Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado (editado)

Eu tou ligado... Na verdade, além de ter mochilado pela Bolívia, eu faço doutorado em Ciência Política e minha dissertação de mestrado foi (e a tese de doutorado será) sobre política boliviana :D Trabalho como pesquisador no Obseravatorio Político Sul-Americano ( http://www.opsa.com.br) e a notícia que tá no painel dessa semana é justamente sobre a ocupação de San Cristobal e fui eu quem escrevi :) Tendo novidades sobre o caso, coloco aqui pros mochileiros a caminho, mas é isso mesmo: protestos com bloqueio são bastante comuns em toda a Bolívia.

Editado por Visitante
  • Respostas 183
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

É claro que vc está viajando, depois de muito planejar e sonhar não imagina passar por isso. Ter parte do gostaria fazer cancelado e ainda ficar retido em um bloqueio. Mas essa estória de bloqueios não é de hoje principalmente nas regiões do salar e faz parte do modo de reinvindicar, chamar atenção. Viajar também é aprender política. E a pressão popular é fazer política também. E infelizmente na América Latina teríamos que fazer isso muito mais vezes pois ainda estamos muito longe de uma democracia plena.

Já estive em La Paz e em poucos dias vi várias manifestações políticas. Por conta de bloqueios um amigo perdeu duas oportunidades de conhecer o Salar.

Mas neste momento parece que a situação já se acalmou.

• Membros de Honra
Postado
eu faço doutorado em Ciência Política e minha dissertação de mestrado foi (e a tese de doutorado será) sobre política boliviana

Sabe muito melhor do que eu o que está falando então. ::otemo::::otemo::::otemo::

Coloquei a observação acima, sobre a frequencia das manifestações, porque muita gente que viaja pra lá NEM SABE QUE ISSO ACONTECE. Então é bom que se informe antes de ir e caso esteja acontecendo algum protesto mais sério no momento da viagem, é bom ter um plano B, C, etc ... ::hahaha::

By the way, parabéns pela matéria.

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Amigos,

As últimas notícias dos períodicos bolivianos dão conta de como está sério o conflito em várias cidades do país como Santa Cruz de la Sierra, La Paz e Caravani.

Para quem esta viajando é sempre bom ficar informado dos bloqueios e paralizações pelo país.

Aqui está postada várias dessas notícias.

bolivia-conflicto-social-se-agrava-y-el-dialogo-no-llega-t43695.html

caranavi-se-radicaliza-y-segun-surco-ya-hubo-enfrentamiento-con-choferes-t43694.html

el-pais-siente-el-paro-y-en-la-paz-deriva-en-violencia-t43693.html

trabajadores-crucenos-marchan-y-anuncian-huelga-de-hambre-t43669.html

Maria Emília

• Membros de Honra
Postado

Amigos,

Notícias recentes da Bolívia dão conta de uma marcha de protesto desde Caracollo (aquele trevo na carretera entre La Paz e Oruro) até La Paz, com previsão de inicio para segunda-feira.

Para que já esteve nas carreteras bolivianas durantes esse protestos sabe que é bom ficar prevenido, pois pode acontecer bloqueios de horas nas estradas.

Para quem está viajando nesse dias é aconselhável atenção redobrada nos trechos que pretende percorrer.

Maria Emília

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Olá pessoal!!!

Estou em "presa" em Oruro tentando ir a Uyuni desde ontem, mas há bloqueio nas estradas perto de Potosi e nao tem onibus.

Entao, se alguem estiver pensando em sair de La Paz para Uyuni, nao adianta vir a Oruro...

E as manifestacoes nao tem data pra acabar...

Alias, alguem sabe se rola algum caminho alternativo de Oruro a Uyuni sem passar por Potosi?

• Membros
Postado

Olá pessoal!!!

Estou em "presa" em Oruro tentando ir a Uyuni desde ontem, mas há bloqueio nas estradas perto de Potosi e nao tem onibus.

Entao, se alguem estiver pensando em sair de La Paz para Uyuni, nao adianta vir a Oruro pois a situacao em Potosi esta critica...

E as manifestacoes nao tem data pra acabar...

Alias, alguem sabe se rola algum caminho alternativo de Oruro a Uyuni sem passar por Potosi?

• Membros de Honra
Postado

Pessoal, vale lembrar que o trajeto de Oruro a Uyuni que não seja por trêm além de demorado, a estrada é ruim e você fica sujeito a esse tipo de manifestações, que eles chamam de PÁRO. Nesse mesmo tópico tem fotos das condições da estrada, não acho interessante arriscar.

Portanto, vá para Uyuni de trêm heheheh

Intééé

• Membros
Postado

ISso Isso Isso! ::otemo::

Vá de trem!!

Fui de bus quando estive lá em abril, saindo de La Paz e a estrada estava horrível! Tipo, não era estrada. Era algo no meio do nada, tanto que o motorista parou diversas vezes no meio da estrada com um mapa e uma lanterna na mão, tentando se achar e deu de cara com um lago! rsrsrsrsrs

Saí ilesa, mas foi arriscado.

Beijo!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...