Membros Mariana Belém Postado Maio 9, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 9, 2012 Olá Camila, li seu relato de viagem... muito legal e divertidíssimo!! vai me ajudar bastante, juntamente com suas dicas aqui!! realmente to querendo passar mais dias em Cusco... e diminuir a quantidade de cidades pra aproveitar melhor outras!! Dei uma pesquisada e realmente acho que pularei Puno e irei direto pra Copacabana!! Vc acha que dá pra viajar à noite de Cusco direto p Copacabana??? Outra coisa que tb estou muito em dúvida, é quanto a visita à Machu Picchu!!! Vc acha que é melhor ir de trem (comprar as passagens aqui no Brasil antes) ou é melhor fechar um pacote em Cusco?? Vale dizer que tenho a intenção de pernoitar em Aguas calientes e na volta, se der, conhecer Ollanta tb!!! Acho q realmente precisarei de mais dias... hehehee obrigada!! mari. Vamos ver se eu consigo te ajudar ou só colocar mais minhoca na sua cabeça... Sobre a hospedagem... não tive nenhum problema com isso, mas algumas amigas não conseguiram o hostel que queriam (não ficaram sem teto, mas escolheram outro hostel... rs) Esse risco com certeza vc nao corre! Eu reservei em Lima e Cuzco porque eu queria ficar no Loki (muitas qualificações positivas que confirmei, são demais! ) Achei poucos os dias que vc dedicou a Cuzco... passaria infinitos dias lá! rs... Mas sério... Valle Sagrado e City tour são quase que indispensáveis... =/ sónao vale fazer no dia que chegou pq senão corre o risco de passar mal com soroche! Eu faria Valle Sagrado - desce em Ollanta e pega o trem pra ganhar tempo e fazer os dois passeios... e eu tiraria Puno pra viabilizar isso (até pq minha experiencia lá nem foi muito boa...). Confirma se tem onibus cedo pra Puno, pelo que eu lembro só tem a noite(o que compensa bem, chega lá de manha, e já pega as islas flotantes se vc quiser ou já vai pra copa que é bem mais lindo...) Eu adorei o downhill na Rodovia da Morte em La Paz, se vc curtir esse tipo de passeio, super recomentado!! Bom, são só alguns pontos baseados no meu mochilão, se tiver alguma dúvida, estamos aí e meu relato tá na assinatura, se vc tiver paciencia pra ler... hahhaha Boa sorte!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Mariana Belém Postado Maio 9, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 9, 2012 Oi Paulo!! Obrigada pela ajuda!! Segui os conselhos da Keka e seu tb... hehehe... e já alterei os horários das viagens... especialmente as mais longas e, assim, já ganhei 2 dias!!! =)) Chegarei em uyune cedinho e procurarei logo as agencias para fechar os passeios!!! Com relação aos onibus, anotado!!! Deve ser barato e a economia não deve compensar... imagino o estado dos transportes lá!! Com relação à bagagem... a bichinha é velhinha e foi barata... não vai ter problema!! mas estou seriamente pensando em comprar uma mochila digna... pq certamente irei fazer mais viagens com esta!!! Vou alterar o roteiro e postarei aqui!! valeu!! =) mari. Oi, acrescento algumas informações dos lugares que já estive. UYUNI: já fiz a travessia do Salar de Uyuni e concordo com a Keka. O melhor é ir no ônibus noturno e já sair do ônibus para o passeio, as agências já te esperam na saída do ônibus. Eu fui já com o passeio comprado em La Paz, achei melhor não correr o risco de perder um dia em Uyuni por falta de vaga, mas pelo menos no dia que eu fui, teve gente que comprou na hora. ÔNIBUS: Na Bolívia, compre sempre o ônibus que eles chamarem de especial, turístico, luxo ou o que for: o luxo deles é o nosso convencional. O normal deles é precário. No Chile, não há motivos para preocupações. As empresas em geral são bem corretas e os ônibus confortáveis. Compensa muito ir no semi-cama ou no salon-cama. HOSTELS: Em San Pedro, fiquei no Hostel Campo Base: http://www.hostalcampobase.cl/ Muito bom café da manhã, limpo e tranquilo para dormir. Fiquei no LOki em La Paz e também recomendo, mas lá o esquema é festivo. BAGAGEM: A mala não é a melhor opção. Na travessia do salar as mochilas vão no teto do carro. Tudo fica entupido de poeira: você e a bagagem!!!! Se for uma mala barata, pode até ser, mas uma mala de qualidade que tenha custado caro, compensa mais comprar uma mochila do que danificar a mala. Pense na mochila como investimento e não como gasto, já que, espera-se, uma vez mochilando, você vai querer mochilar sempre. COISAS QUE A GENTE APRENDE NA MARRA: Já passei perrengue por causa de sol e vento. Leve o melhor produto que você puder para hidratar os lábios. Eu levei um protetor baratinho da Nivea que não deu conta do recado e minha boca ressecou tanto que cortou. Abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores KekaMC Postado Maio 9, 2012 Colaboradores Compartilhar Postado Maio 9, 2012 "Vc acha que dá pra viajar à noite de Cusco direto p Copacabana???" vou me intrometer e responder a pergunta que vc fez pra Camila.. hehe dá pra viajar de noite sim.. eu fiz Cusco-La Paz direto e foi tranquilo.. foram looongas horas de viagem, mas dá sim.. como vc vai parar em Copa, são umas horinhas a menos do que a minha.. mas eu saí de Cusco umas 21h30, cheguei em Puno umas 5h da manhã, esperamos umas 2hrs no terminal, pegamos o bus e chegamos em Copa lá pelo 12h.. (lembre-se que tem a passagem pela fronteira aqui tb).. mas assim.. pesquise um pouco mais sobre Puno.. talvez seja algo que valha a pena ver... eu, por exemplo, preferi o passeio de Puno do que da Isla del Sol.. se vc for com a ideia de que é algo falso.. vc não vai curtir.. mas se vc tiver em mente que aquilo é um modo deles representarem a maneira como vivem, então acho que vc vai gostar.. é complicado a gnt ir pelo gosto dos outros.. pq cada um tem uma experiência diferente.. então, minha dica é: leia os relatos do pessoal e pesquise sobre os lugares mais polêmicos de gosto.. e ai vai por aquilo que do seu gosto e o que é melhor pra vc.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Mariana Belém Postado Maio 9, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 9, 2012 Olá Keka... obrigada pelas dicas novamente!! com relação a Puno... eu resolvi tirá-lo, pois gostaria de passar mais dias em Cusco... pra visitar tudo com calma!! estou querendo tb aumentar 1 dia em Arequipa, para fazer o canyon del Colca... pois dizem q vale a pena!! mas para isso, não pararia em Arica... e ainda teria que diminuir 1 dia em outra cidade... ó dúvida!!! vou postar um novo roteiro... mas tenho q decidir logo, pois já está chegando!! bjos, mari. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Mariana Belém Postado Maio 9, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 9, 2012 Olá gente, Fiz algumas alterações, pois quero passar mais 1 dia em Cuzco!! Estou tentando ganha mais 1 dia em Arequipa, pra dar tempo de fazer o vale do Colca e ainda conhecer a cidade (acredito que seriam necessários 3 dias para isso, e só estou com 2). Vale a pena diminuir um dia em La Paz?? para ganhar em Arequipa... mari... 1º dia - 24/06/2012 - DOMINGO Voo Recife - Guarulhos - Santa Cruz 2º dia - 25/06/2012 - SEGUNDA-FEIRA (Santa Cruz – Sucre) VER POSSIBILIDADE DE DIMINUIR UM DIA EM SUCRE Voo chega 1h da manhã; Voo sai para Sucre às 10h (ver se fica no aeroporto ou vai pra hotel); Chegada em Sucre às 11h (ver hotel próximo Plaza 25 de mayo - ver Hostal Sucre); ir para pousada; passeios e pernoite em Sucre; 3º dia - 26/06/2012 - TERÇA-FEIRA (Sucre – Uyuni) Passeios em Sucre; partir para Uyune à noite(Ver empresa de onibus 9 de Julio); 10h de viagem até Uyune; 4º dia - 27/06/2012 -QUARTA-FEIRA (Uyune) Chegada em Uyune de manhã cedo (pesquisar hotel e já fechar passeios (ver Avi Tours); Já sair para o passeio do salar; Pernoite no alojamento; 5º dia - 28/06/2012 - QUINTA-FEIRA (Uyune) Passeios salar Uyune; Pernoite no alojamento; 6º dia - 29/06/2012 -SEXTA-FEIRA (Uyune - San Pedro do Atacama) Passeios salar Uyune; Ida para San Pedro do Atacama (combinar a travessia com a própria agencia); Ver se dá tempo de ir ás agencias e já fechar os passeios no Atacama. (dica: Valle de La Muerte, Tour astronômico); Pernoite em San Pedro (ver hotel); 7º dia - 30/06/2012 – SÁBADO (San Pedro do Atacama) Passeios no Atacama; 8º dia - 01/07/2012 – DOMINGO (San Pedro do Atacama) Passeios no Atacama; Partida para Arica por volta das 20h (cerca de 10h de viagem); 9º dia - 02/07/2012 - SEGUNDA-FEIRA (Arica) Chegada em Arica por volta das 6h; Passeios pela cidade (talvez ir direto para Tacna); Partir para Tacna no mesmo dia (é perto); Ao chegar em Tacna já comprar a passagem para Arequipa (ver Expresso Arequipa); Ver saída para Arequipa no mesmo dia (cerca de 6h de viagem até Arequipa); Pernoite em Arequipa (??); 10º dia - 03/07/2012 - TERÇA-FEIRA (Arequipa) TENTAR AUMENTAR 1 DIA EM AREQUIPA Passeio ao Canyon del Colca (passeio de 2 dias e 1 noite); Pernoite no vale (canyon); 11º dia - 04/07/2012 - QUARTA-FEIRA (Arequipa ) Continuação passeio canyon del Colca; Retorno para Arequipa à noite; Partida para Cuzco à noite (por volta das 20h - ver empresa de onibus Taurus); 12º dia - 05/07/2012 - QUINTA-FEIRA (Cuzco) Chegada em Cuzco de manhã cedo; ver hospedagem; ver passeios em Cuzco, inclusive à Machu Picchu; (ver se vai fechar com agência lá ou se vai de trem por conta própria (no caso, comprar passagens aqui no Brasil ainda); 13º dia - 06/07/2012 - SEXTA-FEIRA (Cuzco) Passeios 14º dia - 07/07/2012 – SÁBADO (Cuzco) Passeios 15º dia - 08/07/2012 – DOMINGO (Cuzco) Visitar feira em Pisac (de manhã); Passeios em Cuzco; Pernoite em Cuzco; 16º dia - 09/07/2012 - SEGUNDA-FEIRA (Cuzco) Continuação dos passeios em Cuzco; Partida para Copacabana à noite (aproximadamente 10h de viagem); 17º dia - 10/07/2012 - TERÇA-FEIRA (Copacabana) Chegada em Copacabana de manhã; Fechar passeios em Copacabana (escolher); Pernoite em Copacabana; 18º dia - 11/07/2012 - QUARTA-FEIRA (Copacabana-La Paz) Continuação de passeios em Copacabana ; Saída para La Paz no fim da tarde ou à noite (cerca de 4h de viagem) de ônibus; Pernoite em La Paz; (ver hospedagem); 19º dia -12/07/2012 - QUINTA-FEIRA (La Paz) VER POSSIBILIDADE DE DIMINUIR 1 DIA EM LA PAZ De manhã cedo fechar passeios em La Paz (Chacaltya e Valle de La Luna); Pernoite em La Paz; 20º dia - 13/07/2012 - SEXTA-FEIRA (La Paz - Sta. Cruz) Continuação passeios em La Paz; Saída de La Paz às 20h (1h de voo pela BOA); Espera no Aeroporto o voo para o Brasil; 21º dia - 14/07/2012 – SÁBADO (STA CRUZ-SP-REC) Saída do voo às 04h; Chegada em Recife às 17h. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra camilalisboa Postado Maio 9, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 9, 2012 é isso aí!!! ficou melhor =D Eu deixaria a mesma quantidade de dias em La Paz, tem coisa pra caramba pra fz, a cidade é bagunçada mas é bonitinha... e no fim da viagem é bom estabilizar um pouco, vc já via ter corrido bastante pra fz tudo isso que vc quer =) mas se realmente faltar em arequipa tira... e confirmando o que a Keka falou (de intrometida =P brincadeirinha.. rs) é isso mesmo, se vc nao parar em puno chega lá pelo meio dia em copa senão chega a noite... como eu acho que vc já reservou um dia pra conhecer a isla del sol, vc poderia pensar em fz o passeio das islas flotantes em puno (e volta puno de novo, rs) e chegar em copa a noite... ou aproveitar pra subir no cerro calvario em copa (por do sol liiiiiiiindo e um cansaço violento pra subir, rs)... são duas opções boas, veja a sua prioridade... ´só nao vale dormir em puno! kkkkkkk Da visita em MP, eu não vou te ajudar pq eu sei que as coisas mudaram lá do ano passado pra esse (inclusive o esquma de subir o Wayna Picchu... ) então acho que posso dar conselho furado! Na época dava pra fechar de Cuzco mesmo, agora precisa confirmar tá... pega como base os relatos mais recentes Tá, eu acho que falei falei e não falei nada... rs... teu roteiro tá legal, são só mais detalhes que você pode mudar durante a própria viagem E que bom que meu singelo relato foi de utilidade pra alguém \o/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra paulorco Postado Maio 9, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 9, 2012 Oi, que bom que as dicas te ajudaram. Lembrei de um detalhe, ao carimbar o passaporte na saída da Bolívia por terra, eles lhe pedirão uma "taxa", quando fui lá era algo equivalente a uns quatro, cinco reais. Por isso é bom ter os bolivianos para essa "despesa extra". Em Uyuni tem um posto em que eles carimbam o passaporte já com a data futura do dia que você chegará ao Chile e não há fila, a funcionária da miha agência que me orientou a fazer assim. Foi ótimo pois no posto da migração na fronteira a fila estava grande o o funcionário que deveria estar lá tinha saído na hora. Além disso, você fica esperando dentro do ônibus protegida do vento, enquanto o pessoal fica na fila do lado de fora. Caso leve frutas para a travessia, coma ou jogue fora antes de passar para o lado chileno. A migração chilena é rígida com esses produtos e a multa por tentar entrar no Chile portando frutas ou vegetais é alta. Abs, Paulo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Mariana Belém Postado Maio 9, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 9, 2012 Camila, vc acha que 4 dias em Cusco dá pra conhecer lá bem??? Se bem que dentro desses 4 dias tem a visita a Machu Picchu... e acho que pernoitarei em Aguas Calientes... restariam 2 dias para Cusco e redondezas... pr aí aumentaria 1 dia em arequipa e fecharia o roteiro assim!!! mari. é isso aí!!! ficou melhor =D Eu deixaria a mesma quantidade de dias em La Paz, tem coisa pra caramba pra fz, a cidade é bagunçada mas é bonitinha... e no fim da viagem é bom estabilizar um pouco, vc já via ter corrido bastante pra fz tudo isso que vc quer =) mas se realmente faltar em arequipa tira... e confirmando o que a Keka falou (de intrometida =P brincadeirinha.. rs) é isso mesmo, se vc nao parar em puno chega lá pelo meio dia em copa senão chega a noite... como eu acho que vc já reservou um dia pra conhecer a isla del sol, vc poderia pensar em fz o passeio das islas flotantes em puno (e volta puno de novo, rs) e chegar em copa a noite... ou aproveitar pra subir no cerro calvario em copa (por do sol liiiiiiiindo e um cansaço violento pra subir, rs)... são duas opções boas, veja a sua prioridade... ´só nao vale dormir em puno! kkkkkkk Da visita em MP, eu não vou te ajudar pq eu sei que as coisas mudaram lá do ano passado pra esse (inclusive o esquma de subir o Wayna Picchu... ) então acho que posso dar conselho furado! Na época dava pra fechar de Cuzco mesmo, agora precisa confirmar tá... pega como base os relatos mais recentes Tá, eu acho que falei falei e não falei nada... rs... teu roteiro tá legal, são só mais detalhes que você pode mudar durante a própria viagem E que bom que meu singelo relato foi de utilidade pra alguém \o/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Mariana Belém Postado Maio 9, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 9, 2012 Oi Paulo... muito obrigada!! irei me atentar em Uyune quanto a isso!! =)) com relação à moeda.. vc levou dólares americanos e trocava a moeda em cada país?? mari. Oi, que bom que as dicas te ajudaram. Lembrei de um detalhe, ao carimbar o passaporte na saída da Bolívia por terra, eles lhe pedirão uma "taxa", quando fui lá era algo equivalente a uns quatro, cinco reais. Por isso é bom ter os bolivianos para essa "despesa extra". Em Uyuni tem um posto em que eles carimbam o passaporte já com a data futura do dia que você chegará ao Chile e não há fila, a funcionária da miha agência que me orientou a fazer assim. Foi ótimo pois no posto da migração na fronteira a fila estava grande o o funcionário que deveria estar lá tinha saído na hora. Além disso, você fica esperando dentro do ônibus protegida do vento, enquanto o pessoal fica na fila do lado de fora. Caso leve frutas para a travessia, coma ou jogue fora antes de passar para o lado chileno. A migração chilena é rígida com esses produtos e a multa por tentar entrar no Chile portando frutas ou vegetais é alta. Abs, Paulo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra camilalisboa Postado Maio 10, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 10, 2012 Em 4 dias o que dá pra fz é: 1º aclimatação (sem chance de ser outra coisa)... fim da tarde vai dar uma pesquisada no preço dos passeios e já fecha o city tour (?) e o valle sagrado (!) 2º dia valle sagrado - desce em ollanta e dorme em aguas calientes 3º dia machu picchu e volta pra cuzco 4º dia city tour ou vai conhecer cuzco a pé mesmo (vai deixar de conhecer monte de coisa pq o city tour quase nao tem nada de city, quase tudo é mais distante da cidade... dá pra acordar cedo e "camelar" e fz city a tarde... meio corrido mas dá) e viaja a noite pra puno/copa 5 dias é melhor, pq vc fica um dia "livre" em cuzco, que dá pra andar bem! conhecer a cidade mesmo... essa, particularmente, é a parte que eu mais gosto (fora a cervejinha no bar do hostel nofim de noite hahahhaa) Beijos, Camila Camila, vc acha que 4 dias em Cusco dá pra conhecer lá bem??? Se bem que dentro desses 4 dias tem a visita a Machu Picchu... e acho que pernoitarei em Aguas Calientes... restariam 2 dias para Cusco e redondezas... pr aí aumentaria 1 dia em arequipa e fecharia o roteiro assim!!! mari. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.