Membros de Honra carlanog Postado Março 12, 2012 Membros de Honra Postado Março 12, 2012 Oi gente! Relutei, mas decidi postar minha segunda ida a El Chalten, realizada em janeiro desse ano (2012). Relutei pois aqui mesmo no mochileiros.com há tantos relatos sobre os trekkings da região que acaba sendo massante. Mas como fiz roteiros diferentes, 'fora do tradicional', que resolvi postar. Desta vez fizemos: Glaciar Piedras Blancas, Laguna Sucia, Campamento Piedra del Fraile, Lago Elétrico, Laguna Azul e Laguna del Diablo, essas duas últimas no Parque particular Los Huemules. Como fiz o relato do diário de viagem, o texto está em tempo real... Me ajudaram muito a planejar esse roteiro a mochileira Crisnegrabela. Obrigada a todos e boa leitura! Dia: 08/01/12 - El Calafate a El Chalten - Trekking até o Campamento Poicenot Acordamos 7h da manhã, tomamos café da manhã na Hosteria Sir Thomas e seguimos rumo a El Chalten. Estrada linda e tempo bom. Quando avistamos o Fitz Roy, ainda a uns 100km de Chalten, vimos que ele estava parcialmente encoberto... Mas teríamos ainda dois dias pela frente para poder degustá-lo, então isso naõ nos afetou muito... Chegando em El Chalten fomos ao mercado comprar comida para nossas refeições dos próximos dias de acampamento. Depois fomos a Hosteira Koonek para perguntar se poderíamos deixar o carro no estacionamento da hosteria para podermos realizar o trekking. Depois do ok da hosteria, pegamos a mochila apenas com o necessário e seguimos pela trilha até o campamento Poicenot, via Laguna Capri. Dá mais ou menos uma hora de subida até a Laguna Capri e depois mais uma hora de caminhada em nível até o Campamento Poicenot. Pelo caminho avistamos um Pica Pau (Carpinteiro). Na nossa viagem anterior não tínhamos visto nenhum... Chegamos no Campamento Poicenot, armamos a barraca (compramos uma Quechua T3+ na Decathlon por R$ 250,00), fomos dar uma olhadinha no Fitz Roy (pois se ele estivesse limpo, subiríamos naquela hora mesmo), mas ainda estava encoberto... Então fomos almoçar. Para variar, sempre esqueço de levar alguma coisa e dessa vez foram os fósforos. Trata de pedir fogo pra alguém... Como o acampamento estava cheio foi fácil conseguir fogo. Depois de almoçarmos ficamos vagando pelas redondezas do acampamento, deitandos ao sol do final de tarde, de olho no Fitz Roy, esperando o céu limpar para tirar alguma foto boa, mas anoiteceu e nada dele aparecer pra gente... Bom, ainda temos dois dias pela frente aqui no Campamento Poicenot e dessa vez ele não nos escapa! OBS. A cotação de dólar está muito melhor em Calafate do que em Buenos Aires. Dia: 09/01/12 - Campamento Poicenot - Glaciar Piedras Blancas Choveu a noite inteira no Campamento Poicenot... E a barraca resistiu perfeitamente. Mesmo assim acordei várias vezes no meio da noite para verificar se estava tudo ok mesmo... Enfim, uma noite mal dormida! Acordamos, pedimos fogo ao nosso vizinho brasileiro (de Campinas), fizemos um super café da manhã e fomos ver como estava o Fitz Roy. ENCOBERTO! Bom, decidimos ir até o Glaciar Piedras Blancas. No ano passado passamos pelo Glaciar, mas do outro lado do rio, quando fizemos a subida da Laguna de Los Tres entrando pela Hosteria Pillar. Mas desta vez entramos no vale do Glaciar. A trilha margeia o rio e é muito bonita. Ao se chegar na entrada do vale, começam as pedras. Pedras gigantes! E daí começa a escalaminhada... Levamos 1h30min para chegar até a Laguna aos pés do Glaciar Piedras Blancas. O vento é um companheiro constante nesse trajeto. Voltamos a barraca, fizemos nosso almoço e fomos ver se o Fitz Roy ainda estava encoberto. Sim, estava fechado o tempo lá em cima, e subir pra não ver nada como no ano passado preferimos não ir. A tarde saímos para um passeio até as Lagunas Madre e Hija. 1 hora de caminhada tranquila de ida mais 1 hora de volta. Ficamos um pouco na Laguna Hija tomando um tranquilo banho de sol... Voltamos, Fitz Roy encoberto, fizemos jantar e fomos dormir, ainda a luz do dia, pois está anoitecendo as 22h por aqui... Dia: 10/01/12 - Campamento Poicenot - Laguna Sucia Acordamos, tomamos café da manhã e fomos espiar o Fitz Roy. Sim, concordo plenamente com vocês, somos pé frio mesmo! Novamente ele estava encoberto! Eu não acreditei! Planejei 3 dias e 2 noites aqui só pra ver ele e ele se esconde da gente! Pois é, pusemos o plano B em prática: fomos a Laguna Sucia. A trilha até a laguna é moderada, mal sinalizada, passando por um lindo bosque de Lengas, margeando o rio. Após o bosque vem a área das pedras pequenas e médias. De repente um paredão surge a frente. Para transpô-lo é necessário fazer uma escalaminhada tranquila, mas perigosa. Depois há mais um trecho de pedras, um pouco maiores (a parte mais difícil na minha opinião) e nesta hora começou a nevar... A nevar muito... Olhando contra a luz pode-se perceber a nítida diferença entre a chuva e os flocos de neve, estes caem mais devagar e lentamente que a chuva. LINDO! Mais alguns metros a frente há uma travessia de um rio que desce da Laguna de Los Tres em forma de uma magnífica cascata. Vou confessar que tive um pouco de medo da travessia... Após a travessia ainda tem mais um trecho de pedras menores e mais tranquilo. O trajeto de ida durou 2 horas. Ficamos cerca de meia hora na Laguna Sucia, maravilhados com tal beleza, vendo a neve cair, o glaciar na nossa frente e o Cerro Poicenot gigantesco. Não se tem vista do Fitz Roy desta Laguna (por isso ela não é tão frequentada). Mas vale a pena a visita! Voltamos, cerca de mais 2h e fomos almoçar. Depois do almoço arrumamos nossas tralhas e descemos até El Chalten, pela Laguna Capri, mais 2 horas de caminhada. Chegando na cidade fomos direto a Hosteria Koonek fazer o check in. Ótima hosteria. RECOMENDO. Tomamos aquele banho merecido (pois 2 dias tomando banho com lencinho umedecido ninguém merece...). Saímos para jantar no La Braseria, ótima pedida para quem ficou 3 dias e 2 noites só comendo sopa e pão... O chorrizo e o Lomo deles é espetacular. RECOMENDO! Voltamos ao hostel e fomos dormir, numa merecida cama... Dia: 11/01//12 - Vale Elétrico (Lago Elétrico e Campamento Piedra del Fraile) Acordamos cedo e depois do maravilhoso café fomos de carro até a entrada do Vale Eléctrico (18 km ao norte de El Chaltén, já fora do Parque Nacional Los Glaciares). Logo na entrada há uma bifurcação sem indicação, seguimos pela esquerda do rio, sem atravessá-lo. No início a trilha é mal demarcada, mas depois melhora. O vale é lindo, com vistas do Cerro Colorado e parte do Fitz Roy. E adivinhem: lá estava ele, majestoso, imponente, magnífico FITZ ROY sem uma nuvem sequer cobrindo seu cume... É, parece que só vamos avistá-lo assim, de longe... Bom, a trilha que se segue é larga pois passa até um quadriciclo que abastece a cantina do refúgio Piedra del Fraile. São 2 horas de trilha pelo bosque de Lenga (é uma Lenga, Lenga, Lenga...), mas muito bonito. Ao se chegar no Campamento Piedra del Fraile na Administração deve-se pagar PAR$ 75,00 por pessoa e caso queira acampar mais PAR$ 50,00 por noite. Como queríamos ir até o Lago Eléctrico, pagamos a entrada. A funcionária da Administração nos sugeriu uma caminhada de mais 1 hora até o Glaciar Polloni. Ela nos explicou onde ficava o início da trilha e decidimos ir. Pegamos um vento muito forte até o Lago Eléctrico e dalí em diante foi praticamente impossível prosseguir. A trilha é pela encosta do lago, um verdadeiro paredão. Super perigoso, ainda mais com um vento que segundo meu pai estava a uns 100km/h. Desistimos e voltamos para a Administração. A funcionária nos disse que estava ventando muito mesmo e que seria difícil a gente conseguir passar... Fique 'P' da vida! Então porque ela recomendou o trekking se sabia que estava perigoso e não conseguiríamos passar? Depois fomos descobrir que havia sim outro caminho para passar essa parte que ela não nos indicou. Se você for fazer esse trekking, fique de olho numa saída antes do paredão a esquerda, por trás do morro que surge o paredão. Há uma trilha por alí que chega também no Glaciar Polloni (essa dica quem nos deu foi o funcionário do Los Huemules no passeio que fizemos no dia seguinte a Laguna Azul). Enfim, o Vale do Rio Elétrico é lindo (você se sente pequenino no meio daquelas montanhas enormes) mas não vale PAR$ 75,00 para ir até o Lago Eléctrico. Talvez valesse a pena se fôssemos até o Glaciar Polloni, mais infelizmente a má vontade da funcionária nos deixou na mão. De lá também pode-se fazer o trekking guiado até o Glaciar Marconi, mas não perguntei quanto custa. Voltamos até o carro, retornamos a El Chalten para o hostel, tomamos um banho e saímos para jantar de novo no La Braseria (maravilhoso!). Retornamos ao hostel e fomos descansar! Dia: 12/01/12 - Laguna Azul e Lago del Diablo Acordamos e depois do café fomos de carro até o Parque Los Huemules, uma propriedade privada que fica a 20 km ao norte de El Chalten. Chegando no parque o funcionário Horácio (muito prestativo) nos atendeu e depois de pagarmos PAR$ 50,00 por pessoa, pudemos escolher como passar o dia pelos treekings do parque. Decidimos fazer a Laguna Azul e a Laguna del Diablo+Glaciar Cagliero. O Horácio nos disse que para a Laguna del Diablo havia uma parte próximo ao final da trilha que o rio destruiu uma ponte e por isso o trekking de 2 horas ficaria um pouco menor, mas que deste ponto já podíamos avistar a Laguna del Diablo e o Glaciar. Beleza! Fomos primeiro na Laguna Azul, trekking tranquilo de 1h, muita subida e uma vista linda lá de cima, inclusive do FITZ ROY que estava novamente sem nenhuma nuvem em seu cume... Andando por mais uns 10 minutos pela margem direita da laguna chega-se na Laguna Verde (sem graça...). Voltamos, pois uma ponte que fazia a ligação entre o trekking da Laguna Verde até a Laguna del Diablo também tinha sido destruída pela cheia do rio (o Horácio tinha nos avisado antes) e pegamos a trilha para a outra laguna. Após 2h de caminhada em subida pelo bosque de Lenga e depois de avistar muitas fezes de Huemul eu e o meu pai desistimos da caminhada e pedimos para o Elio prosseguir até o ponto final. Quando ele retornou nos disse que falava mais uns 15 minutos de trilha para se chegar até onde a ponte havia caído. Ele registrou os acessos e não viu nenhuma Laguna nem Glaciar daquele ponto. Retornamos a sede do parque e comunicamos ao Horácio que apesar da trilha ser linda (e cansativa) não havia um mirador para avistar tanto a Laguna del Diablo como o Glaciar Cagliero. Ele pediu desculpas e disse que talvez nós não tenhamos chegado até o mirador que ele indicou. O Elio mostrou pra ele as fotos tiradas dos acessos e ele concluiu que tínhamos chegado sim até o final da trilha, mas que por causa do mal tempo e neblina não avistamos nada... Tudo bem, mas por ser um parque pago acho que deveriam ter mandado arrumar as pontes de acesso a laguna... Mesmo assim RECOMENDO o trekking a Laguna Azul, pois é muito bonita. No trekking a Laguna Azul avistamos outro tipo de pica-pau (carpinteiro) todo cinza e no trekking da Laguna del Diablo mais pica-pau da cabeça vermelha. O Horácio nos disse que naquela parte do parque há um grupo de mais ou menos 40 Huemules e até Puma. Pena que não avistamos nenhum... Retornamos a El Chalten, jantamos no Restaurante Pangea (ótima comida RECOMENDO) e fomos para o hostel dormir... Dia: 13/01/12 - Mirador Los Condores - El Calafate Depois do café da manhã e de fazer o check out da Hosteria Koonek seguimos até o Mirador los Condores, na entrada da cidade de El Chalten. A subida é leve e dura cerca de 30 minutos. A vista lá de cima é o cartão postal da cidade, uma panorâmica dos maciços que acompanham o Fitz Roy. Claro que o majestoso estava limpo e pudemos tirar várias fotos... Dalí, voltamos a El Calafate. Em El Calafate fomos almoçamos no Mi Viejo mais carne argentina... Muito bom! Recomendo! Depois do almoço fomos fazer o check in no Hostal Sir Thomas e depois abastecer o carro para devolvê-lo com o tanque cheio a 'rent a car'. Como no ano passado, El Calafate estava com falta de gasolina e não havia um pingo em nenhum dos 2 postos da cidade (YPF e Petrobras). Então devolvemos o carro na Nunatak Rent a Car com menos de meio tanque e nos cobraram PAR$ 150,00 para abastecerem mais tarde. Fomos dar uma volta na cidade para gastar nossos PAR$ que restaram e numa esquina aconteceu o inesperado: duas moças nos pararam e perguntaram: 'Você não é a Carla do Expedição Andando por aí?”. Que legal, fui reconhecida na rua... As meninas são de Novo Hamburgo, RS, Adri e Simone. Muito legal! Fiquei superfeliz! É o auge do reconhecimento de 2 anos de 'trabalho' aqui no blog... Obrigada pelo presente, meninas! Jantamos lanche, fomos ao Hostel dormir, pois o ônibus para Puerto Natales sai amanhã de manhã as 8:30h (compramos as passagens no dia 07 pela Cootra, PAR$ 100,00). Espero ter ajudado... Boas Viagens! Citar
Membros de Honra MariaEmilia Postado Março 13, 2012 Membros de Honra Postado Março 13, 2012 Carla, Como sempre seu relatos são 1000. Parabéns. Maria Emília Citar
Membros de Honra Cacius Postado Março 13, 2012 Membros de Honra Postado Março 13, 2012 Belo relato, diferente do feijão-com-arroz (que eu ainda quero fazer). Sobre ver um puma, é coisa muuuuuuuuuuuuuuito difícil. Vi dois, até hj. Um há anos, na estrada, e muito distante, e um filhote, agora, no carnaval, no Chile.. mas é raro! Citar
Membros de Honra carlanog Postado Março 14, 2012 Autor Membros de Honra Postado Março 14, 2012 Obrigada Maria Emilia! Verdade Cacius! É tão raro que a gente chega a duvidar se eles existem... kkkkk Citar
Colaboradores claudio_ndr Postado Março 16, 2012 Colaboradores Postado Março 16, 2012 Parabéns pelos seus relatos Carla,são muito claros e didaticamente perfeitos,basta seguir seus passos,hehehe.Bom,eu e meu filho pegamos esta trilha à esquerda antes do paredão e em dias com vento é extremamente penosa,estávamos bem preparados e chegamos perto da Playita,mas sem condiçoes de ficar em pé ou apreciando a paisagem,retornamos até o refúgio. Abçs Citar
Membros de Honra carlanog Postado Março 16, 2012 Autor Membros de Honra Postado Março 16, 2012 Oi Claudio! Obrigada pelo elogio! Sério? Pensei que esse 'atalho' fosse mais fácil... O dia que estávamos lá também ventava muito e estava realmente perigoso... Pelo visto não há dias sem vento por lá... kkkk Mas fica aí a dica para os demais aventureiros... Até mais! Boas viagens! Citar
Membros de Honra camilalisboa Postado Junho 30, 2013 Membros de Honra Postado Junho 30, 2013 Carla, muito legal seu relato! Fui ano passado e fiz o clássico e adorei! Mas sou um pouquinho mais sortuda que vc, hahaha... peguei dias abertos (menos o dia que fui no Cerro Torre! Parabéns pelo relato!! Citar
Membros de Honra carlanog Postado Julho 4, 2013 Autor Membros de Honra Postado Julho 4, 2013 Que legal Camila! Pois essa minha má sorte só me deixa com vontade de voltar mais uma vez... Citar
Membros de Honra Suelih Postado Julho 5, 2013 Membros de Honra Postado Julho 5, 2013 Quem conheceu El Chalten quer sempre voltar.... 1, 2 , 3 vezes, nao dá pra enjoar ! Chuva e vento faz parte (e como venta heinn!) Belo relato Carla! Citar
Membros de Honra carlanog Postado Julho 14, 2013 Autor Membros de Honra Postado Julho 14, 2013 Verdade! E já eu me preparando para ir mais uma vez... Citar
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