Membros de Honra carlanog Postado Agosto 17, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 17, 2011 Oi Lucas! O mais legal das trilhas do W de TDP e de El Chalten é isso: você pode fazer sem guia... è uma delícia você fazer seu ritmo e poder parar quantas vezes quiser para fotografar. Minha última trip (Huaraz - Peru) algumas trilhas só podiam ser feitas com guia e apesar dele ser super atencioso, me senti pressionada a caminhar mais rápido e ficar menos tempo nos lugares do que desejava... Por isso me apaixonei pelas trilhas do W e El Chalten! Bjs e Boas Viagens! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros DuduLessa Postado Agosto 17, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 17, 2011 Concordo plenamente com a Carlanog. Esse é mais um dos fatores que fazem da Patagônia um lugar sensacional. Ainda não encontrei lugares como TDP e El Chalten. Além de não ter como se perder nas trilhas, a sensação de liberdade e de atingir os objetivos sozinho não tem preço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros LLANG Postado Setembro 4, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 4, 2011 Pessoal, pretendo realizar o Circuito W de Torres Del Paine em janeiro/12. Li bastante sobre os roteiros e montei esses 2 porque li no fórum que dependendo do tempo devo começar por um ou outro lado. O que vocês, que conhecem mais do que eu, acham desses roteiros? Qual seria o melhor? Não tenho pressa, me programei para ficar 6-7 dias no parque. Não ficarei nos refúgios, só acampando. Iniciando por Laguna Amarga: 1º Dia - Puerto Natales - Laguna Amarga - Hosteria Las Torres -Campamento Chileno - Campamento Las Torres 2º Dia - Campamento Las Torres - Campamento Chileno - Hosteria Las Torres - Campamento Los Cuernos 3º Dia - Campamento Los Cuernos - Campamento Italiano - Valle Del Francés - Campamento Italiano 4º Dia - Campamento Italiano - Lago Pehoé - Paine Grande - Refugio Grey 5º Dia - Refugio Grey - Paine Grande 6º Dia - Dia Extra Paine Grande ou caso ocorra atraso no percurso. 7º Dia - Paine Grande - Lago Pehoé - (Catamarã) - Pudeto - Puerto Natales OU Iniciando por Pudeto: 1º Dia - Puerto Natales - Pudeto - (Catamarã) - Lago Pehoé - Paine Grande - Refugio Grey 2º Dia - Refugio Grey - Paine Grande - Lago Pehoé - Campamento Italiano 3º Dia - Campamento Italiano - Valle Del Francés - Campamento Italiano - Campamento Los Cuernos 4º Dia - Campamento Los Cuernos - Hosteria Las Torres - Campamento Chileno - Campamento Las Torres 5º Dia - Campamento Las Torres - Campamento Chileno - Hosteria Las Torres 6º Dia - Dia Extra Hosteria Las Torres ou caso ocorra atraso no percurso 7º Dia - Hosteria Las Torres - Laguna Amarga - Puerto Natales Valeu pela ajuda!!! Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores José Luiz Gonzalez Postado Setembro 4, 2011 Colaboradores Compartilhar Postado Setembro 4, 2011 Rapaz, como vc mesmo disse, o clima faz com que vc decida se deve começar pela Laguna Amarga ou Pudeto... se tiver um dia bonito com céu aberto, comece pela Laguna Amarga pois assim vc verá as Torres del Paine... caso contrário, comece pelo Pudeto pois no final vc terá uma nova chance de ter um dia com céu aberto para ver as Torres. Quanto ao roteiro, segue meus pitacos apesar de que eu não acampei: Eu não sei o quanto vc se importa em carregar o mochilão, mas eu prefiro carregá-lo o menos possível... portanto, pense bem se vale a pena ir dormir no Campamento Grey e no Campamento Las Torres. No entanto, como vc vai num ritmo mais tranquilo, pode ser interessante dormir no Grey para também dar uma esticada na trilha do dia seguinte e subir ao campamento Los Guardas para ver melhor o Glaciar Grey antes de voltar ao Paine Grande. Já no Campamento Las Torres, pode ser interessante dormir lá caso vc queira madrugar para ver o nascer do sol nas Torres... caso contrário, acho melhor dormir no Chileno ou até no Campamento/Refúgio Las Torres. Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros LLANG Postado Setembro 4, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 4, 2011 Rapaz, como vc mesmo disse, o clima faz com que vc decida se deve começar pela Laguna Amarga ou Pudeto... se tiver um dia bonito com céu aberto, comece pela Laguna Amarga pois assim vc verá as Torres del Paine... caso contrário, comece pelo Pudeto pois no final vc terá uma nova chance de ter um dia com céu aberto para ver as Torres. Quanto ao roteiro, segue meus pitacos apesar de que eu não acampei: Eu não sei o quanto vc se importa em carregar o mochilão, mas eu prefiro carregá-lo o menos possível... portanto, pense bem se vale a pena ir dormir no Campamento Grey e no Campamento Las Torres. No entanto, como vc vai num ritmo mais tranquilo, pode ser interessante dormir no Grey para também dar uma esticada na trilha do dia seguinte e subir ao campamento Los Guardas para ver melhor o Glaciar Grey antes de voltar ao Paine Grande. Já no Campamento Las Torres, pode ser interessante dormir lá caso vc queira madrugar para ver o nascer do sol nas Torres... caso contrário, acho melhor dormir no Chileno ou até no Campamento/Refúgio Las Torres. Abraço! José, Realmente, carregar o mochilão não é a coisa mais agradável do mundo!!hhehehe. Acho que vou dar uma esticada até Los Guardas então. Tenho um pouco de receio de deixar as coisas no acampamento e correr o risco de acontecer alguma coisa no caminho que me impeça de voltar. Acredito que não aconteça nada, mas...prevenir é melhor. hehehehe. De repente se eu começar pela Laguna Amarga, como vou estar com a mochila carregada, faça o que você disse. Vou só com a mochila de ataque até Las Torres e volto no mesmo dia. Valeu pela ajuda e boas "mochiladas" pra ti!!! Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Ruths Postado Novembro 15, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 15, 2011 Minhas maiores dúvidas sobre o CIRCUITO W - Parque Nacional Torres del Paine: dia 13/jan sairei logo cedo em direção ao parque e voltarei a Puerto Natales no dia 17. Ou seja, tenho parte do dia 13 e parte do dia 17 para aproveitar mais 3 dias inteiros!!! Já li muita coisa, mas não resolvi, ainda, qual a melhor forma de explorar o parque nesse período! 1ª dúvida - queria no primeiro dia acampar no campamento grey - chegar até o campamento é o suficiente para apreciar o glaciar ou seria melhor caminhar um pouco mais até o campamento los guardas?? 2ª - sair do Grey e chegar ao campamento italiano - o campamento italiano é um bom lugar para se passar uma noite? quero passar a noite lá e no dia seguinte caminhar até o valle francês. 3ª - campamento italiano --> valle francês --> campamento los cuernos (passar a noite) - é um percusso tranquilo? 4ª - nesse ritmo estaria na hosteria las torres no dia 16 - nesse dia, sairia cedo do campamento los cuernos, chegaria na hosteria las torres e provavelmente já daria pra chegar às torres del paine. Sendo assim, dia 17 seria um dia livre - há algo a mais para se fazer nos arredores?? 5ª - vale a pena, subir até o campamento chileno para depois ir as torres ou melhor ficar pela hosteria las torres? Desde já, obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores José Luiz Gonzalez Postado Novembro 15, 2011 Colaboradores Compartilhar Postado Novembro 15, 2011 1ª dúvida - queria no primeiro dia acampar no campamento grey - chegar até o campamento é o suficiente para apreciar o glaciar ou seria melhor caminhar um pouco mais até o campamento los guardas?? É possível ver o Glaciar Grey desde o acampamento Grey, no entanto, no acampamento Los Guardas vc estará bem mais próxima do Glaciar. Como pelo jeito vc fará o W invertido, acho que vale a pena no 1º dia vc ir até o Grey, armar a barraca e deixar suas coisas por lá e então ir pelo menos até o acampamento Los Guardas e depois voltar... quando fui não cheguei a ir além do Acampamento Grey e me arrependo (seria a única coisa que mudaria no roteiro do W)... mas de repente, alguém que já foi além do Grey pode te dar uma resposta melhor. 2ª - sair do Grey e chegar ao campamento italiano - o campamento italiano é um bom lugar para se passar uma noite? quero passar a noite lá e no dia seguinte caminhar até o valle francês. Quando fui fiquei em Refúgios, no entanto, eu sei que o Acampamento Italiano é o menos estruturado (ou seja, nada de banho nesse acampamento). Quando estive lá, a única coisa que vi foram 4 banheiros que eram mais limpos do que eu esperava mas mesmo assim não tinham ducha. 3ª - campamento italiano --> valle francês --> campamento los cuernos (passar a noite) - é um percusso tranquilo? Olha, eu fiz esse percurso mas saindo e voltando do Los Cuernos (ou seja, caminhei ainda mais). Acho que é tranquilo sim fazer esse percurso considerando que vc vai deixar a cargueira no Italiano para subir o Valle Francés e depois só irá carregá-la até o Los Cuernos. (sinceramente, acho mais difícil ir do Grey ao Italiano com cargueira o tempo todo do que fazer esse percurso com cargueira só no final) 4ª - nesse ritmo estaria na hosteria las torres no dia 16 - nesse dia, sairia cedo do campamento los cuernos, chegaria na hosteria las torres e provavelmente já daria pra chegar às torres del paine. Sendo assim, dia 17 seria um dia livre - há algo a mais para se fazer nos arredores?? Ir do Los Cuernos até Las Torres e subir e descer até as Torres del Paine no mesmo dia?? Difícil hein!! O que vc pode fazer é ir para Las Torres e depois subir ao Chileno e dormir lá nesse dia e no outro vc vai ao mirante das Torres del Paine e desce ou então pegar o atalho pro Chileno e subir até o Mirante nesse dia. 5ª - vale a pena, subir até o campamento chileno para depois ir as torres ou melhor ficar pela hosteria las torres? Depende do seu tempo e disposição... eu não peguei o atalho e sinceramente, não vi nada de tão incrível no caminho pós atalho até a hosteria Las Torres (a única coisa que chama um pouco a atenção é uma lagoazinha que tem nesse caminho mas que também não é nada de mais comparando com os outros lagos de TDP). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Ruths Postado Novembro 15, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 15, 2011 Valeu José Luiz Gonzalez! Então acho que vai ficar assim: 1º dia - acampar no Grey e dar uma esticada até o los guardas para aproveitar um pouco mais o glaciar; 2º dia - caminhar até o campamento italiano (dormir por aqui); 3º dia - valle frances e acampar em los cuernos; 4º dia - los cuernos até o campamento chileno (via atalho) e acampar por aqui; e 5º dia - mirador las torres e voltar para puerto natales. Nesse 5º dia é tranquilo essa ida ao mirador e a volta até a hosteria las torres? Fica um tempo legal para curtir as torres e voltar a Puerto Natales?? Que horas parte o últimos ônibus de la hosteria torres? Muito obrigado!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores José Luiz Gonzalez Postado Novembro 15, 2011 Colaboradores Compartilhar Postado Novembro 15, 2011 Valeu José Luiz Gonzalez! Então acho que vai ficar assim: 1º dia - acampar no Grey e dar uma esticada até o los guardas para aproveitar um pouco mais o glaciar; 2º dia - caminhar até o campamento italiano (dormir por aqui); 3º dia - valle frances e acampar em los cuernos; 4º dia - los cuernos até o campamento chileno (via atalho) e acampar por aqui; e 5º dia - mirador las torres e voltar para puerto natales. Nesse 5º dia é tranquilo essa ida ao mirador e a volta até a hosteria las torres? Fica um tempo legal para curtir as torres e voltar a Puerto Natales?? Que horas parte o últimos ônibus de la hosteria torres? Muito obrigado!! - Sim, é tranquilo ir ao Mirante e voltar a Hosteria Las Torres estando inicialmente no Chileno. Eu fiz indo e voltando desde o Refúgio Las Torres que era mais longe. - Como vc irá acampar, uma dica é caso o tempo esteja aberto quando vc chegar ao Chileno, tentar subir a Torres nesse mesmo dia (acampando no Chileno ou no acampamento Torres próximo ao mirante). O legal no caso de acampar próximo ao mirante é tentar subir no mirante no pôr e nascer do sol (mas pra isso precisará acordar cedo). E fazendo isso, o 5º dia será bem leve e se preferir pode até voltar para Puerto Natales no ônibus da tarde (que sai de Laguna Amarga por volta das 15h). - A dica acima é válida pois vc irá em janeiro (dias bem longos) e pq o caminho do 4º dia é mais curto comparado aos outros dias (no entanto, terá que carregar o mochilão!) - O trânsfer para a Laguna Amarga sai por volta das 19h30 da Hosteria Torres e o último ônibus para Puerto Natales sai por volta das 19h45/20h00 do Laguna Amarga. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Ruths Postado Novembro 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 16, 2011 José Luiz Gonzalez... li seu relato (muuito bom!!) e eu com minha esposa faremos algo muito parecido, inclusive o período em cada cidade... só não ficarei em punta arenas, em compensação irei a bariloche e pucon depois de el chalten. Bom... ainda não me sinto seguro quanto ao campamento italiano... você acamparia lá com sua esposa (suposição)????? Eu li em algum outro relato que as condições não eram agradáveis (acampamento sujo e tal) o que você me diz? valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.