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La Paz, Titicaca, Cusco e Machu Picchu - Set./Out. de 2008


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Oi, Molossi

 

Agora em agosto/setembro fiz uma viagem parecida com a sua.

Lendo seu relato estou recordando os lugares.

Na minha viagem tb. faltou o sul da Bolivia e San Pedro de Atacama.

Mas isso não é problema, pois já estou juntando grana e no planejamento da próxima mochilada que terá por base o seguinte roteiro :

 

Santa Cruz - Oruro - Sucre - Potosi - Uyuni - Salar - San Pedro ......................

.................................

depois ainda não sei para onde ir, só que quero voltar para o Brasil pela Transoceânica - aquela estrada que está sendo construida da divisa do Brasil - Assis Brasil - Acre e liga até o Pacifico.

 

É esse o bicho mochileiro, chegar de uma viagem e já esta planejando a próxima.

 

Maria Emilia

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LA PAZ - TITICACA - CUSCO - MACHU PICCHU

Bolívia e Peru, de 18 de setembro a 7 de outubro de 2008

 

22 de setembro, 2ª feira

TIWANAKU E MAIS UM ROLÊ PELA CIDADE

 

Estávamos comendo o desayuno quando chegou o carinha da agência responsável pelo passeio a Tiwanaku. Pedimos 5 minutos, terminamos o desaynuno, peguei minha mochilinha véia de guerra e nos mandamos.

Esse foi o primeiro programa eminentemente turístico da viagem, então começamos a conhecer outros mochileiros. Na nossa van estavam, além de nós dois e da tripulação, mais 3 casais (um francês, um holandês e um boliviano de Cochabamba), que não chegamos a conhecer muito bem, e o Phillip, um inglês cheio de trejeitos pra lá de esquisitos, mas gente boa.

Tiwanaku fica a uns 70 km de La Paz. Já adianto: pra fazer o percurso até lá, sente do lado direito da van. O que se vê no caminho é uma paisagem de campos áridos com os 125 km da Cordilheira Real boliviana e seus vários picos nevados de mais de 6 mil m.s.n.m. ao fundo.

O contraste entre os dois cenários é alucinante!! E o guia vai explicando sobre a cadeia de montanhas, falando a altura e o nome de cada uma delas. A van até pára num mirante meia boca pra tirarmos umas fotos dos morrinhos.

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_54899_Relato_Cordillera_Real.jpg

La Cordillera Real

 

Dá pra dizer, tomando por base uma escala relativamente grande, que o lago Titicaca está aos pés da Cordillera Real. E pra ficar de cara: do outro lado da cordilheira (atrás desse monte de picos nevados que se pode ver dessa estrada) existe uma floresta quente e úmida chamada Amazônia. Porra, como pode? Loucura, loucura, loucura!!

Bão, depois da viagenzinha de van finalmente chegamos a Tiwanaku. A primeira coisa que se faz lá, depois de desembolsar os 80 BOL$ da entrada, é conhecer os museus. Pelo que me lembro, são dois: um onde está o maior monolito tiwanakota, e outro onde estão diversos objetos (basicamente cerâmica e metais) encontrados nas ruínas.

O primeiro até que é jogo rápido, porque é um museu de uma peça só: o monolito. Lá dentro o guia explica tudo que interessa sobre a pedrona, tiram-se umas fotos sem flash, e acabou.

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_54899_Relato_monolito.jpg

Será que esse aí era "o cara" dos caras?

 

Já no segundo museu, o das miudezas, o negócio demora. Não sei se o guia que era enrolado, mas a impressão é que as tigelinhas de barro não acabavam mais. Até meu nariz sangrou de tanto cansaço (aquele sangramento causado pelo ar seco de La Paz). Sem brincadeira, esse museu cansa de verdade. Talvez por causa do volume e do ritmo de informações que o guia passa. Só sei que quando terminamos eu já tinha parado de ouvir as explicações fazia tempo.

Depois dos museus fomos até as ruínas propriamente ditas. E eu na expectativa de ver a tal pirâmide que foi descoberta faz pouco tempo. Fomos direto ver a dita cuja. Decepção total!! A pirâmide ainda tá sendo escavada. Só se vê um pedaço dela. E não é uma pirâmide no “estilo clássico”, como as dos egípcios. Essa aí foi construída em níveis, em terrazas. O formato é piramidal, mas não é pedra sobre pedra. E mais da metade tá coberta de terra. Além disso, a pirâmide tá sendo reconstruída, ou seja, não é original de fábrica. Os arqueólogos vão escavando, achando pedaços e reconstruindo conforme acham (baseados em documentos e indícios históricos, claro!!) que era o negócio.

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_54899_Relato_pir__mide.jpg

A pirâmide tiwanacota

 

Da pirâmide nos dirigimos a outra parte da capital do império tiwanakota, onde ficavam os templos e praças de reunião do povão. De novo, nada que surpreendesse. Vimos mais uns monolitos e umas cabeças esculpidas em pedras num dos templos, além de mais um punhado de pedras em cima de outras pedras que tavam em cima de outras.

O mais legal do passeio foi conhecer um “microfone” que existe lá em uma das praças. Esse “microfone”, que nada mais é do que um buraco em formato de ouvido talhado numa pedra, com um resultado acústico impressionante, servia pra alguém importante falar com a galera na praça. Nosso guia até fez uma demonstração prática, e o troço funciona mesmo.

Lá pelas 14:00, com todo mundo cansado, terminamos o tour. Fomos então caminhando até um restaurante próximo pra almoçarmos. Na hora dos pedidos, o garçom/cozinheiro/caixa anotou sei lá quantos refrigerantes de 290 ml, um pra cada gringo. Na nossa vez, pedimos se não tinha Coca Cola de 1,5 ou de 2 litros. E tinha!! Pra comer pedi um bife de lhama. Qualquer prato custava 25 BOL$.

Quando chegaram as bebidas, foi só gringo olhando pra nossa Cocona. Expliquei pra eles que a garrafa grande custava quase o mesmo que a garrafinha, e falei pra eles pedirem pra trocar. Mesmo com o aviso, o casal de franceses se conformou em dividir uma garrafinha de 290 ml. Os outros ficaram cada um com a sua, exceto o Phillip, que já tava no racha dos 1,5 litros.

E aí veio a comida. Meu bife de lhama veio premiado com um pêlo. E não era pêlo de lhama. Beleza, a esta altura da viagem já estávamos mais habituados com esse tipo de coisa. Comecei pelas papas fritas, que tavam nota 10!! Mas, pra fechar o cardápio com chave de ouro, a lhama tava fria. Reclamar ou pedir pra esquentar o bife estavam fora de questão, então tirei o pelão e mandei ver.

Depois do almoço voltamos pra La Paz. Terceiro passeio da trip, segundo programado. Só vale pela importância dos velhinhos tiwanacotas, porque como passeio fica devendo bastante: nota 5,50!!

Chegamos no Copa lá pelas 16:00 e saímos procurar as lojas de esportes e roupas de frio. Não achamos, voltei pro hostal, procurei aqui no site a indicação mais precisa e pegamos um táxi (8 BOL$) até o Shopping Norte.

Entramos e fomos direto procurar a loja da Columbia, e foi aí que descobrimos que não existia a tal loja, mas sim 3 lojas que vendiam, dentre outras “marcas”, roupas e acessórios da Columbia. Pra resumir a história, nas 3 lojas não tinha quase nada da Columbia ou de qualquer outra marca confiável. E o que tinha tava com a maior cara de falsificação, especialmente os fleeces e anoraks da North Face. Não compramos nada!!

O bom de ter ido até esse shopping foi que, voltando a pé, passamos pela Calle del Comercio, rua exclusiva de pedestres pela qual ainda não tínhamos passado. Essa rua é show de bola!! Muito movimentada, cheia de restaurantes e com comércio ambulante em toda sua extensão. Caminhamos por ali durante um tempo, de olho nas toucas, cachecóis e luvas baratíssimos vendidos pelos ambulantes.

De repente, numa rua tranversal, estávamos em frente ao Hotel Torino, que originalmente era nossa segunda opção de hospedagem em La Paz. Entramos pra conhecer as acomodações e o preço. Beeeeeeeeeeeeemmmmmmmm mais barato que o Copa, mas também bem mais simples. Metade do preço!! E o hotel fica numa região muito legal, bem próximo a Plaza Murillo e a Calle del Comercio. Chegamos à conclusão que deveríamos ficar por ali quando voltássemos a La Paz.

Com fome, acabamos jantando no Cafe Torino, o café anexo ao Hotel Torino (a entrada do Cafe é pela rua). Tomamos um chopp da Paceña (esse sim gelado!!) e comemos empanadas, já que salteñas só existem de manhã. Com mais uma torta de maçã de sobremesa, meu jantar fechou em 27 BOL$.

Já com o comércio de rua encerrado, pegamos uma van das de 1,50 BOL$ pra voltar ao Copa. No outro dia, acordar cedo de novo, desta vez já a caminho de Cusco, com parada no lago Titicaca. Pagamos o hostal (com mais 3% do uso do Visa Travel Money), tomei um banhão e dormi.

 

DICA :arrow: PAPEL HIGIÊNICO NA MOCHILA: Adivinhe o que eu usei pra estancar o sangue no nariz? Exatamente: papel higiênico!! Na real o papel higiênico deve estar na tua mochila desde o começo da viagem. Nunca se sabe quando ele vai ser necessário. Ele vai amassar, sujar, molhar e tudo mais, mas, assim como a garrafa d’água, leve ele com você pra tudo quanto é canto. Uma hora você vai precisar!!

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Grade Tobias!

 

Primeiramente meus parabéns pelo texto, muito gostoso de ser lido e muito explicativo. Vou fazer a seguinte rota à partir do dia 08/12.

 

Cianorte - Corumbá

Corumbá - Santa Cruz (Via trem da morte)

Santa Cruz - Cochabamba

Cochabamba - La Paz

La Paz - Puno

Puno - Juliaca

Juliaca - Cuzco

 

Estou com algumas dúvidas:

 

- Machu Pichu fica em cuzco?

- As estradas da Bolívia ainda estão bloqueadas?

- Qual rota mais barata para fazer a trilha Inca e chegar a Machu Pichu?

- Ouvi dizer que agora só se pode fazer com guia? Procede a Informação?

- É possível, com jeitinho brasileiro, fazer sem guia? [Objetivo gastar mínimo possivel]

- Quais lugares são os mais perigosos [Roubo, assalto, terrorista ou qualquer perigo]?

 

Preciso de algumas sugestões:

 

- Dos lugares que eu disse que vou passar, o que vocês sugerem?

- Locais para ficar, visitas a parques, museus, praças, igrejas, baladas ou qualquer outra informação.

 

Vou com um amigo meu, e pretendemos ficar em torno de 15 dias por lá.

 

Um abraço mochileiro!

 

Marcelo

mahceloo@gmail.com

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Marcelo,

respondendo tuas perguntas...

 

Machu Picchu não fica em Cusco. Machu Picchu está + ou - uns 70 km a noroeste de Cusco. Cusco foi a capital do império inca, por isso muita gente acha que Machu Picchu fica em Cusco.

 

Não sei se as estradas ainda estão bloqueadas. Desde que voltei não acompanhei mais a crise boliviana. O que posso te dizer é que não vi nada de bagunça por lá. Nem em Santa Cruz, que é um dos centros da crise. Todo o tempo em que estive na Bolívia me senti seguro em relação aos protestos.

 

Aliás, em relação a assaltos, roubos, etc, o perigo é o mesmo em todos os lugares da viagem. Não me senti inseguro em nenhum momento e em nenhum lugar. Tudo na paz. É só se manter atento e não ser imprudente. Cuidados básicos de qualquer turista em qualquer lugar do mundo.

 

Sobre a trilha inca não posso te dizer muito, porque não fui até Machu Picchu por ela. Fui por uma outra trilha em que não se vê nenhuma ruína inca, apenas florestas, cachoeiras e pequenos vilarejos. Gastei pra fazer essa trilha (somente transporte ida e volta) 70 bolivianos, o que deu exatamente 10 dólares. A trilha inca, a tradicional, custa no mínimo 180 dólares. Por aí já se vê a diferença. Devo ter gasto com alimentação mais uns 5 dólares. Além disso, existe ainda o gasto com a pousada em Aguas Calientes. Logo chego a esta parte do roteiro no relato.

O que não posso dizer é que esse caminho que fiz é mais legal que a trilha inca. Não deve ser. Eu, quando for de novo, quero fazer a trilha inca. Só não fiz desta vez porque não tinha vaga.

 

Pelo que eu pesquisei, só dá pra fazer a trilha inca com guia. Não tem jeito de fazer sem guia, nem com jeitinho brasileiro.

 

O jeito mais barato de chegar a Machu Picchu creio que seja esse caminho que eu fiz. 15 dólares e muita, mas muita caminhada.

 

Qualquer outra dúvida, é só escrever.

Ou, melhor ainda, espere pela continuação do relato que vou postar todas essas dicas com mais precisão.

 

Abraço,

Tobias

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Thyago,

 

ainda não fiz o cálculo exato (e acho que nem vou fazer), mas creio que gastei aproximadamente 2.500 reais.

 

Mas nesses 2.500 estão incluídas 4 passagens aéreas, duas de 300 reais, uma de 350 reais e outra de + ou - 250 reais. Ou seja, 1.200 reais só de passagens aéreas. Se fizer tudo por terra sai bem mais barato, mas leva muito mais tempo.

 

Além disso, nesses 2.500 estão incluídos todos os gastos possíveis.

 

Galera,

 

semana que vem posto mais um ou dois capítulos. Essa semana foi correria total e não tive tempo de escrever.

 

Abraços.

Tobias

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Olá,

 

primeiro gostaria de agradecer ao Molossi pelos posts sobre sua viagem. Acredito que estão ajudando a todos nós. Decidi fazer esta viagem para a Bolívia-Peru agora no reveillon até lá pelo dia 20 de janeiro de 2009. Como não conheço o lugar, postarei aqui o trajeto que pretendo fazer (depois de uma pequena consulta na internet), para que os amigos me aconselhem sobre qualquer local onde passarei, bem como a forma de se chegar ate eles e locais onde tenham ficado ou saibam que compense ficar (levando-se em conta o custo beneficio entre o preço pago pelo serviço prestado).

 

São Paulo

Corumbá

Santa Cruz

Sucre

Potosi

Uyuni

La Paz

Puno

Cusco

Machu Pichu

 

Não sei se compensa voltar de avião de Lima para São Paulo ou de ônibus e trem mesmo. Também gostaria de saber se preciso comprar dólares para trocas pelas moedas dos dois países ou se posso trocar por Reais.. afinal, o dólar ultimamente tá bem alto.

 

Pensei em fazer a trilha inca, mas entrei no site indicado pelo caro Molossi e descobri a taxa é de U$225.. aí tá difícil.. o que vem incluído neste preço.. guias e o que mais..

 

Quantos dias me aconselham a ficar em cada lugar para que possa aproveita-los.

 

Bom galera.. quem puder me ajudar eu já agradeço.. qualquer informação será de muita valia.

 

Abraços

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