Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Chinaf, sinceramente os seus realatos são os melhores que existem na internet... Sensacional!!!

Planejo uma viagem até o Ushuaia (que pode ser de moto ou de carro) e vou pegar de referência os seus relatos. Parabéns, campeão!!!

• 2 semanas depois...
  • Respostas 278
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• 5 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

Fala Luiz Paulo Ferrero, blz ?

Cara mais um link bacana para vc ler sobre o Paso San Francisco

http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=37434&postdays=0&c=0&postorder=ascmode=&poster_id=0&start=105

Tava dando uma busca no GROOGOU e cai no XT600 e dei uma curiada na área Internacional foi aí que achei....

Espero que te ajude,

Grande abraço, depois avisa como está o seu planejamento.

• Membros
Postado

Caro Chinaf

Estou junto na viagem com o Luiz Paulo Ferrero, saindo agora dia 06 de janeiro de Sao Pedro do Sul (RS), vamos nos encontrar em Corrientes no dia 07 e dai vamos juntos , fantasticos e esclarecedores os teus relatos , serao de muita valia nesta empreitada, parece que teremos ate vulcao em erupçao, ( Copahue, Neuquem, na fronteira com Chile ), se confirmar, isto vai render muitas fotos.

Grande Abraço

Sergio Braz

• Membros de Honra
Postado

Fala Sérgio, blz ?

Cara, se os relatos estão ajudando, já valeu a pena!!! Cara, tô com um pouco de inveja boa de vocês, apesar dos transtornos que o Vulcão deve estar causando na região e ainda bem que nada de mal aconteceu com as pessoas no entorno, imagino que será um momento único....... Uhuuuuu!!!

Boa viagem para vocês e muitos kms sem vento

Fala hlira, blz ?

Cara esse ano férias num mês esquisito, no meio do Outono, não sei bem para onde ir, infelizmente não será no Brasil, os preços aqui ainda são proibitivos, apesar que o Chile está meio pesado e a Argentina encareceu bem também....

O que pesa pra gente também é que estamos tentando achar um jeito de levar o Zeca e infelizmente os lugares que gostamos de visitar numa viagem, não deixam o Zeca sequer pensar em entrar aqui no Brasil, mas na Argentina é bem mais tranquilo, o pessoal lá é mais acostumado com cachorro viajando com o dono.....

Mas, não deve ser nada assim muito puxado, talvez a região dos Lagos e o Uruguai, uma ida para a Península Valdez, pensamos em TDP, mas o receio das escarchas são grandes..... Sinceramente não sou aventureiro, sou motoviajante e apesar de admirar quem se arrisca em condições extremas, não quero ir além das asas do meu anjo da guarda..... Hehehehehehehehehehehehehe

Cara, tenho uns 4 ou 5 roteiros na cabeça e só vou saber onde ir, a hora que sentir o vento no rosto e ver em que direção ele vai apontar.... Mas claro, tudo planejadinho e bem pesquisado, uma pena só ter um mês de férias, pois roteiros eu tenho pra mais de ano na estrada...... Hehehehehehehehehehehehehe

Grande abraço.

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Fala galera, blz ?

Mais um relato fresquinho, fresquinho....

"Decimo Setimo dia:

tinha planos de acordar as 5 da manha pra chegar cedo ao paso san francisco, ja que nao estava em fiambala, cidade mais proxima ao paso.... acordar eu acordei... mas o olho nao conseguia ficar aberto... entao acabei dormindo ate as 7 horas.... tomei cafe rapidao e as 7:30 ja tava rodando em direçao a londres... nao é toda a manha que se vai a londres neh... segui pela ruta 40 que atravessa ao meio esses pequenos vilarejos... passa praticamente na porta das casas... logo cheguei ao entroncamento com a ruta 60... o dia prometia ser quente... nao tinha uma nuven no ceu... meu pensamento era em chegar ao limite de fronteira pra conseguir chegar em copiapó no chile sem entrar noite a dentro no ripio....

apesar de ser asfalto a ruta 60 ate fiambala tem muitos badenes e curvas... isso leva mais tempo que o normal... para acelera e vai de novo... cheguei em fiambala bem fora do horario que eu queria... ainda tinha que abastecer e comprar algo pra comer no paso SF... eram mais de 10 horas quando saí da cidade... lanche comprado o tanque cheio mais os dois bidons tb abastecidos... tinha 200 kms ate a aduana argentina... cordilheira acima.

Claro que tem que parar pra tirar fotos.... nao tem como ser diferente... nessa fui chegar na aduana eram mais de meio dia... minha preocupaçao era vencer os 290 kms ate copiapo... misto de ripio, asfalto e chao batido.... na aduana argentina enquanto fazia os tramites... o guarda disse que de manha mais cedo tinham passado 7 brasileiros de moto...fui liberado e segui viagem....nessa aduana tem gasolina pra vender... aproveitei e enchi novamente o tanque que alias fui com ele ate o centro de copiapó...a gasolina fica em toneis e eh bombeada manualmente alem de ser um peso mais cara que nos postos... mas... melhor que ficar sem.

o asfalto continua ate a famosa placa do paso SF, paradinha pra foto e depois ripio... que começou ruim e depois foi ficando melhor... nem na parte ruim era parecido com o inferno do paso sico... algumas partes de ripio solto e os bolsoes de areia fofa vez que outra... eu no meu ritmo mais que seguro ia admirando a paisagem e tirando fotos... numa curva encontrei com um americano que vinha pior que eu .... a cara era de pavor a moto pesava uns 300 kgs eu acho... ele encostou e trocamos sei la o que meia duzia de talvez tentamos conversar kkkkkkkkk no meu ingles de filmes da tv...consegui entender que tinha uns brasileiros deitados na ruta ( pqp sei la talvez tirando uma soneca) dei jeito de dizer boa viagem e me mandei... o ripio ficou melhor e pude andar um pouco mais rapido... ate encontrar com os bolsoes de areia fofa... que tenso isso PQP... como ja conhecia bem reduzi e fiquei esperto...ja estava quase chegando num trecho de 50 kms de asfalto que tem ate a aduana chilena quando passou por mim uma camionete e fez sinal de luz, parou ... eu parei e o cara disse como ta o teu companheiro? kkkkkk eu disse eu to sozinho.... ae ele comentou que 3 dos 7 brasileiros tinham caído de moto... eu disse que nao sabia de nada e continuei... fiquei pensando no cara que eu ja sabia tinha se acidentado no SF a um mes atras... olhava pro ripio e pensava como era facil alguem cair ali.... o ripio ficava otimo por metros e do nada aparecia os bolsoes.... enfim, imaginava o que teria acontecido....alguns kms a frente encontro 3 camionetes carregando as motos 1 ktm e 2 bmw, conversei com eles e os caras nao tinham se machucado muito... depois encontrei com o restante do grupo na aduana e apenas um parece que tinha quebrado a bacia, os outros 2 apenas alguns arranhoes... acabei descobrindo que a moto do outra cara que se acidentou ainda continuava na aduana... uma pena uma viagem tao bonita acabar assim... mais um motivo pra ficar atento...aproveitei a parada pra fazer meu lanche e seguir os 174 kms ate copiapó... passava das 4 horas da tarde e pensei que iria chegar a noite na cidade... mas depois de uns 40 kms o ripio deu lugar a uma ruta de chao batido com o ripio colodo nela... parecia um asfalto e assim seguiu ate copiapó... deu pra andar bem e nao demorou pra chegar na cidade chilena... consegui rapidamente um hotel...amanha eu sigo mais tranquilo pra La Serena, 337 kms daki... vou descansar e depois de amanha sigo pro Paso Agua Negra... ultimo objetivo da expediçao... todos dizem ser o mais bonito e assim espero que seja....

amanha nos vemos em La Serena...

hasta...."

Só que esse é do facebook..... http://www.facebook.com/ExpedicaoInca2013

Luiz e Sérgio o cara está viajando com uma Transalp para vocês terem uma referência ok ?

Grande abraço

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Chinaf,

Parabens por narrar tao bem sua viagem e tambem pelas lindas fotos.

Esta historia que vc postou acima, eu passei um dia depois dele no Paso San Francisco, mas segundo conversei com outros motociclistas q estavam vindo do Chile e encontrou os que cairam, eles nem sabiam q estrada era sem pavimento e nem que havia um trecho longo sem combustivel.

Para alguns pode ser legal sair por ai sem planejamento, sem preocupacaoes, mas os riscos serao muito maiores.

A moto que ele fala q ainda estava la é uma triunphy de um brasileiro chamado Rogerio, pelo q o pessoal da aduana me contou, parece q ele caiu e ficou desacordado e depois ficou uns 4 dias no hospital...

Outro informaçao que tem que ser passada a quem pretende encarar desafios que envolvam estradas sem pavimento:

Em situacoes onde o substrato da estrada de repente se transforma em um piso profundo e fofo, como por exemplo areia ou algum tipo de pedrisco.

Rapidamente faça as 3 coisas ao mesmo tempo: coloque uma marcha mais pesada, fique em pe e acelere.

Nao existe outra forma mais segura para ultrapassar oq eles chamam de bolsoes de areia, etc.

A melhor velocidade ou a minima para transitar em solo como areia é 60 km, o melhor seria 80.

Porque fazer isso, pq qdo vc vem em velocidade constante, ve o solo, e tenta frear, vc transfere todo peso para frente da moto, e a tendencia é ela afundar e perder o controle.

Enfrentamos 500 km de deserto, e no começo, mesmo conhecendo as tecnicas de pilotagem para o piso do deserto, achamos mais prudente andar devagar, mas continuamente perdiamos o equilibrio, e tentavamos calçar a moto com as pernas, mas devido aos alforges laterais, isso perigoso, pois a pernas poderia ser calcada pelo alforge e causar uma fratura.

Paramos, eu e meu filho, relembramos algumas situacoes q ja haviamos enfrentado em competicoes com moto off road, e decidimos, q mesmo com com todo aquele peso, deveriamos seguir a risco a tecnica. E deu certo !

Abraço, espero q consiga mais uma vez levar companheiro, gosto muito de caes.

Robson

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Pessoal,

Eu encontrei o tal americano em Fiambalá. Ele estava com uma Adventure sozinho.

Estava com uma mala lateral sem a tampa. Realmente o cara estava bem cansado e sujo depois do San Francisco.

Disse que ia descer a ruta 40 até o Ushuaia. Eu não vi ele por lá!

Minha passagem pelo paso foi tensa e difícil. Cai num monte de brita grauda, que eles chamam de gravia, sorte que estava a 30 por hora.

Comigo não aconteceu nada, apenas o ego avariado. A moto quebrou o suporte do milha, que arrumei ali mesmo com silver tape.

Foi numa tentativa de mudar de trilha.

Duro foi levantar a moto, se não fosse o parceiro (Sergio), sei lá. A altitude beirava os 4.800m.

Depois foi o Sergio que enfiou a roda no montinho lateral de areia, também nada demais.

Bola prá frente e apertamos os pés na pedaleira para baixar o centro de gravidade e não aconteceu mais nada. Atravessamos rápido, porquê aquilo estava um tormento.

A história dos sete brasileiros eu também ouvi, mas não vi nenhum por lá.

Contei pro cara da aduana que ele poderia somar mais dois aos que cairam, mas ele disse que os 3 que cairam sairam de ambulância, bem estropiados.

Os chilenos acham os brasileiros imprudentes e contam essas histórias macabras prá todo mundo.

Quando chegamos no pedaço asfaltado pensamos que tinha acabado, mas depois da aduana chilena, começou de novo e ali parecia um talco fino, esbranquiçado.

Chegamos em Copiapó sujos de fazer vergonha.

Grande abraço, china.

LP

• Membros de Honra
Postado

Fala Luiz, blz ?

Bom saber notícias de vcs., cara não se preocupe, comprar um terreno no Paso San Francisco faz parte.... O anormal é passar ileso lá..... Hehehehehehehehehehehehehe

Ainda bem que não aconteceu nada com vocês.

Cara, asfalto do lado Chileno é só o que estão construindo perto da Aduana e na metade da descida, com asfalto ruim, próximo das mineradoras..... Daí melhora só próximo da Ruta 5 mesmo....

Não esqueça de tirar MUITAS FOTOS para o relato.... Hehehehehehehehehehehehehe... Uhuuuuu

Acho que o Paso San Francisco é um dos mais difíceis entre Argentina e Chile, e deve mesmo ser encarado dessa forma, raros são os relatos de quem passou numa boa de moto.....

Daí é só minha opinião, mas já li relato de gente que falou que é fácil.... Um mamão com açúcar .... Heheheheheheheheh

Acho que não é nem para o pessoal do Dakar que passa por ali......

Pegou vento forte lá ???? Já estão de volta ??? Como foi o resto da viagem ?? Mudou a foto do avatar, conseguiu a sua moto dos sonhos ???

Grande abraço

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...