Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Boa tarde Augusto!!

Muito bom o material que vc postou, parabéns!!

Pretendo fazer esta caminhada a partir de Águas da Prata-SP e vi que nosso companheiro Rodrigo acabou com problemas..

Pretendo iniciar na quinta-feira 07/07/2011 e terminar no sábado (16/07/2011) ou seja, 10 dias...

A pergunta que não quer calar. Você acha que eu consigo fazer esta caminhada dentro da normalidade, ou seja, caminhando sem correrias? Quantos KM por dia devo percorrer?

Vi pela sua experiência que os primeiros dias são os mais difícies com as dores musculares e que o trecho a partir de Águas da Prata é de muito aclive/declive, portanto gostaria de fazê-los com mais calma e aí sim completar todo o trajeto, como tenho pouco tempo me programei para chegar em um sábado e com isto descansar no domingo para voltar ao trabalho na segunda-feira...

Além do site do caminho da fé vou utilizar todo o material que vc postou para direcionar-me as pousadas e restaurantes, na verdade iremos fazer esta caminhada em 8 pessoas.

Muito obrigado e que Deus lhê abençõe...

Parabéns!!

Miltinho

• Membros de Honra
Postado

Fala Miltinho, blz?

Valeu pelos parabéns.

10 dias de Aguas da Prata até a Basílica?

Vai ser puxado hein. Vou logo te avisando que em algum trecho vc terá de fazer em uns 40 km ou mais em um único dia.

Vamos as opções de trechos que vc tem:

1º dia: De Aguas da Prata até Andradas é uma subida forte por um grande vale e depois descida até a cidade.

Tem de ser feito em 1 dia, pois são 34 Km bem puxados.

A partir de Andradas também é muito forte e tem de ser feito depois de uma bela descansada e no 2º dia.

2º dia: De Andradas até Crisólia é uma subida muito ingreme nas primeiras horas e parece que não tem fim.

Vc passará por 2 pousadas nesse trecho (Serra dos Lima e Vila da Barra) e como ele é longo (36 Km), faça de tudo p/ chegar em Crisólia ou até Ouro Fino.

3º dia: Crisólia ou Ouro Fino até Borda da Mata: trecho de quase 40 Km. Também é dificil e tem de ser feito em apenas 1 dia.

4º dia: Borda da Mata até Tocos do Moji: 16 Km. Muito tranquilo. Em vez de fazer só esse trecho em 1 dia, creio que dê para ir mais além, chegando em Estiva, mas p/ isso serão 38 km no total. Isso se vc sair bem cedo de Borda da Mata.

Depois dos trechos anteriores vc já terá uma referência se consegue chegar em Estiva ou não.

5º dia: Estiva até Consolação: 20 Km. Trecho tranquilo. Tirando um trecho plano e uma pequena subida da serra no início, o resto é só descida. Talvez até consiga ir mais além e chegar em Paraisópolis, mas teria que somar mais 22 Km totalizando 42 Km. Subida de serra só pouco antes de chegar em Paraisópolis. O trecho final é descida, então é bem tranquilo.

6º dia: Paraisópolis até Campista - 41 Km. Não dá p/ fazer mais além disso. Tem de ser só até Campista, mesmo. É o trecho mais dificil desse caminho, com toda certeza. Tem pessoas que ficam até antes de chegar em Campista, na Pousada N. Sra. das Candeias ou na Pousada da D. Inez (4 Km entre uma pousada e outra).

7º dia: Campista ou N.Sra. Candeias ou D. Inez até Campos do Jordão - Tem de ser feito em 1 dia também. Se for sair de Campista são apenas 21 Km.

8º dia: Campos do Jordão até o centro de Pindamonhangaba: 42 Km. No início um pequeno trecho de subida e depois longa descida até o Vale do Paraíba p/ depois pegar só plano até o centro da cidade. Ser não der p/ chegar no centro, tente ficar em 2 pousadas no Bairro do Mandu (ligue antecipadamente), a 10 Km antes do centro.

9º dia: Pinda a Pousada Jovimar ou até a Basílica. Se for até a Pousada Jovimar serão 27 Km por trechos planos e sempre no asfalto. É um trecho muito ruim p/ caminhar. Se quiser chegar na Basilica acrescente mais 3 Km.

Bom...........acho que é o melhor que dá p/ fazer em 10 dias.

E se for seguir à risca sobra até 1 dia, mas vc ou algum de vcs já têm uma certa experiencia em caminhadas longas, principalmente em subidas de serras?

Será que conseguem?

Um problema em um grupo grande é que sempre haverá 1 ou 2 que não mantem o ritmo dos outros. Isso é natural.

Abcs

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Augusto, muito obrigado por responder...

Já vi que vai ser difícil o início da caminhada mesmo... Vou me reunir com o pessoal no início de Junho para acertarmos alguns detalhes...

Nós somos da capital e teremos que sair um dia antes para irmos de ônibus até Águas da Prata.

Pelo que tenho percebido talvez a turma seja reduzida á 4 pessoas, mas de qualquer forma faremos a caminhada, aliás eu vou nem que for sozinho...

Augusto, desculpa por estar te enchendo de perguntas, mas é que não queremos correr o risco de não completar a caminhada por motivos de contusão ou esforço desnecessário. Pela sua experiência você recomendaria fazermos esta caminhada como? Aumentando os dias? Diminuir as cidades ou seja partindo de uma cidade mais a frente... Nosso objetivo e data final é mesmo o dia 16/07..

As nossas esposas farão parte da caminhada à partir de Paraisópolis, que se não me engano você disse em outro post que é a última cidade a entregar o certificado para a caminhada, mas também como você disse anteriormente é o trecho mais difícil, já estou preocupado em não conseguir chegar em Campista.. Será que tem algum outro ponto para parada caso não consigamos chegar em Campista ?

Mais uma vez, muito obrigado pelos feedbacks, sua experiência tem ajudado muitas pessoas e tenho certeza que nos ajudará e muito...

Fica com Deus..

Miltinho.

• Membros de Honra
Postado

Oi Milton.

Primeiramente, o ideal é sair o mais cedo possível de Aguas da Prata.

Os primeiros onibus da Cometa saindo de Sampa, chegarão lá pouco antes das 09:00 hrs. Considero muito tarde p/ iniciar a caminhada, ainda mais que vai ser o primeiro dia.

O ideal é vc dormir na Pousada do Peregrino ou sair no último onibus de Sampa p/ chegar lá no inicio da manhã e já começar a caminhada, mas ligue antes na Pousada p/ pegar a credencial logo que vcs chegarem lá.

Qto a aumentar o número de dias, vai depender de como tá seu condicionamento p/ caminhar uns 40 Km/dia, mas é sempre bom vc ter alguns dias de tolerância.

Os dias que vc tá planejando fazer essa caminhada não tá deixando nenhum dia a mais e isso pode te fazer falta depois. Acaso não consiga terminar um trecho naquele que vc mesmo se propos, vc pode ter problemas p/ chegar na Basílica no dia combinado.

Eu sugiro a vc desde agora ir já fazendo caminhadas longas aqui na cidade, p/ ir se acostumando.

Pelo que eu fiquei sabendo, esse certificado mariano só é concedido a quem caminha uma certa quantidade de Km, por isso Paraisópolis é a ultima cidade que fornece a credencial. A partir dessa cidade, é só vc ir carimbando em todas pousadas até a Basílica e lá vc pega o certificado.

E tome cuidado que uma ou outra pousada pode estar com falta de credencial. Isso acontece, por isso ligue antes p/ saber se eles têm a credencial.

E com toda a certeza, de Paraisóplois até Campista é o trecho mais dificil de toda essa caminhada.

Mas vc pode ficar em 2 pousadas que ficam no meio do caminho. Uma é a Dona Ditinha que fica em Luminosa (Pousada N.Sra. das Candeias) e a outra é a Pousada da Dona Inez (uns 4km após Luminosa).

Acho que é isso.

Qqer duvida, é só falar, ou escrever ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Abcs

• Membros
Postado

Olá Augusto...

Pois é, estamos marcando pra chegar um dia antes mesmo na pousada em Águas da Prata, para sairmos o mais cedo possível no outro dia..

Nosso condicionamento com certeza não é dos melhores, o máximo que fazemos é bater aquela bolinha toda semana, mas é preciso encarar a verdade, ainda mais por estarmos acima do peso... já estamos pensando em aumentar em dois dias a caminhada, um para deixar de reserva, principalmente nos primeiros dias e o outro para o trecho mais difícil entre Paraisópolis e Campista...

Com a correria do dia-a-dia a preparação está difícil, mas temos a consciência que temos que fazer.

Com certeza ainda teremos algumas dúvidas e vou continuar te enchendo a paciência para saná-las...

Um grande abraço e fique com Deus.

Miltinho

• Membros de Honra
Postado

Então Miltinho.

Se vcs conseguirem não ter problemas nos primeiros 3 dias, que são trechos longos, então o resto vcs tirão de letra.

E tendo alguém do grupo que puxe o ritmo dos outros, então fica mais fácil passar a caminhada.

Qdo tiver mais duvidas, é só falar.

Abcs

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Blz Frederico.

Acho muito dificil vc encontrar.

De Tambaú p/ cá não encontrei nenhuma pousada que alugasse bikes.

E se tivesse, teria um problema: onde devolver?

Acho que vc terá de levar a bike mesmo.

Abcs

E ai Augusto, blz?

Nas cidades pontos de partida da caminhada alguma pousada ou agência alugam bike p fazer o caminho da fê?

abx

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Olá, bom dia!

Minha primeira postagem por aqui...

Irei fazer 18 anos este mês, e gosto muito desse estilo de vida "mochileiro".

Pesquisando no site, encontrei este tópico e gostaria de iniciar por este trajeto.

Lá vai algumas dúvidas, que fico feliz se puder responder, li o tópico inteiro, e só restou essas:

- Estou pensando em realizar este trajeto entre fevereiro - abril, meses que tenho a possibilidade de férias, é uma época tranquila para tal? Vi que você percorreu em meados de maio.

- Tenho família em ANDRADAS e penso iniciar por lá, já que também posso realizar visita a eles, perderei muita coisa por causa deste início de trajeto? O que acha?

- Confesso que não sou muito religioso, e estou realizando este trajeto pela natureza e paisagens, então pelo que li do seu relato, eu penso em finalizá-lo em Pindamonhangaba, já que a partir daí é área "urbana". E também seria tranquilo para voltar de ônibus (sou de SP - Capital).

Assim Calculei este trajeto em 7-8 dias (Andradas x Pindamonhangaba). O que acha?

- Acho difícil algum amigo topar esta aventura, mas até lá tem bastante chão, mas a princípio irei realizá-lo sozinho e fiquei mais confiante com seu relato de não ter tido problemas com isso.

Obrigado pelo relato e espero que possa me ajudar.

Abraços...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...