Admin Este é um post popular. Silnei Postado Agosto 22, 2008 Admin Este é um post popular. Postado Agosto 22, 2008 Viajar o Brasil de carona também é possível. Já o fiz isso algumas vezes. Pra quem quer ter essa experiência seguem algumas dicas: 1 - Sorriso no rosto e boa conversa. Você é Mochileiro, só quer um pouco de aventura e aproveitar e economizar uma grana, então não se apresente com um visual desleixado demais, mas também não ostente para não ser assaltado. Camiseta, bermuda e uma bota. Cara de estudante. Pronto é facinho conseguir a carona. 2 - Esqueça do tempo. Se estiver com pressa a carona não será seu meio de transporte. Aproveite o momento para cultivar a paciência! Isso significa que as vezes você poderá passar horas esperando até conseguir! 3 - Geralmente é mais fácil conseguir carona com os caminhoneiros. Ao contrário dos europeus, a carona aqui não é tradição, então será mais complicado conseguir carona em carro particular. Não é impossível, mas será mais difícil. 4 - Os melhores pontos para se conseguir uma carona são: os postos de gasolina, os postos da polícia rodoviária, os postos de fiscalização da fazenda ou vigilância sanitária e borracheiros. 5 - Para conseguir carona em um posto de gasolina, converse com algum frentista caso for um posto pequeno, senão fique esperando na lanchonete ou na conveniência. Quando chegar um caminhão, espere o caminhoneiro descer e fazer o que veio fazer. Não seja inoportuno, espere o cara relaxar. Quando perceber que esta ok se apresente com educação, simpatia e humildade. Explique para onde está indo e peça a carona. A maioria dos caminhoneiros tem medo de oferecer carona por causa dos assaltos, e em muitas empresas de transporte ela é proibida. Então preste atenção se tem algo escrito sobre isso no vidro da frente do caminhão pra não perder tempo. Seja o mais sincero possível. Estes caras são rodados e se perceberem algo não muito exato, sua carona já era. Então não basta ser verdadeiro, tem que parecer verdadeiro. 7 - Para conseguir carona em um posto da Polícia Federal é mais fácil. Se for o caso, converse com um dos guardas e peça com muita humildade, para ficar ali esperando algum caminhoneiro que pare ou seja parado para pedir carona. Mesmo que o guarda não colabore muito, ele não pode te expulsar de lá. A lógica é que a maioria dos ladrões não fariam isso. O caminhoneiro também pensará assim. Então depois que o caminhão parar, utilize o mesmo método do posto de gasolina. 8 - Pedindo carona na estrada: Primeiro, o negócio do dedinho já era. O mais eficiente é uma cartolina ou um a4 com o destino escrito com pincel atômico ou canetão . Então não esqueça de levar este KIT. Fique parado em um lugar onde o caminhão possa te enxergar e parar sem perigo para ambos. Daí é só colocar o cartaz para os motoristas lerem e esperar. 9 - Tudo o que você aprendeu sobre gente ruím na vida, vai servir como nunca. Então olhe bem para cara do motorista e analize bem antes de entrar no carro ou caminhão. Se você ver que roubada não hesite em inventar alguma desculpa na hora e caia fora ! Quem já viajou assim e tem outras técnicas infalíveis também pode deixar suas dicas aqui. Um abraço e boa sorte!! Silnei 3 2 Citar
Membros flavia_jobs Postado Fevereiro 8, 2009 Membros Postado Fevereiro 8, 2009 ótimas! E apesar do conselho de mulher sozinha esquece, eu já pedi carona sozinha, numa estrada no Maranhão e o caminhoneiro foi muito bacana, mas eu não faria isso de novo! 4 Citar
Membros Gustavo Santiago Postado Fevereiro 11, 2009 Membros Postado Fevereiro 11, 2009 Ir para o trevo e paciência... e seja ativo faça gestos. faça um pouco de teatro. escreva em cartaz. Uma boa dica também é vc ir para posto de rodovias e ficar na porta dos restaurantes. Observe as placas de são os carros. Caso se encontrar em alguma placa seu destino, fica na espreita. E digo - humildade pra conversar. e tenha uma voz confiante. 1 2 Citar
Membros Este é um post popular. Don_ Postado Março 27, 2009 Membros Este é um post popular. Postado Março 27, 2009 É... Viajar de carona requer uma boa dose de coragem e outra de paciência. Recentemente saí de Fortaleza em direção ao RS pegando carona. Foram 18 dias de viagem. * Mulher sozinha pegando carona é algo realmente complicado, mas acompanhada de outro homem (ideal), é tranquilo; * Postos fiscais até servem para se pedir carona, mas a Polícia Rodoviária complica tudo e até te impede de pedir carona na frente do posto. Em Pernambuco, por exemplo, não só não deixavam pegar carona perto do posto, como me vigiaram em alguns trechos; * Procurar sempre lombadas ou outras coisas que façam o veículo reduzir bastante a velocidade. Se o carinha estiver a milhão, não vai nem te perceber à beira da estrada; * Pedir carona no dedão até dá certo, mas precisa de mais paciência ainda. Procure sempre postos de gasolina, converse com frentistas. Se a carona seguinte for te deixar no meio da estrada, peça para ficar em algum posto, mesmo que isso signifique perder 50 km de carona; * A cara-de-pau é a ferramenta mais necessária. Se tiver vergonha, não tente viajar assim. Você precisa estar pronto para o que der e vier. Abraço! Don 3 3 Citar
Membros gustavoantunes Postado Agosto 14, 2009 Membros Postado Agosto 14, 2009 Valeu pelas dicas Silnei , to pensando em fazer uma viagem assim , pedindo carona , suas dicas vaum ser de otima ajuda. vlW! Citar
Admin Silnei Postado Agosto 14, 2009 Autor Admin Postado Agosto 14, 2009 Gustavo, Se tiver com tempo livre e muita paciência, você consegue viajar o Brasil todo de carona tranquilo. Fácil não é, mas ir já sabendo dos riscos, preparado psicologicamente para passar alguns perrengues e fazendo o máximo para evitá-los, não tem erro! Com certeza vai ter boas histórias pra contar para os netos! :'> :'> :'> Corre o risco de querer repetir a aventura! Citar
Membros Marimeneses Postado Novembro 8, 2009 Membros Postado Novembro 8, 2009 Muito úteis essas dicas. Estou pensando em ir fazer um mochilão pelo litoral nordestino, e acho que a carona será uma opção. É claro que, depois de ler isso aqui, estarei acompanhada sempre. Valeu! 1 Citar
Membros cavedon Postado Dezembro 6, 2009 Membros Postado Dezembro 6, 2009 Silnei e Don_ muito obrigado pelas dicas no tópico, me resolvi a fazer um mochilão pelo Brasil e fui pesquisar achei o forum de vocês... como meu orçamento para isso vai ser bem curto pretendo utilizar bastante o recurso da carona, sei que não vai ser facil mas pelo que vcs dizem aqui não é impossível, basta ter paciência e cuidado então acho que vou embarcar nessa ideia Citar
Colaboradores o_Moustache Postado Dezembro 6, 2009 Colaboradores Postado Dezembro 6, 2009 Também é válido, para questão de segurança, anotar a placa do veículo e enviar para algum conhecido que saiba do seu roteiro (pais, conjuge, amigo) via sms. Deixou a carona, escreva dizendo que está tudo e onde ficou. 3 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.