Ir para conteúdo

Posso viajar só com a identidade?

grfranco

Posts Recomendados

• Membros

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2011/08/17/aprovada-lei-que-estabelece-validade-para-carteira-de-identidade

Projeto que estabelece prazo de validade para as carteiras de identidade foi aprovado nesta quarta-feira (17) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa , e segue agora para sanção presidencial. De acordo com o PLC 188/10, as carteiras facultativas, para menores de 18 anos, valerão por até 10 anos. Já a identificação obrigatória, a partir dos 18 anos, deverá ser obrigatoriamente renovada depois de 20 anos.

Link para o comentário
  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra

Karina

Sinceramente não gostaria de te dar essa resposta, mas quando entrei no Chile, foi de longe o trâmite mais chato de todos os países da Am. do Sul pelos quais passei.

Vou torcer para você não ter nenhum problema, mas já vá com o espírito preparado.

Intééé

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Paulorco, acho que voce não leu a parte em que disse, que a identidade não ficara pronta a tempo, e nem o passaporte.

Moro em Minas Gerais em Uberlandia, e me disseram que precisam enviar a BH para registrar minha digital. Isto leva 60 dias, sendo que minha viagem é daqui uma semana.

Ate mesmo o passaporte, não ficara pronto a tempo, pois são necessarios 6 dias uteis, e por conta dos feriados tambem não dara tempo.

Eu não tenho escolha, eu irei com a identidade com um pouco mais de 10 anos, no caso, ela esta com 10 anos e 3 meses. Não estou muito diferente na foto dela. Meu medo é mesmo com a data da expedição. Por lei, identidades com mais de 10 anos não terão validade.

Minha duvida é, se realmente eles perdem tempo fazendo continhas pra ver se realmente esta vencida. Pela foto, creio que não havera problemas.

Por isso minha pergunta, é se alguem sabe como funciona, se eles realmente verificam, e se cobram propina por ver a irregularidade.

Ja fui ao Paraguai, e nem identidade me pediram.

Karina,

tenha muito cuidado somente com a polícia chilena, lá não tem esse "negócio" de proprina(pode dar cadeia mesmo).....no resto, se "acharem" alguma divergência, pode ser "negociado"!

Eu ainda acho que vc poderia ir até a delegacia de polícia da tua cidade, e conversar com os responsáveis..... em brasilia, emitiram uma carteira de identidade com prazo de validade de 3 meses na época.

Na entrada dos paises vão lhe solicitar CI e identidade para vc pegar o tramite.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Karina,

A sua maior preocupação é com a constatação por parte dos policias referente ao prazo de validade da carteira, certo! esse problema não existe no nosso caso(brasileiros).....

O quê pode dar problema é se sua foto que tá na CI está muito diferente.... como vc disse no início que a foto não mudou quase nada, acho que vale ir.....

Se por acaso se sentir insegura, até prá viajar tranquila, pergunte ao seu amigo se vc for direto a belo horizonte, conseguirá tirar a segunda via em 1 ou 2 dias.....senão....é viajar e relaxar.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Karina,

Como todos já disseram, RG não tem validade.

Fica esperta na Bolívia! Os caras adoram deixar vc entrar pela fronteira sem dar visto, pra depois vc cair na mão de corruptos! Guarde todas as passagens q vc tiver na Bolívia... eu fui com passaporte e deu o maior trabalho pra conseguir o visto de turista. Entrei pela fronteira de Corumbá, não tinha 1 policial no lado boliviano. Em Sta. Cruz não me deram o visto, pois não tinha passagens de Puerto Suarez à Sta. Cruz e depois me pediram uma propina alta para não ser extraditado. Um amigo q estava com RG tb teve os mesmos problemas. Depois q regularizamos os vistos na imigração de Sucre, não tivemos problemas.. nem na Bolívia e nem no Peru... Chile é do Mercosul, então tb não há problemas em viajar com o RG. Boa viagem

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

- RG em bom estado emitido a menos de 10 anos

PS: não custa frisar o que está no parágrafo único do artigo primeiro, documento precisa estar em bom estado e não gerar dúvidas sobre o reconhecimento da pessoa.

Pretendo ir pro Uruguai no final do ano, na foto da identidade estou com o cabelo curto, recém cortado e hoje em dia o cabelo cresceu e tá muito grande. Será que eu posso ter problemas? É provável que eu vá cortar até lá, mas não vai ser nem de perto como na carteira da identidade.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho exagero cortar o cabelo só p/ ficar igual ao do RG, a não ser que o cabelo grande mude totalmente a aparencia, fazendo parecer outra pessoa.

Qdo passar pela fronteira, é só prender o cabelo e deixar como se fosse um "rabo de cavalo".

Fica aparecendo que o cabelo tá bem curto, igual ao do RG, e depois de passar pela Imigração é só soltar o cabelo e pronto.

Abcs

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...