Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Blz Josimar.

Valeu pelos parabéns.

Minha intenção é sempre essa mesmo.

Divulgar p/ que outras pessoas possam fazer também.

Não acho correto trilhas ficarem sendo monopólio de uma ou outra agencia ou de alguém que foi lá, mas acha que é dono da trilha e não quer divulgar p/ ninguém. Se não fosse o Júlio, que conhece muita da região, essa trilha com certeza tendia a se fechar.

E entrando pelo Bairro Alto com certeza dá p/ fazer essa trilha sem maiores problemas.

É só ter experiência em trilha em mata fechada.

Vc viu que pelas fotos, o trecho bem fechado da trilha está mesmo quem entra pela Fazenda Pico do Paraná, o que eu desaconselho a fazer. Ali não é um local bom p/ iniciar a trilha.

Pelo menos até Disco Porto e a Janela da Cotia dá p/ serem feitos em 1 fds sem correria.

No PR ainda retorno, mas p/ fazer o Marumbi, passando pela Trilha do Itupava.

Mas não p/ breve, pois quero ver se fico 1 semana lá no camping fazendo todas as trilhas, indo e voltando em 1 dia.

Abcs

Ola augusto, mil vezes parabens pelo relato muito bem feito.....

Entao sou morador de curitiba esse ano ja fiz 2 vezes o caminho do itupava, 1 pico parana, 1 conjunto marumbi. e cada vez mais me interreso pela picada do cristovão, se um dia for devolta me avise....

E mais uma vez parabéns.....

• Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

Obrigado mais uma vez augusto. Entao vou seguir o teu ocnselho e ainda esse ano vou fazer a trilha começando por porto de cima. Sobre a trilha do itupava e o marumbi é totalmente increvel vc vai adorar... no meu orkut tem umas fotos da trilha do itupava e do marumbi se vc tiver orkut me procure pelo meu emai: jccubis@gmail.com.....

Conheço bem os dois a trilha e o conjunto se quiser uma ajuda é só pedir... Abraços

• Membros de Honra
Postado

Iniciar a pernada de Porto de Cima pode ser uma boa pra atingir as Janelas de Cotia e Conceicao sim, mas nao sei se vale pra concluir o Cristovao ate o planalto sem guia ou alguem q ja a conheca, dada q a picada raramente é palmilhada, estando boa parte fechada. No caminho, alem das Janelas, recomendo dar uma passada na Piscina do Elefante e, bem proxima, as ruinas da antiga usina q abastecia a regiao. Ela ta engolida pelo mato de tal forma q lembra um templo hindu ou guatemalteca..vale a pena conferir.

http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/89/89#photo=30

Mas o Cristovao e Itupava sao apenas dois extremos, respectivamente, de picada menos e mais conhecida dos trocentos caminhos coloniais existentes no sul. Tem tb o Caminho do Arraial, dos Ambrosios (este com visual espetacular do Monte Crista!) e Caminho de Cubatao. Se quiser mais infos recomendo o livro do proprio Julio Fiori, q é mto interessante e contem mapas didaticos de tds essas veredas dessa regiao. Uma leitura obrigatoria e agradavel a quem é adepto de caminhadas no mato.

http://altamontanha.com/news/17/news/news_item.asp?NewsID=125

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

olá Augusto,

eu estive na Conceição ano passado, achei mágico o lugar; só agora que vi seu relato. Estamos programando de voltar amanhã lá com um amigo que está com muita vontade de conhecer.

Parabéns pelo relato !

Alexandre Carrano

• Membros de Honra
Postado

Fala Alexandre, blz?

Chegou a ir até o fim do túnel?

Até tinhamos pensado em chegar, mas encontramos alguns morcegos e aí desistimos.

Chegamos até o fim na Janela da Cotia e encontramos várias estalactites e estalagmites. Conheceu esse lugar?

Valeu

olá Augusto,

eu estive na Conceição ano passado, achei mágico o lugar; só agora que vi seu relato. Estamos programando de voltar amanhã lá com um amigo que está com muita vontade de conhecer.

Parabéns pelo relato !

Alexandre Carrano

• 8 meses depois...
  • Membros
Postado

Cara animal esta tua aventura.

Estive estes dias atras acampando no disco porto.Acho aquele lugar maravilhosa com uma vista fantástica.

Estou começando a estruturar uma descida pela trilha do Cristóvão no feriado de 7 de setembro e o teu relato caiu no momento certo.

Não fazia ideia de como estava o caminho e agora tenho ideia do que vou encontrar.

Parabéns,

Miguel

• Membros de Honra
Postado

Mestre Augusto!

Está anotada mais uma no caderninho! A Trilha do Cristóvão! Já tinha ouvido falar muito neste caminho aqui do PR mas nunca tinha visto relato a respeito. Vou dar uma pesquisada e começar o planejamento. O seu ótimo relato com certeza será útil.

Abraço,

• Membros de Honra
Postado

Blz Miguel.

Fala Getúlio, blz?

Muito cuidado hein p/ vcs que pretendem fazer essa trilha. O mato tá muito alto em alguns trechos.

Em vários momentos tivemos que usar o facão e no trecho entre as 2 janelas só foi vara mato, mas nada impossível.

Não sei como tá hoje em dia, mas como antigamente ali era uma estrada provavelmente vcs não terão problemas.

Eu até recomendo vcs entrarem por Bairro Alto, porque aí dá p/ conhecer as 2 janelas e acampar em Disco Porto.

A trilha que vem lá da Fazenda do PP não tem muito visual e é muito vara mato.

No mais é só tomar cuidado com as jararacas.

Abcs

• Membros de Honra
Postado

Olá Augusto!

Obrigado pela dica. Realmente acho melhor partir do Bairro Alto. A idéia é ir agora no inverno seconseguir um tempinho livre, então as jararacas deverão estar com frio e, portanto, menos ativas... ::otemo::

Abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...