Membros de Honra trauco Postado Junho 17, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 17, 2012 A tempera é coisa ruim? Nao sei oq aconteceu com a faca do Rafael e ai fiquei sem saber como a patroa fez... Quando ela é bem feita, é uma coisa boa, senão, é ruim pois aumenta a dureza ao custo de fragilizar. O caso do Rafael que eu falei foi só para ilustrar o tipo de fratura, ele estava fazendo uma faca e ela fraturou durante o quenching, essa fratura (ta no tópico Facas Qual comprar?) é idêntica a que ocorreu durante o uso de uma faca Tramontina pela minha mulher, o fio quebrou e separou da lâmina. Outro caso de têmpera mal feita é o de um facão pequeno de aço 440c meu que não riscava no uso, não enferrujava, mas de tão duro quebrou em dois quando eu fui rachar uma tora de madeira seca para a fogueira. O 440c é ótimo, mas se mal temperado quebra tão fácil quanto faca de cerâmica. Será que o aço, na pior das hipóteses, não é o mesmo das commander anteriores só que com acabamento preto e full tang em vez de cabo oco (que era justamente a reclamação do pessoal)? Tendo uma boa possibilidade de ser um aço um pouco melhorado por conta da suposta inovação no processo de fabricação? Reza a lenda que 99% das facas inox comerciais feitas no Brasil são de aço 420 pois ele é muito resistente a corrosão embora não fique tão duro quanto o 440, imagino que pode ser o usado pela Tramontina nas facas de ``aventura´´ pois o nosso país tem clima predominantemente corrosivo, e faca inox que enferruja pega muito pior na imagem do fabricante que faca que perde o fio facilmente. Sobre o cabo oco, isso foi copiado de uma faca americana feita nos anos 60 seguindo as dicas de um aviador que lutou no Vietnã, só que parece que foi mal copiado e gerou essa insatisfação toda. Eu não tive uma commander antes então não sei se, fora o problema do cabo oco, ela seria uma excelente faca em termos de aguentar o tranco e da qualidade do fio... A história do fio é cultural, tem gente que não usa faca sem passar na chaira antes, e tem outros que não admitem que ela tenha que ser afiada com frequencia. Uma faca grande e pesada não precisa de fio de navalha pois é usada com golpes mais do que com movimentos de fatiar, já uma faca pequena demanda um fio mais aguçado. O que eu lembro das facas antigas de ``aventura´´ da Tramontina é que elas eram pequenas, delgadas e de inox ``mole´´ cujo fio durava pouco. Mas faz anos que não compro ou uso elas, as que eu tenho são de cozinha/churrasco de aço carbono ou inox fajuto pra fio e bom pra resistir a ferrugem que não demandam grandes desafios. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ulyssespaiva Postado Junho 17, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Junho 17, 2012 Eu tenho uma de "surrasco" da tramontina da linha premium e é excelente, carioca filho de gaucho falando! Tenho uma amazonas tb e, apesar de ter quebrado a pontinha bem facil, a faca até que aguenta bem. De qualquer forma comprei essa danada! Só acho que vai demorar 1 século pra chegar pq eles dizem prazo de 5 dias uteis pra terem disponivel e fora isso ainda tem o PAC pois não tive coragem de pagar o valor de 2/3 da faca só de frete. Mas quando chegar posso falar alguma coisa a respeito. Que tipo de testes gostariam que eu fizesse? Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ulyssespaiva Postado Junho 17, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Junho 17, 2012 Dá vontade, não dá? Será que dá pra riscar uma pederneira nela? http://www.youtube.com/watch?v=Kj9wrtAiS_E Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ulyssespaiva Postado Junho 26, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Junho 26, 2012 Galera, pra quem tava na dúvida, olha aí: Sr. Ulysses, bom dia! A liga utilizada na fabricação da Faca Esporte de 7" Commander é AISI 420 e o nivel de dureza, 48HRC. Qualquer dúvida, continuamos à disposição. Atenciosamente, Juliana Pereira Atendente de Vendas Tramontina Recife S.A Fone: [81] 3201-8900 juliana.maria@tramontina.net www.tramontina.com.br Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Junho 26, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 26, 2012 Galera, pra quem tava na dúvida, olha aí: Sr. Ulysses, bom dia! A liga utilizada na fabricação da Faca Esporte de 7" Commander é AISI 420 e o nivel de dureza, 48HRC. Qualquer dúvida, continuamos à disposição. Atenciosamente, Juliana Pereira Atendente de Vendas Tramontina Recife S.A Fone: [81] 3201-8900 juliana.maria@tramontina.net http://www.tramontina.com.br Ulisses, confirmou o que eu havia escrito acima: Reza a lenda que 99% das facas inox comerciais feitas no Brasil são de aço 420 pois ele é muito resistente a corrosão embora não fique tão duro quanto o 440, imagino que pode ser o usado pela Tramontina nas facas de ``aventura´´ pois o nosso país tem clima predominantemente corrosivo, e faca inox que enferruja pega muito pior na imagem do fabricante que faca que perde o fio facilmente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ejmaia Postado Julho 15, 2014 Membros Compartilhar Postado Julho 15, 2014 Olá pessoal, Tenho uma Commander 7 da Tramontina, igual a esta da foto. Faca muito boa e barata se comparada com uma Ka Bar ou uma Wotan da Corneta. Já utilizei ela como facão para corte de troncos de eucalipto e também como serra durante acampamentos e fiquei bastante satisfeito. O único porém é que a bainha dela tem uma cinta de velcro para fixar o cabo da faca e evitar que a mesma caia e se perca...esse velcro é ridículo, o ideal é levar em um sapateiro ou costureira para colocar um botão de pressão. Espero ter ajudado um pouco. Boas aventuras! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.