Membros de Honra Cacius Postado Janeiro 14, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 14, 2009 Ogum, depois que vc me chamou de gourmet de trilha, vou me animar a responder esta. Uso como suporte de panela e pára vento para a espiriteira uma lata furada e cortada na altura desejada. Como emergência, até dá para colocar ali uns ramos e fazer um fogo a lenha. Apesar de, em locais permitidos e acampamentos maiores não dispesar o churrasco na vala e matear ao pé do fogo, vejo no fogo a lenha 3 básicos problemas para o excursionista: controle de intensidade - muito ou pouco fogo, sem muito controle. Ok, brasas seguram o calor, mas estamos falando de cozinhar com ramos, e não troncos para gerar braseiro, pq não entra numa latinha mais do que pequenos galhos. disponibilidade de combustível - pega um campo 2 do PP da vida, fica bem complicado de catar lenha, pelo tipo de vegetação. Sem falar que em uma chuva tudo complica muuuuuito. cozinhar no avanço da barraca - com um fogareiro a gás, gasolina ou álcool até dá pra arriscar brincar no avance fechado, numa chuva, coisa assim. Agora, imagina o fumacê dos ramos dentro da latinha. Resumindo, válido como recurso, desajeitado para opção principal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Paulo BR Postado Janeiro 14, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Janeiro 14, 2009 Acho complicado o uso dos fogareiros em trilhas, infelizmente não dá para separar os responsáveis dos incompetentes, que fazem fogueiras de queimar um parque, e todos tem direitos iguais. uma cois ainteressante é que me livrei o paradigma da armação necessária na últia ida pro PP...ah, uma mochila dessas só depois que o resto do equipo tb mudou, né? Continuo me dando melhor com as de armação sempre que preciso carregar um pouco mais de peso, ainda não me acertei bem com mochilas maiores sem armação. Mas a diferença de peso realmente é muito significante. Também penso que tem muita coisa para mudar antes da mochila. Acho legal demais ir sempre diminuindo o peso do equipo e gosto de ler a respeito, mas sem neura. Às vezes, quando leio alguma coisa sobre uns americanos do “ultralight trekking”, me dá a impressão que a maioria dos caras fica tão obcecada em diminuir peso que transformam o trekking em uma competição, e ainda ficam arrogantes em relação a quem não está nessa onda. Parece que se esquecem qual é o barato de “ir para o mato”, estão mais preocupados com o peso do equipamento e a distância da travessia do que o prazer do outdoor. Estou tentando aos poucos aprender como fazer um esquema mais leve, mas vou deixar de usar ótimos equipamentos que tenho por não serem “ultralight”? Pessoalmente não sou um viciado em equipamentos (nada contra, curto bastante saber a respeito), nem gosto de ficar acumulando coisas. Obs. Isto é uma opinião sobre o assunto, não é absolutamente uma crítica aos seguidores do “backpacking light”, de quem aprendo boas dicas e um dia gostaria de ser um. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Janeiro 14, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 14, 2009 hehehe, eu não tô no fast and light, mas só no light and light. meu joelho direito (q hj está doendo) agradece. sim, parece que tem uns caras que competem. é até engraçado. mas a questão da armação é um pepino. tô vendo que pra usar uma frameless, vc tem que mudar todo o equipo. a mochila é a ultima coisa que muda. lá no randonner legère eles dizem que não há um limite no que levar, pra mais ou pra menos. é uma questão de conforto. eu vejo como uma questão de trocar um conforto pelo outro. 20 kg nas costas vai me impedir de fazer muita coisa. e pensando bem, fui diminuindo até verificar que algumas coisas eram absolutamente dispensáveis... outras não. um exemplo. a caneca de 800 ml serve pra eu fazer meu miojim e pra tomar café tb. não preciso de outra panelinha, pq não sou um gourmet de trilha. por mais que eu leve muita comida, não cozinho, a preguiça bate e eu como o que for mais fácil de fazer. acho lindo os caras que têm a manha de parar e ficar cozinhando primeiro o molho do macarrão, depois separam e fritam umas coisas, depois fazem o macarrão, juntam tudo, fazem aquele puta piquenique (é sem hífem, né?). quem gosta de comer assim vai precisar de um paneleiro maior. quem como eu toma café com leite em pó numa boa, não precisa de um filtro de café, mas tem gente que não abre mão de um café de coador. então leva o coador.... outra cois aé o dormir. o peter não gostou da experiência com a rede. eu adorei, e nessa última no PP dormi no chão e sofri, e sofri mais do que das outras vezes pq dessa vez eu sofria pensando que não precisa ser assim... dependendo de como vc dorme no chão, pode usar um sistema ainda mais leve do que numa rede. toldinho e bivy-sac pesam menos que rede. ou pode querer um isolante inflável de um kg e uma baita barraca.... tudo depende do grau e tipo de confrto que vc exige, pois muito conforto parado implica em carregar peso andando. eu não aguento mais andar com 18, 20 kg nas costas. me desgasto. mas tb percebi que preciso levar mais meias. q vou acrescer uns graminhas ao meu sisteminha de cozinhar pra não vira ro miojo na trilha. q acho sistema de hidratação um saco (e o pior é que tenho 2 cantis flexíveis!), e sempre gosto de pegar uma garrafinha de 500 ml na cintura, abrir e dar uns goles... agora, o que eu tô vendo é um rtorno a opções mais simples. tivemos aí no final dos 90 e começo dos 00 um booom de quipos cheios de detalhes, mas detalhes que pesam. então alguns equipos mais "simples" porém muiot honestos retornam agora. como essa mochilas da p.o.d. ou da crux. não são na linha super-ultra-hiper-mega leve comoas mochilas da z-pack, mas tb não são uma deuter paragon, que se propunha a ser a melhor mochla do mundo e pesava 3,5 kg, só a mochila..... e custava uma fortuna! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Batata Postado Janeiro 14, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 14, 2009 Se a pessoa deixar de carregar aqueles equipamentos desnecessários que quase sempre voltam na mochila sem uso já é um grande avanço, sem muita neura. Equipamentos se adquiri com o tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Paulo BR Postado Janeiro 14, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Janeiro 14, 2009 Concordo total Batata! É isso ai mesmo Ogum! No final das contas cada um deve escolher seus equipos e estilos de backpacking conforme sua experiência, condição física e nível de conforto desejado. Complicado dizer que existe o certo ou errado, a gente aprende é com o tempo na prática... Também gosto muito quando a moçada faz uma puta bóia na trilha, mas como você, Ogum, fico mesmo no miojão e afins - com umas incrementadas de leve -, além do nescafé com leite em pó. Para dormir por enquanto continuo com meu therm-a-rest, o conforto que sinto é muito bom! Mas gostaria de um bom "closed-cell" (mais leve e mais resistente) para as noites sem barraca... Rede só na varanda... Estou muito afim de arrumar um toldo legal, de montar com os bastões de caminhada. Sei que é bem básico, já vi coisa demais nos sites, mas se tiverem uma boa sugestão, agradeço. Num trekking longo na Chapada Diamantina só dormi sem barraca, mas no dia que bateu uma chuva de madrugada, não foi muito bom não... Também acho um saco sistema de hidratação, usei o meu uma única vez e voltei para as minhas pets. Uso uma Deuter e é excelente, pela transmissão de peso, "ventilação", resistência etc. Mas fico puto com a "sujeira" dela, desnecessária, que só atrapalha e aumenta o peso. Não arrependo nem um pouco da compra, pelo preço que paguei e suas qualidades, mas que o peso é um grande defeito, sem dúvida. Ai a questão é pessoal, das opções que se tem e o custo/benefício, que é diferente para cada pessoa. Tenho uma ótima barraca Marmot 3estações 2pessoas de 2,180kg, para um trekking solo vou comprar uma 1pessoa para salvar uns 800g? Não faz sentido, ainda tenho outras prioridades. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Janeiro 14, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 14, 2009 Se a pessoa deixar de carregar aqueles equipamentos desnecessários que quase sempre voltam na mochila sem uso já é um grande avanço, sem muita neura. Equipamentos se adquiri com o tempo. é isso mesmo! hehehehe meu canivete victorinox handyman tá ficando grande demais... hhehehe Ogum,depois que vc me chamou de gourmet de trilha, vou me animar a responder esta. Uso como suporte de panela e pára vento para a espiriteira uma lata furada e cortada na altura desejada. Como emergência, até dá para colocar ali uns ramos e fazer um fogo a lenha. Apesar de, em locais permitidos e acampamentos maiores não dispesar o churrasco na vala e matear ao pé do fogo, vejo no fogo a lenha 3 básicos problemas para o excursionista: controle de intensidade - muito ou pouco fogo, sem muito controle. Ok, brasas seguram o calor, mas estamos falando de cozinhar com ramos, e não troncos para gerar braseiro, pq não entra numa latinha mais do que pequenos galhos. disponibilidade de combustível - pega um campo 2 do PP da vida, fica bem complicado de catar lenha, pelo tipo de vegetação. Sem falar que em uma chuva tudo complica muuuuuito. cozinhar no avanço da barraca - com um fogareiro a gás, gasolina ou álcool até dá pra arriscar brincar no avance fechado, numa chuva, coisa assim. Agora, imagina o fumacê dos ramos dentro da latinha. Resumindo, válido como recurso, desajeitado para opção principal. ah, cacius, eu fico olhando esses fogareiros a lenha, exatamente como um segundo recurso. acho que a gente tem que fuçar, mas pra ver como funciona e improvisar um com o pára vento da espiriteira... vaique vc pisa na espiriteira. que a garrafa de álcool quebra, ou simplesmente vc calculou dois dias de trilhas e ficou um terceiro dia pq se perdeu... aqui no brasil acho inviável nem tanto pelo perigo de fogueiras incontroláveis. mas há um outro fator a se levar em conta: nosso país é úmido! pegar tudo molhado não é exceção, é regra! hehehehe e daí, haja fumaça! nossas florestas não são pra fogueira não. mas, se só sobrou a lata e acabou o combustível, pode ser uma saída de emrgência. é isso! p.s. o fogareiro a lenha deixa a panela preta. isso pra mim já é um baita problema.... p.s.2. gourmet de trilha não é xingamento, é elogio. eu admiro, pq sou um relaxo na hora de cozinhar.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Janeiro 14, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 14, 2009 Ogum, eu sei que não é xingamento. Mas é que não faço jus ao elogio, hehehe.. Realmente, se fazer fogo com combustível sólido for necessário, um "fogareiro de lata" é mais útil que um MSR... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Janeiro 14, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 14, 2009 como não faz jus? maçãzinha desidratada, lata de molho pra fazer a macorronada, macarrão talharim em ninho, amendoizinho, todinho, paneleiro, azeite? eu não tenho amanha de levar chaleira pra trilha.... claro que é gourmet de trilha. de trilha, mas gourmet! tá certo q vc é magrinho... hehehehe aliás, o cacius é a prova de que espiriteira não é só pra quem faz apenas miojo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Janeiro 15, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 15, 2009 moçada, olhem isso! http://www.terra-nova.co.uk/Product_Type/Tents/Superlite_Tents/Laser_Photon_GREEN.html menos 800 gramas! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Paulo BR Postado Janeiro 15, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Janeiro 15, 2009 800g! Essa pode virar prioridade! Já leu algumas referências práticas sobre ela? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.