Colaboradores davlav Postado Maio 31, 2012 Colaboradores Postado Maio 31, 2012 Pessoal, acabei de chegar de lá e nas minhas pesquisas anteriores vi vários relatos de como é difícil utilizar o metro de NY e que é normal pegar o metro no sentido errado. Como não concordei muito com isto, resolvi escrever logo sobre o assunto, antes que a preguiça vença. É bem verdade que existem algumas diferenças que precisam ser observadas para não entrar em furada. Seguem as minhas observações: 1 - Dependendo do número de dias compre um passe pois vale também para os ônibus e provavelmente você vai precisar de andar neles. Paguei 29 dólares pelo de sete dias, com o unitário saindo por 2,5 dólares. Pode-se comprar nas máquinas ou nos guiches com empregados que algumas estações possuem. 2 - A maioria dos metros pelo mundo coloca a primeira e a última estação como forma de você se orientar. Lá normalmente eles também usam a sinalização Uptown e Dowtown, que não chega a ser um problema. Up é no sentido norte e Down para o sul. Na prática se você esta na 34th st e vai para a 86th st você está subindo, vá para Up. Se você está na 34th st e vai para a 17th st, você está descendo, para o sul, pegue Down. 3 - Importante: em alguns cruzamentos existem quatro "buracos" do metro. Em muitos lugares qualquer um serve, depois você escolhe o destino. Lá não. Dois são para um lado e dois são para o outro. Provavelmente você vai entrar em um "buraco" querendo ir para UP e só vai ter a opção para Down. Precisará sair e atravessar a rua. Macete para saber os buracos certos: Se você souber a direção para onde vai, imagine-se no meio do cruzamento olhando nesta direção. Os acessos que servem são os da direita. Os trens andam como os carros, pela direita. Atenção: é apenas para se imaginar...cuidado para não ser atropelado...... 4 - Outro detalhe: existem quatro pistas de trem em cada estação, duas indo e duas vindo. O que significa? Que existem trens paradores, que servem todas as estações e existem os trens expressos, que passam pela pista de fora e só param em algumas estações. Logicamente você estará com um mapa do metro na mão e ele mostrará claramente quem para em qual estação. 5 - Veja as informações dos horários de circulação. alguns não rodam todos os horários. Detalhe: alguns não funcionam todos os dias. Estava esperando a linha B até que vi numa placa: only in woorkdays......ou algo parecido. 6 - Arranje também um mapa dos ônibus pois eles trabalham integrados com o metro. Por exemplo: Se você está em um lado do Central Park e que ir para o outro de metro, terá que pegar três trens. Por outro lado existem duas linhas de ônibus, a 79 e a 86 que trabalham basicamente na horizontal, indo e vindo, cruzando o Central Park. Qual o motivo das linhas terem os números 79 e 86? Porque eles trafegam por estas ruas. Ou seja, as coisas são bem lógicas. Bem, lendo o que escrevi até parece um pouco complica, mas tendo atenção e consultando sempre o mapa do metro, não tem erro. Detalhe: todas as observações valem apenas para Manhattan, não sai de lá, mas provavelmente valem para o resto. Abraços, Citar
Membros pc$rider Postado Junho 5, 2012 Membros Postado Junho 5, 2012 Excelente dica, davlav. Parece que dá pra comprar o mapa do metro na estação, certo? Andei dando uma pesquisada no mapa e fiquei surpreso como tamanho da malha. Daqui a 40 dias estarei chegando e vou usar muito o metrô. Citar
Colaboradores davlav Postado Junho 5, 2012 Autor Colaboradores Postado Junho 5, 2012 Como no meu guia de turismo já tinha um mapa, eu não me preocupei em procurar outro. Mas li em algum lugar que existe e é gratuito. No mais, não se impressione com o tamanho, é só dar uma estudada antes que não haverá problemas. Abraços, Citar
Membros RBAV Postado Dezembro 29, 2012 Membros Postado Dezembro 29, 2012 Parabéns pelas explicações. Maravilhoso!!! Citar
Membros de Honra paulorco Postado Dezembro 30, 2012 Membros de Honra Postado Dezembro 30, 2012 Oi, eu fiz um relato de minha viagem a NY, onde também falo sobre como usar o metrô, com mais detalhes sobre as diferenças entre os trens locais e expressos. Também tem lá a descrição de como funciona o AirTrain que liga o aeroporto JFK ao metrô. O link está na assinatura. Abç. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.