Ir para conteúdo

Camping Selvagem? Como é isto?


Guaxinim Amigo

Posts Recomendados

  • Membros

Muita gente idolatra Edmund Hillary e Tenzing Norgay porque acham que eles são os caras mais feras a escalar o Everest.

 

Quem conhece sabe que não é bem assim.

 

Reinhold Messner é que é o cara!

 

Messner foi o primeiro homem a escalar sozinho sem equipe de apoio uma montanha com mais de 8000m, foi o primeiro a escalar o Everest sem oxigênio suplementar e o primeiro a escalar todas as montanhas com mais de 8000m.

 

O que escalada de alta montanha tem a ver com camping selvagem?

 

Atitude!

 

A atitude é o que conta.

 

Algumas pessoas praticam bushcraft levando para o mato telefone celular, remédios e suporte médico que os transformam em uma farmácia ambulante, isqueiros, alimento liofilizado, GPS........ Ora! Os escoteiros também acampam assim! ::lol4::

 

Se você deseja ter realmente contato com a vida selvagem, leve para a selva uma faca, uma bússola e um cantil. Nada mais que isto.

 

É desejável tomar todas as vacinas possíveis e aconselháveis para este tipo de aventura, não se leva bagagem para o mato.

 

Você tem a coragem e a determinação de um esquilo? Leve uma barraca super esquilo e faça um pic-nic, tire fotos e diga que estava praticando bushcraft!

 

Você tem o bumbum delicado e leva lenços higiênicos perfumados para a selva? Aproveite e leve também uma mamadeira!

 

Você tem receio de que bichos ferozes, tais como preás e capivaras, invadam seu acampamento a noite? Leve para o mato holofotes para iluminar tudo em um raio de 100 metros!

 

O que eu gostaria de dizer é que enquanto o sujeito estiver de alguma forma ligado com a civilização ele não poderá ser realmente livre para acampar de forma selvagem, seja lá o que isto quer dizer.

 

Quando alguém passar uma semana no mato com uma faca e uma bússola, retirando da natureza seu sustento e seu descanso, então este alguém poderá dizer que de fato teve uma aventura selvagem.

 

O mais é mero pic nic no bosque! ::lol4::

 

Finalizando, algumas palavras de Reinhold Messner, o cara que chegou ao topo do everest escalando sozinho, sem sherpas e sem guia.

 

___________________________________________________________

 

'Eu nunca pus uma chapeleta (bolt) em toda a minha vida e nunca irei pôr uma proteção fixa numa rocha. Se eu não puder escalar sem uma destas proteções, eu não escalo. Nunca usei garrafas de oxigênio. Se eu não puder escalar sem oxigênio extra eu não escalo mais alto. Isso não é uma decisão difícil.

 

E eu nunca irei carregar um telefone celular comigo. Se eu carregar um aparelho destes, significaria destruir aquele sentimento de estar isolado e exposto que eu sempre procuro nas montanhas.

 

Estas são apenas as minhas regras. Agora que estou ficando mais velho eu apenas sonho em escalar montanhas menores,ou esquiar em áreas como a Antártica ou em áreas desérticas.

 

Eu sempre tento fazer esse tipo de coisa sem ajuda de fora. Depois de uma vida de nômade político eu irei passar pelo menos meio ano no meio da selva com apenas uma mochila - e ninguém saberá onde eu estarei indo.' - Reinhold Messner

____________________________________________________________

 

Depois de ler estas frases, fiquei com vergonha das minhas "selvagens" aventuras! :?

 

Valeu!

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá guaxinim. O que voce postou, é, na verdade, sobrevivencia em lugares selvagens e ausente de povoamento. O camping selvagem é, em resumo, acampar em selva, ou, generalisando, é acampar em lugares onde inexiste povoamento, nem mesmo qualquer infra-estrutura de comodidade rural ou urbana. No camping selvagem se pode levar ferramentas e todo suprimento disponível. É diferente de se empreender em aventura de sobrevivencia com o mínimo de recursos,e no ambiente hostil caçar animais orar alimentação, e garimpar seus recursos in natura para adaptá-los à própria necessidade. OBS.: no Brasil é proibido por lei caçar a fauna silvestre, sob pena de ser enquadrado em um especifico crime ambiental. Abraço.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Gostei dessa fala !

Quando alguém passar uma semana no mato com uma faca e uma bússola, retirando da natureza seu sustento e seu descanso, então este alguém poderá dizer que de fato teve uma aventura selvagem.

 

Tb concordo ...

 

Mas o que o Nilton, esta falando é verdade tb ...matar bixo pra sobreviver nao ...

 

Bom , sou a favor do peixe . ai sim ...vale apena ..peixe tem em cada lugar ...

 

tenho vontade de fazer camping selvagem ...so uma faca e bussola...interesante e arrepio ...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...