Ir para conteúdo

1° Mochilão SÓ BOLÍVIA. Ajuda no roteiro!

ThonRR

Posts Recomendados

• Membros

Galera, depois de ler, ler e ler vários tópicos aqui no Mochileiros.

Finalizei um roteiro. Pretendo fazer um mochilão só em BOLÍVIA. Vou dia 5/07 e volto dia 19/07.

O roteiro ficou mais ou menos assim:

05 - Chegada em Santa Cruz

06 - Samaipata

07 - Samaipata

08 - Valle Grande

09 - Sucre

10 - Potosi

11 - Uyuni

12 - Uyuni

13 - Uyuni - Oruro

14 - La Paz

15 - La Paz

16 - Copacabana

17 - Copacabana

18 - Cochabamba

19 - Santa Cruz - SP

Gostaria de opinião, se não está muito apertado ou a logística pode dar errado em alguma situação...

Minha inexperiência me deixa nervoso, mas ao mesmo tempo animado para curtir essa aventura!

Aguardando ajuda e se tiver alguém que fará uma mochilada parecida por essa data só avisar, quem sabe não vamos juntos! =D

Éverton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores

eai, tudo na boa??

Creio que sera muito corrido, pouco tempo para muitos lugares, mas enfim...

Apenas acrescentaria um dia em Potosi, para vc fazer o passeio da mina de Cerro Rico, é fantastica a história dos mineiros, um povo muito sofrido, vale a pena conhecer...

quanto a Sucre, eu cheguei cedinho e andei o dia todo, saindo para Potosi d tardezinha... então, se puder ficar um dia a mais la tudo bem, senão, chegue cedinho e ja faz um passeio pela cidade, ela é muito linda...

La Paz tem muita coisa bakana para fazer, como a descida de bike pela estrada da morte (imperdivel) e escalar uma montanha para ver neve... muito fera tb rsrsrs então acho que iria precisar d pelo menos tres a quatro dias na cidade...

Em Copacabana, reserve um dia para dormir na ilha do Sol, um lugar mágico... fazer a travessia dela, andando, tem uma vista deslumbrante...

no final do seu roteiro, tenho quase certeza de que vc nao conseguirá pegar um onibus direto de Copacabana para Cochabamba, sendo necessário ir para La Paz e depois partir para Cochabamba... reserve um dia para essa viagem...

o outro trajeto, de Cochabamba a Santa Cruz tb é muito demorado, estrada horrivel, então tb perderá um bom tempo nessa viagem.

Uma opção, se vc estiver sem jeito algum d adicionar uns dias, é vc pegar um voo de La Paz direto para Santa Cruz. No ano passado, achei que compensou o voo, pq paguei barato, aproximadamente 140 reais... ou seja, para quem esta com o tempo apertado e querendo ganhar uns dias a mais, vale a pena...

espero ter ajudado com algo

qualquer duvida é so avisar q se eu souber sera um prazer em ajudar..

abraços e otima trip...

A Bolivia é um lugar mágico, tenho certeza que ira se encantar por aquele País.

t++ ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário

• Colaboradores

Oi Everton!

Viajar para Bolivia, que delicia!!!

Fiz essa mesma viagem em jan/2011 com mais 3 amigas. Foi incrivel! Aq na minha assinatura tem o link para o video que fiz sobre a nossa viagem, dá uma olhadinha para ver oq te espera :wink:

Qto ao teu roteiro:

- confirme se ha trens Uyuni para Oruro na data q vc quer e RESERVE pela internet. Essa epoca de ferias as passagens acabam rapido. Eu reservei e vi muita gente tendo que ir de onibus ou adiar em 2 dias o roteiro porque nao tinha mais passagem para comprar na hora. Na epoca nao precisei pagar nada para reservar.

- Oruro nao tem nada para fazer.

- Se puder fique um dia a mais em La Paz, tem muita coisa para ver la.

- Na cidade de Copacabana em si nao tem NADA, é feia e suja. La oq interessa é a Ilha do sol. Linda demais!!! Saia de La Paz bem cedo, vc vai chegar em Copa na hora do almoço, coma algo rapido e pegue o barco para a ilha (acho q eles saem por volta das 13h/14h), vc vai chegar na ilha no meio da tarde. Fique por la até a tarde do dia seguinte, volte para Copa e pegue o onibus para La Paz. Assim vc vai chegar em La Paz a noite. Durma la, aproveite o dia seguinte na cidade e depois va de aviao de La Paz direto para Santa Cruz. Cochabamba nao tem NADA, melhor usar esse dia em La Paz.

- Tente fazer o maximo possivel de trechos de aviao, pois as estradas na Bolivia sao peeeeeessimas e os onibus piores ainda! Entao pequenas distancias acabam sendo percorridas em um tempo absurdamente longo. De La Paz para Cocha vc vai gastar umas 10h, e direto para Sta Cruz umas 18h! É um dia perdido no seu roteiro, sendo que de aviao vc gasta 30 min e nao é taaaao caro assim.

- Compre suas passagens no site da Boa (http://www.boa.bo) , eles tem escritorio em SPaulo.

- Se for comprar presentinhos para a familia compre em La Paz ou em Copa. Os preços se equiparam, mas em La Paz tem mais variedade. Em Potosi e Sucre sao mais caros. Em Sucre é legal comprar chocolates, os com quinoa são bem originais e super a cara da Bolivia.

- Cada regiao da Bolivia tem a sua cerveja especifica que leva o nome da região (Paceña em La Paz, Potosina em Potosi, Sucreña em Sucre, e por assim vai). Prove todas!!!!! A q eu mais gostei foi a sucreña. :wink:

- tome muita agua/cha de coca para aliviar os sintomas do mal de altitude, principalmente pq vc vai ter pouco tempo para se aclimatar e vai logo começar pelo mais alto q é Potosi.

- Prepare-se para o frio. Eu não sou uma pessoa friorenta, ate gosto de frio, mas mesmo em janeiro, eu sentia frio a noite e muito mais frio em Potosi.

- Vc ja definiu os hostels? Em La PAz eu recomendo o Loki, tem um bar bem legal e chuveiro quentinho e em Sucre eu recomendo MUITO o Casa Verde B&B, lindo, limpo, confortavel e com o melhor cafe da manha q vc vai tomar na Bolivia.

Abs, e ooootima viagem!

Link para o comentário

• Membros

Oi Bruno e Marla, muito obrigado pelas dicas.

Veja como ficou meu roteiro depois de suas ajudas. MAS ainda tá cheio de dúvidas, veja se podem me ajudar. Coloquei as perguntas durante o roteiro.

Muito OBRIGADO novamente.

Chegarei em Santa Cruz no dia 5 ao 12h mais ou menos. Daí de lá já partirei para Samaipata, chegando à noite.

NO dia 6 em Samaipata pretendo visitar o Zoológico/ Museu Arqueológico e o Sítio Arqueológico de El Fuerte (será que consigo fazer essas visitas tudo em um dia e partir à noite para Valle Grande?)

NO dia 7, em Valle Grande, fazer a Ruta del Che - li no fórum que tem um guia chamado Félix que é espetacular, ir à lavanderia e aos Museus. Aqui não posso esquecer de logo de manhã reservar passagem para Sucre. É necessário? Dormirei na viagem para Sucre ou pegarei Hostel em Sucre?

Em Sucre, no dia 8, visitarei o Parque dos Dinossauros e Parque Cretácico. Pegando táxi para Potosi - segundo informações, aqui tomar comprimidos para Soroche e mascar muita folha de coca.

Chegarei de manhã em Potosi? dia 9. Dá para fazer o passeio pelas Minas? ou Casa da Moeda e Águas Termais? Pois pretendo nesse mesmo dia ir à Uyuni. ônibus para Uyuni saem às 19h ou 20h30.

Chegarei de madrugada em Uyuni, dia 10. Amanhecendo já ir atrás do passeio para o Salar - passeio de 3 dias. Reservar o trem para Oruro: antes da viagem à Bolívia ou de manhã em Uyuni?

Dia 12 de madrugada, quinta-feira, pegar o trem com destino à Oruro às 1h45 chegando em Oruro às 9h10 +-.

Dia 13 em Oruro, fazer a Rota do Parque Nacional de Sajama? dá tempo de fazer em um dia? e à noite partir para La Paz? e como irei à La Paz de Oruro?

Dia 14 La Paz, chegarei de manhã ou à tarde? Fazer Chacaltaya + Valle de La Luna. Tiahuanaco - Tiwanaku. Downhill Coroico. Qual a ordem desses passeios seria melhor? Qual fazer primeiro?

Dia 15 ainda estarei em La Paz. Durmo aqui ou pego micro-ônibus à noitinha para Copacabana?

Dia 16, Copacabana. Passeio pela Ruta Sagrada de la eternidad de los Incas - trekking 10km +-/ Catedral de Nossa Senhora de Copacabana. Fico dois dias aqui em Copacabana ou já volto para La Paz no msm dia ou no dia 17?

Dia 17, La Paz ou Copacabana??? à noite ou à tarde pegar ônibus para Cochabamba?

Dia 18, Cochabamba. Feira de La Cancha. Parque Municipal. Teleférico (subir de teleférico e descer pelas escadas?). Cristo Señor de La Concórdia. Pegar van para Santa Cruz (vans demoram 8h +- e ônibus demoram 12h - tenho que chegar ao aeroporto de Santa Cruz antes das 12h, voo sai às 14h)

Dia 19, Santa Cruz - descansar para pegar o voo

Será que consigo fazer tudo isso??

Vocês acham que é melhor comprar roupas aqui no Brasil ou em Santa Cruz ou Sucre consigo mais barato? Se consigo onde ficam as lojas, mais ou menos, para roupas de frio? Afinal vou ao Salar e lá é frio! rs

Abraço, mochileiros

Éverton

Link para o comentário

• Colaboradores

Nossa Everton, acho que seu roteiro precisa ser um pouco mais lapidado. Tem MUITA coisa para poucos dias. Vc nao está considerando que na Bolivia as distancias e os meios de transporte são GRANDES complicadores de qq roteiro.

Dias 5, 6 - não posso dizer nada sobre Samaipata e Valle Grande.

Dia 7 - para ir para Sucre, dado que vc tem pouquissimo tempo e que é uma viagem terrivel e longa para fazer de onibus, sugiro q volte para Sta Cruz e lá pegue um voo para Sucre. A viagem é muito ruim, vc vai perder quase um dia para chegar de onibus e, a nao ser que vc tenha sono de pedra, nao vai dar para descansar nada. Va de aviao, compre a passagem o qto antes para nao correr o risco de ficar sem na hora. O seu roteiro esta muito apertado para ter esse tipo de imprevisto. Talvez vc deva dormir em Sta Cruz e pegar o primeiro voo para Sucre no dia 8, chegando la cedinho.

Dia 8 - passeie pelo centro de Sucre, o Parque dos Dinossauros é bem para criança. Eu achei bem bobo, mas se vc quiser ir não vai dar tempo de fazer nada alem. No final do dia pegue o ônibus para Potosi, vc chegará na cidade bem a noite. Durma BEM!!! Juntar a altitude com o cansaço não vai ser nada agradável.

Dia 9 - Vá a Casa da Moeda pela manha cedinho e a tarde vá as aguas termais se der tempo. O passeio das minas vai exigir um tanto do seu fisico. Em Potosi ja nao tem oxigenio, se meter em um buraco apertado, cheio de poeira e com menos ar ainda nao vai ser divertido, pode apostar. Parta o mais cedo possivel para Uyuni para poder descansar la. A viagem é chatinha, demora umas 4 horas e boa parte da estrada é de terra e balança PARA CARAMBA. Leve algo para comer no onibus, vc provavelmente nao vai achar nada para comer qd chegar em Uyuni, leve Soroche Pills e uma garrafa grande de agua.

Dia 10, 11, 12 - Salar (como vc ta com pouco tempo, considere fazer o passeio de 2 dias).

Dia 13 - acho melhor vc cancelar a parada em Oruro e seguir direto para La Paz. Essa rota no Parque Nacional de Sajama vai exigir um deslocamento, pq a entrada do parque é no meio do caminho entre Oruro e La Paz, vai ser um vai e volta, com correria, vc nao vai conseguir ver nada direito. Chegando em Oruro pegue o onibus direto para La Paz. Vc vai chegar la no meio da tarde. Dê uma volta na cidade e reserve o passeio para o dia seguinte em uma agencia + Downhill + onibus turistico para Copa.

Dia 14 - Vc vai ter que escolher entre DOIS passeios, nao tem como fazer tudo q vc citou. Escolha: Tiahuanaco OU Chacaltaya+Valle de la Luna.

Dia 15 - Downhill. Durma em La Paz

Dia 16 - Pegue o onibus turistico para Copacabana, ele passa nos hoteis pegando as pessoas e é mais rapido pq nao fica parando no caminho para o povo subir e descer como os onibus normais. Vc vai chegar em Copa na hora do almoço. Pegue o primeiro barco para a ilha. Durma la.

Dia 17 - Acorde cedo, faça a trilha que atravessa a ilha, pegue o barco de volta para Copa no meio ou no fim da tarde. Chegando la, veja se tem onibus partindo para La Paz, compre a passagem e va correndo dar uma olhadinha na igreja de nossa senhora copacabana (é tudo pertinho), pegue o onibus e volte para La Paz.

Dia 18 - Fique em La Paz, vá ao Chacaltaya ou Tihuanaco (oq tiver ficado faltando), pegue um voo para Santa Cruz ou durma em La Paz e pegue um voo no dia seguinte cedinho.

Dia 19 - voo

NÃO dá tempo de ir a Cochabamba, nao tem como... nem mesmo se vc fosse de aviao de La Paz para Cocha e depois de Cocha para Sta Cruz. Ia ficar muito corrido, não vale a pena.

Compre oq vc tiver que comprar aq no Brasil. Vc nao vai ter tempo de ficar procurando loja de roupa em Sta Cruz. Para o Salar vc vai precisar de 2 bons pares de meias quentes, uma undewear comprida (se vc nao se incomodar pode comprar uma legging de mulher mesmo e usar por baixo da calça jeans, sai muito mais barato e resolve tanto qto. Um Flece (na Decathlon vc acha por preços bons) e jaquetas q vc ja tenha, luva, touca, cachecol. Tenha em mente que o segredo é se vestir em camadas, é isso que vai te aquecer, nao uma unica roupa magica. E se vc nao pretende viajar sempre para lugares muito frios não vale a pena investir uma baita grana (mesmo comprando na Bolivia) em roupas especiais para deixar mofando no armario.

Pensa bem nesse seu roteiro pq tem muita coisa nesse e pouquissimo tempo, e como eu disse la em cima, não dá para confiar nas estradas bolivianas. Qd puder vá de aviao! Vale muito a pena e o gasto nao é tanto.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...