Membros marcomorais Postado Abril 14, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Principe, Meu objetivo, além de passear, é fazer snowboard (e esquiar talvez). Independente da quantidade de dias e de passeios, o que eu não abro mão são desses 3 dias de relaxamento e diversão. Assim... li em algum lugar que alguém tentou esquiar em junho (e não foi no ano passado) e não conseguiu. Informaram algo como "a estação só abre na próxima semana", o que correspondia ao dia 25/6 (algo assim). A pessoa ficou sem esquiar porque não tinha essas datas programadas. Só tem um detalhe: ela não confirmou se a estação abriu realmente nesse dia. Fico com medo de ir e não poder esquiar. Não sei se as outras estações seguem mais ou menos as mesmas datas porque como são relativamente próximas, a quantidade de neve que cai nos cerros da região deve ser mais ou menos igual né. Será que postergo a viagem para setembro? Tô começando a achar melhor fazer isso. Abçs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Principe185 Postado Abril 14, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Então Marco, Ninguém pode mandar no clima mais que deus. Tem centros de ski na America do sul que normalmente tem mais e melhor neve, ou que neva antes que em Bariloche, mais por tudo o que você quer fazer, ainda acho que você não tem outro lugar para ir (posso explicar isto melhor se quiser). Se quiser ter certeza de poder praticar algum esporte na neve deverias ir a partir de Julho (e ate diria que a partir de meados de Julho). Na primeira quinzena de Setembro a neve acostuma ser boa, a partir de ai e comum que escutes que vai encontrar “neve de primavera”, mais só se você for um esquiador experiente isso vai te incomodar, e pelo que contas, não parece ser teu caso. Resumo: vai em setembro. Se possível, primeira quinzena. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros marcomorais Postado Abril 14, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Outra idéia que anda me passando pela cabeça é a de passar por outras estações de esqui e conhecê-las, uma por uma... assim, não ficaria 3 dias no Cerro Catedral, se é que o mesmo estará aberto. Assim como vc me sugeriu Cerro Chapelco para praticar um dia de esqui ou snow, há o Cerro Bayo, Pucon mesmo (Villarrica), Chillan, ou até mesmo Puerto Montt como alternativas. Andei olhando as datas de temporada nesses lugares e parece ser possível. Dentro do meu roteiro inicial, coloquei avião para ir de Santiago a Temuco. Mas percebi que é viável fazer o trecho de ônibus direto até Pucon pela Turbus. Detalhe é que pegaria o ônibus 23:45 no primeiro dia mesmo em Santiago, chegando em Pucon às 9:30. Não ficaria mofando em Santiago e ainda ganharia 1 dia do roteiro de volta. Viável, mais barato e mais prático por incrível que pareça. Tem as opções do Semi-Cama (que eu descarto pela distância), Salon Cama e Premium. Dizem que os dois últimos são bem confortáveis para dormir. Assim, faria os passeios de Pucon e Villarica primeiro, descendo até Valdivia e Puerto Varas, finalizando com a travessia para Bariloche. Daqui em diante eu passaria a fazer os passeios em Bariloche e monitorar a abertura do Cerro Catedral. Caso não abra, já começo a fazer o caminho de volta subindo por Villa La Angostura, San Martin de los Andes, Pucon, Chillan e Santiago. Faço os passeios programados e paro um dia a mais para esquiar onde estiver aberto. Minha idéia inicial era alterar minha ida de 13/6 para 06/6 ou 07/6, mantendo a volta no dia 30/6 ou 01/7. Mas dentro do que vc me falou, seria arriscar muito e não pegar as pistas abertas por falta de neve. Se por acaso mantivesse a ida em 13/06 mas pegasse a volta em 07/7, acho que a chance de eu pegar pistas fechadas na primeira semana de julho seria muito baixa ,não? Mesmo que o Cerro Catedral ficasse fechado, acho que os demais não estariam, certo? Ou ainda assim, setembro seria melhor? Abçs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Principe185 Postado Abril 14, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Ola Marco, responda-me uma pergunta para poder te ajudar melhor: você já esquio ou fez snowboard alguma vez? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros marcomorais Postado Abril 14, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Sim, já... duas vezes... snow em Cerro Castor e Valle Nevado. Na primeira foi uma M completa, final de setembro estava com pouca neve, muito gelo. Na segunda foi no meio de setembro, estava bom mas em alguns pontos a pista também não estava legal. Não sou experiente mas já estava começando a andar em pistas intermediárias. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Principe185 Postado Abril 15, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 15, 2012 Nesse caso Marco e referente a seguinte colocação tua: “Outra ideia que anda me passando pela cabeça é a de passar por outras estações de esqui e conhecê-las, uma por uma... assim, não ficaria 3 dias no Cerro Catedral, se é que o mesmo estará aberto.” ...conselho de velho esquiador, se ainda tem que aprender mais, ou aperfeiçoar, e para desfrutar de andar na neve (seja Snowboard ou Ski) experimenta só um centro desta vez, e não menos de 3 dias dedicados ao assunto. Logo colocas: “Assim como vc me sugeriu Cerro Chapelco para praticar um dia de esqui ou snow, há o Cerro Bayo, Pucon mesmo (Villarrica), Chillan, ou até mesmo Puerto Montt como alternativas. Andei olhando as datas de temporada nesses lugares e parece ser possível.” ....as datas das temporadas de ski são as mesmas para todas as Estações de Sul America. Alguma pode demorar em abrir mais ou menos dependendo da situação da neve, mais normalmente e questão de uma ou duas semanas de diferencia. Normalmente abrem a meados de Junho, e como falei, isso pode mudar; mais se muda, normamente quase todos estão na mesma situação. E uma boa ideia de ir de ônibus de Santiago a Pucon. Já usei os Salon Cama e Premium e são ótimos. Mais insisto que se deixas para o final a parte de Bariloche (como estava no roteiro que te enviei) vai ter sempre melhor oportunidade de neve. Ainda mais, se te apaixonas pelos esportes na neve, podes decidir dedicar mais de 3 dias. Referente a tua ultima pergunta da data, tenta ir mais perto de Julho, caso contrario, vai nos primeiro dias de Setembro. O melhor mês para mim e Agosto: boa neve e menos gente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros marcomorais Postado Abril 15, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 15, 2012 Fiz um ajuste para 20 dias, com saída para 17/6 e chegada em 07/7. Apesar disso, ainda conseguiria sair 13/6 e quem sabe, aproveitar mais passeios ou dias de snow (se a neve colaborar). Claro que o roteiro, como esboço, serviria para o início de setembro também, com a diferença de que em setembro a neve estaria garantida e as estações estariam abertas independente da data. Minha nova idéia de roteiro é essa: 17/6 - Vôo Rio de Janeiro - Santiago (chegada 21:30); ônibus Santiago-Pucon (saída 23:45) 18/6 - Pucon (chegada 9:30). Fazer Ojos Del Caburga, Lago Caburgua, Lago Tinquilco (aqui já estarás no Parque Nacional Huerquehue). Ir a alguma das Termas. 19/6 - vulcão Villarica 20/6 - ônibus Pucon - San Martin de los Andes (manhã) - passeio pela cidade (tarde) 21/6 - Cerro Chapelco, Balcones del Lacar 22/6 - Tour dos Siete Lagos até Villa La Angostura, Bosque de Arrayanes 23/6 - Cerro Bayo, percorrendo a cidade a tarde 24/6 - Cajon Negro 25/6 - Mirador Belvedere, ida Bariloche 26/6 - Cerro Tronador e Cascada de los Alerces (dia inteiro) 27/6 - Piedras Blancas e Cerro Otto, Centro Civico e cidade 28/6 - Circuito Chico, Colonia Suiza (***Estação de esqui fechada? Passeio pelo Cerro Catedral no lugar de Colonia Suiza, e os 3 dias de snow ficam para o final em Chillán) 29/6, 30/6 e 01/7 - Cerro Catedral *** 02/7 - Travessia dos Lagos (passeio de 2 dias) 03/7 - Puerto Varas (chegada noite) 04/7 - ônibus Puerto Varas - Valdivia (manhã), Passeio pelo Fuerte Niebla (tarde) 05/7 - passear pela cidade, ônibus Valdivia - Chillan (tarde) 06/7 - Termas de Chillan, ônibus Chillan - Santiago (noite) 07/7 - Santiago - Rio (manhã) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Principe185 Postado Abril 16, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 16, 2012 Agora teu roteiro esta bem melhor. Vamos torcer para o clima ajudar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros marcomorais Postado Abril 16, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 16, 2012 Minhas dúvidas agora são outras... Estou pensando em emitir a passagem de volta logo porque a de ida eu já tenho. Assim, eu aguardo até o final de maio e início de junho para verificar se a TAM continuará com promoções para o Chile em agosto/setembro. Se continuar, altero meus bilhetes (a multa é pequena, de 10% das milhas somente); caso contrário, mantenho a viagem em junho/julho mesmo. Outra coisa que estive pensando... é fácil achar hotel ou hostel nessa época do ano sem reservar com antecedência? Sei que junho ainda é tranquilo mas assim que chega julho complica. Seguramente em setembro é mais fácil. Existe algum risco de alguma estrada fechar e atrapalhar meu planejamento? A travessia para Puerto Varas funciona normalmente nessa época do ano também? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Principe185 Postado Abril 16, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 16, 2012 Marco, a primeira não posso dizer nada. Acertar com linha aérea e como acertar na lotérica. Com a estadia, com certeza que em Setembro você terá melhores alternativas. Em Julho a coisa complica sem reserva. Mais acredito que sempre algo aparece. “Existe algum risco de alguma estrada fechar e atrapalhar meu planejamento? A travessia para Puerto Varas funciona normalmente nessa época do ano também?” Meu amigo: nevadas intensas, caminhos de terra, vulcões, etc. A patagônia tem essas coisas, então, você sempre deve esperar que não tudo vai dar certo. E se da, você pode voltar sendo muito feliz!!!. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.