Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Salve Pessoal

Vou contar para vcs um pouco da minha viagem a Serra da Canastra (São Roque de Minas) no feriado de junho e colocar algumas impressões que eu tive para ajudar quem estiver planejando viajar para a Serra

07-06-12: Saímos de Jaboticabal (próximo a Ribeirão Preto) as 6:30 da manhã..seriam qse 400 km de estrada e estávamos em 2 carros em um total de 7 pessoas!! Fazia tempo que estava chovendo e a previsão do tempo para o feriado não era nada animadora e ainda por cima iriamos acampar.. estávamos apreensivos em relação as barracas e ao frio mas desistir de uma viagem JAMAIS. Pegamos chuva a viagem inteira, sem um minuto de trégua!!!Chegamos em São Roque de Minas perto das 11 hras e fomos direto almoçar aquela comida mineira maravilhosa... Conversando com as pessoas de como estava o tempo e a previsão... continuava nada animador e qdo falávamos que iriamos acampar todos faziam cara de espanto e pena!!!hehehehe..

Após o almoço fomos para o camping PICARETA reservado atraves da Tamandua Ecoturismo por 15R$ a diária a estrada até la estava extremamente escorregadia.. aqui vou falar do camping: Seu Chico o dono e toda a sua família são pessoas realmente especiais, aquele jeitinho mineiro calmo e de bem com a vida, extremamente atencioso, convidou a gente para um cafezinho e um queijo mineiro, nos emprestou lona para podermos estender sob as barracas. O lugar do camping tbem é especial, um lugar lindo e tranquilo próximo relativamente a entrada 1 do parque. Só temos a agradecer ao atendimento e ao camping..a noite ainda rolava uma roda de sanfona do seu Chico..realmente quem quiser acampar pode ir para lá!!!

Arrumamos a barraca e fomos até o centro da cidade buscar um americano que eu conheci pelo CouchSurfing e que iria acampar com a gente. No primeiro dia como chovia mto e isso ja era 4 da tarde fizemos pequenas trilhas pela redondeza do camping.

08-06-12 - Esse foi o dia que iriamos conhecer a famosa Casca Danta a maior cachoeira do Parque. Quando eu li no site da serra e nos relatos não tinha entendido a distância entre a parte baixa e a alta da cachoeira..o acesso de carro pela parte alta fica em Sao Roque de Minas na entrada 1 do Parque e é extremamente longe chegar a pé da portaria até a cachoeira portanto é necessário estar de carro ou alugar um transporte 4x4 na cidade que faz esse translado. Ja para a parte baixa da cachoeira vc tem que ir a Vargem Bonita que fica aproximadamente 40 km de São Roque de Minas.. entre a parte alta e baixa da cachoeira existe uma trilha de aproximadamente 1:30 h que é muito legal..foi o que fizemos ..primeiramente fomos a Vargem Bonita conhecer a parte baixa e depois fizemos a trilha até a parte alta..uma trilha longa e com um visual muito bonito..nesse dia a chuva deu uma trégua temporária pelo menos na ida.. na volta começou a chover forte e os trechos escorregadios tornaram um pouco mais perigoso o caminho... na verdade não sei se foi pela chuva ou pela falta de sinalização mas nos perdemos da trilha na volta e tivemos que fazer uma boa parte do caminho no meio dos arbustos pois não achávamos a trilha mas sabíamos que tínhamos que descer e ir na direção esquerda..foi o que fizemos, após alguns arranhões e tombos conseguimos novamente achar a trilha... Outra coisa que eu indico para quem for fazer esse percurso é levar lanche pq não existe restaurante em nenhuma das duas portarias portanto levem comida!!! Chegamos na cidade por volta das 19 hras e fomos jantar em um restaurante muito bom que eu não lembro exatamente o nome mas acho que era Zangaia ou algo assim... feijão tropeiro dos bons!!!

09-06-12 - Esse dia reservamos com a empresa de turismo o passeio de 4x4 para a parte alta da cachoeira pois devido as chuvas as estradas não estavam legais para irmos de carro normal.. Fechamos um pacote por 45R$ por pessoa em uma passeio que fez a parte alta da cachoeira Casca Danta, Rolinhos, Nascente do Rio São Franscisco, Curral de Pedra..Ai realmente conhecemos o Cerradão... tivemos a sorte de ver o raro e ameaçado de extinção PATO MERGULHÃO, emas, gaviões e com um pouco de esforço e no binóculos o que segundo o guia era um tamandua bandeira..mas vimos ele do tamanho de um gato ou seja não contou...

A noite ficamos no camping com o resto do pessoal que estava la, conversando, bebendo...e a chuva havia dado trégua..não tivemos nenhum problema com barracas molhadas ou frio!!!

10-06-12 - Acordamos 6:30 da manha e fomos fazer a trilha do camping até a Cachoeira do CAPÃO FORRO...uma trilha de aprox 1 hora e 10 minutos sendo que em uma parte da trilha tem que escalar um paredão..ela é mais curta porem tem esse trecho que é mais complicado...para quem nao quiser se arriscar existe possibilidade de ir por terra estrada mesmo... La nessa cahoeira tem como tomamos banho... estava MUITO geladaa agua, poré,m vale a pena..vc sai revigorado da agua!!!

Meio dia era hora de levantar acampamento e retornar a realidade

IMPRESSÕES:

- realmente um lugar que eu indico para quem quiser viajar e acampar

- não desanimem se o clima não estiver favorável pois nós tínhamos todos os motivos para desistir p causa da chuva e mesmo assim fomos e aproveitamos MUITO!!!

- camping Picareta extremamente recomendado pela hospitalidade do Seu Chico, pela localização e beleza do lugar

- é extremamente necessário estar de carro ou alugar uma 4x4 para fazer os passeios pois as atrações são longe uma da outra na minha opinião..

- Acho muito legal fazer a trilha que liga a parte baixa da alta da Casca Danta

- Torcer para ter mais sorte que a gnte para ver tamandua ou lobo guará!!!

Vou postar algumas fotos em breve

Abraço e boa viagem..espero ter ajudado quem esta programando uma visita a Serra da Canastra!!!!

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Demorou um pouco mais aqui estão algumas fotos da viagem!!!!

20120722175421.JPG

20120722175636.JPG

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120722175900.JPG 500 375 Legenda da Foto] [Nosso camping em São Roque de MInas]

20120722180258.JPG

20120722180806.JPG

20120722181006.JPG

Boa viagem

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Olá Paulo!

Adorei seu relato. Estou vendo de ir conhecer a Serra da Canastra no feriado do dia 2/11 e realmente estávamos pensando em acampar... seu relato me deu ainda mais vontade.

Vc poderia me falar onde alugou o 4 x 4? Se tiver como já deixar ok já deixamos...

Obrigada

• Membros
Postado

Olá Robertausf

Que bom que o relato tenha ajudado. Então próximo a estrada que vc pega para ir para o camping tem um restaurante que não lembro o nome e lá eles fazem esse passeio na 4x4... Cabe aproximadamente 10 pessoas em cima mais umas 4 dentro da caminhotene.. então chegando lá vc pode reservar que é tranquilo!!!

Tenho cteza que vc vai gostar da Canastra e do camping Picareta do Seu Chico Chagas...

Boa viagem .. aproveite bastante!!!

• Membros
Postado

Olá Marcio e Marina!

Na realidade tivemos que mudar os planos e iremos ficar em Delfinópolis... caso também mudem os planos nos encontramos por lá.

Paulo, grata pela dica mas infelizmente não será dessa vem em São Roque.

• 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...