Membros Carlinhabh Postado Abril 2, 2012 Membros Postado Abril 2, 2012 Muito bom seu relato! Aguardando a parte do Uruguay, que vou fazer agora em Abril!! Citar
Membros Andre_Alves Postado Abril 8, 2012 Autor Membros Postado Abril 8, 2012 (editado) Punta del Este Dia 26 - Cheguei em Punta del Este antes do horário previsto, tava cedo ainda, com um contraste incrível de Montevideo. Enquanto na capital fazia um tempo nublado meio esquisito, em Punta estava se iniciando um dia ensolarado. Desci no terminal de ônibus e fui nos informes que tem dentro. Como ia ficar 4 dias lá, resolvi fazer Playa Manantiales/Bikini no primeiro dia, Cabo Polônio no outro, Playa Mansa e Brava com Casa Puebloe no terceiro e, se desse, Punta del diablo num quarto dia. Estava sem dinheiro nenhum, então fui logo rodando de caixa em caixa na Gorlero, que é a principal. Fui em todos os bancos até conseguir sacar meu dinheiro, até que consegui num Bankred ao lado de um mercado. Ai voltando para o terminal comprei minhas havaianas ($450 ). Na plataforma 8 (a penúltima) tem ônibus que vai até Manantiales a cada 15 min, bem barato, custa $23 a viagem, se me recordo bem. Após passar pela Puente Ondulada pela primeira vez, desci na estrada, em frente ao restaurante de peixe Lo de Charly, ponto seguinte do mercado de Manantiales, ai ao atravessar a rua já dá pra ver a primeira placa que te informa a direção do hostel El Viajero Manantiales. Calhou de cair num quarto pra quatro pessoas que não tinha ninguém porque todos tinham ido embora já que o Carnaval tinha acabado no dia anterior, então fiz do quarto minha casa O hostel é muito bom em estrutura, tem vários banheiros, a dica é usar os banheiros internos da casa que tem mais privacidade e estrutura, o único contra (que pesaria bastante pra eu voltar lá), é que fica há umas 3 ruas longas da estrada e de noite é tudo escuríssimo, não tem iluminação na rua, mas tem vários cães soltos, logo, volte antes do anoitecer, com grupo ou de carro. EU voltaria para lá se tivesse alugado um carro, mas vale pra conhecer. Nesse dia me aloquei no hostel e fui direto para a Playa Manantiales passar a tarde, fiquei lá um bom tempo, essa praia fica no final da Playa bikini, na verdade, é a continuação ou se confundem, sei lá, sei que é bem tranquila após o Carnaval e dá pra mergulhar numa boa, melhor que as outras badaladas praias de Punta, gostei muito, melhor praia que fui em Punta del Este. Voltei para jantar e comi um delicioso asado uruguaio com o staff do hostel e alguns outros hóspedes. O carinha do churrasco é um coroa barrigudo que cozinha demais, fora legumes e sprite ótimos, uma boa maneira de encerrar a noite. Playa Bikini Dia 27 - No meu segundo dia em Punta del Este fui conhecer Punta del Este hehehehe. Gozado ou não, mas Punta del Este é só o centrinho mesmo. Enfim, eu acordei na hora do almoço e não queria cozinhar, fui ao Lo de Charly e pedi o prato recomendado pelo garçom: Brotola. É um peixe branco local delicioso que, definitivamente, serve duas pessoas e custou uns $500 com bebida e couvert. Recomendadíssimo :'> Brotola no restaurante Lo de Charly Após o almoço, atravessei a rua e peguei o ônibus para Punta del Este, rapidinho chega lá, menos de 20 min, só descer no terminal, desci na Parada 2 e fui andando pela praia até a Playa Brava, na primeira foto descubro que tinha deixado o cartão de memória no notebook na pressa de sair Resultado, desliguei o celular pra poupar a bateria pras fotos quando acabasse a memória interna da câmera (12 fotos apenas). Passei por La Mano e tirei uma foto rápida com o celular, ai tirei algumas da Playa Brava e fui andando até a praia das conchas onde tem a imagem de nossa senhora, fiquei lá um tempinho e segui descendo a orla e todas as suas praias até chegar na rua do farol. Entrei na rua, passei em frente a igreja e consegui algumas fotos de ambos, voltei para a rua principal e dois cachorros me estranharam quando ia entrar numa rua para o porto, ninguém entendeu nada, o motorista do ônibus atrás deles buzinou para eles pararem e não me atacarem, eu dei meia volta e segui reto pela outra rua, sai no porto. Muito bonito, segui até antes da Playa Mansa e sentei na areia para ver o pôr-do-sol já que não conseguiria chegar a tempo na Casa Pueblo. Não sei como é na Casa Pueblo, pretendo voltar à Punta para ir, mas sei que da areia de Playa Mansa foi lindo o pôr-do-sol às 20h29. Pôr-do-sol em Punta del Este Quando o sol se pôs, acabei passando num mercado e peguei o ônibus de volta chegando em Manantiales com tudo escuro. Acabei não vendo a entrada pra rua do hostel e dei na rua de trás com alguns cães grandes na rua, sorte que eles não me viram e pedi ajuda em duas casas para me direcionar ao hostel, acabei chegando e fazendo um jantar depois do banho para dormir. Dia 28 - No terceiro dia em Punta del Este, acordei mais tarde para aproveitar o quarto vazio, fui ao terminal para comprar a passagem à Montevideo no domingo na COPSA, voltei para a Playa Manantiales, peguei um final de tarde legal lá onde tinham golfinhos na água e todo mundo olhando da areia, muito legal. Dia 29 - No quarto e último dia de Punta del Este, resolvi ir para Cabo Polônio. No dia anterior tinha me informado e o esquema é o seguinte. Pelas 8h da manhã passa um ônibus para La Pedrera, chegando lá às 10h30 e partindo para Cabo Polônio às 11h. Ele te deixa na entrada de Cabo Polônio, na estrada, depois de uns 30/45 min, onde tem um caminhão 4x4 para chegar ao vilarejo às 12h30. Entretanto, contudo, todavia, o 4x4 só retorna de hora em hora para a estrada. Eu fiz uma "burrada", comprei a passagem de ida e volta pela empresa que sai de Manantiales a La Pedrera, ou seja, tinha que ir no ônibus das 8h e voltar no das 16h, o que me deixaria em Cabo Polônio mesmo apenas por 1h30, já que deveria pegar o 4x4 das 14h, para chegar na estrada 14h20 e pegar o ônibus de volta para La Pedrera às 15h no máximo, já já vcs verão pq foi uma burrada comprar ida e volta. Bem, cheguei em Cabo Polônio e me desembestei em conhecer tudo que podia, sai na praia mais próxima da parada dos 4x4 e contornei a costa pelas pedras até o farol, subi, tirei umas fotos e desci para a outra praia, mais badalada. Aprendi por quê as pessoas pescam água vivas (tinha uma mãe pescando pros dois filhos tirarem os carangueijos de dentro delas). Fiquei um tempo nessa praia, me arrisquei num mergulho com as água vivas e voltei para o truck. Como faltavam 20min, dei um pulinho na primeira praia que desci, mas não tinha visto, tem wind surf lá, bem legal para quem passa a noite em Cabo Polônio. Depois de uma volta por essa praia, voltei bem a tempo de poder voltar no truck no segundo andar dele, bem divertido. Vila de Cabo Polônio visto lá de cima do farol. Mãe ensinando os filhos a caçar água viva. Até outro dia, Cabo Polônio. Cheguei na estrada e ai começa o drama. O ônibus não passou 15h, demorou muito tempo, chegando no ponto apenas às 15h25, já tava vendo que não ia dar tempo para chegar em La Pedrera a tempo e o outro ônibus de volta era apenas às 19h, sendo que eu não tinha dinheiro para pagar a passagem e em La Pedrera não tem banco nem caixa eletrônico, imagina a calma que eu fiquei. Nessas horas parece que tudo dá errado. Era o motorista que não acelerava mais, o cobrador que descia para ajudar a colocar as malas no bagageiro demorando demais, os passageiros que demoravam subir...para completar meu desespero, quando meu ônibus fez a rotatória para entrar em La Pedrera, o ônibus das 16h para Punta del Este estava saindo, se cruzaram na estrada às 16h05. Eu cheguei a descer em La Pedrera, mas na hora perguntei se ia passar em La Paloma, já que lá era mais cidade e poderia ter um meio de conseguir dinheiro mais fácil caso precisasse pedir na rua para pagar a passagem de volta à Punta del Este (custava $170 a passagem, equivalente à R$17 reais), daí subi e voltei para o ônibus que seguiu para La Paloma. Quando o ônibus parou em La Paloma por volta das 16h20, o meu que voltava para Punta del Este não tinha saído. Na hora que ia sair, o motorista deixou o meu passar para poder manobrar, nisso eu desci imediatamente do que vinha de Cabo Polônio e sai correndo para o de Punta que vinha manobrando pra sair do terminal de La Paloma. Ufaaaaa, que alívio! Voltei para o meu quarto e fiquei rindo da minha própria tragédia antes de dormir. Dia 30 - Dia seguinte tomei o café da manhã, fiz o check out e segui direto para o terminal um pouco mais cedo do que o horário do ônibus para tirar a foto de La Mano del Ahogado que não tinha conseguido tirar comigo na foto. O ônibus para Montevideo foi ótimo, tinha wi fi, ar condicionado e bem confortável, nota 1000 pra empresas COPSA e COT. Infelizmente não consegui ir para Punta del Diablo, mas da próxima vez alugarei um carro e irei, além de passar a noite em Cabo Polônio para fazer a trilha das dunas e um pouco de wind surf, além de ver os lobos marinhos que estavam em sua ilha em frente ao Cabo Polônio. Editado Abril 8, 2012 por Visitante Citar
Membros Andre_Alves Postado Abril 8, 2012 Autor Membros Postado Abril 8, 2012 Montevideo Dia 30 - Depois de Buenos Aires, não fiquei muito animado com a capital uruguaia justamente por ser uma capital, gostei mais do interior ao fazer o mochilão, mas tinha que voltar por lá né. Cheguei no terminal de ônibus e me informei em uma loteria em frente qual ônibus pegava para Ciudad Vieja, descobri que era só sair do terminal e ir para a esquerda que naquela avenida tem um ponto. Dáí vc pega o ônibus e desce na Plaza Independencia, entra na Puerta de la Cuidadela saindo direto na praça que tem a Igreja e o Cabildo uruguaio (Plaza de la Constitucion), tem guarda nessa praça, dai é só ir pra esquina a direita que é o El Viajero Ciudad Vieja. Bem, conselho a gente dá, não segue. Eu fui direto, deixei o ônibus dar a volta no porto todo e desci na calle buenos aires, daí a desci (meio macabro e perigoso, pelo que vi) até a praça referida e cheguei no hostel. Puerta de la ciudadela. Fiz o check in e sai, só que ao chegar no Freddo que tem na viela entre a praça e a puerta de la ciudadela, me dei conta que tava sem o cartão de memória de novo, voltei para o hostel e quando chego na praça vem um menino de uns 20/25 anos, ensanguentado, sem camisa, cambaleando e chorando da rua paralela à viela que eu mencionei pedindo ajuda para um senhor que estava sentado na praça e pediu ajudar aos guardinhas que ficam na praça o dia inteiro. Apesar do prédio da presidência ser na Plaza Independencia, tirando essa viela da Puerta de la Ciudadela até a Plaza Constitucion, as outras ruas de Ciudad Vieja são bem barra pesadas, desaconselháveis a qualquer hora. Superando o temor de acontecer o mesmo, segui para La Playa de los Pocitos, no bairro de Pocitos (seria a zona nobre de Montevideo). Peguei um ônibus na rua paralela à avenida principal, conheci uma senhora que tinha feito direito e mba nos Estados Unidos por ter ganho uma bolsa de estudos no Uruguai, nisso começou a trabalhar numa organização internacional onde pôde conhecer e fazer pesquisa em vários locais do mundo, inclusive no Brasil, bem legal, estava indo para o cinema ver um dos filmes do Oscar. Chegando em Pocitos é bem simples, andar a praia toda em um tempinho curto, ela é pequena e nada tão bonito assim. No final dela é o ponto dos ônibus, fiquei algum tempo lá e voltei para Ciudad Vieja com o dia ainda claro, não queria dar mole porque ia descer na avenida principal e conhecer tudo. Por sorte, desci (erroneamente) do ônibus de volta exatamente em frente a Fuente de los candados. Eu tinha abortado a visita porque ficava muito longe do meu hostel para ir andando, mas acabei ficando menos tempo do que pensava na praia, então coube certinho. Bem tranquila a avenida principal no domingo, pouca gente, mas nada tão inseguro como a ciudad vieja. Passei pela Plaza de los 33 orientales, Plaza Independencia, Puerta de la ciudadela, Freddo, Plaza Constitucion até o meu hostel. Playa de los Pocitos. Fuente de los candados. Plaza de los 33 Orientales. Eu fiz um "city tour" por conta própria gastando muito pouco (o preço de duas passagens de ônibus), só faltou conhecer o parque principal onde tem o estádio do Nacional do Uruguai, que dizem ser muito bonito. Uma dica que eu daria para quem quer ir à Montevideo é FIQUE EM POCITOS! Você pode descer na Plaza Independencia, entrar na viela e conhecer a Plaza Constitucion, voltar andando pela principal até a Fuente de los Candados em pouco tempo, conhecendo tudo de interessante da área. Dia 31 - Acabei não conhecendo o Maosoleo, estava fechado no domingo e no dia seguinte, enquanto o recepcionista do hostel chamava o taxi, tentei dar um pulinho lá, mas a guarda estava lá ainda esperando alguma coisa para abrir a visitação, mas já estava atrasado para o meu vôo, então fui direto para o aeroporto. Cheguei no aeroporto e peguei uma fila enorme para o check in, pensei que fosse perder o vôo, mas acabei pagando a taxa de embarque e voltei para o Rio de Janeiro em um vôo tranquilo pela Pluna (tudo a bordo é pago, acho que até pra respirar deve ser pago, com um serviço ruinzinho). Citar
Membros RafaSchissel Postado Abril 9, 2012 Membros Postado Abril 9, 2012 Grande Andre...Dei uma passada em seu relato mas irei ler completo pois estou iniciando informações para meu roteiro em Setembro proximo para Patagonia. Vc teria por acaso a relação de suas despesas pra me passar? Vi que vc pretente ir ao Peru, podemos trocar informações pois fiz 26 dias ano retrasado por lá. Abraço Citar
Membros MarcinhaRe Postado Abril 13, 2012 Membros Postado Abril 13, 2012 Ola André . Se puder dar dicas dos supermercado e restaurantes agradeço pois irei em setembro. abraços Citar
Membros EDJr Edmir Junior Postado Abril 27, 2012 Membros Postado Abril 27, 2012 Fala André, grande relato rapaz! Parabéns! Entrou na minha coletânea de roteiros que serão meus guias para minha viagem à Argentina em dez/2012 e jan/2013. Queria que me desse dicas sobre as passagens de ônibus entre as cidades, preços, se possível e não for abusar, eus custos durante a viagem. Valeu, Gde Abço! Citar
Membros Marthinha29 Postado Maio 6, 2012 Membros Postado Maio 6, 2012 Ola, André. Seu relato ficou excelente. Gostaria de saber mais ou menos quanto gastou na Argentina, fora as passagens. Estou pretendendo em ir em dezembro para Buenos Aire, Bariloche, El Calafate e El Chaten e queria ter uma idéia geral. Obrigada. Citar
Membros de Honra camilalisboa Postado Maio 10, 2012 Membros de Honra Postado Maio 10, 2012 André, adorei o seu relato!!! Tô planejando um mochilão pra Argentina esse ano e certeza que lerei seu relato mais umas 30 vezes Curto assim, quando rola uma mistura de viagem, balada, festa, cultura, cerveja e um monte de história divertida pra contar... quando fui fz Peru e Bolívia foi assim e pra mim é o melhor tipo de mochilão! Parabéns pela viagem!!! Camila Citar
Membros Andre_Alves Postado Maio 14, 2012 Autor Membros Postado Maio 14, 2012 Pessoal, estava meio ocupado, mas voltei para dar as dicas que vcs pediram. Aliás, tudo o que eu consegui achar de papel aqui. De passagem aérea ficou assim: RJ - Buenos Aires R$ 540 (direto) BsAs - Mendoza ARS 480 (Cata bus ejecutivo) Mendoza - Bariloche AR$ 513,50 (Andesmar bus ejecutivo) Bariloche - El Calafate / El Calafate - Ushuaia / Ushuaia - Buenos Aires US$ 855 (vôos diretos) BsAs - Rosario AR$ ??? (Não achei passagem pq comprei na hora, mas lembro que ficou por volta de AR$ 100) Rosario - Punta del Este UR$ 360 (Mercobus) Punta del Este - Cabo Polonio UR$ 137 x 2 (são dois tickets) Montevideo - RJ R$ ??? (Também não achei, mas deve ter sido entre R$ 400-600) Mercado só tem um marcado aqui nos mapas, é o La Anonima de Ushuaia na calle Onas com San Martin. Fica há umas 10 quadras do America del Sur, mas como é uma reta, em 10 min vc tá no hostel. Lembro que o mercado de El Calafate fica na ponte, perto das bandas do America del sur, tem um cajero automatico lá também ao lado da ponte também. Visitas guiadas em espanhol no Museu Maritimo/Presidio às 11h30, 16h30 e 18h30 (Levem carteira de estudante, quem tiver, visto que custa 35 pesos...meu maior arrependimento foi ter levado e deixado no hostel). Entrada do Malba AR$ 12 (meia entrada) Transportes em Ushuaia: Estacion Tren del Fin del Mundo ida $ 25, $40 ida e volta Glaciar Martial (que só deve valer a pena no inverno) ida e volta $30 e só ida $20 Parque Nacional Tierra del Fuego $85 ida e volta, $ 50 só ida Lagos Escondido e Fagnano $ 160 ida e $ 200/230 ida e volta Centros de Ski $40 ida e $60/70 ida e volta Tem horários certos de saída e retorno, a maioria sai às 9h ou 10h. Citar
Membros Andre_Alves Postado Maio 14, 2012 Autor Membros Postado Maio 14, 2012 Gasto médio é difícil falar porque não anotei diariamente, mas o mercado na Argentina pra semana custava uns AR$ 150 mais ou menos. O preço era bem parecido com o Brasil, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. Minha viagem ficou mais cara porque peguei seis vôos e todos diretos, mas recomendo, e muito, andar de ônibus por dentro da Argentina, na classe executiva (uma amiga minha não foi de executivo e não teve esse luxo todo, igual meu bus para Rosário). Citar
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