Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Pessoal,

acabei de chegar de lá e nas minhas pesquisas anteriores vi vários relatos de como é difícil utilizar o metro de NY e que é normal pegar o metro no sentido errado. Como não concordei muito com isto, resolvi escrever logo sobre o assunto, antes que a preguiça vença.

É bem verdade que existem algumas diferenças que precisam ser observadas para não entrar em furada. Seguem as minhas observações:

1 - Dependendo do número de dias compre um passe pois vale também para os ônibus e provavelmente você vai precisar de andar neles. Paguei 29 dólares pelo de sete dias, com o unitário saindo por 2,5 dólares. Pode-se comprar nas máquinas ou nos guiches com empregados que algumas estações possuem.

2 - A maioria dos metros pelo mundo coloca a primeira e a última estação como forma de você se orientar. Lá normalmente eles também usam a sinalização Uptown e Dowtown, que não chega a ser um problema. Up é no sentido norte e Down para o sul. Na prática se você esta na 34th st e vai para a 86th st você está subindo, vá para Up. Se você está na 34th st e vai para a 17th st, você está descendo, para o sul, pegue Down.

3 - Importante: em alguns cruzamentos existem quatro "buracos" do metro. Em muitos lugares qualquer um serve, depois você escolhe o destino. Lá não. Dois são para um lado e dois são para o outro. Provavelmente você vai entrar em um "buraco" querendo ir para UP e só vai ter a opção para Down. Precisará sair e atravessar a rua. Macete para saber os buracos certos: Se você souber a direção para onde vai, imagine-se no meio do cruzamento olhando nesta direção. Os acessos que servem são os da direita. Os trens andam como os carros, pela direita. Atenção: é apenas para se imaginar...cuidado para não ser atropelado...... :D

4 - Outro detalhe: existem quatro pistas de trem em cada estação, duas indo e duas vindo. O que significa? Que existem trens paradores, que servem todas as estações e existem os trens expressos, que passam pela pista de fora e só param em algumas estações. Logicamente você estará com um mapa do metro na mão e ele mostrará claramente quem para em qual estação.

5 - Veja as informações dos horários de circulação. alguns não rodam todos os horários. Detalhe: alguns não funcionam todos os dias. Estava esperando a linha B até que vi numa placa: only in woorkdays......ou algo parecido.

6 - Arranje também um mapa dos ônibus pois eles trabalham integrados com o metro. Por exemplo: Se você está em um lado do Central Park e que ir para o outro de metro, terá que pegar três trens. Por outro lado existem duas linhas de ônibus, a 79 e a 86 que trabalham basicamente na horizontal, indo e vindo, cruzando o Central Park.

Qual o motivo das linhas terem os números 79 e 86? Porque eles trafegam por estas ruas. Ou seja, as coisas são bem lógicas.

Bem, lendo o que escrevi até parece um pouco complica, mas tendo atenção e consultando sempre o mapa do metro, não tem erro.

Detalhe: todas as observações valem apenas para Manhattan, não sai de lá, mas provavelmente valem para o resto.

Abraços,

• Membros
Postado

Excelente dica, davlav.

Parece que dá pra comprar o mapa do metro na estação, certo?

Andei dando uma pesquisada no mapa e fiquei surpreso como tamanho da malha.

Daqui a 40 dias estarei chegando e vou usar muito o metrô.

• Colaboradores
Postado

Como no meu guia de turismo já tinha um mapa, eu não me preocupei em procurar outro. Mas li em algum lugar que existe e é gratuito.

No mais, não se impressione com o tamanho, é só dar uma estudada antes que não haverá problemas.

Abraços,

• 6 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

Oi,

eu fiz um relato de minha viagem a NY, onde também falo sobre como usar o metrô, com mais detalhes sobre as diferenças entre os trens locais e expressos. Também tem lá a descrição de como funciona o AirTrain que liga o aeroporto JFK ao metrô.

O link está na assinatura.

Abç.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...