro dizer: "em tal país o horário é uma hora a menos que no Brasil" - O ideal seria dizer "uma hora a menos que Brasília", afinal boa parte do Brasil tem fuso com uma hora a menos (caso do MS, onde moro);

::lol4::::lol4::

Já cometi essa várias vezes, confesso que nunca tinha parado pra pensar rsrsrs

Prometo que vou ficar mais atenta para as próximas

::lol3::::lol3::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Já cometi essa várias vezes, confesso que nunca tinha parado pra pensar rsrsrs

Prometo que vou ficar mais atenta para as próximas

Valeu Sam!! ::otemo::

Na verdade é apenas uma coisa impensada, nada grave.... hehehehehe

Mas tenha certeza que quando uma pessoa fica atenta a esses detalhes acaba ganhando muitos admiradores!! Para nós esses atos tão simples são bastante significativos!!

Grande abraço Samantha!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

EU FUI AO PANTANAL, MAS NA ÉPOCA NEM EXISTIA INTERNET E PESQUISAVA P ONDE IR APENAS EM JORNAIS E REVISTAS. FUI P CORUMBÁ DE BUS, BONITO? NEM SE FALAVA DESTE LUGAR , MAS PRETENDO SIM IR NOVAMENTE, SÓ NÃO PRIORIZEI AINDA. FAZER O Q? NASCI POBRE E TENHO Q TRABALHAR, SE FOSSE RICO EU VIAJAVA TODO MÊS. TALVEZ NÃO PQ SE FOSSE RICO NÃO TERIA O PRAZER DE SER MOCHILEIRO ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: O FATO DAVI É Q ESSA PORRA DESTE PLANETA Q VIVEMOS É MUITO LINDO E TEM MUITOS LUGARES PARA SE CONHECER E ISTO NOS PROVOCA A MAIOR DÚVIDA NA HORA DE ESCOLHER UM DESTINO ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pericles,

Em parte concordo contigo;

As pessoas das cidades grandes, estão expostas diretamente a violência. No interior a vida flui com facilidade, nem precisa fechar o carro, colocar a bolsa na frente, dormem até com a janela aberta...... então, já saimos alertas, diferente do pessoal do interior.

De fato vc tem razão sobre relatos; é que quando passamos num estado indo pró "exterior", não temos tanto tempo para entrar na cultura do lugar, pois estamos centrados no nosso destino. Eu por exemplo, quando fui para o Perú, via Corumbá x bolívia, passei pelo MS, dentro da estrada parque, infelizmente nem parei.....

Sobre erros nos relatos: temos que considerar que esse fórum é livre, democrático..... tem pessoas(meu caso), que não domina a arte da "escrita", às vezes pensamos uma coisa e escrevemos outra.

Conheço muito o MS (bonito, jardim, Campo Grande, Ponta porã, o pantanal, pesquei muito na região de Corumbá...), muit lindo tudo ai!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...