Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá Pessoal,

Farei uma viagem em julho/2012 passando por algumas cidades de SC/RS/UY. Serão 22 dias e gostaria de saber a opinião de vocês.

Sairemos de Sorocaba no dia 04 com destino à Joinville - o que é melhor, ficar em Joinville ou em Curitiba? Qual cidade vale mais a pena ficar 1 ou 2 noites? Teremos que eleger uma para passear e dormir e outra apenas para passar algumas horas.

De Curitiba/Joinville iremos para Cambará do sul. Aqui já está certo que ficaremos na Pousada Simone, muito bem indicada pelo pessoal daqui. Queremos conhecer Itaimbezinho no mesmo dia da chegada, será que dá pra ir à tarde neste cânion? O Fortaleza deixaremos para conhecer pela manhã, li que tem que estar lá cedo - alguém sabe se o sistema chegar cedo, antes da neblina, também funciona em julho?

Após Cambará pegaremos a Rota do sol (muitos elogios tbm) e desceremos pela BR-101 para São José do Norte - alguém sabe se está tudo ok neste trajeto? Pergunto, pois a balsa de São José só funciona em três horários, a viagem é longa e queremos dormir em Rio Grande.

Tocaremos no dia seguinte para Chuí e aqui surgem muitas dúvidas - há hotéis/pousadas e restaurantes bons por lá? (custo/benefício) Vale a pena comprar no freeshop de lá ao invés de comprar em Jaguarão? Levando em consideração que ainda percorreremos o Uruguay até Sacramento. Não li muita reclamação sobre a alfândega, é tranquilo msm? Demora muito? Qdo estive em Puerto Natales foi um parto para passar para o lado argentino.

"Se" dormirmos em Chuí sairemos cedo para Montevideo - pensei em passar por Cabo Polonio, apenas para conhecer, mas li que ir para lá só nos caminhões, não há como ir para Polonio de carro? E Barra de Valizas, tem dunas?

Passaremos por Punta para conhecer "La Mano" e a Casa Pueblo e seguiremos para Montevideo, onde passaremos à noite - se alguém tiver alguma dica de hospedagem e comida boa/barata será muito bem vindo... hehe!

Partiremos para Colonia del Sacramento logo pela manhã - a intenção inicial é deixar o carro lá e seguir de buquebus para BsAs, mas estamos na dúvida, pois já fomos para lá duas vezes. Alguém sabe se vendem alfajores porteños no Uruguay? Não que o Punta Balena não seja bom.

Caso a gente vá para BsAs voltaremos no dia seguinte para Colonia e de lá para Montevideo, aonde passaremos 2 dias curtindo a cidade; senão pensamos em ir cedo de Montevideo à Colonia, passar o dia lá e voltar a Montevideo.

Em seguida tocaremos cedo para Pelotas. Gente, aqui preciso de ajuda... PELOTAS NÃO ESTÁ NO MAPA!!! Pelo menos para os sites de hospedagem... simplesmente ninguém se hospeda em Pelotas, vc lê um relato aqui e outro acolá dizendo que ficou em Pelotas. As pessoas passam ou moram em Pelotas. Por isso, caso alguém tenha alguma dica de hotel/pousada e restaurante em Pelotas, por favor, me contem!!!

De Pelotas iremos a Porto Alegre. Não vi nada de mais em turismo quando fui para lá, mas há um bar, o Dometila, que é fantástico! Bem retrô... o lanche de lá é premiado, super diferente... vale muito a pena perder um dia em PoA pelo Dometila (o dono, Claiton - pronuncia como se escreve - é muito gente boa) - aqui acho que ficaremos no Ibis Moinhos de Vento, pois fica bem próximo do bar, duas quadras.

Logo em seguida, pela manhã, chegaremos no destino principal, que é a Região das Serras Gaúchas. Passaremos uns 5 dias por lá. Ficaremos em Canela por ser mais barato e próximo de Gramado. Há outro local mais em conta nesta região? Alguma dica de hospedagem e comida boa/barata (se esta palavra existe lá) nesta região?

Seguiremos depois para São Joaquim - SC. Sinceramente, ainda não sei muita coisa sobre esta cidade, só sei que vou passar frio... hehehe! ::Cold::

No dia seguinte iremos a Blumenau para conhecer, além da cidade, as cidades próximas, de tradição alemã. Preciso de dicas sobre hospedagem por aqui tbm, pois ficaremos 2 dias.

Enfim, como o roteiro é cheio de altos e baixos (geográficos) iremos para a Ilha do Mel - PR. Passaremos 2 dias lá antes de voltar para Sorocaba. Aqui preciso de algumas dicas fundamentais, é melhor deixar o carro em Paranaguá ou Ponta do Sul? Alguém conhece algum estacionamento confiável? Afinal, o carro estará cheio de coisas adquiridas durante a viagem e esta será nossa última parada. Na ilha, alguém tem alguma dica de hospedagem boa/barata?

Ufa!!! Desculpem-me pelo tamanho do post. Pesquisei e ainda pesquiso bastante por aqui e em outros sites, mas as dúvidas ainda são muitas. O que pontuei aqui foram coisas que realmente não encontrei respostas, ou então coisas que ao ler fiquei mais na dúvida. Prometo recompensar a todos com um relato detalhado da viagem, com preços, locais e dicas, pois voltar aqui para dizer que dormi num hotel bom q não lembro o nome e comi num restaurante bom e barato na cidade "X"é sacanagem! Pensei até em criar um blog da viagem e atualizá-lo durante o percurso.

Aguardo a ajuda e opiniões de todos!

Abraços!!!

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Farei uma viagem com roteiro semelhante ao teu em julho também. Sairei do interior de SC, passarei 3 noites em Canela, depois Rio Grande via São José do Norte, Chui, La Paloma (com parada em Cabo Polonio), Punta del Este, Montevideo, Colônia, Buenos Aires de Buquebus, Passo de los Toros, Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Chapecó

Recomendo ir à Curitiba. Saindo cedo de Sorocaba chegará no início da tarde em Curitiba. 2 noites permitirá conhecer alguns atrativos da cidade, mas aí depende do gosto de cada um. Curitiba possui uma linha de ônibus de turismo que é o ideal para se conhecer a cidade. Procure "linha turismo curitiba " no google.

Têm opções de hospedagens para todos os bolsos. Um lugar que acho bom custo benefício, é um apart chamado L'Avenue, que fica bem localizado, no calçadão da Rua XV - ficarei lá em julho. Para ir a Cambará, saindo de Curitiba é longe, talvez fique apertado visitar o Canion no mesmo dia. Eu pensaria na oportunidade de passar em Urubici, em SC, passar uma noite lá e quem sabe até pegar um pouco de neve, e seguir à Cambará no dia seguinte. Porém vi que pretende passar em São Joaquim no retorno. Até São José do Norte creio que saindo cedo consegue chegar a tempo da balsa das 17:00 (procure no google são jose do norte horario balsa). Na dúvida, pegue endereço de pousadas em São José do Norte (tem umas cabanas que vi num relato - Mar Grosso Cabanas - que me pareceram boas). No caminho a Montevideo, também pretendo conhecer os lugares que vc menciona, porém dedicarei um pouco mais de tempo, para não passar correndo. Sei que Cabo Polonio, para conhecer um mínimo, passarei meio período. O acesso deve ser com os caminhões, pois de carro particular 4x4 tem que pegar autorização em montevideo. Tem um topico que vale a pena ler aqui cabo-polonio-perguntas-e-respostas-t36319.html. Casa Pueblo, outras 2 a 3 horas para conhecer e compra alguma obra. Dizem que o pôr do sol lá é incrível, e por isso já terei que passar noite em Punta. Não conheço nada de Montevideo nem de Colônia. Não sei se é uma boa tocar direto de Montevideo a Pelotas, tendo em vista a fronteira em Jaguarão, realmente não sei quanto tempo se perde numa fronteira. Há hoteis em Pelotas, ao menos se procurar no google maps, aparece algumas opções. Porto Alegre tem boas opções de turismo, como a região do Gasômetro, com muitos museus, o Parque da redenção, e o próprio Parcão, no moinhos de vento. Dá uma pesquisada, que vc encontrará muita coisa por lá. Gramado e Canela (e Nova Petrópolis) estarei no início de minha viagem, e vc no final. Passarei 3 noites lá, pois não farei visitas a vinícolas. Estarei com criança, então optarei por turismo mais recreativo (mini mundo, lago negro, mundo a vapor, labirinto, caracol). Acho que em Canela será o lugar em que me hospedarei pelo preço mais barato de toda viagem. Ficarei no Parque no Sesi, que os poucos que relataram ter ficado lá elogiaram, e o preço totalmente convidativo. Também descobri que me enquadro como Industriário, então o preço é menor ainda (seria 108,80 o casal para não industriário, e 68,80 para industriário). De Blumenau não posso dizer muita coisa, pois tambem só conheço de passagem, e de hospedagem só conheço Timbó e Dr. Pedrinho. Por sinal em Dr. pedrinho tem uma pousada num alto de um morro que é excelente. Para a Ilha, melhor deixar o carro em Pontal do Sul, próximo a barca para a travessia tem estacionamentos.

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Ropkra, vc foi minha luz no fim do túnel!!! Hahaha!!! Devido às correrias nos últimos meses e também por muito desleixo acabei deixando a viagem de lado e minutos antes de acessar o mochileiros estava super frustrado e havia desistido de viajar nas minhas férias trabalho/facul. Vc me motivou a voltar a pesquisar, pois um dos motivos de desistir foi o preço das diárias em Gramado/Canela no booking e outros sites. Agora que percebi que não preciso deles se tenho o mochileiros (COMO JÁ FIZ EM OUTRAS VIAGENS!!!)

Lerei teu post com toda a atenção e agradeço muito por me trazer de volta o espírito de aventura que nos leva a explorar lugares mundo afora.

Abração!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...