Ir para conteúdo

Peru e Bolívia juntos

Posts Recomendados

• Membros de Honra

A fronteira de Desaguadero é muito conhecida e temida pelos mochileiros. Muitos são os relatos que nos deixam entristecidos com relação aos nossos dólares. Antes de eu viajar me alertaram para levar o mínimo de US$ e sacá-los depois o dinheiro no Peru.

20120424003951.jpg

Um cara que estava conosco perdeu 50 dólares.

"Desaguadero é a fronteira mais movimentada entre os dois países. Fizemos tudo sem problemas e sem nenhuma "taxa (in)voluntária."

"Já li vários comentários acerca de crimes e golpes que se praticam na fronteira Bolívia Peru de Desaguadero. Passaporte sempre dá mais respeitabilidade; portanto não abro mão deles mesmo nos países fronteiriços onde não há necessidade deles.

Felizmente eu e minha amiga não tivemos problemas, também nos sentimos protegidas pelo motorista da van. Lá é um local em que há muitas pessoas indo e vindo, inclusive há câmbio em bancas na rua. Ficamos atentas com possíveis imprevistos.

Fomos bem tratadas pela imigração, que nos foi peguntado quantos dias desejavamos de permanência. Nos deram 30 dias.

Esperamos o ônibus na fronteira de Desaguadero. Fomos para Puno. Ele é pequeno. Vejam, somente sete fileiras. Eu estava na primeira cadeira. As mochilas iam amarradas em cima do lado de fora com uma lona caso chovesse. Nossa, tudo diferente!!

http://www.cruzdelsur.com.pe/agencias.php

20120424004020.jpg

20120424004038.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra

Foi feita uma parada para almoço numa barraca. Eu e minha amiga já haviamos feito cambio na Bolívia. Olhamos pra aquilo tudo e não me interessou nada. Nem minha amiga quis... Uma moça do onibus que estava perto de nós disse que tava cheia de fome e na barraca nao trocava dolar... Pagamos pra ela o que desejava... Ela ficou tão feliz e tornou-se nossa amiga no decorrer da viagem.

É interessante que em toda parada do onibus temos que ficar atentos com nossa mochila que está lá em cima. Vale a pena levar tipo uma correntinha com cadeado pra voce ficar tranquilo nas paradas.

Ficamos num hotel bem proximo a praça das armas. Hotel Excelente e nao tão caro assim. Parece que ele era novinho!! Foi o melhor hotel que ficamos no Peru! Embora tenha tido muito albergue legal. Vou procurar o nome se lembrar edito a mensagem. Lembro que o refeitorio era na Cobertura com vista para toda a cidade.

A noite saimos... As coisas estavam melhorando e nossa aparencia nem mais parecia de doente!

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Colaboradores

Oi Dete, esta bem legal o seu relato. Achei bom vc contar do perrengue que passou para as pessoas verem que a altitude é COISA SÉRIA. Tem q se cuidar, tem que aclimatar, respeitar os limites do corpo, muita hidratação e uns remedinhos (soroche para os sintomas e diamox para a circulação).

Antes de ir para Bolivia eu li tudo que achei sobre mal de altitude, fui ao posto de medicina do viajante aq em São Paulo (Hosp. Emilio Ribas) onde tomei as vacinas necessarias e ainda recebi orientaçoes da medica sobre como nao sofrer tanto com a altitude. Ela nos deu o remedio diamox e orientou a tomar meio comprimido todos os dias, sendo um inteiro antes de chegar a La Paz. Foi otimo pois, tirando um a ultima noite no salar que a gente dorme em uma altitude bastante alta, eu nao senti nadinha... so o cansaço qd inventava de subir escada ou morro correndo - mas dai tb ja era querer abusar ne rsrs.

Fica o conselho parar quem vai q Bolivia: se preparem para a altitude, muita agua e CALMA. :wink:

Link para o comentário

• Membros de Honra

Marla*

Você foi bastante inteligente em se preparar indo pra lá... eu fui na cara e na coragem... Com nossas experiencias não muito agradáveis faz com que outros mochileiros leiam e se preparem para o exito de sua viagem.

Vale muito a pena destinar um dia de buraco no programa para fazer nada. Esse dia pode ser utilizado em situações emergenciais ou até para descanso.

Queremos lotar nossos dias com programas e as vezes na hora de usufruir do roteiro não é bem assim...

obrigada por suas informações que são muito valiosas.

Dete

Link para o comentário

• Membros de Honra

PUNO

Lembrei onde nos hospedamos: Ficamos no Hostel/ Helena Inn Jr. Ayacucho 609, 001 Puno - Como já disse muito bom.

Chegamos descansamos um pouco e fomos conhecer a cidade. Já tinha passado até da hora de se comemorar a viagem e principalmente comemorar à saude!

À tarde andamos de (taxi local) e à noite fomos para o http://www.restaurantgiorgio.net/

20120426003814.jpg

20120426004010.jpg

Nesse link tem informações legais vale a pena ler! http://www.peruresponsabile.it/home.html

O outro dia nos resevava surpresas maravilhosas!

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros de Honra

PUNO - ILHAS FLOTANTES DE UROS

Já distante nos deslumbramos com uma embarcação original. Linda!

20120426010615.jpg

A embarcação possui essa aparência de "puma! que na linguagem Quínchua significa mamífero carnívoro da América, (mesma família dos felídeos leão). No final do tour, fomos convidados a fazer um pequeno passeio pelo lago na embarcação. É muito gostoso sentir essa sensação de participar da vida dos nativos da ilha!

20120426021129.jpg

E ao chegarmos nas Ilhas Flutantes ficamos como que anestesiadas! Não acreditavamos no que estávamos vendo! Parecia ser mentira que alguém consiguisse morar em cima de raízes das plantas dentro de um lago!!

20120426010915.jpg

Nessa hora nos sentimos tão pequenos e tão egoístas ao mesmo tempo! riquezas e tantos nãos que damos à vida!

Ficamos deslumbradas. Poucas vezes lembranças ficam para sempre guardadas em nossa retina. Essa com certeza foi uma delas, principalmente depois que pude conhecer a historia daquele povo que habitava aquele lugar. Eles foram para lá fugidos da colonização espanhola. E são trocadas as gerações vivendo no mesmo lugar.

Cada ilha dura em média 7 anos. E quando esse tempo começa a findar, inicia-se a construção de uma nova. Quando alguém casa dá-se um pedaço da ilha ao casal e ele começa ampliar a sua ou quando há briga entre as famílias o mesmo acontece.

20120426011228.jpg

Viajar nos faz deslumbrar o velho, o novo. Viajar nos faz percorrer os séculos por minutos. Como é bom sentir algo que sei que todos que participam do forum sentem. Há uma igualdade entre nós. Gostamos de viajar. Barato, Caro, dormindo ao tempo, na casa dos outros! Que coisa maravilhosa isso!

No auge da inspiração daquele lugar pintei o quadro vivo:

20120426011633.jpg

Link para o comentário

• Membros de Honra

DESFILE DOS INDIOS UROS - FESTA DE COMEMORAÇÃO PELA EMANCIPAÇÃO

Todo ano os Uros desfilam para comemorar o reconhecimento do Governo Peruano como uma comunidade.

Os indios nativos fazem uma parada com muito orgulho disso! Nela desfilam crianças, mulheres e homens

20120723181855.jpg

20120723181941.jpg

20120723182047.jpg

Cuzco significa "umbigo", no idioma Quíchua. Daí por se entitular "umbigo do mundo".

Chegamos no hostel pela manhã. Fizemos nosso dejejum e descansamos.

É uma cidade de grande altitude (3400 metros acima do nível do mar), mas pra quem tinha passado dias atras numa altitude maior, já não sentia tanto assim o problema da altura.

Eu ja me sentia melhor. Estava abaixo 1000 m.a.n.m todavia nada de estravagância, carregar peso ou andar rápido, nem pensar.

Deixei minha amiga dormindo e fui à Praça de Armas o Praça Matriz: lá foi cenário de diversos acontecimentos chaves na história Cusquenha.

Com a chegada dos espanhóis, a praça foi rodeada com belos arcos de pedra, os mesmos que lá estão até hoje.

Fiz pesquisas de preços nas agencias de viagens e quando retornei ao hostel minha amiga ja estava de pé. Mostrei os preços e fechamos um tour onde visitamos muitos lugares naquele mesmo dia.

Era esse o nosso roteiro city tour em Cuzco:

Centro de Cuzco (Catedral),

Templo del Sol Qoricancha

Quenco,

Sacsayhuaman

Puca Pucara

Tambo Machay

Centro de Cuzco

Fui à Praça de Armas. Lá se encontram as agencias de viagem. Aroveitei para fazer pesquisas de preços dos passeios.

Praça de Armas o Praça Matriz: foi cenário de diversos acontecimentos chaves na história do Cusco, era celebrada o espetáculo Inti Raymi ou Festa do Sol. Com a chegada dos espanhóis, a praça foi rodeada com belos arcos de pedra, os mesmos que a embelezam até hoje.

Fiquei encantada com a arquitetura. Essa foto é da Igreja da Compañia: um os melhores expoentes do barroco colonial na América, a sua construção iniciada pelos jesuítas em 1576. Destacam-se a fachada de pedra entalhada e seu altar-mor, entalhado em cedro coberto de madeira trabalhada com lâminas de ouro, construído sobre uma extensa coleção de esculturas e pinturas, realizadas pelos melhores artistas da Escola Cusquenha.

Igreja Catedral: uma das edificações mais importantes da cidade, com blocos de granito vermelho extraídos da fortaleza inca de Sacsayhuamán.

A fachada de estilo renascentista, contrasta com o barroco e o plateresco(estilo artístico ornamental que surgiu na Espanha durante o Renascimento).

Igreja Catedral: uma das edificações mais importantes da cidade, com blocos de granito vermelho extraídos da fortaleza inca de Sacsayhuamán.

20120723183256.jpg

A fachada de estilo renascentista, contrasta com o barroco e o plateresco(estilo artístico ornamental que surgiu na Espanha durante o Renascimento).

Koricancha e Convento de Santo Domingo - Cuzco - Peru

O convento foi construído sobre os alicerces do espetacular Koricancha ou “Lugar de Ouro”, o mais importante templo dedicado ao culto do Sol, cujos muros estavam recobertos por laminas de ouro.Sua portada é uma excelente amostra do renascimento com sua única torre de estilo barroco que destaca-se sobre os tetos de telhas da cidade. Possui coleção de pinturas da Escola Cusquenha.

20120723183107.jpg

Custódia - segunda maior do mundo em ouro e pedras preciosas

Koricancha e Convento de Santo Domingo - Cuzco - Peru

Custódia de ouro e pedras preciosas peça da ourivesaria considerada a segunda maior do mundo.

20120723183521.jpg

Q'uenco: Local em que se verificava o horário. Servia como um relogio.

20120723185013.jpg

"Intihuatana y Observatorio Astronómico

Sobre la roca viva allanada y pulida sobresalen dos cilindros de corta altura. Es probable que haya sido un intihuatana, que se traduce como "lugar donde se amarra al sol", es decir, permite calcular la posición del sol. No se sabe de qué modo funcionaba este artefacto. Es un enigma hasta la actualidad. Pero se presume que era una especie de observatorio astronómico utilizado para medir el tiempo, para establecer las estaciones, determinar los solsticios y equinoccios, y como adoratorio se rendía culto al Sol, a la Luna, a Venus y a las estrellas.

Cusilluchayoc

Es un nombre quechua que significa "templo o lugar que tiene monos". Se encuentra a 500 metros directamente al este de Quenco Grande. Posee una piedra tallada de casi dos metros de alto en la que algunos creen ver la forma de un sapo. En esa roca todavía son visibles relieves de serpientes y de monos que pudieron haber dado nombre al lugar."

Altar de sacrifícios - Cuzco - Quenco

Mistério do cultura inca. Nesse compartimento vê-se uma rocha trabalhada localizada na parte mais baixa do terreno. Se diz que esta câmera subterrânea foi usada para sacrifícios de animais e humanos, principalmente mulheres.

20120723184159.jpg

Sacsayhuaman - Peru

Sacsahuaymán (che in Quechua significa "falcão satisfeito")

A construção foi iniciada pelo Inca Pachakuteq, antes de 1438.

Sua construção durou cerca de 50 anos até o período de Wayna Qhapaq; estava concluído na época da chegada dos conquistadores.

Foi construído em três grandes terraços sobrepostos que lembra um um grande zig zag , circundado por uma enorme muralha de 5 a 7 metros de altitude.

A maior delas mede 7 metros de altura e pesa 128 toneladas. A construção foi feita por milhares de homens que transportavam a pedra sobre forma de "rolamento" a uma distância de 3 km do local.

A superposição era feita com o auxílio de tábuas.

Sacsayhuamán possui características bem interessantes e fazem dela o exemplo mais imponente da arquitetura das forças armadas da civilição incaica.

20120723185226.jpg

Enfim Cuzco é uma cidade enorme que voce pode ficar muitos dias... e é tambem ponto de partida para vários lugares!

Editado por Visitante
Link para o comentário

• 2 meses depois...
  • Membros

Oi Dete, estou gostando muito do seu relato, estou esperando a continuação.

Gostaria de saber se você contratou o passeio para o Salar de Uyuni em La Paz, e se estava incluso o ônibus que você foi para Uyuni ? Se não, quanto custou a passagem? E quanto custou o passeio para o Salar ?

E gostaria de saber também quanto custou a diária do Hostel Helena Inn em Puno.

Beijo

Link para o comentário

• Membros de Honra

Camila compramos a passagem de onibus na rodoviaria e contratamos o passeio em Potosi mesmo e depois vi lendo umas propagandas que se tem passeio pra quem quer ir ao deserto do Atacama por 3 dias.

Quando estavamos chegando a Potosi (as 5 horas da manhã) tava um frio danado 1º grau apenas. E ai pensamos como vamos fazer as lojas só devem abrir la pras 8 ou 9 horas...que nada! Assim que descemos do onibus as agencias que faziam passeios estavam todos cada um com um representante na descida. Tinha muita gente esperando os turistas mas tudo querendo oferecer os serviços para ir a Uyuni. Eu a principio não falei com ninguem deixei o povo todo pra traz e fui caminhando com minha amiga... tiramos umas fotos e nos situamos proximo a uma loja.... uma senhora nos viu e perguntou se iamos fazer o salar de Uyuni... (Quem vai pra la só vai fazer Uyuni porque praticamente nao tem nada). Disse que sim e perguntei que horas abriam as lojas. Ela pediu para que nós a acompanhasse e quando vimos ela estava abrindo a loja. Entramos e ela disse pra gente ficar ali sentadas. Ate gostamos porque tava muito frio. Demoramos mais de 1 hora sentada ali. Ai eu comecei a ver depois desse tempo alguns carros 4 x 4 colocando em cima do bagageiro uma tralhada danada. Vi algumas pessoas entrando no carro e ai disse pra minha amiga ta vendo... ja tem agencia levando turista. Ai perguntei a senhora que horas nos iamos sair ela disse que quando completasse o numero de pessoas ai eu falei pra minha amiga se não vier mais ninguem nos vamos ficar aqui dentro? Falei pra minha amiga voce fica ai sentada que eu vou pra rua ver como ta a situação. Se tem loja aberta se tem outras agencias faltando gente... enfim.... saiu e fui procurar e vi que as lojas todas ja estavam abertas. Perguntei numa das lojas quanto era o passeio, cada loja cobrava um preço... mas era tambem em função do que se ia fazer... voltei para a loja da senhora que tinha nos acolhido e perguntei pra ela olha as lojas todas já estao indo embora com turista a senhora não vai nos levar... Ela respondeu: "meu marido" Ai se passaram mais meia hora e veio o marido dela com um carro meio ferradinho e eu pensei caraca ta parecendo que vamos ficar é pelo meio do caminho... Ele demorou ajustando o carro todo... colocou uma porção de coisa em cima que mais tarde eu percebi que era o nosso almoço. Ele saiu procurando mais 2 pessoas e quando retornou veio com as duas pessoas que faltavam... Lá voce pechincha na hora.

Hoje o hostel helena in ta custando BRL31.96 quarto duplo. Eu particularmente fui muito bem tratada e nos serviram o cafe da manhã muito bem no refeitorio que é no ultimo andar do predio... Acho que vale muito a pena

Link para o comentário

• Membros de Honra

Acsayhuaman

Para chegar ao lugar deve-se utilizar a estrada que une Cuzco com o Vale Sagrado dos Incas. Também se pode acessar por uma via para pedestres a partir de Cusco.

Em Sacsaihuaman se realiza, em 24 de junho, no solstício de inverno, o festival anual de Inti Raymi onde se representa o ritual incaico de culto ao deus sol ou inti.

As pessoas do lugar se mobilizam com fantasias coloridas e realizam danças típicas repetindo assim a tradição de seus antepasados.

A esta festa chegam visitantes de todo o mundo que reservam seus lugares com muita antecipação.

Parque archeological Saqsayhuaman - Cuzco, Peru)

Ah!!! tenho pensado todos os dias: como eu sou feliz!!! Deus me deu filhas que me orgulham. Amigos com os quais posso dividir meus pensamentos e sensibilidade para chorar por aquilo que emociona...

20120723185720.jpg

Ruínas de Tambomachay: também é conhecido como Baños del Inca, parece ter sido o lugar destinado ao culto da água e ao lazer do monarca do Império. Nele se destaca um conjunto de aquedutos, canais e pequenas cascatas, esculpidos na rocha, para conduzir a água que vinha de uma fonte próxima. Foi também uma espécie de jardim real, com uma vegetação ornamental profusa, que era conservada por um intricado sistema de canais.

20120723190112.jpg

A noite é badalada e o hostel que fiquei foi muito legal

http://www.colonialpalace.net/

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...