Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 30, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 30, 2011 Em novembro o problema são as botucas...
Membros de Honra gvogetta Postado Agosto 30, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 30, 2011 olá.... feriado de 15 de novembro é uma boa pedida pra ir a ilha?? corre o risco de nao conseguir entrar na ilha como dizem?? Olá Fábio! Nos feriados, sempre que a previsão do tempo dias antes anuncia tempo bom, é sempre arriscado pegar a ilha lotada, especialmente se chegar muito tarde no 1º ou 2º dia de feriadão, mas os períodos críticos mesmo são reveillon e carnaval... Reservando antes sua pousada corre-se menos risco disso acontecer. Otávio, as botucas (também conhecidas como mutucas ou butucas) não atacam na ilha inteira, mas em alguns pontos isolados. Claro que podem ser encontradas em qualquer ponto mas há alguns de maior (muito maior) incidência: 1. na praia da fortaleza, no trecho de 500 metros antes do hotel, onde há os resquícios de mangue (hoje seco); 2. no riacho, pouco antes do forte; 3. na região do Cassual, depois do forte; nas trilhas que partem da Praia Grande (pela mata, e às vezes também na praia), nas imediações do Morro do Meio. Estes são os trechos de maior incidência, onde em determinados horários do dia chega a ser uma verdadeira infestação. Na região das Encantadas (parte sudeste da ilha) é onde há a menor incidência destes insetos, em compensação, lá há maior incidência dos famosos "miruins" ou "mosquitinho pólvora", como também são chamados... Não sei o que é pior! As mutucas atacam mais na primavera, especialmente novembro e dezembro, pois os machos da espécie se alimentam de pólen de flores (não são eles que nos picam). O problema são as "patroas" deles, que adoram nosso sangue e sempre andam por perto de onde estão os machos... Dica 1: o único repelente que realmente segura a onda das mutucas é o Exposis Extreme, mesmo assim é arriscado tomar umas picadas, especialmente nas áreas mais infestadas. Dica 2 (esta contra os miruins): se for ficar em camping, borrife o repelente (dica 1) generosamente sobre a área telada do quarto da barraca, inclusive na porta. Os pólvoras, por serem muito pequenos, costumam passar pela trama da tela de mosquiteiro de muitas barracas. Com o repelente impregnado é mais difícil deles se arriscarem. Boa trip! Não esqueça do relato depois! Abraço,
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 30, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 30, 2011 Realmente, as botucas não atacam em todos os lugares. Na praia é difícil elas chegarem, mas nas trilhas tem que passar correndo... Já os "porvinhas" atacam em qualquer lugar, e como são pequeninos você não percebe o ataque, diferente das botucas, que na ilha dá pra confundir com um beija-flor... tá bom, menos, beeem menos...
Membros fabio.roots Postado Agosto 31, 2011 Membros Postado Agosto 31, 2011 blzaa... valeu galera.. aproveitando.. aqueles incensos anti inseto.. ajuda se acender perto da barraca ficar tomando um fumacê contra esses insetos?
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 31, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 31, 2011 Ajuda. Citronela, repelente Off, Repelex, Exposis (o melhor e mais caro), aquelas espirais fedidas, tudo ajuda. Vai sem medo, que no verão o que mais tem é inseto no mato. Então, se é inevitável, o negócio é relaxar...
Membros de Honra piacitelli Postado Agosto 31, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 31, 2011 É isso aí Otávio O inseto faz parte do meio. Nós é que vamos até o ambinte deles... Fiz a Ilha do Mel todinha, mas para mim ainda a região da Ponta da Juatinga é a campeã de picadas de insetos.... Abraços
Membros Eliete TM Postado Agosto 31, 2011 Membros Postado Agosto 31, 2011 Bom dia! Estamos com viagem programada para a Ilha do Mel entre os dias 13 e 21 de Setembro. Estou com receio quanto ao clima nesse período. Será que devo contar com um " plano B" ?
Colaboradores samy_sbz Postado Agosto 31, 2011 Colaboradores Postado Agosto 31, 2011 Noia, Fiz o mesmo roteiro que você e deu tudo certo. Só recomendo ir cedo para o Paraguay (parece que as lojas abre de madrugada ainda, 4-5h da manhã) para poder aproveitar melhor, pois pra mim ficou meio corrido. De lá para Itaipu tem ônibus de linha, basta atravessar para o lado brasileiro pela ponte, andar mais umas 2 ou 3 quadras até a avenida, atravessá-la e esperar (bastante) na parada mais próxima hehe Mas chega! Em Itaipu fiz só esse tour externo, mas para o que eu queria - conhecer e tirar fotos - foi suficiente. Penso que a visita interna possa ser mais técnica e tal, optei pela mais rápida e barata hehe Ah, e ainda tive sorte de abrirem o vertedouro bem quando estávamos lá
Membros de Honra gvogetta Postado Agosto 31, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 31, 2011 Realmente, as botucas não atacam em todos os lugares. Na praia é difícil elas chegarem, mas nas trilhas tem que passar correndo...Já os "porvinhas" atacam em qualquer lugar, e como são pequeninos você não percebe o ataque, diferente das botucas, que na ilha dá pra confundir com um beija-flor... tá bom, menos, beeem menos... Não atacam na praia? Acho que esqueceram de avisar isso àqueles enxames de mutucas que vivem perto da Fortaleza e no Cassual... Ali são exceções: elas atacam na praia e perto da água, mesmo com vento! Eu já fui picado ali mesmo dentro da água... Abraços,
Membros de Honra Karenldc Postado Agosto 31, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 31, 2011 A visita interna da barragem é feita para leigos (não engenheiros, assim como eu). A visita Panorâmica é aquela que só passa pelo vertedouro (parada para fotos) e represa. A visita técnica é feita por escolas e instituições para fins de estudo e pesquisa. Cada qual tem seu preço e seu valor. Não fiz nem pretendo fazer a visita técnica pois creio que não entenderei "lhufas" Mas as outras duas recomendo, ainda mais se fizer a visita interna no último horário e ficar para ver a iluminação da usina à noite. Superrecomendo!
Posts Recomendados