Ir para conteúdo

Saudade de Fernando de Noronha - Me apaixonei por um peixe!

Dete

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

20120418113934.jpg

1º Dia: Voamos pela TRIP (e passageiro que ia para Noronha tinha toda regalia do mundo. O Piloto fazia um sobrevôo para que conhecêssemos a ilha inteira! Mesmo sendo proibido, tambem pilotava com a cabine aberta para atrair passageiros para fotos. Será que fazem isso ainda? Acho que era marketing.

20120420122110.jpg

Ao chegar no Aeroporto, uma fila imensa para pagar a taxa de preservação ambiental. Eu peguei o formulario pela internet e paguei as nossas no Banco. Por causa disso não tive problemas. Um funcionário a nossa disposição. Somente nós tinhamos feito isso!!!! http://www.noronha.pe.gov.br/

Fomos conduzidas a uma Pousada: MAR ABERTO

E-mail/Site: http://www.pousadamaraberto.com.br / reservas@pousadamaraberto.com.br

Proprietário / Gerente: Adriana Fernanda Flor

Bairro: Floresta Nova

Telefone: 81 - 3619 1178

Proxima ao Restaurante do BIU - Endereço: Floresta Nova -Alameda do Pau D'Arco, 10 de 12 as 15 - Telefone: 81 - 3619 1458

Também dá para ir à pé para a Vila dos Remédios. Esta Pousada também é próxima do Restaurante FLAMBOYANT

Endereço: Bosque Flamboyant - Telefone: 81 - 3619 1510

Colocamos as malas na pousada e partimos para o centro. Precisávamos ir à agencia para confirmar os passeios que eu já havia pago todos com antecedencia via deposito em conta aqui no Rio de Janeiro. Eram 4 dias contados com passeios pela manhã e à tarde e nada podia falhar senão seria uma perda grande. Tanto do dinheiro gasto tanto com os passeios imperdíveis.

Encontramos logo a Atlantis (a do mergulho) confirmamos o horário (nos buscam na pousada) e fomos procurar a agência para cofirmar o bugre que eu tinha alugado (diaria com motorista) e também confirmar a praia de atalaia....

A praia de atalaia estava confirmada mas o bugueiro foi uma complicação só. O dono disse que não tinha bugre disponível.

Tudo já reservado para o outro dia!

Disse eu desapontada e vendo que meu passeio estava prestes a falhar: como não tem???? se paguei antecipado!!! Vocês se virem! Minha permanência aqui é pequena e eu não abro mão disso. Sem ter como recuar, terminou chamando um amigo para fazer o serviço do bugueiro.

Lucramos nós, porque era o maior gato! Como já estava tarde, decidimos não fazer a caminhada histórica naquele dia. Havia ainda, à noite, uma palestra para conscientização e preservação da natureza. Não podíamos deixar de ir e ainda precisávamos jantar.

Atalaia é um aquario natural..... A praia mais linda em espécies... Leve snorking (obrigatório) e não use protetor solar é proibido.

À noite, na Pousada eis que vejo ao acender a luz do quarto um bichinho nunca visto, mistura de lagartixa com lagarto entrando primeiro que nós. Pedi a dona da pousada que conduzisse o dito cujo para fora... Afinal, o quarto era para nós 3! Eu e minhas filhas apenas.

20120418115546.jpg

2º dia: Manhã: O café da manhã simples... mas não estávamos ligando para aquilo! Queriamos mesmo era tormar posse daquilo tudo que era nosso!

20120420122250.jpg

Às oito fomos levadas para Atalaia. A Praia do Atalaia pode ser vista como um aquário natural extremamente rasa (de cerca de 80 centímetros em média), as marés locais exibem uma variedade de fauna marinha deslumbrante.

Tarde: Já, no cais, nos aguardava o bugueiro. (Aquele!). Morando há pouco tempo na ilha com desejo de mostrar trabalho!

Fizemos todas as trilhas conhecidas por lá em 12 horas de um dia e 12 horas do outro dia. Foram 24 horas andando direto (o combustível por nossa conta, claro). Melhor pegar o carro assim (duas metades do dia) Porque se tivesse ficado o dia inteiro 6 horas seria de garagem).

Trilha Capim-Açú: são 7 km de caminhada, com visita ao Farol da Sapata, de onde se tem uma maravilhosa vista da Ilha de Fernando de Noronha, e à caverna do Capim-Açú. A trilha continua por rochas até a Praia do Leão, principal local de desova das tartarugas marinhas, e uma das praias mais bonitas e selvagens de Fernando de Noronha. Aberta somente de agosto a fevereiro.

A Trilha Costa Esmeralda é linda: percorre quase toda a extensão do Mar de Dentro. Inicia-se na Baía do Sancho, passando pela Baía dos Porcos e praias Cacimba do Padre, Bode e Americano. A última parada é no Forte de São Pedro do Boldró, um dos locais mais disputados para apreciar o famoso pôr do sol de Noronha.

Chegamos na pousada exaustas. Mas antes de dormir, decidi ligar para confirmar o roteiro do dia seguinte e um dos mais esperados: O passeio de barco à Baía dos Golfinhos. Fui surpreendida com a seguinte frase: "Não.... não temos vagas para três.... Para duas pessoas sim! Estamos com o barco lotado."

Ai, Ai, Ai.... decepcionada com a segunda recusa em tão pouco tempo, disse: Como assim? Eu paguei antecipado faz mais de 20 dias! Tenho certeza de que ninguém de sua lista pagou primeiro que eu (e já apavorada disse): Eu não quero nem saber..... vou à delegacia !!!!

Me disseram: Aqui nunca houve uma ocorrência sequer de turista. Retruquei: então eu vou ser a primeira!

Quando viram que eu estava destinada a querer o meu passeio, disseram-me: "a senhora aguarda um pouco que daqui uns 15 minutos iremos retornar a ligação". Foi o tempo mais longo do mundo!

De volta a ligação, disseram-me: "passeio confirmado para as três: amanhã. Passaremos às 8 horas na Pousada".

UFA!! Dormimos como anjo!

3º dia: Manhã: Enseada ou Baía dos Golfinhos: PASSEIO IMPERDÍVEL: o URRO DO LEÃO é demais. (Barulho que o mar faz quando bate no buraco imenso da pedra) Parece realmente um leão feroz. Esse som não sai de nossa cabeça por algum tempo.

... e os golfinhos!? Todos começam a fazer piruetas diante de nós..... parece ensaiados para o grande espetáculo. (Dizem que esse passeio é mais bonito pela manhã quando entram na baía.

20120420122458.jpg

À tarde o espetáculo é em menor quantidade). Tive a oportunidade de ver a razão daquele problema comigo. O navio Funchal havia arrematado todos os lugares do barco para levar os passageiros dele (somente 30 pessoas cabem no barco).

Tarde: O Local do mergulho foi no "BURACO DO INFERNO" (de 6 a 17 metros de profundidade), na Ilha Rata. Quase todas preços semelhantes, todavia a Atlantis Divers (localizada na Vila dos Remédios) cobrava mais barato a filmagem por pessoa a mais. Como éramos três. Foi mais negócio. Fotografam e entregam inclusive o negativo.

Fiquei fascinada com esse peixe frade (que abre o tópico) me acompanhava durante todo o mergulho.... Ai que bichinho curioso.... parecia brincar comigo na água!! Ele largou o outro peixe frade que estava com ele pra ficar comigo por um longo percurso do meu mergulho! Me apaixonei por ele!!!

Todas agencias de mergulho diplomam para quem mergulhou ou fez o batismo.

4º dia: Manhã: Demais trilhas que são igualmente maravilhosas!

informações importantes:

TÊNIS: Andem sempre com ele! Lá é pedra pra tudo quanto é lado!

BUGGY: melhor alugar: corre o risco de perder muita coisa bonita da ilha. Atalhos e caminhos estranhos não nos permitem imaginar serem caminhos que nos levem para algum lugar lindo.

ILHA TOUR: um passeio obrigatório. A ilha é pequena e você consegue nesse tempo conhecer todos os lugares.

FURADA:

1. Não levar ou não alugar snork, e pé de pato. Quem sabe e quem não sabe nadar tem que estar com um. (Devem acompanhar em todos os passeios, mesmo quando achamos que não iremos utiliza-los).

2. Deixar na Pousada a máquina de retrato. (Mesmo achando que vai ali fazer um lanche e volta logo). Corre o risco de perder belezas. (Pinta sempre algo que poderíamos fotografar se estivéssemos com a máquina);

3. Deixar para comprar os passeios quando chegar na ilha (em período de alta temporada). É complicadíssimo acertar um passeio em alta estação. Só tem para o dia e hora que eles querem e não para o dia e hora que você quer;

4. Não levar um binóculos. Mesmo de pouco aumento;

5. Ficar à pé na ilha. (vi muita gente correndo atrás de bugueiro para tentar aluguel). Ele sempre já estava ocupado. As trilhas que levam a muitas praias são de difíceis acesso;

6. deixar os lençóis ou edredons arrastando no chão ao deitar. Você poderá ser acordado à noite com uma mabuya;

7. Deixar para comprar tudo na ilha. Filmes e alimentos devem ser pensados com antecedência;

8. Tirar as fotos e não anotar de onde é. Você no final da viagem terá uma série de fotografias lindas e semelhantes e não saberá mais da onde foi;

9. Crianças. Pode ser uma furada para você!

BARBADA:

1. Forró... na Vila dos Remédios- Lá você encontrará todas as pessoas que conheceu na ilha durante o dia;

2. Antiga Cadeia: namorados perguntem como chega lá.... Quando fui estava ocupada!!!!

3 - Agitos: BAR DO CACHORRO - Aberto todos os dias - PORTO MARLIN

Sushi Bar com lojinha. Aberto todos os dias a partir das 17 horas.

PIZARRIA MASSA DA ILHA

Quatro dias apenas!!!! ficaram registrados na memória de minhas filhas e na minha que não tinhamos despertados ainda que moramos no país mais rico em belezas naturais!

20120418122733.jpg

• 1 ano depois...
  • Membros de Honra
Postado

Brilhante relato Dete (não esperava nada menos do que isso... :D ).

Infelizmente, ainda não conheço este maravilhoso lugar...mas a vontade que já era grande, ficou ainda maior depois de ler teu testemunho.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...