Membros de Honra michel Postado Agosto 10, 2006 Membros de Honra Postado Agosto 10, 2006 Ulisses, nós gastamos 3/4 garrafa pequena (acho que é 350ml) em 3 pessoas na Serra dos Órgãos, cozinhando miojo a noite e café de manhã. Gasta muito pouco !! Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Agosto 10, 2006 Membros de Honra Postado Agosto 10, 2006 http://www.backcountrygear.com/manufacturers/msr.cfm olhem os preços lá na gringolândia. adicionem frete, 60% de taxação, multipliquem pela cotação do dólar (2,16 agora, nesse momento). exemplo: dragonfly us$ 119,95 + uns us$ 20 de frete (tô chutando baixo) = 139,95 + 60% de taxação (em, us$) 83,97us$ 223,92 x 2,16 = 483,67 na half dome deve estar mais mas... com vendem aqui, são responsáveis pela garantia e pela manutenção. comprar de site gringo pode ser mais barato, mas fica mais difícil exercer a garantia. []s Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Novembro 19, 2006 Membros de Honra Postado Novembro 19, 2006 pra quem quer saber de novidades: msr reactor: http://www.trailspace.com/news/2006/08/11/msr-reactor.html Citar
Membros de Honra Batata Postado Novembro 19, 2006 Membros de Honra Postado Novembro 19, 2006 gente, alguém sabe dizer qual é melhor, o azteq inova ou o nautika nomad? e dá pra desmontá-los sem vazamento de gás? []s Acho que não deve ter muita diferença. Porque a Azetq pertence a Nautika, só que com uns produtos melhorzinhos para um publico um pouco mais exigente. http://www.nautika.com.br/lazer/ aqui fala as marcas que compõe o Grupo Nautika. Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Novembro 19, 2006 Membros de Honra Postado Novembro 19, 2006 pois é batata, eu fucei os sites, e fiz a pergunta justamente por isso. afora quesitos externos: o nomad tem a base articulada pra uamnetar de tamanho, o innova tem a base menor, o nomad tem acendedor e o innova não, o que me surpreendeu é o consumo de gás por hora declarado pelso fabricantes, no qual em um é o DOBRO do outro. 57g/h pro innova e 119 g/h pronomad. ainda não tive a chance de pegar os dois na mão, simultaneamente, e comaprar o tamanho dos queimadores. queimador muito grande gasta muito, e queimador muito pequeno (como o pocket rocket da msr ou o rocket da doite) gasam menos mas fazem vc ficar mais tempo cozinhando, pq juntam todo o calor no centro... se a panelinha é um pouquinho mais larga... já viu... veja, as diferenças já aparecem no consumo declarado. e isso pq os caras não dizem a potência máxima em BTU, por exemplo. mandei mail pros caras.... e já viu: assim como vc não recebeu a resposta, eu tb não. moral dachistória: se bobear, esepro o décimo terceiro (ou melhor, o que sobrar dele) e compro um superfly da msr na half dome: usa qualquer cartucho (inclusive os campgás da náutika), é equipamento padrão de muito alpinista pela confiabilidade, é relativamente leve. dá uma olhada: http://www.msrcorp.com/stoves/superfly.asp só não comprei pq 211 pilas não tão sobrando pra isso. hehehehe []s p.s. acho que metade dos problemas de quem foi de fogareiro a gás pra torres del paine se deu: 1, por combustível errado (devem ter usado 70% de isobutano e 30% de propano. a própria msr recomenda, em frio, 80% de isobutano e 20% de propano, que, no brasil, só se acha nos cartuchinhos campgás da nautika) e, 2, por falta de um isolamento do vento adequado, tipo o proposto pelo máximo lá no gente de montanha, ou algo parecido). Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Novembro 23, 2006 Membros de Honra Postado Novembro 23, 2006 por esses dias fiquei estudando o assunto fogareiros a gás. a turma em torres del paine, que sofre com seus fgareiros a gás, sofre por causa do gás. ao contrário do q eu coloquei no último post, quanto maior a porporção de propano no gás, melhor é no frio. e os cartuchos doite usam 80% de butano e 20% de propano. a mistura encontrada no tekgás é melhor para o frio: 70% isobutano, 30% propano. pq o gás não funciona legal, não queima, quando a temperatura está abaixo do ponto de fervura do mesmo, ou seja, quando ele está líquido ainda. no butano, é de meio grau positivo. no isobutano, é de -12 graus celsius no propano, é de cerca de - 40 graus celsius. na verdade, não é que não queima, é que ele não sai do cartucho. e o gás, apesar de estar misturado no cartucho, não se mistura propriamente dito. queima primeiro um, depois o outro.... por exemplo, primeiro o propano, depois o isobutano ou o butano. o propano é colocado na mistura, no mais das vezes, pra aumentar a pressão do gás lá dentro. sem pressão, ele não sai.... cartuchos 100% propano necessitam fogareiros especiais, mais resistentes, e mais pesados. e o próprio cartucho precisa ser mais resistente e mais pesado. por isso são pouco difundidos. quanto à produção de calor, o gás é superior à benzina ou gasolina. se o fogareiro, não é um maçarico, é por questão de projeto. pois o exponent ultralight f1 da coleman chega a absurdos 16.000 btus de calor - pra comparar, a média em um fogareiro a líquido da msr é de cerca de 10.000 btus de calor. e por isso esse fogareiro consegue gastar, à força máxima, um cartucho de 227 gramas (o tekgás, por exemplo), em 50 minutos. ferve um litro de água em menos de 3 minutos... o que dirá uns 400 mls de água pra fazer um miojinho básico... existem algumas sacadas pra fazer o fogareiro a gás funcionar no frio. uma delas é colocar o cartucho de cabeça pra baixo, e só dá pra fazer isso com fogareiros em que o cartucho é remoto, tipo o windpro da msr. no mais das vezes, até por economia de peso, o fogareiro é montado diretamente sobre o cartucho. isso pode ser uma vantagem no frio, pois depois de aceso o calor do fogo dá uma aquecidinha no cartucho. mas precisa-se tomar cuidado com aparadores de vento que tenham tb a função de manutenção de calor. aquecendo-se demais o cartucho, ele explode. ------- agora o quesito altitude. tendo esses problemas com o frio, pq alguns alpinistas usam em escaladas? simples. a partir de determinadas altitudes, só rola o gás mesmo. acima de uns 5.500 metros, é muito difícil colocar o combustível líquido na pressão adequada pra fazer o fogareiro funcionar. aí o cartuchinho de gás faz a festa, desde que devidamente aquecido.... tem gente que dorme com ele no saco de dormir, ou coloca junto com o cordo. mergulha em água, ou simplesmente urina em cima. pode-se passar uma vela por baixo, dando uma leve aquecida. mas é preciso cuidado, pra não explodir o cartucho. []s Citar
Colaboradores o_Moustache Postado Maio 25, 2007 Colaboradores Postado Maio 25, 2007 Olá pessoal, eu vi esse fogareiro da coleman na rei.com. É o Exponent Feather 442 Dual Fuel, que custa US$ 58,00. Li em algum post que white gas é benzina. O que que vocês acham dele?? (só não faço idéia de quanto fica o envio e as taxas alfandegárias). Encontrei ele também na arco e flecha, R$ 284,90 http://www.rei.com/product/671668 É minha primeira participação aqui no mochileiros.com e gostaria de deixar meu agradecimento a todo o pessoal que faz parte do site. É uma grande satisfação estar nesse grupo. Valeu! Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Maio 25, 2007 Membros de Honra Postado Maio 25, 2007 http://www.arcoeflecha.com.br/mostra.asp?clie=5>x=&cat=69&c=&hr=fg34&rtd=78hje&j=&idped=134&p=8065213&idpart=&hj=345453543534543534&lf=doo234&l=&ieparcaf=&e=12312&ger=354&set=1&org=rtf4&j=4512&porudut=2239 tem no brasil. ok, um pouco mais caro, mas daí tem que ter assistência técnica. []s Citar
Colaboradores o_Moustache Postado Agosto 9, 2007 Colaboradores Postado Agosto 9, 2007 Olá pessoal. Pesquisando sobre equipamentos de aventura/montanhismo encontrei na Arco e Flecha esses dois modelos de fogareiro da Coleman. Fogareiro Coleman Dual Fuel Sportster II ................. R$ 168,33 Fogareiro Coleman Exponent Alta Pressão Multi Fuel ................. R$ 449,50 Lendo as descrições não notei algo que justifiquem a diferença de preços. Mas como eu não entendo nada venho aqui no fórum pedir para os que possuem, conhecem ou entendem de fogareiros que deixe a sua opinião sobre os modelos citados. (Vendo no site da Coleman a diferença de preços é bem pequena). Obrigado att Citar
Membros DIOGO CARNEIRO Postado Agosto 9, 2007 Membros Postado Agosto 9, 2007 Eu tenho o Multi fuel, comprei no mercado livre por R$80,00, posso te dizer que é perfeito, já fiz até carreteiro nele. Só uso benzina por ser um combustivel mais limpo, más pode ser usado gasolina, bensina e querosene. No dual fuel vc so pode usar gasolina sem chumbo e benzina, ele é mais demorado pra aquecer tbem, oque vc pode fazer é ir até a arco e flecha e dar uma olhada nos modelos, tenho certeza que será bem atendido. Abraço. Citar
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