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Trekking na Patagônia - Recomendações


peter tofte

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Posso dizer que esse post juntamente com o livro da Lonely Planet foram os meus guias para preparar a viagem para TDP com minha namorada esse ano!

 

Obrigado pelas informações.

  • 11 meses depois...
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Caro Peter,

 

Estou planejando para janeiro/2014 o roteiro: Punta Arenas - Ushuaia - El Calafate - El Chalten - Puerto Natales - Punta Arenas.

 

Gostaria de fazer alguns trekkings. Li que em El Chalten há muitas trilhas para serem feitas (é a capital nacional do trekking).

 

Perguntas:

- É preciso levar barraca e todo o equipamento de camping ou posso me hospedar na cidade e fazer um passeio de um dia inteiro com um grupo e voltar à noite?

 

- Como faço os trekkings partindo da cidade? Existem guias?

 

- Vc retiraria/acrescentaria mais alguma cidade (lembrando que eu vou à Patagônia em busca de trekkings :D)

 

Um grande abraço de um iniciante nessa região... hehehe

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Caro Peter,

 

Estou planejando para janeiro/2014 o roteiro: Punta Arenas - Ushuaia - El Calafate - El Chalten - Puerto Natales - Punta Arenas.

 

Gostaria de fazer alguns trekkings. Li que em El Chalten há muitas trilhas para serem feitas (é a capital nacional do trekking).

 

Perguntas:

- É preciso levar barraca e todo o equipamento de camping ou posso me hospedar na cidade e fazer um passeio de um dia inteiro com um grupo e voltar à noite?

 

- Como faço os trekkings partindo da cidade? Existem guias?

 

- Vc retiraria/acrescentaria mais alguma cidade (lembrando que eu vou à Patagônia em busca de trekkings :D)

 

Um grande abraço de um iniciante nessa região... hehehe

 

 

Foi quase esse roteiro que fiz em 2011. Nao e necessario levar barraca, pois voce pode alugar em qualquer cidade ir para o trek e devolver. Porem eu recomendo levar sua propria, pois ja sabera como montar e desmonta-la com facilidade. Voce podera fazer viagens de 1 um dia para El Chalten (talvez) a minha demorou 2 noites e 3 dias, porem tera que ir e voltar ao parque ao inves de fazer o circuito completo. Para Torres DEl paine eu fiz o W em 4 dias e hã como voce ficar no refugio de montanha la, com refeicao inclusa e tudo. Dai o $$ que voce gasta e outra historia.

Existem guias sim, mas se fazem completamente desnecessario. Pois ha mapa e sinalizacao em todo o percurso. Em El Chalten a trilha sai da cidade e em Puerto Natales tem que pegar um bus, pois o parque fica hiper longe.

Eu retiraria (e retirei Punta Arenas), pois la e um lugar legal para vc comprar equipos e para ver pinguins (Que ja podera ver em Ushuaia).

Pq nao vai para Ushuaia direto e depois volta de El Calafate? ao inves de ir e voltar? Ushuaia de Puerto Natales fica 1 dias de viagem e não tem onibus todos os dias (mesmo em Janeiro).

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Rodrigo:

 

Em El Chalten a maioria dos atrativos dá para fazer ida e volta num dia. Apenas pedra del fraile e laguna toro estão mais distantes, aí é melhor acampar.

 

Recomendo porém sempre acampar pois vc aproveita mais e não precisa voltar para a cidade a cada vez, além de ficar mais barato sem hospedagem.

 

Não precisa de guia. As trilhas são muito bem sinalizadas.

 

Seu roteiro está bom. Pelo visto seu vôo de ida e de volta é em Punta Arenas. Apenas acho que Ushuaia fica um pouco fora de mão. Não seria melhor fazer Torres del Paine ao invés de Ushuaia (cidade cara)?

 

Abs, peter

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Concordo com Peter sobre Ushuaia, alem de ser cara tem um acesso remoto!!

 

Peter o melhor acesso para o Pq Torres Del Paine e por Puerto Natales, de la se pega o onibus, que deve dar quase 2 horas de viagem para o parque. ::xiu::

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Olá Evelyn e Peter! Muito obrigado por me responderem.

 

Eu comprei a passagem à Punta Arenas pois não vi nenhum voo saindo do Brasil com destino à Ushuaia.

 

Bom, esse é o esboço do meu trajeto, que será feito de ônibus:

 

Punta Arenas ---> Ushuaia

Chegando à Punta Arenas, pego um ônibus à Ushuaia. Vi neste site (http://www.busespacheco.com/rutas.htm), que existem ônibus às terças, às quintas e aos domingos, às 9h.

 

Ushuaia ---> El Calafate

Bom, pelo que li, há ônibus de Ushuaia à Rio Gallegos (http://www.plataforma10.com) e a viagem dura cerca de 12h. Depois, há um outro ônibus de Rio Gallegos à El Calafate e a viagem dura cerca de 4h.

 

El Calafate ---> El Chalten

Pego um ônibus de El Calafate até El Chalten. A viagem dura cerca de 3h.

 

El Chalten ---> El Calafate

Tirei deste site (http://www.projetolatinoamerica.com.br/el-chalten-puerto-natales/) que só existem 3 horários para regressar a El Calafate.

 

El Calafate ---> Puerto Natales

Um ônibus sai todos os dias às 8h30min. Aqui, tem que passar pela fronteira do Chile onde, pelo que me consta, vc é revistado para ver se está entrando com algum alimento perecível no país.

 

Puerto Natales ---> Punta Arenas

Fim da viagem, depois de conhecer o Torres del Paine.

 

Agora eu gostaria muito da ajuda de vcs:

 

- Ushuaia: O que visitar? Quantos dias ficar?

- El Calafate: O que visitar? Quantos dias ficar?

- El Chalten: O que visitar? Quantos dias ficar?

- Puerto Natales: O que visitar? Quantos dias ficar? Quantos dias são necessários para visitar o parque Torres del Paine? Quantos dias duram as trilhas dentro do parque? Há ônibus de volta do parque para Puerto Natales? Lá no Parque há onde dormir?

 

Pelo que sei, El Calafate fica a 80 km do Parque Los Glaciares. Vale à pena ir lá? Tem transporte de ida e volta?

 

Em El Chalten tem o Cerro Fitzroy e Cerro Torre. Consigo voltar para a cidade no mesmo dia?

 

Valeu novamente e saudações! :D

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Olá Evelyn e Peter! Muito obrigado por me responderem.

 

Eu comprei a passagem à Punta Arenas pois não vi nenhum voo saindo do Brasil com destino à Ushuaia.

 

Bom, esse é o esboço do meu trajeto, que será feito de ônibus:

 

Punta Arenas ---> Ushuaia

Chegando à Punta Arenas, pego um ônibus à Ushuaia. Vi neste site (http://www.busespacheco.com/rutas.htm), que existem ônibus às terças, às quintas e aos domingos, às 9h.

 

Ushuaia ---> El Calafate

Bom, pelo que li, há ônibus de Ushuaia à Rio Gallegos (http://www.plataforma10.com) e a viagem dura cerca de 12h. Depois, há um outro ônibus de Rio Gallegos à El Calafate e a viagem dura cerca de 4h.

 

El Calafate ---> El Chalten

Pego um ônibus de El Calafate até El Chalten. A viagem dura cerca de 3h.

 

El Chalten ---> El Calafate

Tirei deste site (http://www.projetolatinoamerica.com.br/ ... o-natales/) que só existem 3 horários para regressar a El Calafate.

 

El Calafate ---> Puerto Natales

Um ônibus sai todos os dias às 8h30min. Aqui, tem que passar pela fronteira do Chile onde, pelo que me consta, vc é revistado para ver se está entrando com algum alimento perecível no país.

 

Puerto Natales ---> Punta Arenas

Fim da viagem, depois de conhecer o Torres del Paine.

 

Agora eu gostaria muito da ajuda de vcs:

 

- Ushuaia: O que visitar? Quantos dias ficar?

- El Calafate: O que visitar? Quantos dias ficar?

- El Chalten: O que visitar? Quantos dias ficar?

- Puerto Natales: O que visitar? Quantos dias ficar? Quantos dias são necessários para visitar o parque Torres del Paine? Quantos dias duram as trilhas dentro do parque? Há ônibus de volta do parque para Puerto Natales? Lá no Parque há onde dormir?

 

Pelo que sei, El Calafate fica a 80 km do Parque Los Glaciares. Vale à pena ir lá? Tem transporte de ida e volta?

 

Em El Chalten tem o Cerro Fitzroy e Cerro Torre. Consigo voltar para a cidade no mesmo dia?

 

Em 20 dias consigo visitar essa região?

 

Valeu novamente e saudações! :D

  • Colaboradores
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Bom dia Rodrigossaa,

Em Ushuaia da para voce visitar o Parque Nacional da Terra do fogo, que e muito lindo e voce faz em um so dia e tambem a pinguinera (eu nao visitei porque voce tem que ficar o dia todo nessa atividade, e era caro). Depois disso a cidade e bem charmosinha mas sem outros atrativos. Fique atento aos dias do bus, senao voce sera obrigado a ficar mais tempo do que desejado.

El Calafate e uma cidade bem turistica e muito lindinha (cara tambem)eu so fiquei duas noites e um dia. Na noite quando cheguei ja comprei o passeio para de barco para o UPSALA (caro e cansativo), deveria ter feito o Ice trek e visitado so as geleiras do Perito Moreno mesmo, alem de ser bem mais barato a visita e a mesma e bem mais curta.

El Chalten e uma "vila" tipicamente para montanhistas, n"ao ha nenhum outro atrativo na cidade. Eu recomento voce fazer o circuito, eu fiz em 3 dias mas dois, se voce andar bem, ja sao suficientes. Eu fui ate o Fitzroy no mesmo dia que subi, no outro dia fui ate a lagoa suja Sucia e tem mais um mirante que nao me recordo o nome e nao achei aqui nos mapas da net, que fica a direita no pe da montanha que sobre pro Fitz. No ultimo dia fomos para o Cerro Torres descemos, pegamos as coisas que deixamos no Camping e fomos corrento direto a rodoviaria, pois sabia que tinha um bus la para El Calafate. Voce consegue ir e voltar no mesmo dia, mas tera que ir dois dias e pense no parque voce nao paga entrada e nem pernoite, na cidade sim.

Puerto Natales e bem charmosinha e com precos bem acessiveis, ficamos num hostel la e o onibus passa de manha pegando voce para ir ao TDP, ficamos 4 dias, quase fizemos o circuito W, porem foi a epoca do fogo e o parque estava parcialmente fechado. Ainda quero voltar la fazer o "O".

Estava tudo caro quando fomos ha 2 anos atras e ouco dizer que esta ainda mais caro hoje em dia. Economizamos o maximo e fizemos a viagem com 2mil em 35 dias, e isso contou em compra pao amanhecido.

Acredito que consiga fazer muita coisa em 20 dias, so fique atento aos dias do bus!!

  • 1 ano depois...
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TREKKING NOS ANDES DA PATAGÔNIA -RECOMENDAÇÕES

 

A Patagônia é uma das regiôes mais belas e selvagens do planeta, atraindo milhares de turistas e trekkers a cada ano para conhecer suas maravilhosas florestas, montanhas, rios e glaciares. Sou um apaixonado por este canto do nosso planeta.

 

Depois de algumas viagens e cerca de 15 tekkings pela Patagônia, com mais ou menos 40 pernoites em tenda, tenho alguma experiência nesta região. Mas ainda há muito o que aprender.

 

O objetivo deste tópico é trocar informações e compartilhar experiências .

 

Por que trekking na Patagônia?

 

O cenário natural é fabuloso e há uma rede de parques nacionais bem-cuidados tanto do lado argentino como do chileno. Muitos dos trekkings são considerados "world class" atraindo excurcionistas de todo o mundo. Infelizmente o Brasil ainda não tem trekkings nesta categoria. Para a maioria dos parques há um acesso fácil  através de ônibus coletivos. As cidades próximas aos parques normalmente tem uma infraestrutura mínima (camping, hostels, restaurantes, mercearias, internet).

 

A Patagônia é considerada a região ao sul da latitude 38°. Do lado chileno temos florestas com alta pluviosidade, em seguida os Andes, e no lado argentino as secas estepes patagônicas, até chegar ao oceano Atlântico. O lado argentino é bem mais seco porque os ventos preferenciais vem do Pacífico e a chuva desaba no lado oeste dos andes. Na Argentina temos a sombra das chuvas.

 

A Patagônia está totalmente dentro de uma área de clima temperado. Portanto com as 4 estações do ano bem distintas. No verão chega a fazer 19 horas de luz em Ushuaia e 15 hrs de luz em Laguna del Laja (limite norte da Patagônia). A região está dividida, de Norte a Sul, em Araucania, Distrito dos Lagos, Patagônia Central, Patagônia Sul e Terra do Fogo.

 

O acesso é mais fácil para nós, brasileiros. Normalmente vou de milhagem do Brasil para BsAs ou Santiago e destas cidades vou para Patagonia de bus ou avião. De avião quanto maior a antecedência na compra da passagem, mais barato. Como o trekking é uma atividade barata, não costumo gastar mais que US$ 20/ dia.

 

Navegação através de mapas cartográficos todo trekker deveria saber, mas as trilhas são normalmente bem marcadas nos parques nacionais. Algum cuidado maior deve ser dado acima da linha das árvores. Gosto particularmente dos mapas da Aonneker. 

 

Os Andes da Patagônia já são bem mais baixos que os andes Centrais. Poucas montanhas excedem os 3.000 ou 4.000 metros. Assim o Mal de Altura (MAM) dificilmente é um problema num trekking. A não ser que estejamos subindo o Tronador, o Lanin ou poucas outras montanhas, isto não é motivo de preocupação.

 

Animais daninhos

 

Com exceção do Puma não há vida selvagem perigosa para o homem. Mesmo este felino é normalmente tímido evitando cruzar com pessoas. Nunca vi cobras na Patagônia. Há duas espécies de aranhas venenosas (araña del rincon e a araña del trigo) mas apenas na área norte da Patagônia, nada comparado com o Brasil. Não existem carrapatos e pulgas!!! Em compensação, os tábanos (mutucas turbinadas) são um porre, especialmente em janeiro/ fevereiro, quando são bem numerosas. mas são fáceis de matar. Deixe-as pousar e acerte uma palmada.

 

O hantavirus, transmitido por roedores é um problema real. Evite usar ou pernoitar em refúgios abandonados.

 

A segurança pública é outro destaque. Dificilmente seriamos atacados por bichos de 2 patas atrás de $$$.

 

Hipotermia

 

O verdadeiro risco da Patagônia é a hipotermia, causado por baixas temperaturas, chuva, vento e neve ou todos juntos ao mesmo tempo!!! As janelas de bom tempo duram normalmente de 3 a 5 dias. Mesmo no verão podemos ser surpreendidos por neve.

 

Assim o mais importante para um trekking na Patagônia é prevenir a hipotermia. Enumero tres fatores que considero importante para evitá-la.

 

1) saber o que é e como evitar ( a teoria antes da prática). Principalmente reconhecer quando vc ou alguém está com sintomas de hipotermia.

 

Outra preocupação é com o "pé de trincheira".  Uma situação que ocorre se o pé fica muito tempo exposto ao frio e a umidade (botas molhadas).

 

Frostbite é uma situação que ocorre com neve e gelo. Não teríamos isto no verão exceto nos altos pasos, acima da linha das árvores. Não é algo provável de ocorrer a um trekker com um mínimo de cuidado. Isto pode ocorrer mais com andinistas, em longas caminhadas na neve e gelo.

 

2) bom equipamento e boa indumentária:  tenda de qualidade e roupas técnicas são fundamentais.

 

A tenda deve ser 4 estações. Mas já vi muita gente acampando com boas 3 estações. Se acampamos no fundo de um vale, uma 3 estações dá para o gasto. Como elas são mais teladas (ventiladas) basta compensar isto com um saco de dormir mais eficiente.

 

É o vento que destroi tendas. Lembre- se disto antes de acampar acima da linha das árvores com uma tenda chinesa de baixa qualidade. Escolha bem o lugar para montar a tenda. Os mais seguros são dentro das florestas. As árvores e arbustos quebram a força do vento. Mas não arme a tenda debaixo de um galho podre.

 

Vale a pena investir em roupas de boa qualidade. Não estou falando de comprar em boutiques ou roupas de marca (tem isto também na indústria outdoor!) mas aquelas bem feitas e com tecidos técnicos. Uma primeira pele sintética, um agasalho de polartec ou lã merino e um impermeável respirável são o mínimo essencial.

 

O saco de dormir deve ser de - 10 º C. Se não for, você deve dormir encasacado. Eu uso um de pluma. Há quem diga que devido as chuvas é melhor um sintético. Mas se vc tem um bom saco impermeável para guardar seu saco de dormir e é cuidadoso, tanto faz ser sintético ou de pluma. O de duvet (pluma) é sempre mais leve e confortável.

 

3) planejamento. Saber aonde e quando ir.

 

A estação de trekking na Patagônia vai de novembro a abril. Quanto mais ao sul, mais curta a estação. Em Torres del Paine os refúgios já deixam de funcionar, normalmente, em meados de março.

 

Meados de dezembro até meados de fevereiro costuma ser a melhor época. Mas notemos que isto pode variar de ano para ano. Agora, por exemplo, dezembro/2011 e janeiro/2012 foram excelentes, ensolarados. Fevereiro já foi chuvoso. Geralmente novembro e março já exigem mais roupa de frio e mais experiência. O tempo é mais instável nestes meses "ombros" (shoulder months).

 

Novembro também pode exigir piolets e crampons em alguns pasos de montanha pois ainda haverá gelo. A escolha do trekking em função da época do ano é muito importante. Deixaria os trekkings mais ao sul e acima da linha das árvores para o miolo do verão ( final de dezembro a meados de março).

 

Logo antes de sair confira a previsão de tempo. Normalmente as previsões até 5 dias são confiáveis. As melhores são até 3 dias. Dê preferencia para fazer os trechos acima da linha das árvores somente com tempo bom. Se for o caso espere o tempo melhorar, no vale. Mesmo se a previsão for de apenas vento, lembrar que ali os ventos de 80 a 120 km/hora não são raros. E andar numa crista com um vento assim é um convite a tragédia. Portanto é bom ter sempre dois dias de folga, ao menos, no seu planejamento, caso tenha de esperar. Se o trekking é para ser feito em 5 dias, tenha disponível 7 dias.

 

Alimentação e combustível

 

Também é altamente recomendável ter um ou dois dias a mais de comida, dentro da mochila, justamente no caso destes atrasos na programação. É chato carregar mais 2 quilos nas costas, mas prevenir é melhor...

 

Comida: a mais calórica e deliciosa possível! Não se preocupe com a dieta. Vc com certeza ainda assim voltará do trekking bem mais magro que saiu. Os supermercados chilenos e argentinos tem boas opções para o trekker. Descobri até polenta instantânea no verão passado! Na Argentina eles tem uma pasta em tablete de creme de amendoim, chocolate e açucar chamada Mantecol que é uma bomba calórica excelente para recuperar o açucar gasto.

 

Os salames e os queijos lá são muito bons e resistem bem, mesmo porque não faz o calor tropical daqui. Mesmo assim é bom comer o salame em 4 ou 5 dias. Se vc sair de um lado da fronteira para outro lembre-se que estes produtos (carnes e laticínios) serão apreendidos na fronteira, se descobertos. Particularmente, a aduana chilena é bem rigorosa. Assim coma tudo antes de cruzar a fronteira e refaça seus suprimentos no outro país.

 

Prefiro o gás combustível (mistura de butano + propano) em "lata" de 230 gr com conexão roscada, que são fáceis de encontrar. A Doite chilena vende estes produtos e são encontrados na maioria das lojas outdoor. também tem a lata de 500 gr. Aqueles de tipo lata de spray não são confiáveis. Benzina já não é tão fácil de encontrar. Se for levar um fogareiro líquido, prefira um multifuel (que aceite benzina, gasolina e querosene). Nas maiores cidades vc vai encontrar benzina.

 

O povo.

 

O argentino é mais aberto e mais conversador que o chileno. Normalmente são simpáticos e gostam dos brasileiros. Mesmo assim não são tão brincalhões como nós, e as brincadeiras e piadas, tão apreciadas por nós, só se já tiver um bom grau de amizade. Costumam dizer na lata o que pensam. São muito nacionalistas. Jamais chame as Islas Malvinas de Falkland!!

 

Os chilenos são mais retraídos e introvertidos. Mas também são bem amigáveis, embora seja mais difícil entabular uma conversa com eles. Tem um senso de humor bem inteligente e irônico. Extremamente honestos.

 

Saber um mínimo de espanhol ajuda muito. A lingua é parecida mas tem muita coisa  que é diferente e eles não entendem. Se vc abordar direto falando em português eles vão entender isto como arrogância. Pedir desculpas por não falar espanhol é uma boa maneira de iniciar uma conversar ou pedir informação.

 

Quem quiser acrescentar algo fique a vontade.

 

Peter

 

Olá Peter,

 

Vi seu enorme curriculo de Trekking, parabéns!

Entre 2014 e 2015 você fez algum por TDP, patagônia?? Com relação à marcas, dos equipamentos / vestimentas, poderia me dar indicações?

De preferência as de Custo x Benefício mas em conta....pois para essa viagem não dá para ser nada Top de Linha ...

 

Obrigada!

  • Membros de Honra
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Gente, vocês estão em um fórum de mochileiros, e a primeira coisa e mais importante é PESQUISAR!!!!!

Perguntar o que fazer e quantos dias ficar é o que mais odiamos no fórum, pois fazer o seu próprio roteiro pesquisando faz parte da viagem!!! Se quer que alguém te diga o que fazer e quanto tempo ficar não seria mais fácil pegar uma agência?

Assim como pedir dicas de equipamentos; aqui no fórum tem um sub-fórum para cada equipo: mochila, barraca, bota, etc... é só pesquisar. Se tiver alguma dúvida específica pergunte no tópico específico, assim mais gente pode te ajudar.

Quando o Peter criou este tópico era pra ajudar as pessoas a terem uma ideia de como é uma caminhada na Patagônia, o que esperar de lá. É um tópico com dicas gerais, como a Evelyn passou. Para montar o roteiro ou a mochila tem que pesquisar mais, e vocês estão no lugar certo, o maior fórum de viajantes da língua portuguesa.

Boa pesquisa!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

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