Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
Olá.

Vou pro Chile em setembro. Nunca saí do Brasil, não tenho experiência com câmbio e uso de cartão de crédito no exterior. Serão 12 dias no total. Pretendo passar 5 em Santiago e o resto no Atacama. Em Santiago pretendo passar um dia numa estação de esqui, conhecer uma vinícola e ainda estou em dúvida sobre o que fazer nos outros dias, mas não sei o que vale mais a pena, trocar dinheiro, usar pesos chilenos ou pagar (quase) tudo no cartão de crédito. O Banco do Brasil extinguiu em 01/06 a tarifa sobre operações com cartão de crédito no exterior. Por outro lado, o IOF continua sendo cobrado, e aumentou. Imagino que ao voltar pro Brasil e receber a fatura o susto pode ser grande com o somatório do IOF de cada operação. Também tem que ficar de olho na cotação do dólar pra ver se vale a pena fazer operação de câmbio. De qualquer forma imagino que seja bom levar uma quantia em dinheiro em caso de não aceitarem cartão. Alguém pode me dar uma luz?

Carla, leve real, e troque nas casas de cambio por lá, bem melhor.

Algumas contas que queira jogar pra frente use o cartão, mesmo com o IOF alto, eles usam o dólar comercial, q ta na casa dos 1,55.

Falo por Santiago, procure pesquisar bem nas casas perto da Passeo Ahumada qual a melhor cotação.

QQ coisa só perguntar

Bjs

• Respostas 1.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

É, acho que vou pagar a maior parte em dinheiro mesmo. Por outro lado, com o cartão de crédito a gente acumula milhas, hehehe...Mas devo usá-lo só pra pagar a passagem da LAN CHILE pra Calama e em um ou outro restaurante em Santiago. Pros passeios vou usar dinheiro mesmo. Além do mais, já vou pagar as reservas dos hostels no cartão de crédito.

Mas valeu!

Muito obrigada!

• Membros
Postado

Com o IOF a 6,8%, se você passar 1000 reais no cartão você perderá 68 reais de imposto.

Se você trocar 1000 reais a 1,70 (paralelo) dá 589 dólares, porém 1000 reais no cartão valeria 646 (calculando com o dólar comercial a 1,56), ou seja, 57 reais a mais. No final das contas, utilizando o cartão você estaria, mesmo com o IOF a 6,8%, perdendo apenas em torno de 10 reais, o que ainda vale a pena, na minha opinião, dada a comodidade de usar o cartão.

Pelo que entendi, no Chile, o ideal é levar reais pra cambiar e usar "no grosso", ter o cartão para emergências e gastos adicionais, e ter também alguns dólares pra pagar hotel e alguns passeios em que é descontado o IVA quando pago nesta moeda.

• Membros
Postado

Sou correntista do BB e estava fazendo umas contas:

1 real = 296 pesos chilenos (cotação oficial)

1 real = 250 pesos (A melhor cotação que encontrei aqui em Salvador)

1 real = 277 pesos (cambios Brollano / Santiago)

Em relação ao câmbio oficial, se comprasse R$ 1000,00 aqui em Salvador em peso chileno eu teria 250.000 pesos (valor que eu conseguiria com R$ 844,59 se levado em consideração a cotação oficial). Conclusão: perderia R$ 155,41 com a conversão

Se comprasse R$ 1000,00 na cambios Brollano (Santiago) eu teria 277.000 pesos ( valor que seria alcançado com R$ 935,81 se levado a cotação oficial/comercial). Conclusão: perda de R$ 64,18 com a conversão.

Se eu sacar o equivalente a R$ 1000,00 num caixa eletrônico no Chile (clientes correntistas do BB) eu terei 296.000 pesos, pois o saque acompanha a cotação oficial, no entanto incidirá uma taxa de conversão (1% do valor = 10,00), tarifa de saque (R$12,00) e IOF (0,38% = R$ 3,80). Conclusão: perda de R$ 25,80.

Com o Visa Travel Money além de pagar tarifa de emissão de cartão (R$15,00) e IOF (0,38%), paga-se uma taxa de U$ 2,5 dólares por saque e a compra se dá com a cotação do dólar turismo (desvantajoso em relação ao dólar comercial) - Não vale a pena (embora a segurança de ter o dinheiro no cartão seja algo bastante atrativo).

Logo cheguei a conclusão que sacar num caixa automático no Chile é a opção mais vantajosa. Falta descobrir qual o limite de saque nesses caixas...

Em relação aos outros bancos é interessante que cada um pesquise as taxas cobradas por estes ( do qual é cliente ).

Espero ter ajudado

abraço

Talles

• Membros
Postado

Essa cobrança de 5% é comum a todos os hostels lá? Enviei e-mail pra vários hostels e todos responderam que aceitam cartão de crédito, mas não mencionaram esses 5%.

Caio, acredito que é bom ter uma certa quantia em dinheiro mesmo. Só é ruim ter que ficar sacando ou andar com um bolo de notas. A comodidade do cartão faz a gente querer encarar o imposto.

Poxa, Talles, super ajudou. Eu me desespero um pouco com essa coisa de ter que pensar em taxas, conversões, cotações, afff...Eu que nunca saí do Brasil até desanimo de pensar nisso...Vou procurar saber o limite de saque porque só vou ficar em Santiago 4 dias e no Atacama não deve ter como sacar. Ou leva o "bolo de notas" ou usa o cartão.

Enfim, valeu pelas dicas de vocês e pelos cálculos todos. Deu pra ter uma boa noção do que implica cada escolha.

Abs!

• Membros
Postado

Boa noite amigos,

estou indo para Santiago hoje (já é quarta né... ::tchann:: rs) as 15h, para voltar dia 31.

Como sou marinheiro de primeira viagem, acabei caindo no conto do VTM, comprei 2000 reais no Visa Travel Money Dólar.

A cotação utilizada foi de cerca de 1,67, e não me responderam direito as minhas perguntas, me senti sendo enrolado, mas já eram 21h e eu precisava de uma forma de grana imediata, pois segundo o que eu ando lendo aqui e em outros blogs o meu AMEX não é bem aceito.

Vocês que utilizam o VTM, sabem se ao comprar no chile com ele eu vou perder mais dinheiro ainda, ou se na hora da compra eu consigo pagar direto em dólar, conseguindo alguns desses descontos que vocês falam? Ou devo ir no caixa eletrônico e sacar toda a grana dele em reais, pagando somente os US$2,50 da taxa e deixando de perder mais dinheiro ainda?

Estou começando a ficar com medo de utilizar esse cartão, pois já perdi mais de 100 dólares só na conversão utilizando dólar turismo.

Além desses "2000" reais (1180 dólares e nem mais sei quantos pesos vão virar) eu devo levar reais em espécie, pesos chilenos ou dólares?

Pela manhã eu pretendo ir em uma casa de câmbio e comprar dinheiro vivo.

• Membros
Postado
Boa noite amigos,

estou indo para Santiago hoje (já é quarta né... ::tchann:: rs) as 15h, para voltar dia 31.

Como sou marinheiro de primeira viagem, acabei caindo no conto do VTM, comprei 2000 reais no Visa Travel Money Dólar.

A cotação utilizada foi de cerca de 1,67, e não me responderam direito as minhas perguntas, me senti sendo enrolado, mas já eram 21h e eu precisava de uma forma de grana imediata, pois segundo o que eu ando lendo aqui e em outros blogs o meu AMEX não é bem aceito.

Vocês que utilizam o VTM, sabem se ao comprar no chile com ele eu vou perder mais dinheiro ainda, ou se na hora da compra eu consigo pagar direto em dólar, conseguindo alguns desses descontos que vocês falam? Ou devo ir no caixa eletrônico e sacar toda a grana dele em reais, pagando somente os US$2,50 da taxa e deixando de perder mais dinheiro ainda?

Estou começando a ficar com medo de utilizar esse cartão, pois já perdi mais de 100 dólares só na conversão utilizando dólar turismo.

Além desses "2000" reais (1180 dólares e nem mais sei quantos pesos vão virar) eu devo levar reais em espécie, pesos chilenos ou dólares?

Pela manhã eu pretendo ir em uma casa de câmbio e comprar dinheiro vivo.

Esqueci de agradecer. Abraço! ::otemo::

• Colaboradores
Postado
Essa cobrança de 5% é comum a todos os hostels lá? Enviei e-mail pra vários hostels e todos responderam que aceitam cartão de crédito, mas não mencionaram esses 5%.

Caio, acredito que é bom ter uma certa quantia em dinheiro mesmo. Só é ruim ter que ficar sacando ou andar com um bolo de notas. A comodidade do cartão faz a gente querer encarar o imposto.

Poxa, Talles, super ajudou. Eu me desespero um pouco com essa coisa de ter que pensar em taxas, conversões, cotações, afff...Eu que nunca saí do Brasil até desanimo de pensar nisso...Vou procurar saber o limite de saque porque só vou ficar em Santiago 4 dias e no Atacama não deve ter como sacar. Ou leva o "bolo de notas" ou usa o cartão.

Enfim, valeu pelas dicas de vocês e pelos cálculos todos. Deu pra ter uma boa noção do que implica cada escolha.

Abs!

Na Argentina e no Chile eles valorizam bastante o "pago en efectivo" (pagamento em dinheiro vivo), é comun cobrarem essa porcentagem para o pagamento em cartão. Sempre ando com o dinheiro vivo na doleira e espalhado pelo corpo, levando também o cartão para emergências. Claro que sempre há aquela insegurança.

Quanto as conversões, não há motivo pra desespero. Note que é sempre melhor realizar o câmbio quando chegar, pois aqui no Brasil as cotações são sempre bem desvantajosas.

Se não gosta de andar com dinheiro, pode reservar antes os hostels e perguntar sobre a taxa. Se cobrarem, leve o dinheiro contado para aquele hostel e use o cartão para os outros gastos.

• Membros
Postado

Voltei ontem de Santiago e aqui vão algumas cotações e dicas; só troquei dinheiro, mas vi muitas agencias do Itaú e Santander por lá, quem tiver conta nesses bancos pode perguntar como seria sacar dinheiro por lá.

Santiago:

R$ - a melhor que consegui foi em alguma casa na Augutinas, a 264. Não vi nada perto de 270 ou mais em nenhum dia, como já vi em tópicos mais antigos.

Dólar: a melhor cotação que peguei foi 461, mas a média ficou em 460, tanto no centro como na Providência. Na segunda, dia 25, o dólar tinha dado uma pequena queda e estava a 457, na Providencia (na Pedro de Valdívia, passando a Av Providencia deve ter umas 5 casas de câmbio). Quem for ficar por lá em Providencia, veja por estas, tem uma casa de cambio dentro de um mini shopping na rua Guarda Vieja que tem taxas péssimas, não vale a pena.

Atacama

Bom, eu troquei o meu dinheiro antes, porque tinha lido que lá era difícil e ruim. Há várias casas de câmbio e a taxa estava a mesma de Santiago (460, o dólar), mas às vezes algumas não tem dinheiro pra trocar. Mesmo assim, no dia que tentei, na quarta casa que fui, consegui trocar. Elas ficam perto da praça principal, esqueci o nome da rua; descendo a rua contrária a da igreja na praça de San Pedro em direção a Caracoles dá pra ver.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...