Membros Baiao Postado Março 19, 2012 Membros Postado Março 19, 2012 Olá Mochileiros, Infelizmente ainda não tive tempo para elaborar o relato da minha viagem e de um amigo, no entanto, deixarei contatos e estou à disposição para ajudar os que pensam passar por: Santa Cruz de la Sierra Sucre Potosi Uyuni San Pedro de Atacama Calama Iquique Arica Tacna Arequipa Nazca Ica Paracas Lima Cuzco Machu Picchu Puno Copacabana La Paz A dica para quem quer viajar é LER o máximo de relatos possíveis, dando preferência para os mais atuais, um dos motivos por causa dos preços. Leia também os tópicos do Guia do Mochileiro de 1a viagem! guia-do-mochileiro-de-1-viagem-f95.html e os tópicos de Destino que trazem informações de cada país, por exemplo o do Perú peru-f114.html . Enfim, sugue o que puder no mochileiros.com!!! Procure atrações e comentários de cada cidade no tripadvisor.com. Conversei com pessoas que levaram todo o dinheiro em espécie, outros cartões pré-pagos ou de crédito. MInha dica: Cartão pré-pago StarCash. Carreguei-o antes da viagem em dólares, pesos chilenos e bolivianos. Não possuia a moeda do Peru (soles), logo, sacava em dólares e ´´cambiava``. A melhor forma, mas a mais arriscada é levar dólares em espécie. Nunca troque dinheiro em aeroportos, vá a plaza de armas mais próxima! Leia o Guia Criativo Viajante Independe na América do Sul (http://www.4shared.com/zip/leZJhQZE/guia_do_viajante_independende.html) e aproveite para treinar o espanhol com a ajuda de um guia de espanhol para viagem. Faça seu seguro de viagem no Banco do Brasil! Contratei 3 módulos (R$30.000,00 em atendimento médico entre outros direitos) e me saiu por 30 reais mensais. Passagens pela Gol! Compre o quanto antes! Procure por passagens aéreas também na aerosur.com para Sta Cruz. Comprei pela Aerosur Sta Cruz--> Sucre (R$100,00). já no Peru, pela StarPeru comprei Lima-->Cuzco (U$90,00) Comprei a mochila Montana 75L da Trilhas & Rumos. Nada a reclamar!! Recomendo pra quem não queira gastar muito com Mochila. Por ler tantos comentários negativos aqui e em outros sites não recomendo Nautika. De roupa diferente comprei segunda pele e recomendo, usei bastante, principalmete no salar e em viagens noturnas!! Levei uma blusa um pouco mais grossa que não era corta vento e não me deixou na mão. Economize nas roupas para sobrar espaço para os presentes que queira comprar. Eu não economizei e tive que comprar uma sacola a caminho de Águas Calientes, batizei-a de Chola´s Bag, é idêntica aquelas de feira. Foi mais um peso para carregar além do mochilão e a de ataque. Não comprei, mas comprarei para a próxima um saco de dormir, evita que durma em lençóis que você percebe que não foram lavados, além de evitar alergias. Os hostels que fiquei durante a viagem ficaram numa média entre 15 e 25 reais (maioria em quarto duplo), exceto no Chile, a morte para o dinheiro dos mochileiros, onde paguei quase 50 reais a diária e 25 reias num pão com bife e mussarela!! Meu amigo não gostou da ideia de dividir quarto com outras pessoas, por causa principalmete de ter q esperar pra ir no banheiro ou que pq um cara acenderia a luz na cara dele. Ele percebeu q n é bem assim depois que dividimos com mais 6,mas acabou q a maioria dos quartos foram duplos. Não se esqueça do cadeado!! Hostels da Bolívia são os mais simples. Foi muito útil o http://www.boliviahostels.com. Mesmo com a lista em mãos dos prováveis hostals que pretendíamos ficar, acabamos por escolher apenas quando chegávamos à cidade. Desvantagem de ter q perder tempo andando pra cá e pra lá por causa de preço e ou lotação. Vantagem de olhar as reais condições do local e, de fato, internet engana muito! Portanto, siga as recomendações do mochileiros.com e fique de olho na disponibilidade de camas do hostal pela internet caso não queira ficar procurando hostal a pé ou de táxi. Prefira retirar o passaporte. É mais um documento em mãos e que dá mais credibilidade. Não se esqueça da vacina da febre amarela!! E no dia da viagem, vá a Anvisa e diga que perdeu seu comprovante de vacina e que vc está prestes a viajar. Provavelmente emitirão outro para você. Mass, não me pediram nenhuma vez. Prefira lanches feitos por você mesmo e que são baratos, famoso sandubão de presunto e queijo! Comia só com queijo, não confiava no presunto! Incremente com atum se gostar! Nunca beba água da torneira! Tenha sempre moedas no bolso, facilita compras pequenas e entradas em banheiros! Leve repelente e uma mini farmácia (antiinflamatorio, antibiótico, antialérgico, dipirona, dorflex, hipoglós, engov). Compre uma bandeira do Brasil, no entanto leve para viagem e não faça igual o burrão aqui que comprou e perdeu em casa. Comprei uma em uma loja de esportes na 25 de março por 17 reias, daria pro gasto. Eu tive Soroche logo no primeiro dia quando cheguei a Sucre, no entanto não tinha dormido nada nas 2 últimas noites. A primeira por causa da ansiedade e arrumação de malas de última hora e a segunda pq decidimos dormir no aeroporto de Sta Cruz para economizar. Creio que isso influenciou. Portanto, procure dormir e alimentar bem antes da viagem e caso perceba que está tendo soroche (dores de cabeça, falta de ar aos pequenos e ou médios esforços) vá a farmácia mais próxima e compre Soroche Pills e tome muito chá de coca e ou masque-a! Experimente Cuy, Ceviche e como muita trucha que é barato demais o prato, especialmente em Copacabana! Para economizar coma Menú del dia e PECHINCHE SEMPRE, principalmente no PERÚ! Podem enviar qualquer dúvida por aqui (prefiro, já que pode servir para outro mochileiro) ou por e-mail, garanto responder o quanto antes! E-mail: henrique_baiao@hotmail.com Facebook: Henrique Baião Algumas fotos abaixo e outras 350 vejam pelo facebook : Agradeço a todos os que relataram suas viagens no período de 2010 e 2011, li todos e sou muito grato a cada um de vocês. Com toda a certeza 80% de minha viagem saiu daqui! Agradeço especialmente o relato, escrito e em vídeo, de Victorcolonna 1-relato-em-video-bolivia-chile-peru-imagens-e-dicas-sobre-albergues-transportes-e-muita-diversao-t49910.html e sua apostila (link para download no final do relato bolivia-peru-e-chile-3-paises-15-cidades-29-dias-e-um-pouco-menos-de-r-3000-00-com-fotos-t43284.html) de tão grande utilidade! Aos marinheiros de primeira viagem não tenham dúvidas da magnitude da experiência de vida que essa viagem lhes trará. Em 32 dias vi cenários totalmente diversos: salar, praias, dunas, florestas, um lago muito azul, montanhas, neve!! Conheci culturas milenares. Conheci a cultura boliviana e peruana contemporâneas e muitas de suas tradições ainda preservadas. Entrei em contato com pessoas de todos os continentes. E cada uma com seu mundo diferente para compartilhar! Treinei inglês e espanhol. Aprendi a me virar e organizar tempo, dinheiro e possibilidades. Diante das dificuldades e bons momentos pude me conhecer melhor! Enfim, foram momentos que guardo na memória para que sempre lembre que vale à pena viver! E é o que acontece quando lembro da viagem, como agora iniciando esse relato, revendo as fotos, bate uma saudade muito grande de todos os momentos, dos bons e da lição refletida nos ruins. Nunca vou me esquecer do episódio em Copacana: Voltávamos da isla del Sol e um dos barcos teve o seu motor caído no Lago Titikaka. Foi muito triste ver o trabalhador responsável pelo barco chorando e ensanguentado pois tentou segurar o motor enquanto caía. Chorava pois sabia que não teria como encontrar e pagar aquele motor e de alguma forma agora teria que arranjar para pagar. A solução para as pessoas da embarcação acometida foi dividí-las em outras 2, uma das, a minha. No entanto, excedeu muitas pessoas na minha embarcação. O resultado disso foi quando a embarcação chegou à Copacabana e eu fui levantar para sair para dar lugar para outras, acabei quebrando o vidro devido àquela multidão. O motorista nem sequer perguntou se estava bem e já gritou: Vai ter que pagar 70 bolivianos!! Depois que vi que não me machuquei procurei me acalmar, qualquer coisa eu possuía aquele dinheiro, enquanto o meu amigo e outros brigavam com o motorista culpado por superlotar a embarcação, pois assim economizou combustível de outro barco que saísse de Copacabana só para buscar as pessoas da embarcação acometida. Mas o incrível foi que as pessoas me defendiam vorazmente e perceberam que o motorista estava irredutível, não bastando, não se demoraram a passar um chapéu para que todos contribuissem com o vidro quebrado. O chapéu ia passando e cada um dava sua contribuição. Não tinha reação para aquilo. Eram pessoas de diversos locais e que eu nunca tive contato, mas que se botaram dispostos à ajudar perante uma situação em que não tinham culpa. Bastava saírem do barco e seguir cada uma seu caminho. Mas naquela situação, decidiram por ser, de fato, humanizadas, ou seja, enxergaram um contexto no qual poderiam ou poderão um dia estar. E viajar é se tornar mais humano perante o contato com as diferentes realidades, portanto, procure durante a sua viagem primar pela humanização interior. Onde tudo começou - Santa Cruz de la Sierra Sucre Potosi Salar de Uyuni Salar de Uyuni San Pedro de Atacama - Lagunas Cejar San Pedro de Atacama - Lagunas Cejar San Pedro de Atacama - Valle da la Luna Arequipa - Plaza de Armas Arequipa - Canion del Colca Arequipa - Canion del Colca Nazca - Cahuachi Nazca - Linhas Paracas Ica - Passeio de buggy Óasis de Huacachina Ica - Dunas de Huacachina Lima - Plaza de Armas Cuzco - City Tour Cuzco - Valle Sagrado Machu Picchu Quase topo de Wayna Picchu - Vista de Machu Picchu Mercado de Artesanato - Comendo Cuy Puno - Isla de Uros The Chola´s Beatles Copacabana - Caminhada para a parte Norte da Isla del Sol Copacabana - Parte Norte da Isla del Sol - rica fauna!! uahushua La Paz - Downhill La Paz - Valle de la Luna La Paz - Chacaltaya ´´A maior aventura de um ser humano é viajar, E a maior viagem que alguém pode empreender É para dentro de si mesmo. E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro, Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros, Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas E descobrir o que as palavras não disseram..`` Augusto Cury Citar
Membros de Honra MariaEmilia Postado Março 25, 2012 Membros de Honra Postado Março 25, 2012 Parabéns pela trip e pelo relato. Maria Emília Citar
Membros Karis Postado Março 25, 2012 Membros Postado Março 25, 2012 Olá querido! Muito bom ver você aqui! Tá vendo...na última vez que eu e Rafa encontramos vocês em La Paz ...antes do seu passeio de bicicleta uhuhuh...achei que seria, mais uma vez, a última vez que teríamos notícias! Como em Cuzco, estávamos enganados!!! Que ótimo!!!! Lindo seu relato, ótimas dicas e belíssimas fotos! Esperando vocês aqui no Nordeste, abração, karis Citar
Membros Baiao Postado Março 26, 2012 Autor Membros Postado Março 26, 2012 Obrigado pelos parabéns Maria Emília e aproveito para agradecer também os seus relatos que contribuiram para a elaboração da minha viagem!! Vlw!! Ta vendo Karis?? O destino ainda nao quer que percamos nossas amizades assim tao rapido!!! hahhaha Nossos encontros eram muito emocionantes neh? Totalmente inesperados!! Vou me organizar sim para fazer uma visitinha!!! abraçããooo pra vcss!! Citar
Membros ana_leticia Postado Março 26, 2012 Membros Postado Março 26, 2012 Se eu já adorei as dicas, estou super curiosa para ler o relato... Citar
Membros Trivelato Postado Agosto 3, 2012 Membros Postado Agosto 3, 2012 Rapaz...que experiencia fantástica! Fiz um mochilão um pouco frustrado pela Europa no ano passado. Na verdade eramos marinheiros de primeira viagem. Hoje até gastaria um pouco mais, porem não ligo para conforto, desde que me sinta seguro. Achei realmente as fotos super bacanas e se possível gostaria que me informasse deste percurso e como o fez por meu e-mail , se não for incomodar muito, semi_med@yahoo.com.br. Sou novo aqui no site, então estou apanhando um pouco. Mas pretendo fazer uma viagem o quanto antes, quando tiver alguma em vista sou parceiro. Meu nome é Semí, tenho 26 anos, sou de MG. Aguardo seu contato. Forte abraco. E parabéns, fortes emoções você viu. E quem sabe ainda faremos uma dessa qualquer hora destas. Estou de férias e estava querendo algo legal, se tiver algo em mente me avise que vou mesmo que seja sozinho, rs. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.