Membros DocAraxá Postado Abril 2, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 2, 2012 Caros, Estou planejando uma viajem à Argentina e Chile, para fevereiro de 2013. Meu roteiro, em poucas linhas, será: Araxá (MG) a Ushuaia; este sem muitas dúvidas. A volta é que tenho alguns questionamentos para compartilhar com os mais experientes e que já estiveram por lá. Quero ir de El Calafate para acessar a Carretera Austral, via Vila O'Higgins. Esta é a minha primeira questão: -como fazer (estrada) para ir de El Calafate, entrar no Chile e iniciar minha jornada na Carretera Austral , em seu ponto mais sul já que pretendo atravessá-la até Puerto Montt. Se alguém puder me ajudar, me dando o melhor caminho; e não só isso, o melhor caminho de sequência na Carretera, inclusive com paradas que considerem melhores. Agradeço a atenção e espero retorno. Um forte abraço. DocAraxá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adam Tavares Postado Abril 2, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 2, 2012 DocAraxá... Para sair de Calafate e pegar a carreteira... o mais sul possivel próximo a villa O'higgins é indo pelo PASO ROBALLO sair em cochrane e voltar para vila O'higgins... tem um outro paso Chamado PASO RIO MAYER q sai direto em Villa O'higgins porém tem um trecho que precisa atravessar um rio e a ponte ainda não foi construida... sendo assim só em 4x4 altos e com boa técnica de pilotagem..... Para ir de Calafate até o Paso Roballo... vc pega a ruta 40... vai até bajos caracoles e de la acessa o PASO ROBALLO.... abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros DocAraxá Postado Abril 3, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 3, 2012 Caro Adam, Muito obrigado pelo apoio. Não sabia sobre este trecho de rio, porém, como tenho visto, a grande maioria faz o inverso do que me proponho a fazer: ir na Carretera de norte a sul. Mas acho que, pegá-la em Cochrane não vai diminuir o impacto de estar na famosa Carretera Austral. Estarei em 4x4; porém, com minha família; e mais um casal, em outra 4x4. Prefiro não me arriscar tanto. Novamente, muito obrigado pela atenção. Um forte abraço. PS.: vou aproveitar e pedir indicações de estadia em Viedma ou Bahia Blanca e Rio Gallegos, pois não encontro hotéis disponíveis para o período de fevereiro de 2013. Já estou pensando, inclusive, em sair de Buenos Aires e ir a Néuquen, depois descer para Puerto Madryn. Vai ser puxado, mas não estou vendo outra solução. Um forte abraço. DocAraxá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros robram Postado Abril 5, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 5, 2012 (editado) Nao gosto de contrariar ninguem, mas cuidado com este paso a oeste de Bajo Caracoles, ele nao é muito usado, entao confirme a situacao dele antes de seguir por este caminho, eu nao conheco estes pasos, mas um amigo levou +- 12 horas pra fazer este trecho em 2010, estava muito pesado... (exagerei relendo o depoimento dele, ela gastou menos tempo) Eu prefiro de El Calafate subir ate a cidade de Los Antiguos e cruzar por Chile Chico e seu magnifico visual de Lago General Carrera ate chegar na Carretera Austral, e voltar para Vila O'hgins. El Calafate a Los Antiguos - Arg, 690 km pela ruta 40, levar combustivel. Los Antiguos - Ate chegar na Carretera Austral, 135 km depois mais uns 300 km ate Vila O'hgins, indo para Ohgins o ultimo posto de abastecimento era Cochrane, entao leve combustivel para a volta. Esta estrada é um passeio q vale a pena, nao deixe de ir, pois ha projetos de represas na regiao e pode ser q em alguns pontos a estrada desapareça. Mantenha o pe leve no ripio, sempre tracado e no maximo 3 marcha, e nao ultrapasse 60 km/h, o ripio pode ser traicoeiro, e vc vai estar longe de tudo em uma emergencia, mas respeitando, nao é nada mais q um cascalho grosso... Boa viagem e bons ventos ! Editado Abril 5, 2012 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adam Tavares Postado Abril 5, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 5, 2012 Realmente o Paso Roballo é menos utilizado, mas de vários relatos que vi não vi nenhuma dificuldade encontrada, lógico que se tiver em dias de chuva é bom evitar... mas se tiver com tempo bom... o carro em ordem acho que da para ir tranquilo.. eu mesmo irei por ele quando estiver por la no final do ano... Robram.. quando diz ultimo posto quer dizer ultimo posto com gasolina certo?... pq em O'higgins tem posto não? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros robram Postado Abril 5, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 5, 2012 Adam, isso me referi a posto de combustivel, pois nao ha em Vila Ohgins, entao vc deve analisar a autonomia do carro e prover combustivel para a volta ate esse mesmo ponto. Eu ja estive na carretera austral e na ruta 40, mas nao conheco o paso robalos, talvez esteja havendo alguma confusao de nomes nao sei, fiz minha entrada do Chile para a Argentina atraves de uma estrada q margeia o Lago General Carrera e chega ate a cidade argentina de Los Antiguos (lembro q este msm lago na Argentina se chama lago Buenos Aires), esta estrada é muito boa e a mais usada. Tenho um amigo o Ramalho q tambem faz parte do mochileiros, e veja o depoimento dele no site viajantes4x4.com.br Fonte: http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=413 "Ele me informou que naquele ponto em Baixo Caracoles poderia ser utilizado o Paso Robalos ou então o Paso que fica em Los Antíguos que fica mais a frente. Pelo primeiro a viagem seria mais curta, mais bonita, mas teria um preço a ser cobrado, o da qualidade da estrada. O segundo era o paso que todas as pessoas normais utilizavam. Desnecessário dizer qual o paso que foi o escolhido por nós. Foram 226 km de trilhas nível 1 e 2. O Jeisonk de Mato Grosso já tinha feito um relato anterior a respeito do trecho, mas eu não sabia que seria tão difícil e tão fantástico. Acho que quando ele passou por aqui tinham pelo menos passado uma máquina na estrada. Não recomendo a ninguém a atravessar esse paso se estiverem fazendo a viagem com crianças ou um carro que não seja 4x4. Nesta rota às vezes não passa ninguém por dias e o risco realmente é grande. Se for aventureiro e tiver confiança em seu veículo, durma primeiro em Caracoles e saia pela manhã bem tranqüilo e curtindo a trilha. O que prejudicou um pouco, é que o senhor de Baixo Caracoles, nos informou que o Paso Robalos encerraria suas atividades às 21h00min horas. Desta forma eu teria somente 3 horas para vencer os 97 km e fazer a saída da Argentina e a entrada em território Chileno. Ele falou que o tempo seria suficiente. No decorrer da trilha a mesma foi piorando gradativamente a partir da última estância (fazenda) encontrada e só chegamos à aduana argentina às 20h25min. Fizemos os trâmites rapidamente e corremos os últimos 7 km que nos separavam na fronteira chilena. Fomos muito bem atendidos pelos 2 lados e o que foi chato é que os mesmos queriam ficar sabendo como era o Brasil, futebol, Pelé, etc. Como não tínhamos muito tempo para conversar, pois dispúnhamos somente de mais uma hora e meia de luz, o papo ficou para o ano que vem. Após a aduana do Chile a estrada (trilha) melhora um pouco e a partir da Estância Chacabulco já poderia ser considerada uma estrada trafegável do tipo das estradas do interior do Brasil. É uma pena que a parte final da travessia dos pasos tenha sido feita já no escuro. Mais uma vez fizemos a utilização dos serviços dos batedores angelicais. O que vem a ser isso ??? Uns 30 km antes de cada cidade mais uma vez rezamos e pedimos a Deus que mandem seus anjos na frente abrindo caminho e que nos consigam um bom abrigo. Tem dado certo até agora e muitos até dirão que se trata só de pensamento positivo, mas vai ter pensamento positivo assim na ...." As estrada mudam constantemente, devido a movimentacao da neve, derretimento e chuvas, veja q ele afirma ter informacoes anteriores de q a estrada era boa... Espero ansioso para ler o relato da sua proxima aventura, recheada de fotos magnificas. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adam Tavares Postado Abril 5, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 5, 2012 Legal Robram !!! Valew pelas dicas... um abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros DocAraxá Postado Abril 6, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 6, 2012 Caros, Muito obrigado pelo apoio e orientação. Caso saibam de mais informações valiosas da Carreteira, me avisem, pois estou ansioso para percorrê-la, mas ao mesmo tempo receoso, pois irei com minha esposa e filha de sete anos. A danadinha é descolada e está em todas as nossas viagens desde pequena, mas não deixa de ser uma preocupação. Uma vantagem é que irei com um casal de amigos, em outro veículo. Mas é isso; muito obrigado e fiquem a vontade, pois nunca é demais ouvir opiniões de quem entende. Um forte abraço. DocAraxá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros robram Postado Abril 8, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 8, 2012 DocAraxá, Compreendo sua preocupacao, minha primeira "expedicao" ocorreu em 2006, de Capao da Canoa ao Chui pela praia, nesta ocasiao minha filha tinha 5 anos, e meu filho 13 anos. Depois desta com eles visitamos o sul e o norte da Argentina, regiao dos Lagos no Chile e Carretera Austral, Peru, Bolivia, Uruguai, etc...Sempre de carro, hoje meu filho tem 18 anos e devido a sua agenda de estudo, nao consegue nos acompanhar, mas minha filha sim. Estude seu roteiro, leia todos relatos q encontrar, nao deixe de levar um GPS garmin com o mapa da Arg e Chile MAPEAR, nao sei a autonomia do seu carro, mas tenha sempre 20 litros de combustivel extra, na Argentina sempre ha locais com dificuldade de combustivel, principalemente qdo trafegar pelo ripio. Leve agua e comida sempre para pelo menos 2 dias. (nos supermercados aproveite para conhecer um pouco a cultura local) Estando preparado nao havera nenhuma dificuldade, viajar pela regiao da Patagonia é muito seguro. Em minhas experiencias na Patagonia, a minha opcao é sempre ir pelo interior e voltar pela Ruta3. Ou seja vc pode ir a Bariloche, cruzar para o Chile descer ate Puerto Mont (nao deixe de conhecer Puerto Varas) e atravessar com a Balsa para Chalten e comecar a Carretera Austral. Ou de Bariloche descer ate Esquel, e entrar no Chile por Futaleufu e comecar a Carretera Austral por Vila Santa Lucia, descer ate Vila Oghins, voltar para Argentina por Los Antiguos, descer pela Ruta 40 para EL Chalten, El Calafate, entre novamente no Chile por Cancha Carrera, siga para o Parque Torres del Paine, durma em Puerto Natales, dai em direcao a Porvenir e passar a balsa pelo Estreito de Magalhaes para a Terra do Fogo, e dai para Ushuaia... De Ushuaia volte pra casa pela Ruta 3. Boa viagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros DocAraxá Postado Abril 9, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 9, 2012 Caro Robram, Muito obrigado pela atenção. Está sendo de muita valia sua opinião, asim como a do Adam. Pessoas sabidamente experientes nestas expedições. Interessante é que meu percurso será praticamente o inverso do que me informou. Sairei de Araxá - MG, irei até Floripa; de lá, a Porto Alegre; seguindo a Montevidéu - Col. Sacramento; BA - Puerto Madryn; Rio Gallegos - Ushuaia. Então, esta é a rota de ida. A volta: Ushuaia -Punta Arenas via Porvenis; Punta Arenas - Puerto Natales/Torres del Paine; El Calafate - El Chaltén/Fitzroy. E a partir daí é que começam as minhas maiores dúvidas e temores...(mas sem stress e sofrimento..Hheheh). Minha programação era de ir de El Chaltén a Cochrane via passo Robalo. Mas pelo que você mesmo disse, pode ser um pouco mais arriscado do que o normal; e como estarei com outro casal, menos experiente que eu e minha esposa, além de minha filha, prefiro evitar. Então, estou reformulando: Estou pensando ir de El Chaltén e entrar no Chile via Chile Chico. Daí uma pergunta: você acha que dá para fazer em um dia, ou devo pousar em algum lugar e repartir este trecho? O restante, seria: Coihaique, com pouso de um dia; Puyuhuapi, com pouso de um dia; Chaitén - Puerto Montt; P.M. - Osorno; Neuquén - B.A. e restante até Araxá. Outra pergunta: sei que não é permitido andar com combustível dentro do veículo. E aí? Meu pensamento é comprar aqueles galões de aço inox. Mas, mesmo não sendo permitido, vale o risco? Novamente, muito obrigado e conto com sua orientação. Um forte abraço. DocAraxá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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