Membros BetoPira Postado Janeiro 21, 2009 Membros Postado Janeiro 21, 2009 Alguém conhece bastão tipo bengala? Sabe onde vende aqui no Brasil? Estou doido por um par, mas nunca vi pra vender. Uso um na fazenda que fiz com vara de goiabeira e na ponta que apoia no chão é uma foicinha de 15 cm. É o que há em descidas, mas pesa um pouco pra levar pra trilha, embora já tenha levado algumas vezes... Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Janeiro 22, 2009 Membros de Honra Postado Janeiro 22, 2009 Vende no MercadoLivre, mas tem que ver seu peso, pois esse modelos que vendem lá, não são lá essas coisas. Abraço, Leo Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Janeiro 27, 2009 Membros de Honra Postado Janeiro 27, 2009 sobre os bastões da azteq e da quechua, eu queria falar um pouquinho.... tenho um azteq de carbono, que tá aguentando muito... eu não sou leve (uns 85 em média), e sempre tô com mochila. o danado já rolou ladeira a baixo comigo, já caiu, já caí sobre ele, já foi jogado de 6 metros de altura.... tá todo lanhado, mas funcionando bem. a primeir aponteira, redondinha foi pro saco no priemiro passeio, e desde então só uso a botinha, e tá aguentando. no último pulo ao PP, o quechua 500 light do cacius abriu o bico, em dois locais. primeiro dobrou a ponta, tedpois outra seçao simplesmente rachou. era a primeira vez que ele usava. a decathlon substituiu pra ele. no PP, o alexandreD tava reclamando do azteq de alumínio dele, que travou aberto. eu tentei destravar, mas não tinha como.... agora, os detalhes. tanto o alexandreD quanto o cacius sãomais altos. eusou baixinho. isso implica em dizer que o meu bastão nunca está totalmente esticado, aberto. assim, ele sempre tem bons trechos em que as pardes são duplas, aumentando a resistência. e sendo mais curto, as alvancas pra dobrar tb são mais curtas. há algum tempo eu li um artigo gringo (perdi o link, infelizmente) explicando o problema da altura do bastão e a sua perda de resistência. pessoas mais altas e mais pesadas devem usar bastões mais robustos, necessariamente. e no tal artigo o cidadão até dava uma dica de usos alternativos pra pessoas bem maiores (afinal tem gringo de 2 m de altura e 120 kg de peso fazendo trilha.... + mochila? ehehehe), de madeiras a serem utilizadas (uma delas é o bambu, que pode ser mais resistente que o aço) até simplesmente comprar um tubo de titânio e botar uma ponta e uma manopla.... Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Janeiro 27, 2009 Membros de Honra Postado Janeiro 27, 2009 pra quem lê em inglês, dois artiguinhos: http://www.backpacking.net/trekpole.html http://www.outdoorplaces.com/gear/equipment/trekking_poles/ e essa página aqui tb é legal: http://www.personal.dundee.ac.uk/~pjclinch/poles.htm Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Janeiro 27, 2009 Membros de Honra Postado Janeiro 27, 2009 Ótimos textos. Só não gosto de bastão com antishock. Não uso nunca e é mais uma coisa pra dar problema. Eu tenho 1,75 de altura e 75 kg. Uso bastante o 500 Light e nunca tive problema. Uso muito um único pra descida e costumo jogar todo peso do corpo mais mochila nele e até agora nada. Diferente de um Leki Makalu Ultralight Titanium Antishock que usei na Morrena no Huayna Potosi e tinha que toda hora ficar reapertando ele. Acho que bastão é sorte mesmo. Eu gostava muito dos Black Diamond, mas vi tantos quebrados que perdi totalmente a confiança. Ogum Esse que vc usa é carbono né ? O problema é que deveria ser mais leve que os de alumínio, mas não sei o que o fabricante fez que ficou muito mais pesado. Mas pelo menos nunca vi um desses quebrado. Como disse, nunca usei carbono em trekking só em ski e de seção única. Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Janeiro 27, 2009 Membros de Honra Postado Janeiro 27, 2009 leo, vc é um cara leve.... hehehe, o cacius deve ter tranquilamente 1,90 de altura... e é bem pesadinho, mesmo pra altura... hehehehe (depois ele me dá umas porradas). o bastão, aqui no brasil, não serve só pra andar, ele é a terceira ou quarta perna, no suporte do peso.... uma vez um gringo me comentou que essas trilhas de trekking aqui do brasil são especiamente difíceis, pesadas. acho que a gente exige mesmo dos bastões. quando comprei o meu, fui pra comprar o azteq de alumínio, cheguei na loja não tinha,e eu tinha que comprar naquela hora mesmo. só tinha esse disponível. eu comprei meio ressabiado, pensando q tava faendo besteira. fibra da carbono não trabalha bem com impacto. agora, o alumínio tb tem seus problemas. é sabido pelo povo das bikes (que estuda mesmo os materiais) que quadro de alumínio tem o clássico problmea da quebra em determinados locais, pois alumínio é um metal com pouca resistência à fadiga, mesmo com tratamentos térmicos específicos. e o problema é que falhas estruturais da liga não são perceptíveis - a não ser quando dá pau. então, acho que tem isso da "sorte" mesmo como vc falou. além dos fatores altura e peso do usuário, e direção das forças impostas sobre o bastão.a cho que essa força do nosso copro, nas descidas, é a menor pior pro bastão, pois vem praticamente na direção dele, de cima a baixo. na subida é tracionado lateralmente..... acho que isso explica pq o bastão co cacius teve a ponta dobrada na ida. quanto ao anti-shock, eu gosto, mas cvc tem razão: peça que não existe, não quebra. Citar
Membros de Honra Jorge Soto Postado Janeiro 28, 2009 Membros de Honra Postado Janeiro 28, 2009 eis o melhor e mais barato bastao pra caminhada.. alias, o q eu sempre utilizo.. Citar
Membros de Honra marcosplf Postado Janeiro 28, 2009 Membros de Honra Postado Janeiro 28, 2009 Nunca usei bastões, no máximo um bambuzinho como o jorge (o que sempre rende umas farpinhas nas mãos haha). Estou pensando em comprar o quechua forclaz, mas tenho 1,82 e peso em torno de 95kg, será que aguenta? o tamanho dele é 129cm, não é pequeno para mim? E qual a diferença de usar um ou dois bastões? Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Janeiro 28, 2009 Membros de Honra Postado Janeiro 28, 2009 A diferença é que vc distribui melhor o peso e com dois, o equilíbrio é bem melhor também. O Forclaz 500 Anti-shock deve te servir bem, pois o Light vai ficar pequeno nas decidas. Eu também já usei de tudo como bastão, mas depois que vc compra um, a praticidade é tanta que vc não deixa de leva-lo na mochila. Uso mais em senderos de neve fofa (obrigatório), trekking pesado ou longo, mochila muito pesada ou quando meu joelho esta ferrado. Na falta do bambu é bom ter um bastão. Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Janeiro 28, 2009 Membros de Honra Postado Janeiro 28, 2009 eu tb já usei de tudo. mas há algum tempo lembro de ver uma cena chata no terminal do tietê, um tiozinho tentava embarcar com o bastão de madeira, o motorista chato ficava insistindo pra ele despachar embaixo, mas o tiozinho queria descer no meio da estrada e o motorista não ia abrir o porta-malas do bumba só pra ele pegar o bastão. eu tive q me meter na conversa e argumentar com o motorista q se fosse uma muleta ele deixaria embarcar... acabou entrando o senhorzinho como bastão pra dentro do bumba - tava indo lá pros lados de ubatuba. mas só entrou depois de muito stress e pq começou a juntar gente dizendo pro tiozinho invocar o estatuto do idoso.... viajo muito de bumba, vejo muito motorista se recusando a parar fora da rodoviária pra pegar algo que esteja no porta-malas do bumba. e fazem isso com gente de idade, coma gente que é mais novo então não tem nem conversa! os bastões colapsíveis a gente embarca numa boa! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.