Ir para conteúdo

Trekking na Patagônia - Recomendações

peter tofte

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá Peter, Muito legal suas recomendações. Já estive 4 vezes na Patagônia, de navio (Australis), visitei algumas ilhas, glaciares e os lugares onde Darwin passou (ele esteve até no Brasil (em Salvador), mas por aqui ninguém dá atenção a isso, infelizmente) :evil: . Amo a região.

estou pensando em fazer trekking com meus filhos. Por acaso, sabe de alguma publicação ou livro em português sobre isso?

Agradeço desde já e ...parabéns!

Valmir Dezotti

Juliana:

Acho melhor já fazer o planejamento desde o Brasil, para saber o número de dias necessário para o roteiro e o que levar.

Gosto muito do livro "Trekking in the Patagonian Andes" do Lonely Planet, bem completo. Através do Google vc obtém muita informação colocando como chave de busca "trekking in Dientes de Navarino" por exemplo. Vão aparecer relatos, fotos e até mapas, muito úteis.

Normalmente faço assim e não contrato agência porque as informações que obtenho são suficientes. Mas isto depende do nível de experiência do trekker. Se vc estiver desacompanhada e prefere fazer num grupo, a agência é uma boa opção. Mas na trilha vc faz muita amizade e acaba se juntando com pessoas de todo o mundo, percorrendo juntos o caminho.

As agencias são especialmente interessantes se vc quiser fazer rafting, cavalgada, escalada,....Mas contrate no local. É bom visitar várias para escolher a que vc gostar mais e com melhor preço. Por internet normalmente é mais difícil. Cidades turísticas do Chile estão cheias destas agéncias.

Se quiser ir para o Vale Nevado esquiar, tome cuidado com a aclimatação, pois já ouvi relato de um brasileiro que ficou mal por 3 dias antes de poder esquiar. Lá é alto o suficiente para provocar o mal de montanha.

TDP é um trekking lindíssimo e com boa infra-estrutura e bem marcado e acho que qualquer pessoa com um bom preparo físico vai. Pode ser uma boa opção para um primeiro trekking no Chile.

Qualquer dúvida é só falar. Se souber te digo.

Abs, peter

• Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros
Postado

Tem toda razão amigo! Justamente a parte mais legal (e trabalhosa) é pesquisar e programar. É desafiador fazer aquilo que você tem em mente, e que planejou....certamente as coisas podem dar errado, e é aí que está a graça.

Acho que uma viagem assim é um passeio pelo interior de nossa alma. ::hãã::

Estou pensando em ir com meus filhos para TDP, no final deste ano, pois este lugar ainda não conheço, e já estou pesquisando.

Abraços.

Valmir Dezotti

Gente, vocês estão em um fórum de mochileiros, e a primeira coisa e mais importante é PESQUISAR!!!!!

Perguntar o que fazer e quantos dias ficar é o que mais odiamos no fórum, pois fazer o seu próprio roteiro pesquisando faz parte da viagem!!! Se quer que alguém te diga o que fazer e quanto tempo ficar não seria mais fácil pegar uma agência?

Assim como pedir dicas de equipamentos; aqui no fórum tem um sub-fórum para cada equipo: mochila, barraca, bota, etc... é só pesquisar. Se tiver alguma dúvida específica pergunte no tópico específico, assim mais gente pode te ajudar.

Quando o Peter criou este tópico era pra ajudar as pessoas a terem uma ideia de como é uma caminhada na Patagônia, o que esperar de lá. É um tópico com dicas gerais, como a Evelyn passou. Para montar o roteiro ou a mochila tem que pesquisar mais, e vocês estão no lugar certo, o maior fórum de viajantes da língua portuguesa.

Boa pesquisa!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

• 3 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

Sim Evelyn. Mas normalmente temos que ir para Punta Arenas (de avião) e de lá para Puerto Natales de busão. A não ser que vc venha de El Calafate (e Chaltén) na Argentina, de onde há linha regular de ônibus para Puerto Natales.

Abs, peter

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olá!

Pretendo fazer em janeiro o circuito O de Torres del Paine (7 a 10 dias).

Tenho uma Deuter Traveller 55+10, que uso para viagens em geral.

Contudo, percebo que ela não é a mais adequada para trilhas e trekking, pois não possui fitas próprias para amarrar a carga externa - no primeiro acampamento que fiz, acabei dando um jeito e amarrei a barraca por fora, e às vezes ela ficou meio torta.

Gostaria de saber qual seria o tamanho adequado de mochila (não, não sou do tipo que tem tendência a levar mais do que o necessário), e um modelo no qual eu tivesse a possibilidade de levar equipamento externo (principalmente a barraca e o isolante térmico). Além disso, seria ótimo se eu pudesse usar também essa mochila para trekking de final de semana, no qual eu fosse acampar.

Obrigada!

• Colaboradores
Postado

Pois é, esse modelo Traveller realmente não é o melhor para quem vai carregar a mochila nas costas. Sugiro que se mantenha na Deuter, mas compre do modelo Air Contact. Esse tamanho que você tem me parece o suficiente, tem que ver com a sua altura também, isso limita, de certa forma, o tamanho da mochila que você pode carregar.

Abcs

• Membros
Postado

Mas se a pessoa deve carregar peso proporcional à sua altura e peso, parece meio estranho alguém de 1,60 com uma mochila de 90 litros, não? Tudo bem que ela pode querer uma mochila com grande capacidade para carregar coisas bem leves, mas, com exceção desses casos, sei lá...

• Membros de Honra
Postado

O ideal é carregar 10% do seu peso na mochila, mas nem sempre é possível.

Se quiser fazer Aconcágua sem mulas, ou algumas montanhas altas na raça vai precisar de uma mochila grande e costas boas pra carregar 20 kg de equipamentos.

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Postado

Ana:

Para a Patagônia eu costumo ir com minha Bora 80 da Arcteryx. Isto porque roupa para frio ocupa espaço. E normalmente faço rotas sem refúgios ou sem utilizá-los, ou seja, tenho de levar tudo.

Se vc fizer o circuito "O" de TDP carregando toda a comida, carregando tenda (sem dormir nos refúgios), vc provavelmente vai precisar de uma 70 a 80 litros.

Sua altura não é importante e sim o comprimento de sua lombar, para vc escolher o tamanho adequado da mochila. No próprio site da mochila mostra como medir este comprimento e daí vc consulta a tabela. Isto é muito importante para o seu conforto.

Abraços, Peter

• Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...