Ir para conteúdo

Rússia - Moscou e São Petersburgo em 10 dias

digobora

Posts Recomendados

• Membros

Digobora... já li teu relato St petersburgo/Moscow pelo o menos 3 vezes pra captar todas as dicas. Ta ajudando bastante pra planejar os roteiros! To indo com esposa em Junho próximo, em St Peters/Moscow passaremos 12 dias...

E "Бочкарев"... é Bochkarev! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...
  • Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• 2 semanas depois...
  • Membros

Oi, digobora!

Estou indo pra Moscou e S. Petersburgo no mês que vem, vou passar 3,5 dias em Moscou e 4,5 em São Petesburgo (esse 0,5 é importante quando viajamos pouco tempo, hehehe). Gostei demais do seu relato, me fez ficar mais empolgado ainda. Só estou meio assustado com os preços dos hotéis (até porque estou indo logo antes da alta temporada, então os preços já estão subindo bastante)... acho que vou seguir a sua dica e desencanar de ficar perto da Praça Vermelha (e mesmo eu não sendo muito da boemia, nessa época o sol se põe depois das 23h, então vou ter tempo de ver tudo tranquilamente - espero).

Até vi esse hotel que você falou, mas achei os comentários meio negativos... e os preços não estão assim tããão diferentes de uns mais próximos. Fora que pelo mapa achei Izmailovo meio longe do centro. Leva mais ou menos quanto tempo até a Praça Vermelha?

A minha maior preocupação é o fato de eu estar indo sozinho. Você acha que é tranquilo rodar por lá, mesmo em passeios onde teoricamente e são esperados mais de uma pessoa, como a do barco pelo rio Moscou? Levando em conta que não falo russo. Já estou estudando o alfabeto e consigo ler praticamente tudo (bem mobral mesmo, levo um tempo considerável se a palavra tiver muita coisa diferente), mas fiquei com medo daquele cardápio de picolés, hahaha.

Valeu!

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Fui a St Petesburgo e Moscou agora em junho, passei 11 dias nas duas cidades e me baseei em bastante coisa sugerida pelo digobora... e posso dizer p vcs, ele tem razão em mta coisa que disse!

Indo pra Rússia, é interessante aprender pelo o menos o cirílico, que é o alfabeto deles, e algumas frases básicas - não se fiem no inglês, pois é normalmente difícil achar alguém que consiga se comunicar de forma "compreensível" em inglês, fica a dica.

Em Moscou a rede de metrô é super extensa e alcança praticamente todos os lugares interessantes de se visitar, pode confiar nela sem problemas. Fiquei no hotel Vega, em Izmailovo (se não o mesmo, acho que um dos hoteis da rede Western, que o digobora indicou), não tive problemas! Os preços estavam na média e a estação mais próxima de metrô é a Partizanskaya... dela até a Ploschad Revolutsii, que é a mais próxima da praça vermelha, deve dar uns 30/35 minutos, e é na mesma linha (azul).

Os preços em Moscou são salgados pra tudo que é importado. Em St peters também, mas um pouco mais em conta. Levar uma quantia legal em rublos é interessante por segurança, mas normalmente boa parte dos lugares aceitam cartões internacionais.

Pra comida na Rússia, podem esperar restaurantes com serviço muito aquém do que estamos acostumados no Brasil - é comum atendentes não falarem inglês e serem ríspidos. Claro, existem exceções. E os preços dos restaurantes de um modo geral não tem muita diferença dos de São Paulo, por exemplo - são caros. Se quiser alimentação mais em conta, é bom comprar comida em supermercados - aí sim, são muitíssimo mais baratos que os do Brasil. As redes fast-food locais (como a Teremok - se escreve Tepemok) são tbm uma opção bem em conta e fácil de achar.

Os russos são cismados e frios sim, reservados a um grau realmente bem alto, e normalmente não conseguem sorrir pra quem eles não conhecem... mas são ordeiros e se portam de maneira prática, portanto pra quem for de fora é só ser prático, rápido e objetivo na maneira de se portar, sendo educado, e não vai ter problemas maiores pra interagir com eles, alguns serão gentis e atenciosos se vc se interessar em dizer um "bom dia" ou "por favor" em russo.

Em Moscou, realmente é melhor comprar lembrancinhas e souvenires na feirinha de Izmailovo - são mais em conta.

Numa viagem de por exemplo 10 dias, é melhor separar 6 pra St Petersburgo e 4 pra Moscou - St. Petersburgo tem muito mais coisa pra se ver.

Planeje seus roteiros de transporte interno nas cidades, como ir de tal pra tal lugar, com antecedência, evite improvisar, principalmente se não consegue ler as coisas em russo, pois pedir ajuda pode ser difícil.

As ruas dessas duas cidades russas são normalmente seguras no sentido de que dá pra andar nelas sem aquela sensação brasileira de medo ou atenção permanente. É bom não vacilar tarde da noite ou com bolsas e carteiras fáceis no metrô, porém. O que vale é o bom senso.

Não estranhe se alguém na Rússia, ao te devolver um troco em moedas por exemplo, não colocar na sua mão o dinheiro mas num pratinho ou algo do tipo, mesmo que vc esteja com a mão estendida esperando o troco. Superstição deles... assim como inúmeras outras! Eles são cheios disso.

Dos relatos aqui e em outros lugares sobre visitas à Rússia em 2010 ou 2011, é fácil constatar que eles estão de fato melhorando.. coisas como policiais extorquindo turistas na praça vermelha parecem estar ficando realmente menos comuns... vi quase nada de coisas assim na Rússia, não sei se pq dei sorte, mas espero que realmente estejam ficando assim. Então a ideia é de que eles só vão melhorar daqui pra frente...

A Rússia é linda, o povo russo é interessantíssimo de se conhecer e quem for, se for de alma aberta e uma dose que seja de paciência, vai gostar da viagem com certeza e até desejar voltar... no verão russo, como eu fui, era encantador voltar pro hotel às 23 horas e ainda estar tudo claro! :)

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • Membros

Maria Cataldo, Humberto e ddourado, me perdoem, só hoje vi as suas mensagens. Não recebi notificação que alguém havia postado algo aqui...

Fui a St Petesburgo e Moscou agora em junho, passei 11 dias nas duas cidades e me baseei em bastante coisa sugerida pelo digobora... e posso dizer p vcs, ele tem razão em mta coisa que disse!

Creardo, muito legal saber a perspectiva de outra pessoa. E agora que você falou, realmente notei que em alguns lugares não me davam o troco na mão, interessante sua observação.

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
Fala!

Estou indo pra Moscou em jun/2014.

Gostaria de saber se é mais jogo levar euro ou dolar pra trocar por lá...

Seu relato ajudou muito. Devemos ficar no mesmo hotel.

Abração!!!

Oi Gustavo,

Cara, pelo que me lembro não fazia muita diferença não. Não olhei muito bem porque já tinha dólares, então ia usá-los de qualquer forma, mas a taxa de conversão dólar/rublo e euro/rublo dava quase na mesma, se não estou enganado. Só não sei se é melhor comprar euro ou dólar no Brasil...

E lá é bem fácil achar casa de câmbio, só que os preços podem variar um pouco. Troque só um pouquinho no aeroporto, só pra comprar a passagem do trem e metrô mesmo (supertranquilo ir assim a partir de Domodedovo, por sinal - custa por volta de 350 rublos já com o metrô, enquanto o taxista queria me cobrar 3000 ::ahhhh:: ) e deixe pra trocar o resto já na cidade.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...