Colaboradores raphavet Postado Abril 28, 2008 Colaboradores Postado Abril 28, 2008 amigo, voce pode abrir a vontade a tampa , desde que o fogareiro esteja SEM chamas APAGADO ou próximo a qualquer outra chama, aí é só completar e pressurizar novamente.... Citar
Membros Linsmar Postado Abril 30, 2008 Membros Postado Abril 30, 2008 amigo, voce pode abrir a vontade a tampa , desde que o fogareiro esteja SEM chamas APAGADO ou próximo a qualquer outra chama, aí é só completar e pressurizar novamente.... Galera, eu raciocinei da mesma forma que vocês estão falando. Só queria ter a certeza disso antes de o fazê-lo. Valeu pela força. Um grande abraço, Linsmar. Citar
Membros André Luperini Postado Maio 14, 2008 Membros Postado Maio 14, 2008 Preciso de ajuda. Tenho um amigo nos EUA vindo para o BR, preciso comprar um fogareiro. Eu usarei 03 vezes ao ano, usando em montanhas de SP e PR ( Lopo, Marins, PP, Marumbi) vocês acham que compença comprar um MSR ? Ou alguém teria uma outra opção mais em conta para comprar lá ? Outra questão é, o fogareiro vem sem a garrafa, ou fora a garrafa preciso adquirir mais alguma coisa ( pressurizador ( por exemplo) ? abraços Citar
Colaboradores raphavet Postado Maio 15, 2008 Colaboradores Postado Maio 15, 2008 o André, porque vc não tenta ver o preço dos coleman, eles são bons e costumam ser baratos por lá, os modelos mais baratos são os verticais pois são juntos ( tanque e queimador) , mas os com garrafa são melhores em geral, dá uma olhada nos modelos na loja www.equinox.com.br, escolha o que vc achar melhor e pesquise nos sites americanos pra saber a média de preço em dólar... Citar
Membros maxperdigao Postado Maio 19, 2008 Membros Postado Maio 19, 2008 Eu comprei um MSR Pocket Rocket e não me arrependi, parece um maçarico e é super econômico. Pesa 85g e não é tão caro (uns R$80,00). Ele é a gás, utiliza sitema de cartucho a rosca. Aqui no Brasil é fácil encontrar o cartucho, que é o Tekgás da Náutica. Inté. Preciso de ajuda. Tenho um amigo nos EUA vindo para o BR, preciso comprar um fogareiro. Eu usarei 03 vezes ao ano, usando em montanhas de SP e PR ( Lopo, Marins, PP, Marumbi) vocês acham que compença comprar um MSR ? Ou alguém teria uma outra opção mais em conta para comprar lá ? Outra questão é, o fogareiro vem sem a garrafa, ou fora a garrafa preciso adquirir mais alguma coisa ( pressurizador ( por exemplo) ? abraços Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Julho 21, 2008 Membros de Honra Postado Julho 21, 2008 andré, acabei de voltar do PP, e lá eu usei uma espiriteira que eu mesmo fiz. montanha brasileira não justifica o gasto num fogareiro a combustível líquido (um msr xgk, primus, e etc, p. ex), a não ser que vc esteja cozinhando para grupos grandes. dá pra se virar muito bom com fogareirinho a gás e, pra quem quer carregar pouco peso (em aventuras solo, que costuma ser o meu caso), sistemas ultra leves de espiriteira+panelinha (o meu sisteminha tem peso total de 175 gs). se vai importar, importe algo que seja de fácil manutenção aqui no brasil, como os fogareiros a gás (pode ser msr, primus, e etc, o que não falta é opção no mercado americano - vide: http://www.rei.com/category/4500001_Stoves+and+Fuel - por exemplo, dá uma olhada no msr reactor). se quiser sistemas ultra leves de cozinha, pra uma pessoa só, migre para o álcool: http://www.minibulldesign.com/mbdstore/ http://www.backpackinglight.com/cgi-bin/backpackinglight/xdpy/sf/Cooking%20and%20Hydration/Alcohol%20Stoves/index.html? Citar
Colaboradores raphavet Postado Julho 29, 2008 Colaboradores Postado Julho 29, 2008 Finalmente concluí os testes com fogareiro coleman dual fuel. testes feitos com água em temperatura ambiente, em Volta Redonda 430 metros de altitude. **Querosene Puro 8 minutos pra ferver 1,5 litros d'agua em temperatura ambiente, gasto aproximadamente 50 ml . ** 50% querosene 50% gasolina podium petrobrás, 7,5 minutos 1,5 litros , gasto aprox 30 ml. ** gasolina podium pura, 7 minutos 1,5 litros, gasto aprox. 30 ml. ** benzina pura, 7 minutos 1,5 litros, gasto aprox 40 ml. Conclusões: -- querosene fede muito, não queima bem, suja muito a panela, não acende sozinho ( é preciso iniciar com álcool ou benzina), chama amarela, difícil controlar o fogareiro, é preciso ficar adicionando pressão ao sistema a todo momento, mas é muuuuuuito mais seguro de usar e transportar que a gasolina, mas é bem mais caro. -- gasolina queima muito bem , não tem cheiro ao queimar, naõ suja muito panela só um pouquinho desprezível, preço bom 2,99 o litro, mas é muuuuito perigoso e corrosiva demais. -- benzina é ótima, mas é muito cara, 26,00 o litro, mas não é tão corrosiva, não tem álcool, mas é muuuuito volátil. e aí alguém já achou algum resultado diferente desses? Citar
Membros de Honra Batata Postado Julho 30, 2008 Membros de Honra Postado Julho 30, 2008 A única coisa que tenho a acrescentar. É que o problema da gasolina é que ela também é muito suja. Um amigo entupiu um fogareiro desses em uma viagem e o bicho não funcionou mais, por sorte tínhamos outro fogareiro a gás. Acho que vale a pena usar benzina por isso. Ele acabou devolvendo o fogareiro para a loja (que é de um amigo dele) e pegando outros produtos. O amigo dele ficou de mandar para o representante da Coleman e está até hoje com o fogareiro lá na loja parado. As vezes é só besteira para arruma ou as vezes nem tem mais concerto. Sei que os MSR tem um kit de reparo, o que acho legal. Citar
Colaboradores raphavet Postado Julho 30, 2008 Colaboradores Postado Julho 30, 2008 Nesse caso acho legal usar um filtro para o combustível, no meu caso o coleman já veio com um funil e filtro, o que facilita o abastecimento e já sai filtrando, usar uma gasolina de boa procedência também é essencial, por isso uso a podium que não vende em qualquer lugar, sendo mais difícil batisar... Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Julho 30, 2008 Membros de Honra Postado Julho 30, 2008 é, esse tipo de problema é quase uma regra nos fogareiros a combustível líquido a pressão. pela sua própria concepção: criar pressão dentro de um determinado recipiente para que o combustível vá sob pressão ao queimador e lá vaporize, depois de pré-aquecido. esse transporte do combustível se dá por dutos que tem que ser estreitos, e a medida que permite o bom funcionamento é necessariamente pequena, de modo que é sensível a todo e qualquer componente que venha a depositar-se, obstruíndo os dutos.... sabe-se lá fora que chegou-se ao limite no desenvolvimento desse tipo de tecnologia. tanto que a msr, sempre uma grande desenvolvedora dessa tecnologia, já vem investindo mais no desenvolvimentod os fogareiros a gás e tb numa outra tecnologia de fogareiro a combustível líquido derivado de petróleo. uma tecnologia totalmente diferente, de outra concepção, que consiste numa espécie de esponja de materiais diversos que se "molha" com o combustível que passa a evaporar controladamente por um duto. ou seja, nada de garrafinhas de metal e bombas, e mangueiras, e etc. até pq é um sistema sem partes móveis. é a próxima revolução na área. até o lançamento no mercado destes fogareiros, o mercado continuará como o atual: os fogareiros a combustível líquido perdendo progressivamente o mercado para os fogareiros a gás (mais baratos, mais fáceis de usar, mais leves, mais confiáveis, perfeitos pra uma aventura de final de semana ou feriadão, a dois). vcs notaram que o "renascimento" da primus no mercado internacional se deu no momento em que eles começaram a lançar os modelos que queimam derivados de petróleo e tb funcionam a gás? p.s. a grande m... do mercado brasileiro é o fornecimento dos cartuchinhos de gás. só há os tekgás de 227 gs, os campgás verticais de 230 gs., e o cartuchinho de perfurar. o priemiro a 70% de isobutano e 30% de propano, o segundo com 80% de butano e 20% de propano (por isso é mais barato) e o de perfurar com praticamente só butano.... eu queria cartuchinhos a gás de 110 gs (como os pequenos da msr), a 40% de propano e 60% isobutano... seriam nota 10 mesmo a temperaturas abaixo de zero!!!!!! Citar
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