Membros de Honra ogum777 Postado Abril 9, 2009 Membros de Honra Postado Abril 9, 2009 além da questão do peso pra se carregar e do combustível disponível ou levado junto, tem 3 coisas que podem atrapalhar o funcionamento dum fogareiro, que podem estar juntas numa montanha alta, mas que têm efeitos diferentes. - altitude - frio - vento - altitude afeta o uso, na medida em que diminui a presão atmosférica, além também de diminuir o oxigênio disponível. afeta de sobremaneira os fogareiros a combustível líquido oriundos de petróleo. álcool funciona, mas os outros senões do uso das espiriteiras impedem o uso acima de uns 2.500 metros e altitude.... não afeta o uso da madeira, mas onde conseguir lenha acima de 3.500 metros? gás, em razão de estar sob pressão no cartucho, não é afetado pela altitude, ou pelo menos quando é afetado, está em tanta altitude que a gente já apagou ou morreu uns milhares de mtros mais abaixo... hehehehe - frio - o frio afeta os combustíveis pois muda o estado físico deles. dando um exemplo: um fogareiro a gás é projetado pra usar o gás sob forma gasosa, não líquida. se o gás se liquefaz, pode não funcionar. assim, a madeira é a única que não muda de estado no frio intenso. gás liquefaz e petróleo pode até congelar, mas mas acredito que muito abaixo de 100 negativos na escala celsius. e aí a gente já congelou antes. já o gás, depende do tipo de gás. butano liquefaz a meio grau celsius. isobutano, a menos 12. propano, a menos 40. mas existem um zilhão de técnicas diferentes pra aquecer o cartuchinho de gás, eliminado o problema. desde dormir com eles o saco de dormir, deixar meia hora dentro da jaqueta, mergulhar em água quente (vale urina! hehehehe), até a aquecida com isqueiro ou outra fonte.... variação perigosa. e alguns modelos,r emotos, permitem funcionamento com gás líquido, com o cartucho de cabeça pra baixo, mas não são todos os remotos que permitem isso, só alguns. - vento - vento afeta qualquer forma de fogo. ou atiça ou apaga. a madeira é a menos afetada, depois o petróleo, depois o gás e por fim, o mais sensível ao vento, o álcool. antes de apagar pode simplesmente dminuir sensivelmente a eficiência. pra isso, existem pára-ventos, escolhas de locais pra acender protegidos por ventos, e até sistemas complexos, como o do msr reactor ou dos primus eta power, que não parecem ser afetados por vento nenhum. afora isso, existe a possíbilidade de se conzinhar dentro da barraca. mas só para os fogareiros a gás, a pteróleo nem pensar! nem pensar! o fato é que dependendo da altitude, tem gente usando dois fogareiros. a petróleo na longa aproximação, a gás nas proximidades do ataque. e então os multi-uso (que nãos ão tão multi usos assim, pois usam apenas duas gamas de combustíveis, a petróleo e a gás) tão ganhando terreno facim, facim! agora, a não ser que a intenção seja mesmo fazer essas expedições de mais de mês de duração, não precisa pensar nessas coisas todas não. afina, pra trilinha de final de semana, nada como uma espiriteirinha mínima ou, em grupo um fogareirim a gás pequeno. Citar
Colaboradores raphavet Postado Abril 10, 2009 Colaboradores Postado Abril 10, 2009 Claro, Ogum, fiz uma caminhada de 2 dias entre a parte alta e baixa do Itatiaia, (travessia Rui Braga) e um amigo levou uma espiriteira da astec, maravilhosa, leve compacta e funcionou muito bem no frio e altitude de 2.500. com álcool de carro.... agora o que acho legal nesses fogareiros MF é que na hora de usar o gás pode-se aquecer/proteger o cartucho de gás enquanto queima, pois ele fica em separado do fogareiro.... Citar
Membros de Honra Ram_Alen Postado Abril 12, 2009 Membros de Honra Postado Abril 12, 2009 ´´[...] pois ele usa o sistema de um jato que bate contra uma chapinha, que é um modelo tendência dos novos fogareiros de montanha, o que concentra bem a chama e a caloria e facilita o desentupimento do bico caso aconteça.... basta vc ver de perto os principais modelos lançados de marcas famosas nos últimos 2 anos.´´ Este sistema que te referes seria o tal ´´sistema radiador´´ de difusâo e queima de gás? Ademais, obrigado pelas resposta, e valeu Ogum também pela aula. Citar
Colaboradores raphavet Postado Abril 14, 2009 Colaboradores Postado Abril 14, 2009 ´´[...] pois ele usa o sistema de um jato que bate contra uma chapinha, que é um modelo tendência dos novos fogareiros de montanha, o que concentra bem a chama e a caloria e facilita o desentupimento do bico caso aconteça.... basta vc ver de perto os principais modelos lançados de marcas famosas nos últimos 2 anos.´´ Este sistema que te referes seria o tal ´´sistema radiador´´ de difusâo e queima de gás? Ademais, obrigado pelas resposta, e valeu Ogum também pela aula. Ram, Na verdade o radiador tem a ver com o aquecimento do combustível, no caso dos líquidos esse aquecimento é capaz de transformá-los em gás , o que causa uma queima perfeita, no caso do gás butano é praticamente dispensável, salvo em algumas situações extremas... o radiador usa o calor da chama que aquece lâminas de metal e se difunde ao redor do bico de queima e conduto de chegada do reservatório. já o sitema "serpentina" é diferente pois o cano de chegada do combustível passa dentro da chama, dentro mesmo, dá uma volta e vai para o bico queimador, esse método em especial é muito apreciado por quem ultiliza o fogareiro em situações extremíssimas, por ser realmente super eficaz, mas "parece" que com ele o controle da chama não fica tão fino.... amanhã vou pegar a câmera e postar a diferença em fotos... Citar
Colaboradores raphavet Postado Abril 15, 2009 Colaboradores Postado Abril 15, 2009 Ram, Olha a foto do radiador: perceba um caninho dourado passando por cima do queimador... Citar
Colaboradores raphavet Postado Abril 15, 2009 Colaboradores Postado Abril 15, 2009 Agora, o fogareiro completo, perceba que a tal "latinha" fica no meio acima do bico, assim a chama bate nela e espalha para os lados, essa é a tendência dos últimos lançamentos das principais marcas mundiais, conforme comentado anteriormente... Em baixo, daquele radiador existe um feltro que deverá ser embebido com combustível para o pré-aquecimento ( no caso de querosene e diesel), para isso basta abrir o registro por uns 5 segundos que o líquido cai direto no feltro, fecha o registro novamente, taca fogo, espera queimar um pouco e com isso ele aquece o radiador, então abre o registro novamente e o combustível sairá em forma gasosa, queimando instantâneamente.... No Caso da serpentina, tem que usar uma pasta inflamável de pré-aquecimento, passar sobre a serpentina, ou usar álcool em gel, ou ainda deixar cair um pouco de benzina ou álcool sobre a trempe e tacar fogo ( muiiiito perigoso). Mas repetindo,se for usar gasolina, benzina e gás, esse pré-aquecimento é dispensável... espero ter ajudado Ram, Abraço Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Abril 15, 2009 Membros de Honra Postado Abril 15, 2009 Bacana isso em Rapha !! Esse radiador eu nunca usei. Muita gente fala que gás não funciona em alta montanha e que não teria caloria pra ferver água rápido como um multi-fuel. Eu já utilizei fogareiro a gás a quase 6000m. Tem uns cartuchos que são uma mistura de butano com propano, que são muito bons pra essas situações. Demora um pouco mais que um fuel de alta pressão, mas funciona na boa também. Também já usei esse Coleman que é bem baratinho lá fora: Abraço, Leo Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Abril 15, 2009 Membros de Honra Postado Abril 15, 2009 aí info pra gás! o problema do gás é a liquefação. butano a meio grau (os cartuchos doite são tudo butano a80% e propano a 20%) isobutano a -12 propano a -40 o ideal era usar só propano, mas daí tem que ser cartucho e fogareiro especial, pq esse gás dá uma pressão danada..... mas os cartuchos têm misturas. o tekgás da nautika é 70% isobutano e 30% propano. é mais paropriado ao frio que os campgás (da náutika) e todos da doite, que são tudo butano a 80% e propano a só 20%. leo, o negócio é aquecer a p. do cartucho. mija em cima. poe dentro da jaqueta um tempinho. acende uma vela embaixo (com muito cuidado...). se o fogareiro é como o wind pro da msr, basta aquecer só um pouco, o fogareiro tem smpertina pra aquecer mais o gás e potencializar o uso. dá uma olhada: só ná dá pra fazer com esse fogareiro a operação com gás líquido, trampando com o cartucho mais alto e de cabeça pra baixo, pq ele tem aqueles furos de mistura de ar na base, como outros fogareiros.. se não tivesse esses furos, dava pra trabalhar com ele funcionando com gás líquido, com cuidado, é claro. ou até dá, mas precisa dar uma aquecida no queimador do fogareiro antes de acender, pra sempertina aquecer o gás antes de ele passar por aqueles furos, senão vai derramar.... dá uma lida aqui: http://zenstoves.net/Canister.htm#ColdWeatherOperation tem mais dados aqui: http://www.bushwalking.org.au/FAQ/FAQ_Mixtures.htm agora vamos avisar pra quem acampa só no brasil: não precisa de um primus omnifuel! nem dum msr xgk! se quiser usar é por gosto! aqui no brasil funciona tudo, até cozinhar com fogareiro solar (só não dá pra fazer a janta!) Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Abril 15, 2009 Membros de Honra Postado Abril 15, 2009 Legal os artigos. Eu usei um alugado desse tipo, mas não Coleman. Era bem vagabundinho. Gostei muito do funcionamento. Devia estar uns -15ºc no dia que estávamos no ponto mais alto que ele foi utilizado. Propano puro eu nunca usei, mas parece mais recomendado mesmo. Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Abril 15, 2009 Membros de Honra Postado Abril 15, 2009 olha o botijãozinho de propano: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91058728-_JM até o fogareiro precisa ser especial. só ese dado do tempo de fervura que tá pra lá de errado! agora... eu lembro duma discussão numa lista gringa duns doiso que recarregavam os cartuchos a 60% isobutano e 40% propano. deve ficar o bicho pra frio..... mas não é qq cartucho que aguenta isso não.... a pressão do propano é muito maior. não é à toa que gás de cozinha é butano. a pressão é menor, assim o botijão não precisa ser tão resistente.... imagina a pressão se fosse propano? viiixe! Citar
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