Ir para conteúdo

Porto de Galinhas

marcelnobre

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
Acho totalmente válido a colocação do Sandro.

Não chegando ao extremo, mas um pouco mais de atenção e cuidado com o meio ambiente é OBRIGAÇÃO de todos nós!

Extremo... Algo importante para pensarmos...

Em fevereiro de 2006 estive em Porto de Galinhas e numa rápida avaliação da degradação ambiental ocasionada pela exploração inadequada do turismo foi isto que eu vi:

[picturethis=http://images.docemundodeilusoes.multiply.com/image/6/photos/40/500x500/24/165-Porto-de-Galinhas.jpg?et=0h8Sb9ql%2Bj3t%2Cp97MsE%2B3w&nmid=42474688 500 375 ][/picturethis]

[picturethis=http://images.docemundodeilusoes.multiply.com/image/6/photos/40/500x500/17/158-Porto-de-Galinhas.jpg?et=p7xfUSA%2CoLtfaZzreN%2COGg&nmid=42474688 500 375 ][/picturethis]

[picturethis=http://images.docemundodeilusoes.multiply.com/image/5/photos/40/500x500/16/157-Porto-de-Galinhas.jpg?et=MUcXZEujDcmNhCjQgAKyIA&nmid=42474688 500 375 ][/picturethis]

[picturethis=http://images.docemundodeilusoes.multiply.com/image/7/photos/40/500x500/14/155-Porto-de-Galinhas.jpg?et=9mMGVuDkOY4GJuDcme3X9A&nmid=42474688 500 375 ][/picturethis]

Toda esta formação de aspecto rochoso e sem vida é o que restou de um recife de corais mortos em decorrência do pisoteio humano. Isto é o que podemos chamar de extremo! O extremo do descaso, da falta de informação, da falta de respeito e educação, o extremo da exploração, da ganância, da conivência daqueles que se omitem e daqueles que não se importam...

Abraços.

• Membros de Honra
Postado

Sandro,

estive lá esse ano e pensei q o que vi fosse a realidade. Talvez por ter ido na baixa temporada não tenha visto a mesma coisa que vc. Fiquei meio chocado de ver as fotos.

Acho que a maior questão de lá é a falta de controle em relação a tudo. Acho que poderia haver controle diário da quantidade de visitantes, acho que podia haver um treinamento dos próprios jangadeiros, ele podia explicar o que o visitante irá encontrar na visita e alerta-los para que tentem ao máximo nao danificar nada do local. Para mim, ele tem que tomar conta do grupo que leva, os turistas não sabem nem onde pisar, se estão pisando em coral, ouriço ou outras coisas mais.

• Colaboradores
Postado
Oi gente, é bom estar de volta aos mochileiros!!

Preciso de ajuda pra minha viagem a PG em janeiro.

As dúvidas são:

Isa,

Se vc quiser tranqüilidade e não for tiver problemas de locomoção a qq hora do dia e da noite, tvz seja melhor vc ficar nas pousadas ou hotéis um pouco antes do posto de gasolina, ainda na estrada, em Borete/Cupe... mas esta opção é preferível se vc tiver um carro a sua disposição. Caso, contrario em ambas sugestões, prefira uma hospedagem localizada próximo ou no centro pra vc se locomover a vontade mesmo que seja andando.

A praia que vc se referiu é Porto... antes dela existem Borete e Cupe e depois tem a dos Camarões (deserta) e em seguida já é Maracaípe. Ou seja, para se hospedar, só em Porto, ou nas praias de antes, caso vc tenha facilidade de locomoção, pq depois de uma certa hora da noite, nem coletivo passa mais.

Quanto a seu banho de água doce, tem uma pracinha próximo ao restaurante Peixe na Telha que tem ducha, sim.

Se vc for mergulhar numa área mais deserta longe da muvuca, vc pode deixar suas coisas e ficar de olho mesmo assim. No meio do povão, fica difícil. O ponto mais cheio é o que fica em frente às piscinas. Isso é fato.

Andar a pé é até melhor e até melhor que carro pq Porto sofreu uma reforma alguns anos atrás que reduziu as áreas que podiam estacionar carro. Antes nem se via guardas na cidade. Com o crescimento acelerado, as vezes fica difícil achar uma vaga em alta temporada. Desde que vc não saia a noite achando que está numa cidade grande e nem sozinha, vc anda tranquilamente sim. Eu já fui e voltei sozinha varias vezes, mas nunca vestida de perua ou com coisas que chamassem a atenção.

Sons de carro? Só se for em Maracaípe e olhe la, pq isso acontecia no Pontal, como os carros não tem mais acesso até la....

Olha, impossivel de andar, é exagero. Mas que os fins de semana de janeiro ficam lotados, é fato. Como outras praias próximas: Serrambi, Tamandaré e São José.

gente! em PG existe sinal de NEXTEL?

Sim. Nextel pega na região metropolitana de Recife, Olinda, Jaboatão e Porto de Galinhas.

Só ainda não nas cidades do interior.

Saudações galera.

Vejo muitos recomendando as pessoas que usem chinelos por causa dos ouriços... Vocês já pararam para refletir sobre esta atitude?

Machucar os pés não podemos... Mas matar ouriços, corais e estrelas marinhas pisando neles calçados tudo bem! É isso?

Peço à todos que NUNCA caminhem sobre os corais, utilizem as jangadas; que não utilizem filtros solares, bronzeadores ou qualquer tipo de creme no corpo quando forem nadar em áreas de arrecifes e também que não comprem aquelas porcarias de rações vendidas aos turistas para darem aos peixes ou levem qualquer tipo de alimento à eles.

Praticando e difundindo estas atitudes simples contribuímos um pouco para preservar o que ainda resta e damos uma chance à natureza de se recuperar da devastação que o turismo vem causando em Porto de Galinhas.

Abraços.

Sandro,

Faço ate questão de repetir seu comentário inteiro para que não passe despercebido.

Sobre a problemática exposta, concordo, apesar de – infelizmente – ter visitado os corais e pisado tb. Quanto às comidas dos peixinhos, achei que não pudesse ser prejudicial...

Por volta de duas semanas atrás, um jornal local daqui fez uma denuncia e a prefeitura de Ipojuca resolveu tomar providências. Como o Jr disse, estivemos la em junho e pouco os jangadeiros faziam, apenas alertando os turistas para não avançarem além das bóias que demarcavam algumas áreas. Ao meu ver, essas eram pra evitar que o próprio banhista caísse dentro dos “buracos” entre corais que continham grande quantidade de peixe.

Agora, a prefeitura aumentou as áreas demarcadas e pretende fazer campanhas de conscientização, inclusive capacitando os jangadeiros para melhor orientarem os turistas e banhistas. Antes eram quase 30% de área que eram pisoteadas, agora ficou reduzida para 7%.

Antes tarde do que nunca, ne?

Mas gostei da sua colocação pra conscientizar os próximos turistas que vieram conhecer PG.

• Membros
Postado

Fala galera do mochileiros...acabei de voltar de PG e como li muita coisa aqui que me ajudou, quero compartilhar minhas experiências com vcs.

Fiquei apenas 3 dias lá, por isso não deu pra conhecer tudo, mas vou falar das coisas que eu percebi por lá.

O passeio ponta-a-ponta vale muito a pena, um dia inteiro e vc conhece (e curti) Porto de Galinhas inteiro. O bugueiro te deixa super à vontade pra curtir o qto quiser cada praia, não fica te apressando pra ir embora e tal (pelo menos o bugueiro com quem eu fui). A rota que ele fez foi: cupe, muro alto(a praia mais bonita de PG), maracaípe e pontal do maracaípe.

Fui à praia dos carneiros tbm...simplesmente linda, parece cenário de filme...rs

Lá tem um passeio no Catamarã, que te leva ao banco de areia, praia da argila(muito divertido), 3 rios, manguezal...fui com o Tales e sua equipe, super recomendado, são muito alegres e conhecem bem o lugar (por morar lá, claro...rs).

Voltando a PG, só tive uma experiência ruim qto as piscinas naturais. No passeio ponta-a-ponta, a primeira parada é nas piscinas de PG. Eles quase te obrigam a ir com os jangadeiros...até ai, tudo bem! Porém te prometem óculos de mergulho e ração pros peixes por uma "bagatela" de R$10. Só que, chegando lá, eles te dão um óculos todo sujo, embaçado que vc não enxerga 1 palmo na sua frente e depois de 15min. eles já te chamam pra ir embora.

Reforço aqui, vão andando até as piscinas...fiz isso no outro dia e vc curte beeemm mais!!

Bom...acho que é isso!

Qlq dúvida, pode perguntar

Abs

• Membros
Postado
Moskovita,

sobre o passeio de Carneiros.

Vc se lembra o preço ?

Onde contratou ?

Duração ?

Até...

Fala Junior...

Eu contratei o passeio com a equipe da pousada onde estava hospedado.

O cara leva a gte até a praia de Guadalupe e de lá saiu o Catamarã pra praia dos Carneiros. Vc fica o dia todo na praia, tendo a opção de fazer o passeio opcional de conhecer o banco de areia, a praia da argila, os 3 rios, o maguezal.

Ai tem a grana do percurso (R$25) + Catamarã (R$20) + passeio opcional R$(10).

Mas se vc for por conta própria, já economiza essa grana do percurso até lá!!

Espero ter esclarecido a dúvida...

Abs

• Colaboradores
Postado

Pertinente a dúvida do Junior.

Asssim as pessoas podem se programar melhor de acordo com os custos..

Ta pensando voltar pra ca, é, Junior? rsss.... Avisa com antecendencia pra eu aumentar as compras =P.

Coincidentemente, eu procurei saber ontem com uma agencia que tb faz este passeio, o custo.

Trata-se de uma agencia de um rede de hosteis luxuosos daqui, mas ate que o preço nao esta caro.

Para quem sai de Recife, o valor atual está em R$70,00 incluindo o transporte ate Carneiros + a travessia de Catamarã.

Sai mais ou menos 7h30/8h, de Recife, e as 16h de Carneiros, voltando pra ca.

A quem interessar, a agendica é Pontes Tur, mas o setor que informa sobre o passeio é do Receptivo 81 - 3302 4517 / 3302 4499

No aeroporto tem uma sala vip, no mesmo andar do desembarque, que la vcs podem procurar saber, melhor.

Pelo pouco que ouço dos preços oferecidos em Porto, por bugueiros, este preço saindo da capital nao esta absurdo.

Perguntei se inclui algum tipo de lanche ou refeição, e a moça me disse que tem um restaurante de apoio que eles param.

Have a nice trip!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...