Membros Véio du Mato Postado Abril 24, 2009 Membros Postado Abril 24, 2009 he he he..... Calma la... Eu também não sou atleta, mas se é que me entendem, o que quero dizer é que temos que ter bom senso para toda essa obsessão por backpacking ligth. Tipo pagar mais de R$ 500,00 numa mochila da Deuter por causa de - 200g, não é isso que vai fazer a diferença! inté.... Citar
Membros de Honra Ram_Alen Postado Abril 26, 2009 Membros de Honra Postado Abril 26, 2009 Andei olhando alguns sites e opiniões backpacking, Observei que Algumas mochilas desta categoria não possuem capa de chuva. Uma alternativa viável para evitar molhar o interior da mochila seria o uso de sacos estanques, visto que estes são mais leves ( em sua maioria) que a própria capa da mochila. verdade que para cada situação um esquema diferente, e em determinados casos não tem como abdicar de alguns equipamentos em pró da leveza. Contudo fiquei pensando, em lugares de clima tropical, ( e com muita chuva) não me parece viável abdicar da capa da mochila, mesmo com o uso de saco estanque. Acontece que penso em caso de chuva, uma mochila desprovida de capa ganharia peso considerável com o fato do seu material e tecido absorverem a água... Então, o que opinam a respeito? Outra coisa importante, e é um dos princípios do backpacking light que mais considero, são equipos com múltiplas funções, feito os Ponchos que viram toldos, achei bem interessante. Citar
Membros de Honra Batata Postado Abril 27, 2009 Membros de Honra Postado Abril 27, 2009 Uma alternativa viável para evitar molhar o interior da mochila seria o uso de sacos estanques, visto que estes são mais leves ( em sua maioria) que a própria capa da mochila... O que da para usar são grandes sacos de lixo, como as mochilas só costumam ter acesso pelo topo, funcionam bem. Essa ideia do saco lixo é legal mesmo para quem usa capa de chuva, que todo sabe não adiantam muito em uma chuva pesada. Antes eu colocava tudo em saco menores, ou seja, dava bem mais trabalho. Tem também a alternativa mais cara, que não é vendida no Brasil, que é o pack liner da Sea To Summit, um grande saco estanque de 50, 70 e 90 litros! http://www.seatosummit.com/products/display/5 Outra coisa importante, e é um dos princípios do backpacking light que mais considero, são equipos com múltiplas funções, feito os Ponchos que viram toldos, achei bem interessante. Usando um poncho também não vai precisar de capa de chuva para mochila, as desvantagens do poncho são locais com muitos ventos e trilhas muito fechadas. Citar
Membros mateo1965 Postado Abril 28, 2009 Membros Postado Abril 28, 2009 Concordo com todos no que diz a regiões diferentes e climas. Claro que cada uma tem sua particularidade, seja alta montanha, seja litoral, ou mesmo nordeste brasileiro. Minha lista básica é ajustada para cada tipo de travessia que irei fazer, porém o basicão é isso que coloquei ai, só acrescento poncho no caso de litoral, se for em verão é bivak mesmo, sem barraca. No caso de Petropolis-Teresopolis, acrescentei fleece, corta vento e lá não da pra abrir mão da barraca. Peguei 02 graus no Castelo do Açu. Citar
Membros Murilo Campos Postado Maio 4, 2009 Membros Postado Maio 4, 2009 li essa semana que o pessoal da antiga levava barraca sem os espetos.. se nao ventasse, ia sem espeto.. mas caso ventasse, usavam madeira do mato mesmo como espetos. além disso, minha experiencia de acampar sem a cobertura nem espetos, somente dormitorio (barraca auto-portante) o problema dessa solução é a chuva ! rs []´s Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Maio 4, 2009 Autor Membros de Honra Postado Maio 4, 2009 babunera, antigamente os espeques tb eram mais pesados. eu cheguei a acampar em barraca de lona, que era só a cobertura, dava umas 5 pessoas embaixo, mas tinha que levar de picape. a lona era um chumbo, os esteios (a armação) eram dois caibros com ponta de metal pra encaixar nuns ilhoses na cobertura (claro que ali entrava água), os espeques eram de madeira (uns 40cm de madeira, era um balde de espeques, grandes, largos), e os cordeletes eram de sisal.... hj há espeques super-leves, de 9 gramas cada.... Citar
Membros de Honra Batata Postado Maio 4, 2009 Membros de Honra Postado Maio 4, 2009 Sem espeques não da, mesmo que levando só uns seis é bom levar. Hoje com o ideal de mínimo impacto, madeira do mato é do mato. Abraço Citar
Membros de Honra Cacius Postado Maio 5, 2009 Membros de Honra Postado Maio 5, 2009 Acho que até é importante saber improvisar, mas é mais certo levar a barraca do que contar com a sorte de achar um galho no tamanho da vareta da barraca... espeques até dá pra improvisar mais fácil, mas seu peso é insignificante. O peso mesmo é em estrutura de barraca, em regra... daí é que se pode tentar tirar algo. Citar
Membros de Honra Batata Postado Maio 5, 2009 Membros de Honra Postado Maio 5, 2009 Com certeza a estrutura pesa mais, por isso fazem barracas que usam bastões de caminhada como estrutura, mas essas não são boas para locais com muito vento. Pelo relato do pessoal, por exemplo, o Pico do Parana não seria o lugar mais indicado para uma dessas, mas outros lugares mais abrigados ou sem tantos ventos pode ser uma boa, claro, se vc usar bastões de caminhada. Citar
Membros de Honra Ram_Alen Postado Maio 5, 2009 Membros de Honra Postado Maio 5, 2009 ... -É verdade Batata, bem colocado. Um teste que estava fazendo um um toldo feito de plástico de construção demonstrou bem isso. O Vento jogava o toldo de um lado para o outro, a ponto de desarmar algumas vezes este e também de dilaceram um pouco do plástico ao redor do ilhós. Usar com bastões de caminhada como suporte, apenas em locais de pouco vento e ou abrigado. Já em lugares onde se tenha árvores como suporte para armar o teto e prender ao chão, uma boa resistência ao vento seria impreendida. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.