Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

Ulisses, nós gastamos 3/4 garrafa pequena (acho que é 350ml) em 3 pessoas na Serra dos Órgãos, cozinhando miojo a noite e café de manhã.

 

Gasta muito pouco !!

  • Membros de Honra
Postado

http://www.backcountrygear.com/manufacturers/msr.cfm

 

olhem os preços lá na gringolândia. adicionem frete, 60% de taxação, multipliquem pela cotação do dólar (2,16 agora, nesse momento).

 

exemplo:

dragonfly us$ 119,95 + uns us$ 20 de frete (tô chutando baixo) = 139,95

+ 60% de taxação (em, us$) 83,97us$ 223,92 x 2,16 = 483,67

 

na half dome deve estar mais mas... com vendem aqui, são responsáveis pela garantia e pela manutenção.

 

comprar de site gringo pode ser mais barato, mas fica mais difícil exercer a garantia.

 

[]s

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado
gente,

 

alguém sabe dizer qual é melhor, o azteq inova ou o nautika nomad?

e dá pra desmontá-los sem vazamento de gás?

 

[]s

 

Acho que não deve ter muita diferença. Porque a Azetq pertence a Nautika, só que com uns produtos melhorzinhos para um publico um pouco mais exigente.

 

http://www.nautika.com.br/lazer/ aqui fala as marcas que compõe o Grupo Nautika.

  • Membros de Honra
Postado

pois é batata, eu fucei os sites, e fiz a pergunta justamente por isso.

 

afora quesitos externos: o nomad tem a base articulada pra uamnetar de tamanho, o innova tem a base menor, o nomad tem acendedor e o innova não, o que me surpreendeu é o consumo de gás por hora declarado pelso fabricantes, no qual em um é o DOBRO do outro. 57g/h pro innova e 119 g/h pronomad.

 

ainda não tive a chance de pegar os dois na mão, simultaneamente, e comaprar o tamanho dos queimadores. queimador muito grande gasta muito, e queimador muito pequeno (como o pocket rocket da msr ou o rocket da doite) gasam menos mas fazem vc ficar mais tempo cozinhando, pq juntam todo o calor no centro... se a panelinha é um pouquinho mais larga... já viu...

 

veja, as diferenças já aparecem no consumo declarado. e isso pq os caras não dizem a potência máxima em BTU, por exemplo. mandei mail pros caras.... e já viu: assim como vc não recebeu a resposta, eu tb não. moral dachistória: se bobear, esepro o décimo terceiro (ou melhor, o que sobrar dele) e compro um superfly da msr na half dome: usa qualquer cartucho (inclusive os campgás da náutika), é equipamento padrão de muito alpinista pela confiabilidade, é relativamente leve. dá uma olhada: http://www.msrcorp.com/stoves/superfly.asp

 

só não comprei pq 211 pilas não tão sobrando pra isso. hehehehe

 

[]s

p.s. acho que metade dos problemas de quem foi de fogareiro a gás pra torres del paine se deu: 1, por combustível errado (devem ter usado 70% de isobutano e 30% de propano. a própria msr recomenda, em frio, 80% de isobutano e 20% de propano, que, no brasil, só se acha nos cartuchinhos campgás da nautika) e, 2, por falta de um isolamento do vento adequado, tipo o proposto pelo máximo lá no gente de montanha, ou algo parecido).

  • Membros de Honra
Postado

por esses dias fiquei estudando o assunto fogareiros a gás.

a turma em torres del paine, que sofre com seus fgareiros a gás, sofre por causa do gás.

ao contrário do q eu coloquei no último post, quanto maior a porporção de propano no gás, melhor é no frio. e os cartuchos doite usam 80% de butano e 20% de propano. a mistura encontrada no tekgás é melhor para o frio: 70% isobutano, 30% propano.

pq o gás não funciona legal, não queima, quando a temperatura está abaixo do ponto de fervura do mesmo, ou seja, quando ele está líquido ainda.

no butano, é de meio grau positivo.

no isobutano, é de -12 graus celsius

no propano, é de cerca de - 40 graus celsius.

 

na verdade, não é que não queima, é que ele não sai do cartucho.

 

e o gás, apesar de estar misturado no cartucho, não se mistura propriamente dito. queima primeiro um, depois o outro.... por exemplo, primeiro o propano, depois o isobutano ou o butano.

o propano é colocado na mistura, no mais das vezes, pra aumentar a pressão do gás lá dentro. sem pressão, ele não sai....

 

cartuchos 100% propano necessitam fogareiros especiais, mais resistentes, e mais pesados. e o próprio cartucho precisa ser mais resistente e mais pesado. por isso são pouco difundidos.

 

quanto à produção de calor, o gás é superior à benzina ou gasolina. se o fogareiro, não é um maçarico, é por questão de projeto. pois o exponent ultralight f1 da coleman chega a absurdos 16.000 btus de calor - pra comparar, a média em um fogareiro a líquido da msr é de cerca de 10.000 btus de calor. e por isso esse fogareiro consegue gastar, à força máxima, um cartucho de 227 gramas (o tekgás, por exemplo), em 50 minutos. ferve um litro de água em menos de 3 minutos... o que dirá uns 400 mls de água pra fazer um miojinho básico...

 

existem algumas sacadas pra fazer o fogareiro a gás funcionar no frio. uma delas é colocar o cartucho de cabeça pra baixo, e só dá pra fazer isso com fogareiros em que o cartucho é remoto, tipo o windpro da msr. no mais das vezes, até por economia de peso, o fogareiro é montado diretamente sobre o cartucho. isso pode ser uma vantagem no frio, pois depois de aceso o calor do fogo dá uma aquecidinha no cartucho.

 

mas precisa-se tomar cuidado com aparadores de vento que tenham tb a função de manutenção de calor. aquecendo-se demais o cartucho, ele explode.

 

-------

 

agora o quesito altitude.

tendo esses problemas com o frio, pq alguns alpinistas usam em escaladas? simples. a partir de determinadas altitudes, só rola o gás mesmo. acima de uns 5.500 metros, é muito difícil colocar o combustível líquido na pressão adequada pra fazer o fogareiro funcionar. aí o cartuchinho de gás faz a festa, desde que devidamente aquecido.... tem gente que dorme com ele no saco de dormir, ou coloca junto com o cordo. mergulha em água, ou simplesmente urina em cima.

 

pode-se passar uma vela por baixo, dando uma leve aquecida. mas é preciso cuidado, pra não explodir o cartucho.

 

[]s

  • 6 meses depois...
  • Colaboradores
Postado

Olá pessoal, eu vi esse fogareiro da coleman na rei.com. É o Exponent Feather 442 Dual Fuel, que custa US$ 58,00. Li em algum post que white gas é benzina. O que que vocês acham dele?? (só não faço idéia de quanto fica o envio e as taxas alfandegárias).

Encontrei ele também na arco e flecha, R$ 284,90

 

http://www.rei.com/product/671668

 

 

É minha primeira participação aqui no mochileiros.com e gostaria de deixar meu agradecimento a todo o pessoal que faz parte do site. É uma grande satisfação estar nesse grupo.

 

Valeu!

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores
Postado

Olá pessoal. Pesquisando sobre equipamentos de aventura/montanhismo encontrei na Arco e Flecha esses dois modelos de fogareiro da Coleman.

 

Fogareiro Coleman Dual Fuel Sportster II ................. R$ 168,33

 

Fogareiro Coleman Exponent Alta Pressão Multi Fuel ................. R$ 449,50

 

 

Lendo as descrições não notei algo que justifiquem a diferença de preços. Mas como eu não entendo nada venho aqui no fórum pedir para os que possuem, conhecem ou entendem de fogareiros que deixe a sua opinião sobre os modelos citados.

(Vendo no site da Coleman a diferença de preços é bem pequena).

 

Obrigado

 

att

  • Membros
Postado

Eu tenho o Multi fuel, comprei no mercado livre por R$80,00, posso te dizer que é perfeito, já fiz até carreteiro nele. Só uso benzina por ser um combustivel mais limpo, más pode ser usado gasolina, bensina e querosene.

No dual fuel vc so pode usar gasolina sem chumbo e benzina, ele é mais demorado pra aquecer tbem, oque vc pode fazer é ir até a arco e flecha e dar uma olhada nos modelos, tenho certeza que será bem atendido. Abraço.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...