Membros manoeledimilson Postado Maio 16, 2012 Membros Postado Maio 16, 2012 Certo dia resolvi fazer uma grande viagem e, dentre tantos roteiros imaginados, decidi por sair de Aracaju/se, de carro, destino a nascente do rio são francisco, situada na serra da canastra, município de São Roque de Minas/mg. Sem muita programação, me preparei para "botar o pé na estrada" e, às 6 horas do dia 14 de fevereiro de 2009, saí de casa para cumprir essa longa missão. Me programei para fazer um trajeto seguindo o curso do rio no máximo que eu pudesse, desde a sua foz, situada entre os municípios de Brejo Grande/se e Piaçabuçu/al. Mas como de outras pequenas viagens eu já conhecia o rio na região do baixo são francisco, especialmente em cidades como Brejo Grande/se, Ilha das Flores/se, Penedo/al, Neópolis/se, Santana do São Francisco/se, Propriá/se, Telha/se, Porto Real do Colégio/al, São Braz/al, Amparo do São Francisco/se, traipu/al, Gararu/se, Porto da Folha/se, Piranhas/al e Canindé de São Francisco/se, optei por não passar por esses lugares e segui direto para a cidade de Paulo Afonso/ba. OBSERVAÇÃO - mas para não "passar em branco", estou publicando fotos, conforme abaixo, de alguns pontos do rio são francisco nas cidades citadas acima, que já visitei, muito embora tenham sido as mesmas tiradas em eventos diferentes desse. 1-cidade de BREJO GRANDE/SE 2-cidade de ILHA DAS FLORES/SE 3-cidade de NEÓPOLIS/SE 4-cidade de PENEDO/AL 5-cidade de PORTO REAL DO COLÉGIO/AL 6-cidade de SÃO BRAZ/AL 7-cidade de SANTANA DE SÃO FRANCISCO/SE 8-cidade de PROPRIÁ/SE 9-cidade de TELHA/SE 10-cidade de AMPARO DE SÃO FRANCISCO 11-cidade de GARARU/SE 12-cidade de PORTO DA FOLHA/SE 13-cidade de PIRANHAS/AL Pois bem, vamos continuar o breve relato da viagem. Como estava indo em direção a Paulo Afonso/ba e Canindé de São Francisco/se estava na beirada do caminho, não podia deixar de visitá-la e foi o que fiz. Era dia de feira na cidade e a região central tava tomada de feirantes e suas bancas de mercadorias. Dando uma circulada pelo local, aproveitei para tomar um café reforçado regado a inhame e carne do sol. Embora já conhecesse o rio nessa região, aproveitei para me deliciar mais uma vez da suas belezas. Cruzei o rio por uma grande ponte, próxima, e já estava no estado de Alagoas, por onde segui viagem. Seguindo pela AL 220, passei pela cidade de Olho D'agua do Casado/al e mais adiante aportei na bonita cidade de Delmiro Gouveia/al, cuja única foto tirei de dentro do carro Segui para Paulo Afonso . . . E cheguei lá. Dando continuidade a minha viagem, optei por não seguir pelo lado baiano, deixando de visitar cidades como Glória/ba, Rodelas/ba, Abaré/ba e Curaçá/ba. O principal motivo foi medo de assalto, pois me informaram ser um região bastante deserta. Cruzei o rio para o lado pernambucano e acabei me dando conta que o perigo não tinha diminuído, pois acabara de entrar na conhecida "rota da maconha". Pé na estrada e cheguei a cidade de Petrolândia/pe Em Petrolândia/pe me aconteceu um fato interessante. Vou contar: Tirei as fotos dessa viagem com um celular. Eu o programava, corria para a frente do mesmo e em 10 segundos a foto era registrada. Tentei fazer na beira do rio, como não tinha onde colocar o celular, me dirigi a umas pessoas que tomavam banho próximo. A primeira com quem "dei de cara" foi esse camarada ai embaixo, que estava de costas para mim Pedi para ele tirar uma foto minha. Ele me olhou e perguntou se eu era polícia, investigador. Dizendo que não, é claro, tremi na base, ao tempo em que ele, muito doido de droga, já foi me confidenciando que era procurado da polícia de São Paulo/sp, de onde ele havia fugido para aquela cidade, sua terra natal. O cara mandou eu tirar uma foto dele, sem sei porquê . . . Mas também eu não qui mais tirar uma foto minha. Agoniado para sair do local, numa boa, dei graças a Deus quando ele me pediu para pagar uma cerveja. Eu disse que sim e que esperava ele no calçadão, que como se vê nas fotos acima, fica afastado da beirada do rio. Enquanto ele foi buscar as roupas mais a frente, saí com mais de mil ao encontro do carro e Petrolândia nunca mais! Segui para a Floresta/pe. Almocei por lá e como o rio são francisco não passa nas proximidades dessa cidade, não demorei nadica de nada, lugar cuja lembrança ficou apenas nessas duas fotos. Cheguei a cidade de Belém de São Francisco/pe, onde pensei em passar a noite. Mudei de ideia e resolvi esticar mais um pouquinho a fim de dormir na cidade de Cabrobó/pe, o que aconteceu de fato. Na manhã do dia seguinte fui para a beirada do rio tirar as fotos abaixo Era o dia 15 de fevereiro de 2009 quando dei adeus a pousada onde fiquei alojado, depois de passar na frente da mesma, seguindo no sentido da cidade de Orocó/pe A caminho de Orocó/pe, encontrei esse rio aí e pensei que já estava no rio são francisco. É um outro rio, embora eu não lembro mais o nome do mesmo. Cheguei em Oroco/pe. Deixei Orocó/pe para trás e me mandei para a cidade de Santa Maria da Boa Vista/pe. Nessa cidade procurei um restaurante para tomar um café reforçado e não encontrei. Fui a um mercadinho no qual tinha uma pequena lanchonete dentro e fiz um lanche matinal regado a sugo de frutas com sanduiche. Barriga forrada, dei uma circulada e tirei, além de outras, essas fotos ai embaixo Segui meu destino e a próxima cidade com a qual me deparei foi a daquela conhecida música . . . Petrolina, Juazeiro Juazeiro, petrolina Todas duas eu acho um coisa linda Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina (composição: Jorge de Altinho). Já imaginam em qual cidade eu cheguei, né? Posso até dizer que cheguei em duas cidades ao mesmo tempo: Juazeiro/ba e Petrolina/pe, pois as mesmas ficam coladinhas, banhadas pelo majestoso rio da integração nacional - o São Francisco. Então, eis aí as fotos na bela Petrolina/pe E aqui a magnifica Juazeiro Deixei essas duas conhecidas cidades e segui para a cidade de Sobradinho/ba. É nessas imediações qui fica barragem de Sobradinho, por onde passei. Já passava das 14 horas e eu ainda não tinha almoçado. Ainda em Sobradinho/ba, consegui almoçar um saldo de comida no primeiro restaurante que encontrei. Descansei um pouco e aproveitei para repensar a viagem em torno da represa de sobradinho, a partir daquele ponto. Seguir o curso do rio pela sua margem esquerda, eu ia aportar na cidade de Sento Sé. Uma distância de mais de 200km e já aquele horário . . . Sem falara que eu poderia não encontrar mais hotel para me hospedar, até por se tratar de uma cidade isolada na região. Outro detalhe é que de lá para a próxima cidade na beira do rio - Xique Xique/ba - eu ia ter que trafegar por uma rodovia estadual, totalmente de chão, o que me causou medo de me perder. Decidi seguir pela margem direita do rio por ser uma região mais povoada de cidades. Rumei para a cidade de Casa Nova/ba, distante uns 75km de onde eu estava, onde resolvi para para dormir. Dormi nessa cidade e na manhã do dia 16 de fevereiro de 2009, já bem cedinho, lá estava eu pronto par partir. Quando me dirigia para pegar o meu carro, me deparei com três funcionários da CHESF - Companhia H. Elétrica do S. Francisco, os quais estavam hospedados na mesma pousada onde eu passei a noite. Aproveitei para questionar sobre as estradas naquela região. Me informaram ser uma região perigosa e de muitos assaltos. Além de que, de Casa Nova/ba, passando, por Remanso/ba,até chegar em Pilão Arcado/ba, a estrada estava em péssimas condições de tráfego, transformando uma viagem de uma hora num tempo de mais de três horas. Perguntei a eles se tinha estrada ligando a cidade de Pilão Arcado/ba à cidade de Barra/ba, já que no mapa rodoviário que eu levava não tinha nada a respeito.Me disseram que era uma rodovia de chão e que eu não iria acertar o caminho, completando que "se a rodovia asfaltada estava em péssimas condições, imaginasse a sem asfalto". Pensei em chegar a Remanso/ba e de lá ir até a cidade de Campo Alegre de Lourdes/ba, para depois chegar até a cidade da Barra/ba, mas vi no meu mapa que o percusso era todo em estrada de chão, inclusive muito longo. O medo de assalto, de me perder no caminho, do carro quebrar, etc., me fez mudar a rota, aumentado o percusso em mais de 400km, além de que, esse novo roteiro me impediria de conhecer uma das mais bonitas regiões do entorno do rio são francisco. Assim, teria que retornar para Petrolina/pe e Juazeiro/ba, seguir pela BR 407 até Senhor do Bomfim/ba, de lá par Jacobina/ba, Morro do Chapeu/ba e, já pela rodovia do feijão, chegar a Irecê/ba. E daí, mais uns poucos quilômetros, aportar na cidade de Xique Xique/ba, novamente às margens do são francisco. Foi isso que fiz, portanto, vamos ver algumas fotos da minha passagem por essas cidades. 1-cidade de JAGUARARI/BA 2-cidade de SENHOR DO BONFIM/BA 3-cidade de ANTONIO GONÇALVES/BA 4-cidade de PINDOBAÇU/BA OBSERVAÇÃO - Sem fotos 5-cidade de SAÚDE/BA 6-cidade de CAÉM/BA OBSERVAÇÃO - Sem fotos 7-cidade de JACOBINA/BA 8-cidade de VÁRZEA NOVA/BA OBSERVAÇÃO - Sem fotos 9-cidade de MORRO DO CHAPÉU/BA OBSERVAÇAO - Sem fotos 10-cidade de AMERICA DOURADA OBSERVAÇÃO - Sem fotos 11-cidade de JOÃO DOURADO 12-cidade de IRECÊ/BA Foi aqui em Irecê/ba que eu resolvi pernoitar, lugar já bem próximo novamente da beirada do rio. Olha, o nome da pousada não lembro, mas o quarto . . . 13-cidade de CENTRAL E novamente cheguei às margens do rio, cidade de Xique Xique/ba Deixei Xique Xique/ba para trás, cruzei o rio numa balsa, destino a cidade de Barra/ba A caminho da cidade da Barra/ba tive a grata surpresa de quase ter o para-brisa quebrado, por conta do impacto de um passarinho, o qual surgiu assim de repente. Acho que o impacto não foi maior, porque eu andava numa velocidade moderada, visto que o trecho estava esburacado. Ainda falando sobre o trecho Xique Xique/ba a Barra/ba, tirei essas fotos da estrada, cujo objetivo foi mostrar quanto é esquisito o trecho, inclusive durante todo o percusso, quase não vi nenhum carro passando por mim Cheguei na cidade de Barra/ba, onde a fome me obrigou a almoçar por lá Segui para a cidade de Ibotirama/ba e no trajeto o carro começou a apresentar problema mecânico Cheguei na cidade e dormi nessa pousada aí embaixo Acordei cedinho, tomei um cafe e fui a uma oficina nas imediações da pousada. O mecânico fez a limpeza dos bicos injetores e o carro voltou a funcionar normal Dei um giro pela cidade para tirar essas fotos abaixo e depois segui para a cidade de Paratinga/ba Cheguei na cidade de Paratinga/ba Próxima cidade, Bom Jesus da Lapa/ba Cruzei o rio e rumei destino a cidade de Carinhanha/ba, última cidade baiana, já para entrar no estado de Minas Gerais. Cheguei e descolei logo uma pensão para pernoitar. Inclusive, eu não dormi nessa pousada, apesar de já ter efetuado o pagamento devido. É que o meu irmão Edimar, estava trabalhando numa empresa que construía o sistema de esgotamento sanitario e, quando o encontrei, fui convidado para pernoitar no alojamento onde ele dormia. De Carinhanha/ba até a Manga, próxima cidade banhada pelo rio, são apenas 70 km em estrada de chão. Mas obtive informações que num trecho dessa estrada havia caído uma ponte e o local estava interditado. Essa situação fez com que eu alterasse e aumentasse o roteiro em mais de 100km, passando pelas cidades de Juvenilia/mg e Montalvânia/mg, antes de aportar na cidade de Manga/mg. De Carinhanha/ba até Montalvânia/mg, passando por Juvenilia/mg, a estrada foi desse jeito aí embaixo. Inclusive, já pertinho de Juvenília/mg dei "dei de cara" com um entrocamento, local onde não havia nenhuma placa indicativa de direção. Aguardei alguns minutos no local e, para minha sorte, vem vindo um moto com um rapaz e uma moça, os quais me indicaram o caminho certo. M e disseram que eu tinha que dobrar para a esquerda, pois seguindo direto, eu ia chegar na cidade de Feira da Mata/ba Nesse trecho, além da motocicleta citada acima, o único carro com o qual me deparei foi esse caminhão aí embaixo, que transportava uma carga de carvão, destino nem sei para onde. Com medo de me perder ou do meu corro quebrar nesse deserto, eu o segui por um bom tempo. Cheguei, emfim, na cidade de Juvenília/mg e me mandei rapidamente Na saída da cidade, dei "carona" a um senhor que estava na estrada e tinha como destino, a próxima cidade de Montalvânia. Dele não sei sequer o nome, pois não perguntei. Sei que me serviu de companhia, naquela estrada tao cheia de ninguém. Passei pela cidade de Montalvânia/mg E novamente na beirada do rio, na cidade de Manga/mg Perto da cidade de Manga/mg, apenas 13km após atravessar o rio, eu ia encontrar a cidade de Matias Cardoso/mg. Embora tenha me arrependido, não fui e resolvi seguir para a próxima cidade: São João das Missões/mg. Cheguei em São João das Missões/mg Depois de passar por São João das Missões/mg, aportei em . . . Itacarambi/mg Nessa região do município de Itacarambi/me, fica situado o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Eu não visitei esse lugar, pois não queria fugir do foco Rio São Francisco. Deixei Itacarambi/mg e rumei para a conhecida Januária/mg CONTINUA EM BREVE . . . Citar
Membros valbarreira Postado Novembro 2, 2012 Membros Postado Novembro 2, 2012 Parabéns pela viagem. Muita coragem, impressionante. Quais características do roteiro foram mais marcantes? O que te surpreendeu positivamente e negativamente? Citar
Membros adessio Postado Dezembro 3, 2012 Membros Postado Dezembro 3, 2012 parabéns! estou com vontade de fazer esse trajeto. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.