Membros de Honra Cacius Postado Março 18, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 18, 2009 Batata, o troço é bem criativo mesmo... Uma espiriteira de baixa pressão onde o para-vento faz as vezes de suporte de panela (meu sistema é assim), mas em vez de sustentar o fundo, sustenta pela borda, protegendo a lateral da panela da perda de calor e ainda dá uma bela estabilidade pro conjunto. A forma como é feita concentra ainda mais este calor. Realmente é interessantíssimo! Agora, percebam que este esquema só funciona para um tamanho de panela.... Dá pra fazer um esquema tabajara molinho: faz igual, com o topo para sua maior panela. Abaixo disso, faça furos para passar dois espeques de barraca, parapelos, e apoiar ali panelas menores, já que o topo não irá segurá-las... Isso também facilita a remoção do suporte/para-vento aquecido para trocar a espiriteira ou abastecê-la novamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra DaniloDassi Postado Março 18, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 18, 2009 Show de bola essa esquema Batata! Mas como o Cacius falou, limita-se a um tamanho de panela. Quando fui ao PP com o Marcos, ele levou uma espiriteira Azteq. No começo achei que ia ter que esperar a comida dele ficar pronta, porque conhecia o "poderio" do meu Doite Rocket. No começo continuava achando que ia ter que espera-lo, até que o trem esquentou e começou a fazer aquele barulho típico.... poucos segundos e o miojão da galera do Marcos já esta pronto, pouquíssimo tempo depois do meu. Fiquei tentado a montar uma.... Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Batata Postado Março 18, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 18, 2009 O que está me atraindo nas soluções do álcool é a possibilidade de levar a quantidade de combustível que vai ser usada efetivamente, além do recipiente de armazenar ser muito mais leve que os cartucho de gás. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Março 18, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 18, 2009 Danilo, vc tinha alguma dúvida sobre a potência das espiriteiras? Olha isso A da esquerda é topo aberto, baixa pressão. A da direita é fechada com parafuso, alta pressão. Ambas foram acesas com a mesma pré-ignição e estavam com a mesma quantia de álcool. Mais detalhes no tópico próprio http://www.mochileiros.com/espiriteiras-fogareiros-a-alcool-t12994-315.html Batata, garrafas PET, segundo um amigo engenheiro que trabalha na indústria plástica, podem ser usadas para levar álcool sem problemas. A única desvantagem que vejo no sistema da espiriteira é a impossibilidade de reabastecimento enquanto ainda está queimando. Ok, com duas espiriteiras vc contorna o problema, mas sempre rola uma queimadurazinha nos dedos, ou uma panela no chão Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Março 19, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Março 19, 2009 batata, espiriteira vicia. vicia mesmo. eu tô com meu azteq innova paradão. nem me passa pela cabeça levar pra algum lugar.... ó, quanto ao combustível: é bom levar um pouquinho a mais. dá pra limpar a mão e algum arranhão. isso se for álcool de supermercado. de posto, só pra queimar mesmo. segundo ponto: como é vc mesmo que faz, dá pra vc montar jogos diferentes, pra necessidades diferentes. agora, pra fazer um suporte em cone: http://zenstoves.net/PotStands.htm#Cone o zenseeker colocou até uma ferramenta de cálculo! tá na minha lista de futuros projetos, pq jía virei espiriteira. minha panelinha preferida tem a aba necessária pra segurar a panela pendurada... hehehe, vai ser útil! []s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Murilo Campos Postado Abril 4, 2009 Membros Compartilhar Postado Abril 4, 2009 pessoal !! muito show o topico !! devia virar seção do forum li de cabo e rabo e queria perguntar: oq vcs tiraram da mochila desde das primeiras viagens?? eu ja melhorei bastante, mas ainda assim, nao sou pareo para vcs rssss []´s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Abril 4, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 4, 2009 babunera! superleve pra mim virou filosofia de vida. pra dar um exemplo: eu viajo muito a trabalho. hj estou aqui o interior de sp. antigamente, eu precisava de 60 litros pra levar tudo: ternos, camisas, sapatos, livros e etc. dessa vez trouxe uma mochila de 45 litros. deixei camisas pra lavar no hotel. o sapato na casa da minha namorada. levo poucos livros, deixo alguns no armário da facul,, e por aívai. no mato, o negócio é racionalizar ao máximo. primeiro estabeleça seu padrão mínimo de conforto. não cosigo dormidr direto no chão. mas não carrego mais o isolite lindo e maravilhoso qu epesa um quilo, uso um isolantezinho de 300 gramas, e achoq ue pode ser menor se eu for de rede. não levo mais um conjunto de talheres, me bsta um garfo vagaba que comprei numa loja de 1,99, levinho pra dedéu. não rpciso de um paneleiro, uma caneca de 800 mls serve de panela, prato e caneca mesmo. a tampa eu fiz com uma folha de alumínio. não levomais um fogareiro a fás, pq levo espiriteiras. mais leves, e o álcool levo na mdedida mais um pouquinho. comida, tb se racionaliza. nécessaire? desodorante sem perfume pra não chamar mosquito, escova, um frasquinho de colírio com gel dental dentro, e umpedaço de sabão de coco, que serve pra bnho, lavar mão, lavar cabeça, lavar panela e lavar rouap, se necessário. mochila? quemprecisa de um zilhão de bolsos? acessos por tudo quanto é lugar? espaço pra cantis flexíveis? sabendo arrumar a mochila, vc dispensa tudo isso. minha mochila de trilha é uma alpina 70, modelo antigo da conquista, pesa apenas 1,2 kg pra 70 litros. a mochila é no osso, nem regulagem de inserção de alças tem. mas deixei as armações curvadas do jeito que gosto, tá mais confortável que minha equnox.... hehehehe o negócio ver oq ue é realmente indispensável e cortar o resto! e assim vai a coisa... agora, de vez em quando a gente dá cabeçada. tenis de raid, não uso mais. eu não fico com o é gelado, molhado, numa boa, não fico mesmo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Murilo Campos Postado Abril 4, 2009 Membros Compartilhar Postado Abril 4, 2009 saquei !! e quanto a comida? eu sempre levei feijoada (lata), atum (lata), arroz, massa e miojo dessa forma, nao vai faltar nutrição mas tava pensando em levar só miojo e um salame na prox rsss nao vou morrer se comer miojo durante 3/4 dias dá ate pra, dependendo do lugar, comprar dos nativos. Por ex, ultima trip, em ilhabela, fiquei na casa de pescador e nao comprei peixe dele... poderia comprar la mais gostoso, barato e nao teria 1kg do atum na mochila até la vc ainda leva canivete?? quanto ao calcado, comprei uma bota nomade e meias selene.. a bota é pesda (em torno de 700g o par), e como foi duro pro meu bolso, uso sem nem pensar em trocar rsss []´s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Abril 5, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 5, 2009 babunera, tô me especializando nos bate e voltas de 2 dias. por falta de tempo mesmo. 3 dias de miojo não sei se dá. mas 2 dias dá e sobra. tem um pozinho de tempero que compro na liberdade, chamado furikaki, que faz um diferença brutal no gosto do miojo. agora, tem arroz tb que dá pra fazer rápido, lá nas receitas tem. e existe comida liofilizada - que é só acrescentar água quente. a questão da comida aqui no brsil opovo não presta muita atenção num detalhe, mas o modo como se prepara a comida determina o fogareiro e o o combustível, tanto na qualidade, quanto na quantidade. eu gosto muuuuuito de atum, então atum em lata, pra mim é ótimo (principalmente em lata de alumínio, que pode virar espiriteira.. hehehe), e mesmo sardinha. salame dá um jeito legal, e um outro modo de vc carregar pouco peso, é levar alimentação pronta, salgada e doce: chocolate, torrone, castanha de caju, amendoim, barrinhas de cereais diversas, barrinahs de proteína, bolachas, e etc. o segredo é usar embalagens individuais - em lojas de doces a gente acha assim - e levar muito bem variado. ninguém aguenta comer um quilo de amendoim japonês e um quilo de castanha de caju.... vc passa o dia se entupindo desse tipo de besteira hiper-calórica e então na hora de fazer o almojanta vc não precisa de uma refeição hiper-pesada. não precisando de uma refeição hiper-pesada, vc não precisa de um forno e um fogão de duas bocas lá em cima do morro, e nem prcisa do botijão de gás nem do tanque de benzina. o segredo da leveza é planejamento. eu plnaejo comida de cada dia nos mínimos detalhes e já vou embalando separado o que vai pro café da manhã, o que vai ficar na bolsa que carrego na barrigueira da mochila pra ir comendo enquanto ando, o que vai ficar no bolso da mochila (minha mochila tme um só bolso hehehehe) pra parada estratégica lá pelas 2 da tarde. a comida dos dis sguinte stá dentro da mochila junto com a espiriteira e o combustível. no dia seguint eé a mesma coisa. mas um dia eu ainda chego no estado da arte de alguns mcohieliros frandceses, que com 30 litros têm autossuficência (menos água, é óbvio) pra uma semana... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Abril 6, 2009 Membros Compartilhar Postado Abril 6, 2009 Ogum, Mochileiro francês... é fácil ... use apenas a roupa do corpo, nada de sabão e toalha, lá tem comida liofilizada que basta abrir a embalagem e por agua quente dentro, assim elimine as panelas, basta aquecer a agua numa caneca de 300 ml de aluminio numa espiriteira, um saco de bivak e um saco de dormir. pronto acabou é só. inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.