Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Deixa eu dar minha opinião...

tenho um MSR Internacionale há 10 anos e só usei ele com três combustíveis:

- benzina retificada (a maioria das vezes);

- querosene (uma vez que vazou a benzina e tive que comprar as pressas);

- "white gas/bencina blanca" em Torres del Paine, parecia mais um querosene, pois saia uma fuligem antes de "pegar"...

Nunca testei gasolina nem álcool, mas usaria em caso de emergência e na falta dos outros três, o que acho difícil pois ao contrário da benzina o querosene se encontra em qualquer mercadinho ou depósito de construção do país.

Quanto a durabilidade, acho que o meu está durando tanto assim pois eu uso principalmente benzina, nunca precisei fazer uma limpeza !! talvez se usasse com mais frequencia outros combustíveis já teria ido pro saco...

Ahh ! Vale lembrar que nossa gasolina não é pura tendo adição de alcool que é SUPER corrosivo, portanto o barato pode custar caro...

• Membros
Postado

é verdade o que vc disse, mas estou pensando que o querosene fede muito e produz uma fumaça violenta ao queimar, além de não queimar bem no meu fogareiro coleman, também penso que ao gastar 10 litros de benzina, terei gastando 260,00 ou seja o valor de fogareiro novo, enquanto ao gastar 10 litros de gasolina estarei gastando apenas 28,00 ou seja, despresível, eu sei que pra gastar 10 litros de combustível demora, mas em viagens para ambientes muito frios e altos a água demora pra ferver e gasta muito mais que o normal ( 3 ou 4x), por exemplo, neste feirado numa travessia do planalto de itatiaia até maromba gastei junto com outros 3 amigos 700 ml de benzina, ou seja uns 20 reais, se fosse de gasolina seria 2, é uma diferença brutal, já dá pra comprar 2 garrafas de vinho.....

• Membros de Honra
Postado

raphavet, pensando em termos de valores concordo contigo, mas e a confiabilidade ? outra coisa pra gastar 700ml de benzina vc deve ter fervido muita água, hein ? tem idéia? qtas panelas ?

falo isso porque recentemente fiz umas medições com o meu fogareiro (os resultados estão no link http://www.mochileiros.com/viewtopic.php?t=9658&postdays=0&postorder=asc&&start=140) e pra eu fever 1 L de GELO gastei 75ml de benzina, isso foi extremo, em viagem a patagônia (TDP, lá sim é frio) gastei em torno de 400ml de "benzina blanca" (parece o querosene, só que mais limpo) para os 3 dias, e aproximadamente uns 10L de água.

Legal seria se vc fizesse umas medições com benzina e gasolina pra saber o consumo e o tempo.

é verdade o que vc disse, mas estou pensando que o querosene fede muito e produz uma fumaça violenta ao queimar, além de não queimar bem no meu fogareiro coleman, também penso que ao gastar 10 litros de benzina, terei gastando 260,00 ou seja o valor de fogareiro novo, enquanto ao gastar 10 litros de gasolina estarei gastando apenas 28,00 ou seja, despresível, eu sei que pra gastar 10 litros de combustível demora, mas em viagens para ambientes muito frios e altos a água demora pra ferver e gasta muito mais que o normal ( 3 ou 4x), por exemplo, neste feirado numa travessia do planalto de itatiaia até maromba gastei junto com outros 3 amigos 700 ml de benzina, ou seja uns 20 reais, se fosse de gasolina seria 2, é uma diferença brutal, já dá pra comprar 2 garrafas de vinho.....
  • Membros de Honra
Postado

é, uma das mais interessantes vantagens dos fogareiros a combustível líquido é o baixo consum de combustível, que permite levar pequenas quantidades, mais leves....

mas se a questão é o preço do combustível, nada bate dois tipos de fogareiros:

solares

a lenha

cada um com suas vantagens e desvantagens..... hehehehe

• Membros de Honra
Postado

Putz, fiz comida com lenha só na minha época de escoteiro, depois só com fogareiro mesmo.

Ahhh, falando em forageiro deixa eu contar um "causo" que lembrei: teve uma vez que pegou fogo na cozinha toda (quem foi escoteiro sabe do que falo: lona, mesa e banco de bambu, comida) porque começou a vazar gás por conta do o-ring ressecado, tentei apagar o treco com a água do macarrão (ou batata não lembro) mas não adiantou, a gente saiu correndo com medo de explodir, ficamos atrás da pedra olhando a porra toda pegando fogo... hehehehe... ficou uma baita clareira no lugar que pegou fogo, se bobear até hoje não cresceu mato nenhum lá...

é, uma das mais interessantes vantagens dos fogareiros a combustível líquido é o baixo consum de combustível, que permite levar pequenas quantidades, mais leves....

mas se a questão é o preço do combustível, nada bate dois tipos de fogareiros:

solares

a lenha

cada um com suas vantagens e desvantagens..... hehehehe

• Membros de Honra
Postado

hahahah, era daqueles fogareiros de pressão, né, não era de rosca, pelo jeito... daqueles cartuchinhos de perfurar.

esses são os que dão mais problema....

mas michel, hj cozinhar a lenha se faz de modo diferente....

http://www.trailstove.com/

isso não tinha na minha época de escoteiro tb... e nem o fogareiro portátil a gente tinha... (so o de botija de 2 kg!) quando descia a serra do mar (saía de parapiacaba e ia a cubatão) a gente tinha que coiznhar a lenha mesmo. três pedras e um monte de gravetos. era assim.

[]s

• Membros
Postado

michel, eu estava a 2400 m de altitude e fizemos aquela dose de macarrão pra 2 pessoas, ou seja, 2 doses dessas, fervendo uma leiteira de aprox 2,5 litros, então 5 litros por dia, fora o choconhaque nosso de cada noite.....

e o gasto foi muito grande, já tinha feito alguns ensaios aqui em casa, mas moro a 430 m de altiutude e numa cidade quente, ~e pude ver que a diferença de consumo foi brutal..

fiz um teste com a gasolina agora que cheguei em casa, com 500 ml deixei o fogareiro ligado na posição média por 4 horas, e não acabou a gasolina, ainda sobrou um pouco, acho que a gasolina rende mais, por ser menos volátil que a benzina retificada.....

• Membros de Honra
Postado

Vc chegou a medir quanto gasta pra ferver 1L de água ? Acontece que a benzina deve gerar mais calor então consegue ferver mais rápido gastando menos, a nossa gasolina tem muito álcool (acho que é mais de 20%) e sabidamente o álcool gera uma chama mais fria...

michel, eu estava a 2400 m de altitude e fizemos aquela dose de macarrão pra 2 pessoas, ou seja, 2 doses dessas, fervendo uma leiteira de aprox 2,5 litros, então 5 litros por dia, fora o choconhaque nosso de cada noite.....

e o gasto foi muito grande, já tinha feito alguns ensaios aqui em casa, mas moro a 430 m de altiutude e numa cidade quente, ~e pude ver que a diferença de consumo foi brutal..

fiz um teste com a gasolina agora que cheguei em casa, com 500 ml deixei o fogareiro ligado na posição média por 4 horas, e não acabou a gasolina, ainda sobrou um pouco, acho que a gasolina rende mais, por ser menos volátil que a benzina retificada.....

• Membros
Postado

Pessoal, eu tava pensando o seguinte, acho que alta corrosividade da gasolina brasileira eh causada pelo alcool adicionado, que tb baixa a eficiencia dela. Alguem sabe se eh possivel comprar gasolina pura em algum lugar, sem alcool ou qualquer tipo de aditivo, pois seria um substituto de baixo custo para a benzina.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...