Ir para conteúdo

Porto de Galinhas

marcelnobre

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado
Será que se deixar pra negociar as pousadas em PG na hora entre os dias 04 a 08/05 é tranquilo? Ou devo já reservar com antecedencia?

Essa época deve ser tranquilo. Mas sempre é bom dar uma olhada na internet pra ver preços e localização, assim economiza tempo sabendo o que vc procura qdo chegar lá.

O que vcs indicam para os dois primeiros dias ja que a maré nao vai estar boa?

Ilha de Itamaraca? Cabo de Sto Agostinho?

To pensando em alugar um carro no aeroporto e parar em Sao Miguel dos Milagres (3hrs de Recife) e Ficar 02 dias conhecendo a Costa dos Corais (Carro Quebrado, Barra de Sto Antonio, S. Miguel dos Milagres).

Me ajudem!

Mario,

As locadoras geralmente entregam o carro sem custo em Porto de Galinhas, assim economiza algumas diárias (pq lá não vais precisar) e pode pegar no seu último dia por lá p/ir até Alagoas e devolver em Recife na volta. Foi +- como fiz (fui até Maceió).

Fiquei na dúvida agora sobre qual visitar:

Ilha de Santo Aleixo ou Itamaracá, qual vcs sugerem?

Pq sei que nao vai dar pras duas.

Só conheço Itamaracá, mas pelas fotos, pela distância e pelo fato de Santo Aleixo ser bem menos explorada, ficaria com esta. Itamaracá é região metropolitana de Recife, bem habitada, com movimento, trânsito...pra mim deixou a desejar. PS = Ponta-a-ponta é o passeio que passa pelas praias de PG: Muro Alto, Cupe, Centro e Maracaípe.

• Membros
Postado
Friba,

(...)

Boa sorte e have a nice trip.

Adália, muito obrigado.

Abaixo seguem narrativas imparciais acerca dos passeios que fiz e as minhas impressões pessoais. Você pode confiar cegamente no que eu descrever. Quanto às minhas impressões, é importante partir da ideia de que as pessoas são diferentes e que cada um tem sua própria opinião.

Algumas considerações: eu não faço nada que seja ilegal, antiético ou imoral. Não ando em táxi irregular, não faço passeio com agência sem credenciamento ou sem autorização. Você certamente conseguirá preço melhor do que aqueles que eu paguei, mas o meu dinheiro paga uma atividade lícita, paga impostos, gera emprego e renda, contribuindo para melhorar a vida das pessoas que vivem na região.

Não julgo ninguém, cada um faz o que quiser.

1) Traslado: o táxi mais barato (indicado pela pousada em que fiquei) fica em R$ 120,00 por trecho. Em Porto, eu fui abordado por um senhor que disse que faria por apenas R$ 70,00. Mas ele não é taxista credenciado. Descartei.

Como alternativa, há os ônibus da Viação Cruzeiro. São três linhas diferentes (191, 195 e 196), todas passando no aeroporto e em Porto de Galinhas, tanto na ida quanto na volta. Ou seja, tem ônibus a cada meia hora, pra ir e pra voltar.

Escolhi o executivo com ar condicionado e esperava que fosse mais limpo (R$ 10,40 cada trecho. Sem ar custa só R$ 7,10 e o convencional custa uns R$ 5,70.). Ônibus é muito mais confortável do que carro ou van. Horários e preços podem ser obtidos com uma rápida consulta pela internet.

2) Hospedagem: fique hospedado na Arandu Pousada por R$ 140,00 a diária (booking). Excelente custo-benefício.

Imagine que você vai dormir num local que estava sendo ocupado por outra pessoa antes de você. Quantas pessoas diferentes ocuparam esse local no último mês? Se você pensar bem, vai ver que hotel é uma coisa bem nojenta (imagina um motel...). Conclusão: a limpeza é o principal item a ser considerado.

A limpeza na Arandu é impecável. O quarto é espaçoso, com uma vista agradável para o mar (não dá pra ver a praia).

É perto, mas eu achei que fosse ainda mais perto. À noite, fazia o trajeto de táxi porque não há iluminação nos arredores.

O atendimento é estranho. Eles não se esforçam nada pra agradar. Mas não são sem educação, são apenas indiferentes. Pra mim, isso não tem muita importância, pois eu não fui pra lá pra fazer amigos. É lógico que um ambiente mais descontraído seria mais agradável, mas eu só ia à pousada pra tomar banho e dormir.

3) Mergulho com cilindro: fiz com a Submerso, empresa credenciada, autorizada e fiscalizada. Garantia de segurança e tranquilidade. Eu nunca havia mergulhado e gostei tanto que pretendo até fazer um curso. A minha esposa é insegura e fica nervosa com essas coisas (ela tem um problema cardíaco leve), mas ficou tranquila e nem pediu pra subir. O profissional que mergulhou com a gente foi muito paciente e educado, o passeio debaixo d'água é muito legal e é uma experiência que pretendo repetir outras vezes.

Excelente! Recomendo o mergulho e recomendo a Submerso.

Se você pretende mergulhar, faça isso em Porto. Esqueça Maragogi. Lá é lindo, mas não dá pra mergulhar com cilindro (nem precisa, pois são só 3m de profundidade). Não acredite em quem disser o contrário.

4) Praia e piscinas naturais em Porto. Muito bonita, mas é preciso, como várias pessoas já falaram, se programar para a maré baixa. Para ir até os corais, é necessário pegar uma pulseira antes na fiscalização ambiental. O problema não é pegar a pulseira, é assistir ao vídeo, que demora alguns minutos. Se você pretende ir mais de uma vez, fique com a pulseira no braço até o dia seguinte e você não precisará assistir ao vídeo de novo, apenas te darão uma pulseira nova (cada dia uma cor diferente).

Eu dei muita sorte porque peguei a maré praticamente a 0. Não é um fenômeno muito comum.

5) Ponta a Ponta de Buggy: o passeio é lindo e é a melhor e mais rápida forma de conhecer as praias. Muro Alto é estonteante e é a melhor praia desse passeio.

Dica: não fique preso às indicações do bugueiro. Ele geralmente vai te levar para o local onde tem algum benefício (almoço grátis ou comissão). Ele está à sua disposição. Fique o tempo que quiser onde quiser. Deixe claro isso antes do passeio.

Recomendo o passeio, mas da próxima vez vou ver se é possível alugar um buggy e ir dirigindo por conta própria.

Passeio realizado com a Algarve. Custo de R$ 160,00 para 4 pessoas ou R$ 120,00 se for exclusivo.

6) Ilha de Itamaracá: de longe, a pior coisa do meu passeio. Não perca o seu tempo. Uma viagem longa pra quase nada. Apenas duas coisas dignas de nota.

Na ida, na cidade de Igarassu, há a igreja mais antiga do Brasil, Igreja de São Cosme e São Damião, de 1.535. Na Bahia, há uma mais antiga, mas não é igreja, é uma capela. Ela não foi a primeira a ser construída no Brasil, foi a segunda. A primeira não existe mais. Certamente já mexeram muito na estrutura e no acabamento da igreja, de forma que eu não acredito que ainda seja a mesma igreja que foi construída em 1.535. Acho que, se fosse, a própria Igreja Católica daria mais atenção, providenciando uma melhor forma de preservá-la. Ao lado dessa igreja há um convento do século XVIII.

Na volta, a coisa mais legal foi a visita ao projeto Mamíferos Aquáticos, onde conhecemos o peixe-boi, um animal vegetariano que chega a 500 quilos. O bicho é vítima de uma covardia sem limite por parte dos caçadores. Dá dó do bicho, fiquei com pena mesmo. Um animal daquele tamanho e tão frágil. Se você cair no aquário onde ele está, o máximo que irá acontecer será ele brincar com você. Quando você descobrir a forma que os caçadores se utilizam para matá-los vai dividir comigo a compaixão por esses bichos.

Fiz esse passeio partindo de Recife (antes de ir pra Porto), com a empresa Turismo Exótico. Recomendo a empresa de turismo. Não recomendo o passeio e não faria de novo.

7) City Tour Recife/Olinda: fiz o city tour saindo de Recife. Vale muito a pena. A vista do mirante de Olinda já valeria o passeio. Eu queria fazer na parte da manhã, mas só tinha à tarde. É um pouco corrido. O ideal seria um city tour de um dia inteiro.

Embaixada dos Bonecos Gigantes (Recife): os bonecos ficaram famosos em Olinda, mas são de Recife. Vale a visita. Custa só R$ 5,00. Na mesma rua da Embaixada, há a sinagoga mais antiga da América Latina.

Durante o city tour, você vai relembrar algumas aulas de história, como aquela em que Maurício de Nassau fez um boi voar. Não lembra? Faça o passeio.

Em Olinda, nós subimos pela ladeira menos íngreme e descemos pela ladeira mais íngreme (sempre de van). Lá de cima, a vista é espetacular e dizem que o nome da cidade vem dessa bela vista. Também lá em cima tem a tapioca que ganhou diversas indicações da Veja e do Guia 4 Rodas.

Fiz esse passeio partindo de Recife (antes de ir pra Porto), com a empresa Turismo Exótico. Recomendo a empresa de turismo e o passeio, mas acho que seria melhor aproveitado se fosse o dia inteiro. Numa próxima oportunidade, farei de carro durante o dia inteiro.

8) Instituto Ricardo Brennand: na minha opinião, foi a melhor coisa de Recife. Trata-se de um museu particular, com diversas peças e objetos relacionados à época em que houve a invasão holandesa na região. Tapeçaria, objetos diversos, louças, mapas, pinturas, escritos. Muita coisa fascinante. Melhor do que qualquer aula ou livro de história poderia ser.

Além disso, há uma coleção de armas brancas. Há punhais, adagas, facas, canivetes, espadas, floretes, pequenos canhões, armaduras. Uma quantidade enorme e foi o que mais gostei.

Também há as réplicas em cera, que ficam guardadas numa sala especial, cuja porta lembra um filme de terror (ou o jogo Resident Evil 4). Enfim, muita coisa. E tudo isso num castelo de verdade (ou a réplica do que poderia ser um castelo).

Uma pena que o local só funcione de 13h às 17h. E uma pena maior ainda que eu tenha chegado lá quase às 16h, o que me obrigou a uma visita relâmpago de uma hora e meia. Mesmo que você não goste muito de história, vai gostar muito desse lugar.

Também existe a Oficina Brennand, que é do irmão do Ricardo Brennand, um artista plástico. Mas essa só funciona durante a semana e eu não visitei.

Quanto eu retornar a Porto, pretendo ir a Recife com o único objetivo de visitar o Instituto e a Oficina.

Esse passeio foi feito ao final do city tour. Não vale a pena fazer dessa forma, a não ser que o seu intuito seja apenas saber que o lugar existe.

9) Cabo de Santo Agostinho / Calhetas: no caminho há um local para banho de argila (se lambuzar de lama/barro). É opcional e custa R$ 5,00. No meu passeio ninguém quis fazer, então não paramos sequer para ver. No passeio para a Praia dos Carneiros, que faríamos no dia seguinte, tem um banho de argila já incluso.

O ponto mais bonito do passeio é onde havia um farol, hoje em ruínas. Trata-se do ponto no Brasil mais próximo ao continente africano. Um dos locais mais bonitos de toda a viagem. Uma vista deslumbrante, com pedras e um mar de um azul indescritível. Tem que andar um pouco a pé, pois a van somente vai até certo ponto. Mas compensa. O local lembra uma parte da ilha de Lost que apareceu na última temporada.

Nessa mesma parada, há uma igreja antiga (Nazaré?)

Quase no ponto de parada final (Praia de Calhetas), há uma tirolesa que desce em direção ao mar, com a extremidade fixada numa rocha na praia de Calhetas. Tem uma boa altura e um visual maravilhoso. Custou R$ 15,00 por pessoa pra descer + R$ 10,00 pelo pacote de fotos (são 40 fotos gravadas em CD, mas você pode dividir o pacote de fotos com outra pessoa. Eu paguei um pacote pra mim e minha esposa e o fotógrafo tirou 69 fotos de nós dois.).

Depois da tirolesa, descemos e ficamos na Praia de Calhetas, no Bar do Arthur. O local é muito sem graça, nada para fazer, depois que você vai às rochas (onde uma das extremidades da tirolesa está presa). Esse ponto de apoio foi a pior parte do passeio. O pessoal começou a manifestar a vontade de ir embora, nos reunimos, conversamos com o motorista da van e viemos embora muito antes do previsto. Era muito melhor ter ficado mais tempo no antigo farol.

Passeio realizado com a Algarve. Custo de R$ 40,00 por pessoa. A única coisa que eles fazem é te levar para Calhetas parando em dois ou três lugares antes. Considerando isso, é um passeio caro.

6) Praia dos Carneiros: galera, que lugar espetacular. Ninguém pode deixar de fazer esse passeio.

A van nos levou até o porto de Guadalupe, onde pegamos um catamarã para nos levar até a Praia dos Carneiros.

O catamarã parou no caminho para o banho de argila. Dizem que rejuvenesce 10 anos. Turista é bicho bobo mesmo e, mesmo que não acredite, se lambuza todo de barro. É bem divertido.

Depois seguimos para a Praia dos Carneiros. Ficamos cerca de uma hora nas piscinas naturais, que são sensacionais. Elas são rasas e os peixinhos vêm comer na sua mão (literalmente). Se você segurar a isca na mão fechada e colocá-la na água eles ficam sugando a sua pele. Isso faz cócegas e dá até um certo nervosismo porque parece que eles vão te morder. São dezenas de peixes à sua volta. Crianças vão ficar fascinadas. Se você tiver um bom snorkel, leve com você. Mas não precisa comprar ou alugar um no local, pois, além de ele ser vagabundo, as águas são cristalinas e você vê tudo.

Depois de uma hora nas piscinas naturais, saímos de catamarã para um passeio (incluso no preço). Teve aquela habitual animação por parte do staff do catamarã, em que o rapaz se esforçou muito pra animar o pessoal, pois o grupo era muito parado (grupinho chato demais. Eu era o único que estava bebendo.). Contou piada, fez apresentações, explicou acerca dos pontos turísticos, teve também um trio de forró durante todo o passeio. O passeio não foi curto, embora eu não lembre o tempo que durou.

Após o passeio, fomos levados para o ponto de apoio (Pousada Bora Bora), próximo às piscinas naturais. Antes, no passeio de catamarã, havíamos visto a Igreja de São Benedito, do século XVIII, que, segundo informações, encontrava-se da mesma forma desde então, apenas tendo sido realizadas algumas restaurações. Assim que descemos do catamarã, nos dirigimos à dita igreja. Andamos muito, muito, muito pra chegar até essa igreja. E depois pra voltar para o ponto de apoio. Quando chegamos ao ponto de apoio (Pousada Bora Bora), faltavam apenas 10 minutos para o retorno. Mas era tempo suficiente para tomar uma cerveja. Peguei o cardápio e soltei um palavrão. R$ 6,90 uma skol long neck. Um valor absurdo e estou até agora torcendo pra que esse lugar vá à falência. Uma porção de agulhinha, que custava de R$ 15,00 a R$ 20,00 em outros lugares, lá custava R$ 34,90. Foi o lugar mais caro de toda a viagem, mas sem qualquer coisa que justificasse esse preço absurdo. Nem era um restaurante especializado, era apenas uma pousada. Ainda bem que fomos à igreja e não deu tempo de gastar dinheiro nesse lugar.

Mais uma vez subimos no catamarã, desta vez a última, para retornar ao porto de Guadalupe. Mais algumas diversões a bordo. Tomei as cervejas das quais fiquei privado na caminhada à Igreja de São Benedito (quase um Santiago de Compostela hehe).

Chegamos ao porto, tomamos a van e retornamos a Porto de Galinhas.

Foi o melhor passeio de toda a viagem. Provavelmente a ordem dos eventos deve mudar de acordo com a maré. Na ordem descrita acima, pudemos fazer tudo certinho, de acordo com a maré, aproveitando ao máximo as piscinas e o passeio como um todo.

Passeio realizado com a Algarve. Custo de R$ 35,00 por pessoa. Tudo o que narrei está incluído, o que torna o passeio até barato. Se comparado ao passeio para Calhetas, está de graça.

Bom passeio a todos!

Algarve: (81) 3552-1955 / 8565-1967 / 9101-7356

Viação Cruzeiro: (81) 2101-9000

Turismo Exótico: (81) 3465-6978

Arandu Pousada: (81) 3552-1064 / 9979-9489

• Membros
Postado

Fala galera,

Tudo certo para nossa viagem. Chegaremos em Recife dia 29/04, pretendemos alugar um carro e partir rumo a Maragogi, onde fechamos hospedagem. Agora preciso de ajuda de voces quanto ao roteiro. Marquei alguns lugares que pretendo ir e gostaria de uma opinião quanto a sequencia do que visitar primeiro, tempo no local, e outros lugares que tambem vale a pena que não foram citados:

- MARAGOGI/REGIÃO

* Visita as Galés e Taóca (De acordo com a maré);

* Conhecer a Costa dos Corais (Carro Quebrado, Barra de Santo Antonio, São Miguel dos Milagres, Japaratinga);

* Passeio do Peixe Boi;

* Praia dos Carneiros;

- MACEIÓ

* Praias Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento;

* Praia do Gunga

* Conhecer o Canion do Rio São Francisco

- PORTO DE GALINHAS

* Passeio Ponta a Ponta;

* Piscinas Naturais (Ver tabua Maré);

* Praias Muro Alto, Gamboa;

* Ilha de Santo Aleixo;

* Praia de Maracaipe;

Bom, tenho 10 dias pra conhecer estes lugares. Como dividi-los? 6 dias para Maragogi/Maceió e 4 para Porto de Galinhas? Ou o contrário?

Faltou algum lugar que não posso deixar de conhecer?

Ficarei hospedado no inicio em Maragogi. Consigo fazer os passeios citados durante o dia e voltar a noite para Maragogi?

Em PG ainda não sei onde ficarei hospedado. Irei procurar la na hora.

Lembrando que faremos este passeio com nosso filho de 9 meses. É tranquilo?

Me desculpe por tantas dúvidas, mas quero que dê tudo certo nesta viagem.

Agradeço quem puder ajudar.

Joe

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

E ai pessoas!

Surgiu uma duvida aqui.

Será que o preço do taxi RecifeXPG anoite vai ser o mesmo valor que durante o dia?

To tentando fazer um roteiro aqui que incluiria Pipa/RN eu chegaria na Rodô 21:00 e queria ir direto pra PG

Sei que tem um busao da linha 191 as 23:00 mais ficaria cansativo d+

Sera que oo taxi vai cobrar os mesmos R$90,00?

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Galera,

Estou me programando pra ir à Porto de Galinhas, estou comprando a passagem aerea em um Horário mais fácil para pegar um onibus de RECIFE para PG, entrentanto estou com uma duvida o onibus linha 195 tem a parada final no Centro de PG ?

Valeu

• Colaboradores
Postado

Flavio,

Se vc pedir, o bus pode parar na estrada na altura das outras praias (Muro Alto e Cupe). Se seguir até o final, te deixará em frente ao Posto Texaco, onde inicia/termina (depende do ponto de vista hehe) o centrinho de PG. O lugar é pequeno, quase tudo é centro hehe

• Membros
Postado

Oi colegas, estou com uma grande duvida. Procurei bastante, mas ainda nao encontrei a resposta.

é o seguinte, eu vou passar uns dias em porto de galinhas, na praia do cupe, depois disso irei passar mais uns dias na praia da peroba, divida de estado pernambuco/alagoas..

será que existem vans ou onibus que faça esse percuso? me parece que ele não é tao longo, porque peroba é a primeira praia.

ocorre que o onibus da viação cruzeiro não passa o estado...

ou de taxi, qt sairia mais ou menos?

desculpem o incomodo, mas eu queria ter uma ideia antes de chegar lá oque eu vou fazer.

ah, eu vou em junho, ou seja, baixa temporada, tenho medo que tais vans não estejam em funcionamento.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...