Ir para conteúdo

Arquivo - Perguntas e Respostas repetidas e antigas

Augusto

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
Estive nesse carnaval no PP junto com o Danilo Dassi, acampamos a primeira noite no Caratuva e desceríamos no segundo dia rumo ao PP para acampar no A2, porém meu irmão passou mal à noite e descemos o Caratuva pelo lado oposto até o A1onde deixamos nossas cargueiras e meu morimbundo irmão e fomos atacar as escadas para ver como estavam.

Como estavamos totalmente leves conseguimos subir bem, os grampos que retiraram aparentemente não fizeram muita falta - mas friso que estavamos sem cargueiras - acredito que eu não conseguiria com segurança subir as escadas com peso máximo. Talvez tenham que ser içadas, aliás já havia sinais disso por uma corda amarrada em um dos primeiros degraus que ainda existem, que ali não adiantavam de nada. Subimos as escadas e nem chegamos ao A2 pois tinhamos que voltar rápido pra fazenda.

Na volta pela trilha vimos que todos os grampos da trilha também foram retirados, inclusive o da pedra logo após a bica d'água, onde ficou perigoso - eu cai na pedra e meu irmão ficou enganchado num resto do degrau, rasgando sua calça e cueca (o que foi engraçado, apesar de muito perigoso) - porém já havia sinais de desgaste na vegetação lateral, ocasionado por pessoas que estavam desviando da trilha onde anteriormente se usada os grampos.

Eu não conhecia a região, foi minha primeira trip por ali, acredito que o Danilo possa dar mais referências sobre a dificuldade atual.

Salve galera,

Como o Marcos já adiantou, estivemos na fazenda nesse final de semana e pudemos averiguar de perto todo o caso (ou descaso).

Os degraus do A1 -> A2 não fizeram tanta falta como imaginava. Espera ter uma resistência maior, mas até que foi tranquilo transpassar a parede se agarrando as pedras. Não tenho tecnica nenhuma em escalada, sou totalmente leigo e consegui subir sem ajuda das cordas (que foram colocadas pelo Hermes Ricardo).

Porém, vendo um vídeo do mesmo, percebi algumas "mudanças":

Nesse vídeo, ele diz que colocou uma corda na pedra próxima a bica d'agua, porém não encontramos mais essa corda. Alguem passou e já retirou (que beleza heim?!). Observem que ele mostra que já se iniciou um processo de degradação ao lado da pedra, porque o pessoal está criando "vias alternativas".

No restando do vídeo, vocês podem confirmar o que eu disse acima, o trecho das escadas A1 -> A2 não foi tão comprometido.

Depois faço um relato mais completo a respeito, pode ser Marcos?

Abraços a todos

crianças, façam um relatinho completo. por favor. eu tô na dúvida se volto ou não. não tenho mais 20 anos, fico eternamente brigando contra a balança e minha mão direita não é 100%, quero ter uma idéia de como estão as coisas por lá, pq tinha a intenção de levar minha namorada pra lá.

• Respostas 1.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra
Postado
crianças, façam um relatinho completo. por favor. eu tô na dúvida se volto ou não. não tenho mais 20 anos, fico eternamente brigando contra a balança e minha mão direita não é 100%, quero ter uma idéia de como estão as coisas por lá, pq tinha a intenção de levar minha namorada pra lá.

Tio Ogum(isso é pelo crianças :mrgreen: ) até o final da semana o relato ta pronto!!! Brigar com a balança é o que mais faço, fiz a trilha com 98 kg e a cargueira carregadíssima (2 barracas e 2 sacos de dormir), por muitos momentos não aguentei e tive que pedir arrego de 10 minutos pra agua, muita agua, e pra respirar.

Vou preparar o relato com o Danilo e depois posto aqui. Um vacilo meu foi não ter tirado as fotos direto dos grampos :oops: estava preocupado com meu primo de 15 anos e acabei esquecendo....

• Membros
Postado

Olá!

Fui eu quem redigiu o texto no AltaMontanha.com...

Só queria lembrar o pessoal para que ninguém vá lá e coloque novas escadas ou cordas arbitrariamente... O pessoal do CPM (Clube Paranaense de Montanhismo) e da FEPAM (Federação Paranaense de Montanhismo) está organizando uma análise bem legal da região e acredito que em breve teremos suspresa lá, inclusive com a intervenção do Estado.

Possivelmente será recolocado um degrau, de forma emergencial, em apenas 1 ponto da trilha, onde tem uma rampa de aderencia... Não é difícil, mas existe 2 problemas ali: É muito facil contornar pelo mato e quem serrou as escadas, deixou um toquinho que ficou perigoso.

Nos outros pontos, nada que um pouquinho de calma não faça passar sem problemas. Em praticamente todos eles existe bastante agarras na rocha, que cumprem praticamente toda a função de um degrau, é só procurar bem.

Eu estive lá e, inclusive, estava tudo bem molhado (dá pra ver nas fotos), e mesmo assim não senti dificuldades. Na realidade, até entendo que uma corda nestes pontos acaba até dificultando mais, pois as agarras na rocha são muito mais sólidas e fáceis de subir que utilizando uma corda.

Eu estive lá antes do feriado, e não cheguei a ver as cordas instaladas, mas tenho certeza que uma corda ali é a pior opção ambiental, pois a corda não delimita uma passagem e sim faz com que as pessoas utilizem as laterais, causando um impacto grande no local.

Deixo o site AltaMontanha.com aberto à todos que quiserem escrever ou participar... Qquer coisa, mandem um email para nós, no altamontanha@altamontanha.com

Abrazos!

• 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

A primeira vez que estive no PP não tinha os grampos, e subimos na boa. MAS eu tinha 20 anos de idade.

Tempos atrás eu voltava do Itapiroca e cruzamos com o "Professor" (me fugiu o nome dele agora), ele estava com o Nativo e Dalinho subindo no seu aniversário de 80 anos.

Paramos uns minutos p/ conversar e receber a benção do Professor, que foi o precursor do montanhismo o PR (por isso o apelido). O Professor conseguiria subir sem os grampos/degraus?

Ou agora é só pra jovem, que faz escalada técnica, conseguir chegar no PP com as cargueiras, visto que o cume é pequeno e cabem poucas barracas?!?!?

Será que eles nunca vão envelhecer, ou quando ficarem velhos nunca mais irão pro PP, porque pra subir lá "tem quer pela pedra, esse negócio de degrau é pra turista"... ::bad::

Se já existe a trilha, é conhecida e frequentada por muita gente, seria esta a melhor maneira de preservar a montanha? Ou todos sobem ou ninguém sobe... vão criar um clubinho e restringir a entrada?

As costas e a falta de tempo tem me mantido longe da montanha, mas gostaria de algum dia levar meu filho pra conhecer o PP, será que vou conseguir? Sou montanhista a 24 anos, será que vão me deixar entrar, ou serei considerado turista por não mais conseguir subir pelas pedras?

• Membros de Honra
Postado

Que não apareça nenhum Mauro por lá, felizmente não é a minha praia, caso contrário eu abriria tantas vezes que fosse necessário um caminho seguro nem que tivesse que perfurar a pedra onde já existia os grampos. Um cabelo por cada cabeça.

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Babunera fui no carnaval e quase certeza que vou agora no 1 de maio.

OS grampos que foram retirados nao impedem a subida, deixaram alguns que torna possivel. Talvez se tiver com mto peso tenha que icar sua mochila, mas nada de extraordiário. No meu relato que o link ta no rodape tem algumas infos e fotos minhas e do danilo da regiao dos grampos.

qq coisa da um toque devo sair sozinho de sampa

Abraços

• Membros de Honra
Postado

Ae babunera, como o Marcos falou, está tranquilo por lá. Se quiser dar uma olhada, clica no relato do Marcos acima.

Ah! Ta confirmado o Marcão e eu na fazenda dia 01 de Maio. Só o cume interessa heim Marcolino?! AuiohAiuohUAhioAHioAHoiUHIAUHA :lol: :lol: :lol: :lol:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...