Membros de Honra Rogerio Felix Postado Janeiro 14, 2005 Membros de Honra Postado Janeiro 14, 2005 Confira as dicas de um fotógrafo profissional para captar boas imagens em apresentações musicais, que exigem um cuidado constante com a fotometria. Fotografar um show é uma experiência que atrai muitos fotógrafos iniciantes. Estar diante de um astro ou estrela da música, aproveitar o cenário , explorar o jogo de luz, congelar as expressões dos músicos... São situações que podem gerar belas imagens. Mas também desafiam quem não tem experiência na área. Por isso, é fundamental estar muito atento à fotometria, o tempo todo, e ter um bom equipamento em mãos.Naturalmente, ninguém acerta todas as fotos. Nem mesmo os fotógrafos mais vividos. Para quem está começando, o número de erros é muito maior que o de um profisional com anos de "janela" na especialidade. No entanto, pode ter certeza que o "fera" também já errou bastante até aprender algumas "manhas" para fotografar shows musicais e outros espetáculos em que há uma constante variação de luz.Usar filmes adequados à baixa luminosidade, saber se posicionar para fugir do contraluz e obter o máximo que a lente oferece são alguns dos macetes básicos para diminuir o percentual de erros. Assim, o objetivo destas dicas é fazer com que você queime etapas, perca menos tempo e filmes para conseguir boas fotos de shows. Mas tenha claro que é um jogo de erros e acertos. E só com a prática é que se evolui.1 - Fotometria no modo spot (pontual)O fundo geralmente escuro que se usa em shows é um obstáculo para a exposição correta. Mas procure esquecer o fundo e concentrar-se no artista, iluminado pontualmente em sua movimentação no palco. O modo "spot" (pontual) é o ideal para essa finalidade, pois a medição de luz é feita exatamente em cima do que se deseja. Normalmente, escolhe-se o rosto para a medição. O ajuste pode ser manual ou com ajuda dos modos de prioridade de abertura ou de velocidade. O importante é ter rapidez e controle da situação, o tempo todo. 2 - Quais lentes usarNão há restrições para a imaginação: desde teleobjetivas, que flagram expressões e detalhes, a até uma grande angular olho-de-peixe, que possa dar uma idéia da dimensão do espetáculo. Uma zoom é muito útil para que você não perca "aquele momento especial" por fazer uma troca de lente em hora errada... De um modo geral, o ideal é optar por lentes luminosas (f/1.4, f/2 ou f/2., bem mais caras. São grandes aliadas no momento de focalizar, permitindo disparos com velocidades mais altas, já que não é raro registrar um show durante todo tempo com o diafragma em abertura máxima. Por isso, cada ponto a mais que a objetiva puder abrir é muito bem recebido. Mas dá para trabalhar com lentes f/3.5, f/4 ou até f/5.6, pois pode-se usar um filme mais sensível, como o de ISO 1600. 3 - Filmes recomendadosLembre-se: filmes negativos oferecem maior latitude de exposição (2 ou até 3 pontos, para + ou -). Portanto, é possível corrigir erros do fotógrafo na ampliação. Já os cromos (slides) exigem mais atenção na fotometria, pois como têm baixa latitude de exposição (1,5 ponto para + ou -), não toleram erros.Coloridos ou p&b, prefira filmes rápidos, de ISO 400 para cima (800, 1600 e 3200). A granulação aumentará o quanto maior for o ISO, na maioria dos casos. Mas só será percebida em grandes ampliações (a partir do tamanho 20 x 25 cm).O grão também será maior quando for necessário "puxar" o filme na revelação. Caso, por exemplo, do palco estar muito mal iluminado e o filme de ISO 400 não "dar conta". Então a câmera deverá ter o ISO ajustado para 800 ou 1600, +1 ou +2 pontos a mais. Porém, certifique-se antes que o seu laboratório faz revelação puxada e informe o ISO original e para quanto foi alterado. Um negativo de ISO 400 pode ser puxado para até 6400, se for preciso. O grão, naturalmente, aumentará bastante. 4 - Mistura de luzNão é recomendável o uso de flash em shows. Muitas vezes não é permitido. E mesmo quando o é, corre-se o risco de "matar" a iluminação de cena por uma sobrecarga indevida do flash. Mas há casos em que o uso é justificável, como para suavizar as sombras nos olhos causadas por um ângulo infeliz dos canhões de luz. Para não se sobrepor à luz ambiente, o flash pode ser regulado para 1 ponto abaixo (fill flash ou de preenchimento).5 - Posicionamento do fotógrafoQuando se fotografa um show, há basicamente dois lugares para ficar: os que possuem credencial tem acesso ao "fosso", uma área entre o público e o palco, mais baixo que este e restrito para a imprensa. Os demais ficam no meio do público, sujeito a brigar com as cabeças à frente - com alguma sorte, dá para enquadrar um plano geral único do espetáculo. Mas o acesso garantido de uma credencial de fotojornalista ainda não é tudo: uma vez no fosso, é preciso desviar das caixas de retorno que adoram entrar em quadro assim como pedestais de microfone que insistem em ficar em primeiro plano. 6 - Faça testesÉ aconselhável variar o modo de trabalhar para garantir o resultado final e também como forma de escolher o melhor jeito de obter mais acertos:o Alternar o uso de programas de exposição automáticos com o controle manual de diafragma e obturador.O Utilizar a rapidez do autofocus ou confiar no "instinto", focalizando manualmente. O Experimentar diferentes marcas e tipos de filmes.O "Puxar" na revelação, mesmo quando não é preciso, para conhecer as diferenças de contraste e granulação, avaliando a relação custo-benefício da operação. o Experimentar pequenos ajustes, como fazer bracketing para conseguir uma melhor resultado ao fotografar artistas de pele negra. 7 - Erros a evitarComeçando pelo equipamento, evite lentes escuras e prefira as mais luminosas possíveis e acessíveis para o seu bolso. Esqueça filmes lentos como ISO 100 ou 200, que impossibilitam o trabalho por falta de sensibilidade à pouca luz. Na pior das hipóteses, é possível usar um filme ISO 200 puxado para 400 ou 800.Flash superexposto mata a iluminação do ambiente e em muitos shows é proibido. Em relação ao tripé, muitos fotógrafos preferem deixá-lo em casa pelo "trambolho" que ele representa, atrapalhando a movimentação e posicionamento. 8 - Fotometria no modo ponderado centralSe sua câmera possui apenas o modo de fotometria "ponderado central" (center weighted), use a objetiva (ou a posição do zoom) mais longa disponível para a medição, trocando-a em seguida se quiser, mas mantendo a mesma regulagem de velocidade e abertura.No caso de não ter nem modo "spot" nem meia-tele ou tele (80, 105, 135, 200 mm...), meça com a normal (50 mm) superexpondo 1 ponto (+1). O modo "matricial" não é recomendável, salvo em casos de fundos extremamente iluminados. A cada mudança de luz, faça uma nova medição.9 - Enquadramento A composição dos pontos de luz com os demais elementos ajudam a "emoldurar" o quadro, não deixando vazios ou espaços sem informação. Não só o vocalista principal e/ou um plano geral merecem a atenção da objetiva. É importante reparar na movimentação que se segue. Percussionistas, backing vocals e outros músicos podem render flagrantes interessantes e inusitados... Além de ampliar opções, cada instrumento musical tem um apelo estético em uma foto. 10 - ContraluzO contraluz acontece muito, principalmente em grandes shows. A enorme quantidade de canhões de luz, seqüenciadores e toda parafernália de iluminação, tornam-se perigosos contraluzes, às vezes fortíssimos.Na fotometria via TTL da câmera pode ocorrer uma subexposição do assunto principal. Para se prevenir, é possível medir a luz no modo manual nos intervalos de contraluz e manter o ajuste nos momentos de ocorrência da mesma. Ou então usar a trava de exposição nos modos de prioridade de velocidade ou abertura. Pára-sol nas lentes ajuda a minimizar este risco. Site : http://www.europanet.com.br/euro2003/index.php?cat_id=392 Rog. Citar
Membros de Honra cebola Postado Janeiro 14, 2005 Membros de Honra Postado Janeiro 14, 2005 Eu fotografo shows com compacta,mas quando estou perto dos palcos é lógico...... Citar
Membros Filipi Postado Janeiro 22, 2005 Membros Postado Janeiro 22, 2005 esse site é muiito bacana,,,,valeu pelas dicas pessoal,,, assim que eu tiver dicas eu as coloco aqui.....valeu Citar
Membros de Honra cebola Postado Janeiro 27, 2005 Membros de Honra Postado Janeiro 27, 2005 serão bem aproveitadas essas dicas Filipi,pois é só postar aqui sem problemas!!!!!!! Citar
Membros Marcio_CWB Postado Janeiro 28, 2005 Membros Postado Janeiro 28, 2005 A questão de colorações diferentes nas fotos está ligado a temperatura da cor da iluminação no momento e no tipo de filme. Vamos esqueçer que alguém tenha comprado um filme para luz de tungstênio por exemplo. Mas mesmo os filmes para "luz do dia" apresentam comportamentos diferente em relação a temperatura de cor. De modo geral os Kodaks tenedem a "puxar" para o tom da pele enquanto os Fuji "puxam" mais para o azul. Portanto para fotos de pessoas (portrait) prefira os Kodaks e para paisagens (céu, neve, etc.) prefira os Fuji. Mas a maior influência é a temperatura de cor do ambiente. Uma cena de uma pessoa iluminada ao por-do-sol certamente ficará avermelhada a não ser que seja corrigida por um filtro azulado (82A ou 82B), cenas sob luz fluorescente tenderão a aperecer esverdeadas, para corrigir use filtro FL-B ou FL-D, luz de tungstênio se corrige com o 80-A ou 80-B e assim por diante. Nossos olhos tem uma espécie de "white balance" automático, como as câmeras digitais, e muitas vezes não percebemos estas nuances de temperatura de cor até ver o resultado devidamente ampliado em papel... e pior ainda se for em slide (cromo) porque nem se pode tentar compensar... Citar
Membros de Honra Rogerio Felix Postado Fevereiro 2, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 2, 2005 É isso ai Marcio, Perfeita colocação. Os filtros estão ai para serem usados e para corrigirem possiveis efeitos desagradaveis.Eu uso muito o skylight,80a e Warm-up. dependendo do tipo de luz até conseigo amenizar os efeitos azuis e amarelos das lampadas e da sombra. Quanto as luzes costumo usar os filtros no olho mesmo, vejo a luz e encaixo o filtro. Mas muita vezes me confundo na fotometria. Valeu, Rog. Citar
Membros ExtremeR Postado Fevereiro 25, 2005 Membros Postado Fevereiro 25, 2005 Gostaria de dicas de equimentos, lentes etc. abraço Citar
Membros de Honra samuel_adv Postado Fevereiro 25, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 25, 2005 A palavra de quem entende do assunto: http://www2.uol.com.br/familiaaventura/varal/entrevistas_araquem_alcantara.shtml http://www.amazonia.org.br/especiais/araquem4.cfm Um dia desses li uma entrevista do Araquem Alcantara, onde ele disse que ficou o dia inteiro para fazer uma única foto, algo assim.... mas nao achei a entrevista, nao lembro se foi na net ou em alguma revista. Mas era uma matéria bem legal, ele dava altas dicas sobre fotografia e tal... Acho que os links acima podem ajudar, tem muita coisa legal! []´s Citar
Membros ExtremeR Postado Fevereiro 26, 2005 Membros Postado Fevereiro 26, 2005 Muito bons o links! Valeu! O Araquém Alcantara é o melhor do mundo! Já era fã dele. Tenho uma revista da National Geographic, Bichos do Brasil com as fotos dele e, em breve, vou adquirir o livro dos Parques Nacionais! abraço! Citar
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