Membros cariocasemroma Postado Abril 5, 2012 Membros Postado Abril 5, 2012 Eu e minha namorada viajaremos para a Europa em fevereiro. A princípio, viajaríamos em dezembro, mas uma mudança de planos levou a viagem para fevereiro de 2013. Meu sonho é conhecer Roma e o dela, Lisboa. Dispomos de 15 dias de viagem (10 dias de férias mais 5 dias do carnaval) e temos dúvidas quanto ao roteiro. Sei que esse período é mais que suficiente para conhecer ambas as cidades de forma tranquila, então surgem várias sugestões de amigos a respeito de como aproveitar os dias adicionais na Europa (afinal, como todos dizem, a passagem é cara demais para desperdiçar com poucos dias). As sugestões de amigos foram as seguintes: 08/02 - Embarque para Roma 09/02 - Chegada a Roma às 11h 10/02 a 13/02 - 4 dias completos em Roma 14/02 - Ida para Lisboa - chegada à tarde 15/02 a 17/02 - 3 dias completos em Lisboa 18/02 - Ida para Paris de avião - chegada à tarde 19/02 a 22/02 - 4 dias completos em Paris 23/02 - retorno ao Brasil 08/02 - Embarque para Roma 09/02 - Chegada a Roma às 11h 10/02 a 14/02 - 5 dias completos em Roma 15/02 - Ida para Florença de trem - chegada pela manhã com pernoite 16/02 - Ida para Veneza de trem - chegada à tarde 17/02 - Veneza - 1 dia completo na cidade 18/02 - Ida para Lisboa de avião - chegada à noite 19/02 a 22/02 - 4 dias completos em Lisboa 23/02 - retorno ao Brasil 08/02 - Embarque para Roma 09/02 - Chegada a Roma às 11h 10/02 a 14/02 - 5 dias completos em Roma 15/02 - Ida para Florença de trem - chegada à tarde 16/02 - Florença - 1 dia completo na cidade 17/02 - Ida para Veneza de trem - chegada à tarde 18/02 - Veneza - 1 dia completo na cidade 19/02 - Ida para Lisboa de avião - chegada à noite 20/02 a 22/02 - 3 dias completos em Lisboa 23/02 - retorno ao Brasil 08/02 - Embarque para Roma 09/02 - Chegada a Roma às 11h 10/02 a 13/02 - 4 dias completos em Roma 14/02 - Ida para Lisboa - chegada à tarde 15/02 a 17/02 - 3 dias completos em Lisboa 18/02 - Ida para Londres de avião - chegada à tarde 19/02 a 22/02 - 4 dias completos em Londres 23/02 - retorno ao Brasil 08/02 - Embarque para Roma 09/02 - Chegada a Roma às 11h 10/02 a 14/02 - 5 dias completos em Roma 15/02 - Ida para Barcelona de avião - chegada à tarde 16/02 - Barcelona - 1 dia completo na cidade 17/02 - Ida para Madri de trem - chegada à tarde 18/02 - Madri - 1 dia completo na cidade 19/02 - Ida para Lisboa de avião - chegada à noite 20/02 a 22/02 - 3 dias completos em Lisboa 23/02 - retorno ao Brasil Como podem ver, os roteiros são bem diferentes. É nossa primeira viagem à Europa. Nossa prioridade é conhecer bem Roma e Lisboa. O que vier a mais é lucro. Aguardo opiniões. Citar
Membros criskeune Postado Abril 5, 2012 Membros Postado Abril 5, 2012 Olá, Por experiência própria, eu diria para você descartar de imediato a última opção de roteiro. Você não vai ver nada de Barcelona e de Madrid ficando apenas um dia inteiro em cada uma delas. Barcelona tem muita coisa para ver, e nem tudo é perto, você acaba tendo de fazer bons deslocamentos, mesmo em hotel mais central. Madrid é uma cidade "fácil", as coisas estão quase todas perto das outras, mas tem três musues importantes (Prado, Reina Sofia e Thiessen), o que toma um certo tempo. 4 dias inteiros em Roma e 3 dias inteiros em Lisboa está de bom tamanho, dá para fazer e ver bastante coisa. Quanto ao restante dos outros roteiros, a minha opinião é que Paris e Londres são cidades grandes com um número enorme de atrações e que talvez 4 dias inteiros ainda fique muito corrido. O ideal para cidades como Paris e Londres é 5 dias inteiros. Mas em compesação, você vai perder menos tempo em deslocamentos, pois serão apenas 3 cidades, e não 4. Mas eu acho que nesse caso, talvez seria melhor ficar com o roteiro italiano, com 4 dias em Roma, 1 dia inteiro em Florença e 1 dia inteiro em Veneza (o que ainda é pouco, você vai perceber isso se a escolha for essa) e 3 dias inteiros em Lisboa. Minha sugestão é você pegar os trens para Florença e Veneza o mais cedo possível pela manhã, pois pode aproveitar um pouco mais cada uma dessas cidades durante a tarde (digamos que assim, vocês poderão aproveitar a partir das 11h ou 12h). Se você deixar para pegar o trem mais tarde ou no meio do dia, você perde praticamente um dia inteiro com deslocamento: você nao consegue fazer nada muito detalhadamente até pegar o trem e até chegar ao hotel na cidade seguinte e fazer o check-in, sua tarde também já se foi. Deixo o espaço para outras sugestões dos colegas de fórum! Abs, Cris Citar
Membros cariocasemroma Postado Abril 6, 2012 Autor Membros Postado Abril 6, 2012 Obrigado pelas dicas. Gostaria de aproveitar ao máximo a viagem, mas uma coisa que detesto é exatamente ter de fazer as malas e me deslocar entre as cidades. Já me sugeriram abrir mão de Veneza e ficar mais dois dias em Roma, fazendo passeios do tipo bate-e-volta a Florença e Pompeia. Para Florença, acho pouco. Pelo que li, a cidade tem muita coisa legal. Uma sugestão que me deram foi de fazer uma mala menor e passar uma noite em Florença e depois voltar para Roma, mas a ideia de pagar uma noite de hotel à toa em Roma não me agradou muito. Pompeia realmente vale a pena? 4 dias em Paris realmente não dá? Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Abril 6, 2012 Membros de Honra Postado Abril 6, 2012 Vi que você é realmente louco para conhecer Roma, mas o que espera fazer tanto por lá ? Legal é relativo. Pra muita gente, 4 ou 5 dias completos em Roma seria um saco. O quanto você gosta de arte e igrejas ? Pois é basicamente o que mais te tomaria tempo por lá. Simplesmente andar pela cidade e conhecer as atrações, isso se faz em bem pouco tempo. Daí, quem te sugeriu abrir mão de Veneza pra ficar mais 2 dias em Roma é alguém muuuuuuuuuito apaixonado pela cidade. Em 4 dias completos você verá com calma tudo aquilo que uma pessoa comum deseja ver. Só pra se ter uma ideia, eu defino uma pessoa comum no Brasil como aquela que não curte muito museus e dá preferência mais pra conhecer as principais atrações. Eu por exemplo não me encaixo tanto nesta definição, gosto de ver um pouco de arte, mas teria visto tudo que me interessa em Roma em 3 dias completos e isso inclui uma galeria de arte como a Borghese. O mesmo vale pra Florença. Se você é uma pessoa comum, sem muita paixão por arte, daria pra conhecer a cidade em um bate e volta. Eu em um dia conheci muita coisa, inclusive a Uffizi por dentro. Roma pra mim foi a grande decepção da viagem. Se eu pudesse apontar um lugar que me pareceria louco de conhecer desde que eu era criança, era Roma. Esperava uma cidade que conservasse a grandiosidade da época do império e o charme que se diz nos filmes. Encontrei uma cidade mal conservada, suja, caótica, com um povo estressado e abarrotada de turistas. O forum romano é muito menos conservado do que eu imaginava, a ponto de eu sequer conseguir imaginar como era, tirando uma construção ou outra, parece um monte de reboco. Se não valeu a pena ter ido ? Isso eu já não diria. Acho que vale a pena visitar. Gostei do Coliseu e demais do Vaticano e da Fontana di Trevi. Das piazzas também. Só não teria valido a pena PRA MIM investir muito tempo. O que acontece é que nem todo mundo precisaria ver todas as atrações por dentro. Isso é o que costuma tomar mais tempo. Por isso é extremamente importante fazer uma avaliação de qual é o seu perfil de turista, pra saber quanto tempo investir numa cidade. Enfim, aqui há pessoas que adoram Roma, como a própria Cris. Só estou te dando uma visão diferente. Nas comus de mochileiros no Orkut, Roma é um destino decepcionante pra muita gente. Aqui no mochileiros já parece haver uma tendência de gostar de Roma. Você só vai descobrir exatamente qual é sua opinião quando estiver lá, mas uma pesquisa mais aprofundada, montando roteiro do que fazer na cidade, vendo vídeos, conversando com pessoas que já foram, isso te dará uma ideia melhor. Passando pra Florença, eu só não recomendo exatamente um bate e volta porque acho a cidade excelente base para conhecer a Toscana, que é uma região muito linda. Então eu só recomendaria o bate e volta pra quem já viu tudo que queria em Roma e não tem mais o que fazer. O mesmo vale pra Pompeia. Acho mais interessante conhecê-la em conjunto com outras atrações do sul da Italia, numa outra ocasião. A região é muito bonita e cheia de ruínas, como Herculano e Paestum. E diga-se de passagem, Pompeia é muito mais bem conservada do que o forum romano, embora tenha sido destruída por um vulcão. Mais ainda é Herculano. Falando agora de Paris, mesma pergunta que as anteriores. 8 dias em Paris pra mim não deu, pois eu entrei em praticamente tudo que era possível. Tudo na cidade me fascinou. Mas se eu não entrasse em tudo, ficasse só caminhando e priorizasse apenas algumas atrações, em 4 dias teria visto muita coisa legal, seria razoável. Enfim, falei pra caramba, me empolguei. Resumindo, se é pra poupar chateação e deslocamentos, eu ou seguiria o primeiro roteiro, com Paris, com a chance de fazer um bate e volta de Roma a Pompeia ou Florença se enjoar de Roma (opção cara, pois você deixaria pra comprar o trem na hora), ou tiraria Paris e distribuiria esses 4 dias pra Toscana, onde você conheceria Florença e arredores. Ou, ainda, 2 em Florença e 2 em Veneza. Citar
Membros cariocasemroma Postado Abril 6, 2012 Autor Membros Postado Abril 6, 2012 Conhecer Roma é meu sonho de infância. Para dizer a verdade, eu nem queria ir a Lisboa, mas esse é o sonho da minha namorada e sabe como são as mulheres... Por mim, ficaria 15 dias na Itália, mas tenho de atender a um apelo feminino irrecusável. Meu perfil de turista é de ficar em uma cidade e fazer pequenos passeios em volta, daquele tipo vai e volta no mesmo dia. Acho que fazer e desfazer malas é muuuuiiito desgastante. Por isso, gostei da ideia de ficar em Roma mais tempo e fazer passeios ao redor (bate-e-volta em Florença e Pompeia, por exemplo). Veneza poderia deixar para um momento posterior, pois pretendo fazer um cruzeiro que sairá dessa cidade. Assim, chegaria antes e curtiria mais o local. Gosto muito de museus e igrejas, pelo seu valor histórico. Adoro história. Em relação à arte, não gosto muito de pintura nem escultura. Os prédios que guardam as obras são mais interessantes. Gosto mais da arquitetura, principalmente daquela que está espalhada pela cidade e não um edifício específico. Tenho muito interesse em conhecer Florença e Pompeia, pelo seu valor histórico. Florença foi o berço do Renascimento, o maior movimento de renovação artística de todos os tempos. Pompeia tem ruínas de dois mil anos. Acho isso muito fascinante. Só não vou ao Egito porque não considero uma viagem segura. Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Abril 6, 2012 Membros de Honra Postado Abril 6, 2012 Então já acho que você deveria deixar mais dias pra Roma. Por que não experimenta deixar logo uma semana pra Roma e o resto pra Lisboa ? Daí você faz bate e volta pra Florença e outro pra Pompeia e o resto do tempo você permanece em Roma. Esses passeios você já reservaria com antecedência, comprando as passagens econômicas, tarifa "mini" na Trenitalia. Nos 5 dias restantes você conheceria Roma. Se acontecer de enjoar e precisar de um plano B, você pode considerar ir pra Assis, alguma cidade da Toscana ou Nápoles. Dessa forma, você só desfaria as malas pra ir a Lisboa. Citar
Membros cariocasemroma Postado Abril 9, 2012 Autor Membros Postado Abril 9, 2012 Após muita conversa, eu e minha noiva refizemos o roteiro, sobre o qual gostaria que opinassem. Ficou assim: Dia 1 - Ida para Roma Dia 2 - chegada a Roma às 11h Dias 3, 4 e 5 - 3 dias completos em Roma Dia 6 - bate e volta a Florença de trem - pernoite em Roma Dia 7 - bate e volta a Pompeia - pernoite em Roma Dia 8 - Deslocamento Roma - Lisboa Dias 9 e 10 - 2 dias completos em Lisboa Dia 11 - Deslocamento Lisboa-Paris Dias 12, 13, 14 e 15 - 4 dias completos em Paris Dia 16 - Deslocamento Paris - Brasil - saída às 7h - chegada às 16h30 Existe a possibilidade de ficarmos mais um dia, pois o dia de retorno será um sábado e só trabalharemos na segunda. Por um lado, achamos necessário ter um dia de descanso, por outro, fico pensando no que poderia fazer tendo mais um dia na Europa. Pergunto: a quantidade de dias está boa em cada cidade? vale a pena manter o bate e volta em Florença ou é melhor deixar a cidade para uma viagem posterior, mais tranquila. Neste caso, seria melhor adicionar esse dia em qual cidade? Aguardo opiniões Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Abril 9, 2012 Membros de Honra Postado Abril 9, 2012 Acho que ficou razoável. Se for pr aumentar, é mais um dia em Paris, ou em Lisboa, pra conhecer Sintra. Sobre Florença, já opinei. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.