Ir para conteúdo

20 dias pela Europa. Planejamento correto?


Caipira

Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal. Eu viajarei junto com 3 amigos pela Europa no mês de agosto (dias 3 ao 19). Fiz uma planilha para ter uma ideia dos gastos. O que vcs acham?

 

viagems.jpg

 

Como início coloquei Bologna pq estou morando aqui. Meus amigos vão chegar em Milão e vou encontrá-los lá. Como destino final também selecionei Bologna pq eles querem conhecer aqui. No penúltimo dia escolhi uma cidade aqui por perto (Pisa) que dá para fazer bate-volta de trem. Mas, essa cidade está em aberto, assim como todo itinerário na verdade. Pode ser que troque Pisa por Veneza, Maranello ou Firenze.

 

As passagens eu pesquisei no site das empresas Easy Jet, Ryanair, Vueling e Wizz Air, além dos sites de buscas decolar, rumbo, skyscanner e edreams. Os menores preços achei no edreams. Já a hospedagem entrei apenas no booking.

 

Dúvidas:

1) O cronograma está muito apertado? Se sim, de que forma vcs ajeitariam as cidades/dias?

2) O planejamento financeiro é mais ou menos esse? Achei que iria gastar mais com hospedagem...

3) Não vi a localização dos hotéis. Mas imagino que pelo preço a maioria fica mais afastada dos centros das cidades. Qual é o custo x benefício de pegar um hotel mais caro e bem localizado levando em consideração que estamos em 4 pessoas (menos oneroso dividir um táxi)?

4) Vale a pena buscar viagens de trem noturnas entre os países, dormir na cabine para economizar na diária do hotel?

5) Alguém sabe se há um filtro/opção nos sites de busca de passagens aéreas que me permita escolher somente o local/data de partida e uma faixa de preço sem destino? A ideia é o site me fornecer os destinos dentro dessa faixa de preço para só depois eu escolher o destino.

 

Como eu disse, o cronograma está totalmente aberto. Deem sugestões! Além dos sites que usei, vcs usam algum outro? Dá para economizar mais em alguma coisa? A ideia é não gastar muito com alimentação (fasta food, comprar pão/frios em supermercado, etc). Sem luxo mesmo. Vamos deixar a grana para cerveja e uma ou outra balada ::hahaha::

 

Eu pensei em, a partir de agora, ir olhando as passagens todos os dias e ir fechando aos poucos, conforme forem surgindo promoções. Fechada a passagem eu procuro a hospedagem. É mais ou menos por ai?

 

Antecipadamente agradeço a todos!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olha, com relação a esse roteiro, não no sentido das cidades, mas na ordem delas, me pareceu um pouco fora de mão ir de Berlim pra Barcelona pra voltar pra Amsterdã... se posso deixar uma sugestão eu faria o seguinte:

 

Bologna - Milão - Barcelona - Paris - Amsterdam - Berlim - Praga - Roma - Pisa - Bologna

 

olha no mapa, que vai ver que ficou mais 'circular' o seu roteiro, assim, diminuindo as distancias entre os destinos, fica mais barato comprar passagens de trem e avião (embora eu só recomende avião a partir de 4h de voo, porque nas low coast você tem que chegar com 2h de antecedência no aeroporto e eles, em grande parte, são longe das cidades.

 

Agora as suas dúvidas:

 

1 - Eu acho que o cronograma depende de qual é o intuito da sua viagem, você quer fazer uma viagem de curtição com os amigos ou uma viagem mais cultural? Independente disso, algumas cidades que eu acho que poderiam ser mudadas:

Só 2 dias pra Paris? Isso é quase um crime, é sério! Berlim é MUITO importante pra você? Porque pensa no deslocamento... toda essa função 1 único dia? Se eu fosse você tiraria Berlim do roteiro e deixaria esse dia a mais em Paris. Não vai se arrepender, é sério (Y);

A quantidade de dia de Barcelona eu acho está ok, seriam 2 e 1/2, o que dá pro gasto numa primeira visita (Y);

2 e 1/2 para Amsterdam dá pra explorar beem também;

Bom, eu não sei sobre Praga, mas a mesma coisa vale do que eu disse sobre Berlim, vale mesmo a pena todo o deslocamento pra 1 dia?

Se decidisse tirar esse dia de Praga, eu colocaria em Roma que daria tempo de curtir mais a Cidade Eterna, em que se da pra fazer tudo a pé se tiver um pouquinho de disposição ;D

Pisa é realmente tranquila, dá pra ir numa manhã em day-trip, porque por mais charmosa que a cidade seja não tem tanta coisa assim pra se ver...

 

Dica: Eu disse 'se vale a pena 1 dia' porque o seguinte, low coast, conta sempre 2h antes do horário do voo no aeroporto, os aeroportos - geralmente - são longes do centro, o que pode jogar outra 1h até chega ao centro da cidade, e mais 1h encontrando o albergue (se não tiver ido de táxi do aeroporto), e fazendo check in e tudo isso... Pensa bem nisso :]

 

2 - Realmente as hospedagens saem mais baratas em alguns lugares, e mais caras em outros, do que nós imaginamos... mas em tese é isso mesmo os valores que você viu, mas claro que depende de onde são os seus albergues, se você colocar o nome deles no post talvez a gente possa te dar uma luz se eles compensam ou não com relação a localização.

 

3 - Exatamente, olha, eu digo o seguinte, se o seu hostel for UM POUCO afastado do centro histórico, ou da sua área de interesse da cidade, não é tão ruim se tiver pontos de ônibus e/ou estações de metrô próximas, porque a grande maioria das cidades tem ótimos sistemas de transporte, a gente se confunde um pouco sim no primeiro contato, mas imagino que nisso você deva ter um pouco mais de experiência do que a gente, morando aí e tals. Agora se o hostel for SUPER longe do centro, nem com metrô compensa, porque imagina perder em média 30 à 40 minutos todo dia, pra ir pro centro e voltar, dentro de um metrô? Eu sempre procuro hostels bem localizados porque dá a facilidade de fazer vários percursos a pé, meu plano em Roma por exemplo, é todo de caminhada.

 

4 - Não tenho experiência nisso, mas li muito a respeito, inclusive tem um relato recente de um mochileiro que acabou de voltar e que fez dois deslocamentos desse modo, ele disse que deu sorte, e claro, tinha feito as reservas antecipadamente e deu pra descansar tranquilo... eu não recomendaria fazer isso todas as noites, ou todos os deslocamentos porque cansa não dormir em uma cama e com paz de mente de saber que sua bagagem está salva kkkk Mas mesmo assim eu acho válido quando a distância for grande (Paris-Roma, por exemplo),

 

5 - Eu nunca encontrei nenhum que fornecesse esse serviço em particular, eu uso muito o Skyscanner e nele você sabe, você que fique trocando de destino até dar sorte. Mas pra sua viagem, se dá pra fazer de trem vários percursos, que você ainda consegue 'curtir' a paisagem que não daria do avião, e muitas vezes os trem ponto-a-ponto saem baratos.

 

 

Se você ainda não começou a fazer suas reservas eu te digo o seguinte, decida o roteiro até o fim de semana e começa a reservar albergue, porque vocês vão em Agosto que é high season e tudo fica cheio e mais caro, então começa a reservar assim que finalizar o roteiro. Compre as passagens depois (mas não tão depois assim), veja com seus amigos se concordam com o roteiro, fechem os albergues e compre os tickets de transporte.

 

Outro site pra ver hotéis/B&B/albergues é o hostelworld.com... tem MUITAS opções.

 

O valor de 50 euros por dia é o pedido pra cada dia na Europa, então acredito que dê pra se alimentar e curtir com esse dinheiro, mas não vai dar pra fazer compras ;] Se algum dos seus amigos quiserem levar lembranças e comprar alguma coisa fale pra que eles levem pelo menos 60 euros por dia, por garantia.

 

Vou dar só uma dica com relação a albergues que tem notas boas e que o custo/benefício é válido, se for analisa se tem café da manhã incluso, a localização (o que poupa dinheiro de transportes dentro da cidade), se tem cozinha, lavanderia, e assim por dia diante, posso falar alguns, mas vai de você ver o que te convêm melhor:

 

Amsterdam - Stayokay Voldenpark

Paris - Oops (especialmente em Paris, cuide bem da localização pra não entrar numa fria ;D)

Barcelona - Kabul Backpackers (fica em cima de um barzinho, dizem que é super animado, é recomendado aqui no fórum e tem uma classificação boa nos sites, principalmente em relação a localização)

Roma - Alessandro Palace & Bar (esse eu e todo mundo - pelo menos 85% das pessoas que ficaram lá - recomendam de olhos fechados, a localização é perfeita, praticamente do lado da Termini)

 

Esses são os que eu me atrevo a dar pitaco... agora é com você... se tiver qualquer dúvida ou precisar de mais alguma informação é só pedir :D

 

 

PS.: eu não sei se você fuçou no site o suficiente pra perceber que ninguém respondeu o seu tópico porque está no lugar errado kkkkk aqui é pra discutir literalmente sobre dinheiro, tem uma página que é pra 'roteiros', você pode abrir um tópico lá pra pedir socorro que muita gente vai te ajudar, garanto! europa-roteiros-de-viagem-f418.html

 

Good luck and have a nice trip :D

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...