Ir para conteúdo

Vulcão Villarica, um morto e outro desparecido em excursão


bmacario

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Encontraram o corpo do jovem brasileiro que caiu em uma fenda no Vulcão Villa Rica, o jovem morava na cidade de Macaé aqui no RJ e trabalhava em uma plataforma da Petrobrás. Fato lamentável e que carece ainda de explicações de como ocorreu o acidente e em qual local ele se encontrava, eu e tantos outros mochileiros que tivemos a oportunidade de subir até a cratera do Villa Rica talvez estejamos com as mesmas duvidas, pois a subida em si não tem que eu saiba nenhum caminho onde haja fendas, o que eu acredito é que os quatro acidentados possam ter se aproximado muito da cratera e o guia não os advertiu quanto ao perigo.

20120303193359.jpg

Link para o comentário
  • Membros

O acidente ocorreu durante a descida e os trajetos de ida e volta são supostamente bem conhecidos pelos guias. A subida do Villarica é relativamente segura, e muitos a fazem sem guias. Intrigante como não foi evitado esse trecho mais perigoso com presença de fendas (ou o porque da troca de trajetoria durante a descida). Essas fendas/fraturas são relativamente comuns em terrenos vulcânicos e tambem nas coberturas de gelo. A subida do Osorno por exemplo, é conhecida pelas crevasses que engolem facilmente alguem desavisado.

Seria bom conhecer os depoimentos dos outros turistas acidentados.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Pelo relatos na internet, houve uma piora súbita do tempo. Eles estavam cordados ( amarrados uns aos outros), um deles caiu, e arrastou os outros.

Fique o alerta à Natureza Brava. Temos que respeitá-la, pois ela brava, engole mesmo.

Pode ter sido chuva ( nas fotos de resgate, estava chovendo), pode ter sido neblina, vento muito forte com nevoa de gelo, etc.

Nâo conheço o lugar, não sei se tem como errar rotas, em nevoeiro...

Pergunta para quem já foi lá: existe alguma parte da subida-descida, que tenha um quase penhasco??, uma lateral onde poderia escorregar 500-600 metros. Pois o brasileiro escorregou esta distância.

Vamos aguardar as investigações oficiais.

Vamos aprender com essa triste história, para salvar os vivos...

Link para o comentário
  • Membros

Andre, o escorregamento é feito agachado sobre a neve e nao vejo sentido para que estivessem cordados durante a descida. O acidente me pareceu um efeito dominó, ou quase isso, e não sei se o componente climatico foi determinante embora possa ter contribuido de alguma forma. Essa descida pode ser perigosa e por perda de controle (ou empolgação) pode te levar a lugares traiçoeiros. No minimo esses locais deveriam estar sinalizados, o que não vi quando estive por lá. Tambem não há penhascos no Villarica e a fenda onde estava o brasileiro tinha apenas alguns metros de profundidade. É uma atividade de risco sim, mas poderiam ter alertado quanto a presença dessas fendas/depressões por lá, que quase sempre estão encobertas por neve. Talvez não fosse do interesse ($) dos guias esse tipo de alerta.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Triste mesmo o que aconteceu, pelo q andei lendo foi uma fatalidade mesmo, aparentemente o rapaz morreu de hipotermia.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/brasileiro-que-caiu-em-vulcao-no-chile-teria-morrido-de-frio/n1597663548772.html

 

 

ja estive em Pucón e meu amigo subiu o Villarica, apesar da segurança que os guias passam a vc, o mesmo me disse que a montanha é muito traiçoeira, vc sempre tem que estar atento, e o tempo lá muda repentinamente...

 

mas como disse isso é uma fatalidade...

 

coisas assim acontecem toda hora, devemos ver isso como um aprendizado - jamais duvidar da força da natureza e de seu humor, e acima de tudo jamais "Pagar pra ver ate onde vc consegue encarar a sua força"... mas devemos seguir em frente como sempre fazemos!

 

paz ao nosso companheiro mochileiro Felipe dos Santos, e nossa solidariedade a familia,

 

Noiscasa

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...