Membros de Honra renato5129 Postado Março 15, 2012 Membros de Honra Postado Março 15, 2012 A Serra do Tamanduá fica a sudeste da cidade de Barro Alto, interior de Goiás, juntamente com a Serra Sete Ranchos e a Serra da Rapadura forma um complexo de bastante beleza, relevo suave e vegetação rasteira, um lugar ótimo para a prática de trekking. O complexo de serras é cortado pelas rodovias BR-080 e BR-414, tornando o acesso a qualquer uma deles bem facilitado. Após uma ida à Brasília, dia 25 de fevereiro e de dar uma olhada pela região, decidi que esse seria meu próximo destino. Encerrei meu expediente na última sexta-feira, 09 de março às 22:00 horas como de costume e, fui pra casa arrumar a mochila pra poder curtir o sábado no mato. Acordei às 04:00 horas, tomei um banho gelado pra despertar de vez e caí na estrada. Gastei 50 minutos até o local no qual larguei o carro e às 05:30, já estava na “trilha”. Como em todas as serras da região, mesmo aqui, com todas as facilidades de acesso e as inúmeras belezas as pessoas não tem hábito de praticar trekking. Estava um friozinho gostoso, super agradável pra caminhar. Às 06:30 já estava no topo do segundo morro, quando o sol nasceu maravilhoso. Pra completar, do outro lado tinha um luar fantástico. Parei pra curtir aquele momento e fotografar um amanhecer perfeito. Depois de curtir a linda alvorada, continuei minha caminhada rumo ao topo dos picos mais altos da Serra do Tamanduá, quando uma perdiz voou bem próximo a mim. Há tempos não via uma na natureza, devido à caça indiscriminada, o número dessas aves na região diminuiu consideravelmente. No caminho, parei pra tomar meu café, e pra curtir a beleza da serra. A caminhada é fácil, com poucas encostas íngremes, não tendo nenhum trecho de escalaminhada. Gastei pouco mais de três horas até o topo do monte mais alto e nesse momento o calor já estava forte. Lá de cima você tem uma visão privilegiada da Serra do Tamanduá, da Serra Sete Ranchos, da Serra Rapadura, e um pouco mais ao longe da Serra Santa Bárbara, da Serra do Cafundó e da Serra do Passa Nove, onde se localiza o Pico P1130, um dos mais altos de toda a região, apelidado assim pelo Flávio aqui do fórum, devido sua altitude. Foi bom ver que ainda inúmeros locais a serem conhecidos e explorados nessa região. Pelo menos terei bastante distração por aqui. De lá, também tem uma visão da cidade de Barro Alto e das instalações da mineradora Anglo American. O topo do monte é plano, com uma pequena área em areia onde dá pra montar uma barraca, o restante é bem pedregoso, com várias plantas características da região. Fiquei quase uma hora curtindo o vento e a paisagem do local, quando me aproximei de uma encosta e fui presenteado com um pequeno jardim de sempre-vivas. Nunca tinha visto essa planta florida nessa época, sempre vejo paepalanthus floridos de maio a agosto. Desci pra tirar umas fotos mais próximas. As flores exalavam um perfume bem suave. Depois das fotos, peguei minhas coisas e fui explorar um pouco mais da serra. Desci pela crista sudeste e subi no monte ao lado, num morro à frente, já na Serra Sete Ranchos, havia um deslizamento de terra. Como não podia ficar até o fim do dia, pois tinha um compromisso às 15:00 horas, tive que abortar o plano inicial, que era contornar toda a Serra do Tamanduá, e tive que voltar dali, pois pra fazer o percurso pretendido, precisaria de um dia inteiro. Contornei um pico mais íngreme e subi de volta ao pico mais alto. A descida foi bem mais rápida, gastei uma hora e vinte minutos até o local onde estava o carro e, ao meio dia, já estava na estrada novamente. Foi uma caminhada curta, mas muito prazerosa, um local de muita beleza e bem preservado, principalmente por serem terras de baixa fertilidade e relevo desfavorável, não são usadas para pecuária, tão pouco para agricultura. Agora, é voltar com mais tempo pra explorar melhor as serras da região, pois o pouco que vi me deixou bastante animado. Citar
Membros de Honra Frida_ssa Postado Março 16, 2012 Membros de Honra Postado Março 16, 2012 Olá Renato!!! Que fantástico seu relato!!! ah! eu fui junto subindo a serra!! rsrsrsrsrs' Melhor ainda sua observação, sobre a galera que mora aí pertinho e não aproveita este presente de Deus!!! Este é um programa que eu certamente eu faria sempre!!! e cada vez q vc vai mesmo sendo o mesmo destino tem algo diferente... :'> As fotos estão lindas!!! parabéns!! abraços!! Citar
Membros de Honra renato5129 Postado Março 16, 2012 Autor Membros de Honra Postado Março 16, 2012 Obrigado, Frida! Pois é, aqui a galera ainda não tem essa "cultura" da prática de esportes em contato com a natureza e esportes radicais, mesmo tendo um ambiente bem apropriado pra isso. Abraço! Citar
Membros heltonp Postado Março 20, 2012 Membros Postado Março 20, 2012 Olá Renato, parabéns pela caminha e pelas lindas fotos. Moro em Brasília, se quiser podemos marcar um dia para trilhar o cerradão goiano juntos!! abs! Citar
Membros de Honra renato5129 Postado Março 21, 2012 Autor Membros de Honra Postado Março 21, 2012 Oi hposseti, tudo bem? Vamos marcar sim, é sempre bom ter companhia! Estou combinando com um pessoal aí de Brasília uma caminhada pros próximos dias. Se tiver afim, podemos acertar as coisas por aqui. Provavelmente será nesse ou no próximo fds. Abraço! Citar
Membros heltonp Postado Março 23, 2012 Membros Postado Março 23, 2012 Oi Renato, esse final de semana eu não posso, mas se for no outro estou dentro! Onde seria?? abs!! Citar
Membros de Honra renato5129 Postado Março 24, 2012 Autor Membros de Honra Postado Março 24, 2012 Marcaram pra fazer a travessia do Buracão na Chapada dos Veadeiros. Uma galera vai sair daí de Brasília amanhã, ainda não confirmei. Mas se eu for, irei tbm amanhã, via Colinas do Sul e me encontrarei com eles lá. Mas a gente pode marcar qualquer dias desses na região de Padre Bernardo e Dois Irmãos. Fica mais ou menos na metade do caminho daqui pra Brasília. Estou afim de subir o P1130, se vc já tiver vindo pra esses lados, é a montanha mais alta entre Padre Bernardo e Dois Irmãos, fica do lado direito da rodovia sentido BSB - Dois Irmãos. É o monte da 19ª foto desse relato. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.