Membros s.amorim Postado Maio 15, 2012 Membros Postado Maio 15, 2012 Olá amigos,olha eu aqui de novo... Como estava ficando mais "viajado" no 14 de maio,resolvi fazer diferente:comemorar meu niver na estrada. Então resolvi conhecer as belezas do meu sertão,fui para região do cariri... Saímos cedo(05:00h)e pegamos o nascer do sol na estrada... Depois de rodarmos uns 100km paramos pra tomar um café...e olha só que homenagem ao sertanejo... O clima estava agradável,propício à aventura,por volta de 08:00 já avistávamos a chapada do araripe... Mas ao passarmos em Exu(PE) foi impossivel deixar de visitar o museu do gonzagão,e nesse ano de centenário então... Nessa varanda Luiz Gonzaga criou muitos sucessos... Eu também tentei... A visita foi inesquecível,pensar que eu estava onde Luis Gonzaga viveu...não há fotografia que revele essa emoção...guardamos na memória e continuamos nossa viagem. Citar
Membros s.amorim Postado Maio 15, 2012 Autor Membros Postado Maio 15, 2012 Aqui começa a subida na chapada do araripe,me recordo quando passei por aqui há uns dois anos com "anastácia"...( ). Nesse momento estavámos bem no alto da chapada,incrível que a vegetação e o clima muda absurdamente para o costumamos encontrar no sertão,é um verdadeiro espetáculo da natureza. Citar
Membros s.amorim Postado Maio 15, 2012 Autor Membros Postado Maio 15, 2012 Chegamos a Juazeiro do Norte(CE) por volta de 10:30h,fomos direto pra Pousada Portal do Cariri(por R$80,00 a diária/casal deveria ter um café melhor),tomamos banho,procuramos um lugar pra comer e a funcionária da pousada disse que tinha um restaurante na mesma calçada com uma comida caseira...descobri que tempero de comida é fome...rs. Resolvemos ir conhecer o comércio(esqueci que era véspera de feriado e tava lotado) fomos ao mercado central,muito artesenato e com preço bom,mas lá tem de tudo um pouco... Dessa vez resolvi conhecer a cidade...tem praças bonitas e organizadas,estavamos nessa praça abaixo(Pe Cícero)querendo tomar uma água de côco,avistamos uma barraca interessante,do "alagoano",o cara é uma figura,mais um que veio tentar a sorte aqui,é muita gente de fora...tomamos uma água geladaça(R$1,00 copo) e boa e ainda pedimos pra ele tirar uma foto nossa...rs Citar
Membros s.amorim Postado Maio 15, 2012 Autor Membros Postado Maio 15, 2012 Depois de andar bastante pelo centro,passamos na frente do comércio de Seu Lunga(estava fechado)e seguimos para o Horto,onde fica a estátua do Pe Cícero.A visão é panorâmica de toda região,indescritível essa paisagem(parece que não estamos no sertão). E estar aqui e não tirar uma foto dessas abaixo é como não ter visitado o lugar...hehe No mesmo lugar tem um memorial dentro do memorial tem umas estátuas de cêra reproduzindo cenas do cotidiano do Pe Cícero Eu não conheço bem,mas percebe-se pela cena que algumas figuras ílustres da época eram frequentadores de sua residência,creio que algumas decisões políticas passavam por ele. Tem também umas peças de madeira no formato de membros do corpo espalhado pela casa,deixados pelos devotos para agradecer a cura de algum mal,vestidos de noiva para agradecer o casamento,entre outros... E não posso esquecer dos potes grandes de água(reparem nas canecas penduradas)onde os devotos bebem para se purficarem Foi uma visita emocionante,onde religião,politica e muita devoção se misturam(RECOMENDO À TODOS) Citar
Membros s.amorim Postado Maio 15, 2012 Autor Membros Postado Maio 15, 2012 Depois da visita ao Horto voltamos para a pousada pra descansar um pouco... A noite fomos no Shopping Cariri(está um caos com a reforma),mesmo assim estava lotado,quase não achavámos vaga pra "mary poppins"...hehe...compramos algumas bobagens para colocar no frigobar do quarto,voltamos na pousada pra deixar a mochilar e depois fomos procurar uma pizzaria. Em frente a pizzaria uma utra praça bem bacana E olha só...vc ganha uns quilinhos na pizzaria e perde aqui,gostei... Voltamos na rótula que da acesso ao shopping só pra fotografar essa fonte... Agora é hora de ir descansar um pouco que amanhã tem mais... Citar
Membros s.amorim Postado Maio 15, 2012 Autor Membros Postado Maio 15, 2012 Acordamos cedo e partimos em direção o Arajara Park... Estamos na reserva florestal do araripe Ao chegar no Arajara descobri que se vc completa ano no mês da visita a entrada é gratuita(economizei R$24,00) O lugar é "muito massa" e a água tava gelada pra c@#*o...rs Depois de entrar na água vc se acostuma com o "gelo"...rs Desci no toboágua...mas "dona maria" não conseguiu tirar a foto...rs...sensação de queda livre... Aqui é outro lugar que recomendo,nos divertimos muito e de quebra ainda fizemos uma amizade muito boa com uma família do Crato(CE)...valeu o passeio. Citar
Membros s.amorim Postado Maio 15, 2012 Autor Membros Postado Maio 15, 2012 Deixamos o Arajara por volta de meio dia,nosso amigo disse que Santana do Cariri(CE)ficava uns 50km então resolvi partir pra conhecer um museu de paleontologia no meio do sertão cearense Ao chegarmos demos de cara com uma porta fechada,mas depois de mais de 50km(deu uns 65kms)resolvi que ia ao menos olhar pelo vidro,foi aí que apareceu o vigia,conversamos e ele abriu as portas para nossa visita,muito prestativo,acendeu todas as luzes e explicou algumas coisas que tinha conhecimento,inclusive nos indicou um outro lugar pra visitar:Pontal de Santana do Cariri. Inacreditável que exista um museu desses aqui...estou encantado com o que vejo... Esse foi encontrado aqui(o original está no Rio de Janeiro) Saca só o tamanho desse moleque que também habitava essa região... Citar
Membros s.amorim Postado Maio 15, 2012 Autor Membros Postado Maio 15, 2012 Depois de visitarmos o museu paramos numa lanchonete pra comprar uma cajuína(refrigerante de cajú)e comer uns biscoitos que ficaram na mochila(no Arajara Park não é permitido entrar com comida,eles revistam a mochila e confiscam só devolvendo na saída...ME SENTI NO QUARTEL...rs). Resolvemos seguir a dica do vigia e fomos ao Pontal. Ah! ao sairmos do museu,como forma de agradecimento,demos alguns biscoitos e chocolates para nosso amigo vigia...foi aí que ele sugeriu o Pontal,ou seja,tratem bem à todos que encontrem pela frente nessas viagens...vcs não sabem o que eles têm a oferecer... Mais um lugar íncrivel... Descendo do mirante por uma estradinha de terra batida Adoro essas arquiteturas de igrejas E ainda tem a paisagem do retorno pra completar o dia... Na volta passamos no Crato(CE) na casa de nossos amigos(do Arajara)e foi uma festa,fui presenteado com uma garrafa de cachaça que vem com um cajú inteiro dentro(tinha 8 anos de guardada)...fechamos com chave de ouro nosso passeio,porque não existe nada mais especial do que boas amizades. Citar
Membros s.amorim Postado Maio 15, 2012 Autor Membros Postado Maio 15, 2012 Deixamos a pousada depois de tomarmos café,seguindo o conselho de um colega,resolvo retornar por outro caminho. Subimos novamente a chapada e encontramos mais belas paisagens... Descemos da chapada e encontramos a triste realidade do sertão:A SECA. Plantações de milho perdidas por falta de chuva Mas no meio de tanto sofrimento aparecem marcas do progresso:A TRANSNORDESTINA. Observem ao fundo da foto... São os vagões que espalham material pela obra... Citar
Membros s.amorim Postado Maio 15, 2012 Autor Membros Postado Maio 15, 2012 Bom galera,foram uns 930kms rodados de muita emoção e aventura,na bagagem novas amizades,mais histórias pra contar... Espero que tenham gostado e me disponho pra tirar as dúvidas dos que quiserem fazer o roteiro. Agora ficarei uns meses sem viajar(já rodei 3330kms de fevereiro pra cá)mas assim que puser os pneus na estrada compartilho com vcs. Grande abraço à todos. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.