Membros renanaraujo Postado Junho 18, 2012 Membros Postado Junho 18, 2012 (editado) CUBA MAIO 2012 opa, segue relato: algumas fotos > http://www.flickr.com/photos/renanaraujo/" onclick="window.open(this.href);return false; CUBA 7 dias Fiquei 9 dias em méxico D.F. e depois embarquei para cuba [o relato do méxico farei a parte] Fui pra ver a bienal de arte de havana [na verdade era desculpa pra ir para cuba] PASSAGEM - Copa airlines R$ 2100.00 [sp-méxico > com escala no panamá], depois de 9 dias [méxico-havana > com escala no panamá] - seguro saiu por uns 60 reais - tarjeta de turista eu fiz na embaixada de cuba em sp - acho que saiu por uns 40 reais - não me recordo. (mas tb rola de fazer no guichê da companhia aérea) - fiquei em Havana e depois desci até guantánamo - Havana-Guantánamo de ônibus > 18 horas. Viazul - quase 60 CUC [comprar com um dia de antecedência] - Guantánamo-Havana de avião - Cubana de aviacion - uns 150 dólares. - na hora de sair de cuba há uma taxa de 25 CUC. (lembrar!) MOEDA: - há duas moedas em cuba - o CUC e a moeda nacional. CUC é a "moeda pra turista", tem o mesmo valor do dólar, mas NÃO leve dólar pra fazer o câmbio, leve euro, pois dólar há uma taxa de 10% na conversão. - quando chegar no aeroporto, compre um pouco de CUC, não muito, só pra pagar o taxi e ficar com um pouco no bolso, paguei 25 CUC no táxi do aeroporto até habana vieja. - pode fazer o câmbio em hotéis, bancos e cadecas espalhadas por havana. - tudo é pago em CUC - restaurantes, souvenirs, jineteras, bebidas... - em moeda nacional vai conseguir comprar pizzas e sorvetes pelas ruas e livros em alguns lugares. [en la calle o'bispo tem uma livraria em moeda nacional], ou seja, compre pouca moeda nacional pq 1 CUC é igual a 23 em moeda nacional]. - então... vc é turista, tem dinheiro pra comprar as coisas em CUC. [deixa a moeda nacional apenas para coisas que realmente não existem em CUC] TRANSPORTE - a pé - ônibus dentro de havana só em moeda nacional. acho que era 80 cents em moeda nacional [isso é bem barato, então tenha trocado no bolso] - táxi - tem aqueles carros da década de 50 que funciona como lotação. - táxi normal - não é caro, mas... só peguei uma vez pq precisava chegar rápido na rodoviária. HABITAÇÃO - "casa particular" ou hotel - fiquei em uma casa particular em habana vieja - próximo ao capitólio [uma quadra], casa de Nancy, tem um quarto de casal e um quarto com duas camas de solteiro + banheiro privativo + ar condicionado, custa 25 CUC a diária [uma boa parte das casas têm esse valor], se precisarem, passo o contato dela - assim. é bem barulhento o quarto - só que eu durmo até na rua, então não sirvo muito de parâmetro. - hotel tem os de gringo - Hotel Nacional, Inglaterra, Habana Libre... que eu nem sei o valor. - é mais legal ficar em "casa particular", rola de conversar com os moradores, pode pagar mais uns 3 ou 5 CUC por um café da manhã UP - um amigo-artista está alugando alguns quartos em Havana, o endereço é Compostela 562, 1er piso entre calle Sol y Muralla. Habana Vieja. Tratar com Gloria y Jesús. (pais de Javier). Valores entre 25 e 30 CUC (dólares) - depende a época. Quartos de 5 x 5 m com banheiro privativo. COMIDA - tem muito restaurante em CUC, preço normal, uns 7 CUC o prato. - daiquiri, mojito, pina colada é numa faixa de 3 CUC - cervezas há duas principais - Cristal e Bucanero [são boas - eu prefiro a Bucanero que é mais forte e com 5,4% de teor alcoolico], mas tb vai encontrar a Mayabe [ruinzinha] e a Cacique [que tb é boa]. - vai encontrar coca cola e heineken em lugar de "turista", hotel e alguns restaurantes - substitua por Tropicola! - La bodeguita del medio e Floridita são bem de turista. (a bebida é mais cara) - Sorveteria Coppelia do lado do Hotel Habana Libre. (terreo de cubano e primeiro andar de turista) NOITE - a diversão do cubano é comprar rum e ir pra malecon [rua da praia] - tem música por toda a cidade, "guantanamera", "chan chan", "el cuarto de tula"... sempre vai ouvir pelas ruas - é bem bom! - casa da música - paguei 15 CUC num sábado a noite - tem gringos, jineteras e uns cubanos que dançam com as mulheres [acho que esses caras cobram pra dançar, não sei], compensa ir, verdade! música cubana boa - ok, depende da banda - tocou até michel teló depois que a banda cubana parou de tocar, os gringos curtem. vai entender! - cabaret nacional - é decadente, mas é legal tb [jineteras y "greengos!"] - restaurantes - tem uns com música [calle o bispo é uma rua turista pra caramba - fica em habana vieja] MITOS e VERDADES. - não há violência em havana, pode voltar bêbado as 3 da manhã que não vai acontecer nada, existe uma ocupação 24 horas das ruas pela população, graças ao governo - talvez, pq não? graças ao "não ter muito divertimento para a população" e graças ao calor - são possíveis explicações para a não violência. - existe bastante prostituição, encontra de todos os tipos, são bonitas! é legal conversar com elas, o programa custa entre 40 e 60 CUC. - toda a utopia esquerdista que tentamos acreditar não é tão real, a população reclama bastante [mas mesmo essa falência é algo legal], há os problemas, mas tb há um desenvolvimento na educação, saúde, segurança pública... minha cabeça ainda tá confusa. - cuba é linda, todo aquele clichê do povo feliz é verdade. - arquitetura da cidade é entre a destruição e a reforma, passando por lugares bem bonitos. - se for viajar para outras regiões de Cuba, compre água e alguns alimentos pra deixar na mochila, por exemplo, não tinha água pra vender no aeroporto de guantánamo. GUANTÁNAMO - fui de ônibus entre havana e guantanamo - por lá quase não tem turismo, tb não há nada o que fazer. fui pra tentar ver o presídio/base militar americana [para um projeto utópico de arte], mas tem que fazer uma reserva em hotel com 72h de antecedencia, basicamente é reservar com a Islazul um quarto de hotel em Caimanera - isso será o mais próximo que chegará da base. - fiquei numa casa particular por 25 CUC - fica na rua principal da cidade de guantánamo - se precisarem do contato, posso passar. - não tem nada pra fazer, andar a noite, sentar na pracinha de josé martí, andar de charrete pra chegar até a outra parte da cidade... mas o legal mesmo é conversar com a população - é outro contexto - bem diferente de havana. - retornei de "cubana de aviacion", antigo avião da época que existia a União Soviética, não tem ar condicionado, jejeje. começa a pingar água do teto - que na verdade é suor condensado de todos. ahhh... frescos não aguentam, o voo foi tranquilo. BAIRROS e LUGARES [alguns lugares que fui - que lembro] - algumas coisas coloquei próximas pq ficam próximas, mas tb tem coisa misturada. - habana vieja - bem de turista [um bom tempo andando por aqui] - centro - tem mais a população local - é legal! - capitólio nacional - tá fechado pra reforma [javier, um artista/amigo disse que há uns 2 anos] - universidad de la habana [só se tiver tempo], tem ali un estádio, a galera treina beisebol - que é bem forte em Cuba. - memorial a josé martí [fica naquela praça clássica que tem a figura do che] - lá tem o museu josé martí e um observatório que consegue ver toda a cidade, lá mesmo tem o partidão [partido comunista], lógico que não dá pra entrar. - vedado é mais rico. - tem um cemitério em vedado. - malecon é a rua da praia, bonito! dá pra andar do paseo del prado até o Us Interests Office - [sim, tem um escritório estadunidense em solo cubano], não pode chegar muito perto - se chegar, vai ouvir um policial apitando e mandando embora - na frente do escritório tem a plaza anti imperialista [compensa ir] - malecon no final do dia é bem bonito. - museo de la revolucion - bom e capenga como cuba - que é o legal! - museo de arte moderna - fica do lado do museo de da revolucion - tem um outro museu que fica na frente do floridita e bem próximo do capitólio - estava com a coleção cisneros. - cinema - assistam "juan de los muertos" - una pelicula de zombie filmada em cuba. etc etc etc... tem muito mais coisa, mas se quiserem perguntar de algo específico, estou a disposição . foi muito bom ter ido a cuba, quero voltar daqui uns dois anos. VIVA CUBA! abrazos desde ribeirão preto. Editado Outubro 23, 2014 por Visitante Citar
Membros GuilhermeRomano Postado Junho 25, 2012 Membros Postado Junho 25, 2012 Valeu, Renan. Muito bom!!! Tô indo no próximo dia 04 e suas dicas foram ótimas!!! Vou passar por Guantánamo, mas pelo jeito não compensa dormir por lá, né?! Citar
Membros B.G. Postado Setembro 9, 2012 Membros Postado Setembro 9, 2012 Muito bom ! Deu saudade de lá! Adorei isso: "toda a utopia esquerdista que tentamos acreditar não é tão real, a população reclama bastante [mas mesmo essa falência é algo legal], há os problemas, mas tb há um desenvolvimento na educação, saúde, segurança pública... minha cabeça ainda tá confusa. cuba é linda, todo aquele clichê do povo feliz é verdade". :'> :'> :'> É bem isso! É muito louco conhecer Cuba, uma experiência e tanto! Também quero voltar, com certeza! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.